NONA PROMESSA

“Abençoarei as casa em que se achar exposta e for venerada a imagem do meu Coração.”

No Brasil esta promessa é levada muito a sério. Tenho andando pelos quatro cantos desta nação. É impressionante perceber como a imagem do Sagrado Coração de Jesus está presente em todos os lugares. São igrejas dedicadas ao Coração de Jesus, pequeno santuários, colégios, oratórios, hospitais. Mas o que realmente chama a atenção é a presença da imagem do Sagrado Coração de Jesus em muitos lares e atté mesmo estabelecimentos comerciais. Muitos ainda lembram o dia em que aquela imagem foi abençoada e entronizada em seus lares.

Alguém poderia questionar. Mas a Bíblia não proíbe a fabricação de imagens? Não existe até mesmo um mandamento neste sentido? ………..

Este assunto já foi amplamente discutido. O que Deus realmente proíbe é a “idolatria”. É colocar uma coisa, valor, interesse ou pessoas no lugar de Deus. Não existe nenhum nome acima do nome de Jesus. Dele é o poder, a honra e a glória para sempre. Repetimos isso em toda missa. No entanto existe gente que coloca pessoas acima de Deus. O mandamento maior manda amar a Deus sobre todas as coisas. Outros colocam o dinheiro no lugar de Deus. Há os que idolatram o prestígio, a fama, o poder. Existem ainda aqueles que renegam a Deus em vista de algum prazer passageiro. Vamos ser muito concretos. A idolatria começa quando a gente diz que não tem tempo de ir à missa porque tem muito trabalho. Poderia fazer aqui uma lista ainda maior. O fato é que existem muitas maneiras de fabricar imagens e renegar Deus. É isso que a Bíblia condena, com toda a razão.

A gravura ou a escultura do Sagrado Coração de Jesus não é objeto de adoração. A Igreja Católica não cansa de repetir que os cristãos não adoram imagens. Se alguém o faz… deve ser advertido!

Então ququal o sentido de a gente ter uma gravura do Sagrado Coração em nossos lares, comércios, igrejas e praças? É uma lembrança. Mais ou menos como a foto de nossa mãe que carregamos com carinho na carteira. Certa ocasião um irmão de outra denominação me acusou de idólatra. Eu perguntei se ele tinha carteira de identidade. Rapidamente respondeu que sim. Então indaguei: se a Bíblia proíbe imagens, e você leva isso tão a sério, a ponto de me julgar, porque não mantêm a sua própria imagem no bolso? Ele ficou sem resposta. Alguns dias depois veio me procurar e disse: É que eu não adoro a foto que está em minha carteira de identidade. Aliás, em casa tenho vários álbuns de fotos que guardo com carinho. Minha Igreja tem um jornal onde são publicadas fotos. Não adoro nada disso. Então perguntei: e você está dizendo então que eu adoro as fotos que tenho em minha Igreja? O silêncio foi a resposta.

Se você ainda não tem a imagem do Coração de Jesus em sua casa, procure fazer a entronização. Não precisa complicar. O ideal seria que um padre fosse lá e aproveitasse para benzer sua casa. Mas sabemos o quanto os padres são ocupados. Reúna os familiares. Reze o Terço. Faça uma pequena leitura da Bíblia. Sugiro que seja lido o texto de Mateus 11, 25-30: Aprendei de mim que sou manso e humilde de coração, e encontrareis o repouso para vossas almas.

1 comentário

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Amanda

  3. Pingback: Twitter Trackbacks for Nova promessa « Padre Joãozinho, scj [cancaonova.com] on Topsy.com

  4. Pingback: mioco gomes

  5. Joel Xavier

    Padre Joãozinho,

    Gostaria de conhecer seu posicionamento frente ao artigo “Samba do crioulo doido: Pe. Joãozinho e a filosofia” cujo link está posto abaixo.

    http://angueth.blogspot.com/2010/06/samba-do-crioulo-doido-pe-joaozinho-e.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.