Este já é o 7º Simpósio de Professores Universitários que é promovido pelo vicariato da Pastoral Universitária de Roma. Este ano o Pontifício Conselho de Justiça e Paz esteve integrado na organização. O tema gira em torno da recente Encíclica Social de Bento XVI, Caritas in veritate. O enfoque escolhido para a leitura foi a questão econômica. Após a abertura oficial, nesta manhã, na Universidade do Latrão, tivemos uma série de conferências sobre o tema. Na parte da tarde o grupo foi para a Universidade Sapienza, onde estiveram presentes várias autoridades, inclusive o prefeito de Roma e o cardeal presidente do Pontifício Conselho de Justiça e Paz. Professores universitários se colocaram a estudar o significado da ética para a economia contemporânea. A pergunta que atravessou o dia é qual a melhor forma de transformar a atual situação de crise econômica. Para alguns é necessário repensar os “instrumentais” (teorias, métodos, ideologias etc); para outros nada acontecerá se antes não mudarmos a pessoa humana. Para isso se propõe um novo humanismo que está sendo chamado de Humanismo Integral. Segundo Dom Mário Toso, secretário do Pontifício Conselho de Justiça e Paz, esta é a proposta paradigmática da Caritas in veritate. Algumas fotos do dia:

3 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Lika Perfeito

    Padre que tema sugestivo, gostei muito, como o senhor falou acima, concordo que é necessário pensar nas teorias, mas acredito que o passo fundamental é a pessoa humana… Parabéns, é bom sabermos que estamos sendo representados por um professor e sacerdote como o senhor, espero um dia poder participar de um Simpósio em Roma, e pra aumentar ainda mais o valor do acontecimento, quem sabe o senhor nao estara presente. Sua benção e toda minha admiração e respeito. Lika.

  3. Pingback: Hugo Allan Matos

  4. Pingback: mioco gomes

  5. Excelente nota, obrigado por nos manter atualizados das discussões do simpósio! De quanto em quanto tempo acontece esse simpósio? Tem algum site?
    Um abraço!

  6. RICARDO BECKER MAÇANEIRO

    AH…A BASÍLICA DO LATRÃO. SANTÍSSIMO SALVADOR E SÃO JOÃO DE LATRÃO. A MAIS ANTIGA IGREJA DE ROMA. CATEDRAL DA CIDADE ETERNA. CATEDRAL DO PAPA, BISPO DE ROMA. CATEDRAL DA CRISTANDADE! QUE PENA QUE MUITOS FILHOS DA MÃE IGREJA NÃO TE CONHECEM, NEM SABEM QUE TU EXISTES! SÓ SE LEMBRAM DA BASÍLICA SÃO PEDRO! NEM LEMBRAM DA TUA FESTA LITÚRGICA EM 9 DE NOVEMBRO.
    (NÃO SE ESCANDALIZEM COM A POESIA, É QUE O MEU SONHO É VISITAS AS SAGRADAS ROMA E JERUSALÉM, MUITO PARTICULARMENTE ESTA BASÍLICA QUE É A “MÃE DE TODAS AS IGREJAS DO MUNDO!)
    BELÍSSIMA FOTO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.