QUINTA PROMESSA:

“Derramarei abundantes bênçãos sobre os seus empreendimentos.”

Esta é a quinta promessa que o Sagrado Coração de Jesus inspirou à Santa Margarida Maria. Você lembra das quatro anteriores? Perceba que em cada uma delas Jesus concede algum benefício. Na primeira ele oferece a “graça”. Na segunda promete a “paz”. A terceira oferta “consolação” e a quarta, “refúgio”. Chegamos à Quinta: agora o Coração de Jesus promete a “bênção” aos seus devotos.

Você já parou para pensar no que significa a “bênção”? É uma palavra que indica a “ação de bendizer”. Bênção é “dizer o bem”. Existem dois tipos de “bênção”. A primeira é a que desce dos céus. Deus nos “bendiz”. Está entendendo? Deus diz uma palavra favorável para você. Estamos em um mundo de tantas palavras vazias que já nem acreditamos na palavra das pessoas. E às vezes acabamos tendo pouca fé na Palavra de Deus. Lembra do tempo em que os contratos eram feitos só de palavra? Nem precisava papel com carimbo de cartório. As pessoas se orgulhavam de dizer: “sou um homem de palavra”. Hoje, até com papel passado é difícil acreditar. Existe tanta corrupção que ficamos muito desconfiados.

Mas com Deus é diferente. Ele fala e faz. Ele promete e cumpre. A Palavra de Deus é como a chuva caída na terra que não volta para o céu sem ter feito a semente germinar e crescer. Veja o que diz a Bíblia: “…assim acontece com a minha palavra que sai da minha boca; ela não volta para mim sem efeito, sem ter realizado o que eu quero e sem Ter cumprido com sucesso a missão para a qual eu a mandei” (Is 55,11). Isto é a bênção que desce do céu. Deus fala uma palavra sobre você. E esta palavra se realiza em sua história.

Para ter alguns exemplos bastaria lembrar a vida de Jesus. O apóstolo São Pedro, em um dos seus sermões deu o seguinte testemunho: “Deus enviou sua palavra aos Israelitas, e lhes anunciou a Boa Notícia da paz por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. Vocês sabem o que aconteceu em toda a Judéia, a começar da Galiléia, depois do batismo pregado por João. Eu me refiro a Jesus de Nazaré: Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder. E Jesus andou por toda a parte, fazendo o bem…” (At 10,36-38). Viu que maravilha? Fala da Palavra, das Boas Notícias, do Espírito Santo, e termina de maneira fantástica dizendo: Jesus foi uma bênção! Passou por aqui fazendo o bem. É exatamente isso. Aquelas terras viram Jesus curando, perdoando, expulsando o mal, partilhando o pão. Mas o maior bem que nos deixou foi, com toda a certeza, a salvação. Esta é de fato a grande bênção. Podemos pedir tudo. Mas não podemos esquecer que o maior benefício que Deus pode nos conceder é a vida eterna. Para garantir esta bênção Jesus nos deixou o seu Espírito. Nele se cumpriram as profecias que diziam: “Derramarei sobre vocês uma agua pura. Darei para vocês um coração novo, e colocarei um espírito novo em vocês” (cf. Ez 36, 25). Na Quinta promessa do Coração de Jesus esta profecia é relembrada. A abundante bênção derramada em nossos corações é o Espírito Santo, com seus dons e carismas, que nos ajudam a progredir no caminho da salvação.

Você deve estar perguntando: mas no começo deste artigo se falava que existem dois tipos de bênção. A primeira é esta que desce do céu. E a segunda? A bênção volta para o céu quando “bendizemos o Senhor”. O louvor é esta segunda forma de bênção. Aqui está o grande significado da oração de ação de graças, de louvor: Deus nos bendiz, e nós, com toda a gratidão, bendizemos o Senhor.

4 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Associação Jesse

  3. Pingback: Twitter Trackbacks for Quinta promessa « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com

  4. Padre sua bençao,adoro sua homilia e suas pregações o senhor e abençoado pode ter certeza.Obrigada Nice

  5. Pingback: mioco gomes

  6. Pingback: Amanda

  7. Oi Pe Joãozinho, muito boa sua pregação na Canção Nova, é! Os apóstolos do Sagrado Coração de Jesus sempre vivem o bom combate! rs, Parabéns!

    Gabriel, abaixo tem um quadro de um dos pintores que eu mais gosto no mundo (quase fiz o meu TCC sobre ele)

    Dido construindo Cartago – QUADRO DE JOSEPH MALLORD WILLIAM TURNER http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/renanfelipe.spaceblog.com.br/images/gd/1255146778/William-Turner-Dido-construindo-Cartago.jpg

    Turner pintava a luz que ele enxergava na natureza como se fosse uma digitalização do que ele via… Chega a ser quase perfeito não é? Todos os quadros dele são assim, este especialmente mostra um caminho onde os barcos podiam singrar através dele até o mais imenso azul do céu e do mar… seguindo a luz…

    Muitas vezes a gente se preocupa, será que este é realmente o caminho? Mas como diria certo filosofo que eu esqueci o nome rs as duas únicas coisas que não podemos ver de frente são a morte e o sol…

    Então, segue em frente que no mais tudo acaba dando certo, OK! http://images.paraorkut.com/img/recados/Beijo_88762919_shirra5.gif
    OBS: Estas semanas para mim será fogo! Um monte de provas, ai rs

    Beijo Pe Joaozinho

    Boa Copa para todo mundo!

  8. Olá minha bênção!
    Como o Sr nos disse ontem; A boca só fala daquilo que o coração está cheio…o Sr é um homem cheio da graça e da sabedoria de Deus, por isso está sempre alegre, com esse sorriso lindo no seu rosto.
    Noa encantamos,com suas pregações, e suas homilias,com mt simplicidade nos faz entender a palavra de Deus.
    Bendizemos a Deus, pela sua vida consagrada a Deus,em seu ministério sacerdotal.
    Deus lhe pague,pelo seu sim.
    Tenha uma linda semana,de mts bênçãos!!!
    Abraços!!!

  9. Pingback: Alice

  10. Sergio Souza

    Amém padre Joãozinho…

    Esse estudo das promessas do Sagrado Coração de Jesus tem despertado alguns amigos meus, inclusive eu, a essa devoção tão maravilhosa de nossa Igreja. Sexta-feira estarei em minha paróquia participando da festa do Sagrado Coração de Jesus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.