Basílica de São Pedro, Capela Sistina e basílicas de Roma

CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 27 de julho de 2010 (ZENIT.org) – Não há nada que possa substituir uma visita a Roma para admirar a Capela Sistina ou a Basílica de São Pedro, mas a internet permite agora realizar visitas virtuais a alguns dos lugares mais sagrados da Cidade Eterna, oferecendo detalhes que nem sequer ao vivo podem ser apreciados.

A visita ao maior templo da Igreja Católica, no qual se custodiam os restos do apóstolo Pedro, pode ser realizada na própria casa; basta ter um computador com conexão à internet, graças a este novo serviço oferecido pelo site da Santa Sé. A Capela Sistina já estava online desde março.

O projeto envolveu, durante dois anos, estudantes da Universidade de Villanueva, na Pensilvânia (Estados Unidos), a quem foi permitido fotografar estas joias da arte de todos os tempos.

“Estar na Capela Sistina é uma experiência difícil de descrever”, explica Chad Fahs, especialista em meios de comunicação do Departamento de Comunicação da Universidade de Villanueva. “Esta visita virtual é o mais próximo que existe a esta experiência que a pessoa pode experimentar”, afirma.

“É uma das explorações mais inovadoras de uma obra de arte”, acrescenta Paul Wilson, membro do mesmo departamento e um dos responsáveis por esse projeto virtual.

“Mudará para sempre a maneira como os artistas e historiadores podem ver a incrível obra e a mente de Michelangelo, sua atenção pelos detalhes, o comentário social e seu senso de humor”, reconhece.

Milhares de fotografias foram tiradas na Basílica de São Pedro e na Capela Sistina, com uma avançada câmera motorizada sobre um trilho e posteriormente compostas e unidas digitalmente para criar um panorama virtual em uma projeção tridimensional.

Os peregrinos e turistas virtuais podem utilizar o zoom e aproximar-se dos detalhes das obras de arte graças à elevada resolução.

“As obras de arte presentes em lugares de culto buscam submergir o visitante em uma realidade sagrada e a Capela Sistina se destaca nesta tradição”, esclarece Frank Klassner, professor no Departamento de Ciências da Informática na Universidade de Villanueva, responsável pelo projeto.

“Nossa equipe agradece por ter oferecido sua pequena contribuição a esta tradição, utilizando o poder da internet e a moderna tecnologia de imersão”, conclui Klassner.

A primeira visita virtual com estas características foi dedicada à Basílica de São Paulo Fora dos Muros em 2008; e a de Basílica de São João de Latrão foi apresentada em novembro de 2009.

A Capela Sistina pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/cappelle/sistina_vr/index.html

A Basílica de São Pedro pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_pietro/vr_tour/index-en.html

A Basílica de São Paulo Fora dos Muros pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_paolo/vr_tour/index-it.html

A Basílica de São João de Latrão pode ser visitada em:

http://www.vatican.va/various/basiliche/san_giovanni/vr_tour/Media/VR/Lateran_Nave1/index.html

6 Comentários

  1. Pingback: Pe. Joãozinho, SCJ

  2. Pingback: Olga Lavôr

  3. Edson L. Sampel

    Querido pe. Joãozinho, S.C.J.

    Muito obrigado pela dica da visitação tridimensional ao museu do Vaticano. Eu conhecia o sistema anterior. Vejo que agora foi aperfeiçoado. Simplesmente sensacional! Você só nos dá sugestões excelentes. Um grande abraço. Que Deus o abençoe!

  4. Pingback: MariaDenisiaS.Silva

  5. Padre Joãozinho outra maravilha que a gente pode ver também em 3D
    é a BASILICA DO SANTO SEPULCRO, em Jerusalém, neste lindo site:

    http://afamiliacatolica.blogspot.com/

  6. Querido e estimado Pe Joãozinho,

    Essa visitas são td de bom!

    Quem sabe um dia terei a oportunidade de vê-las ao vivo!

    Mas esses links nos dão uma boa noção da realidade. Alta qualidade!

    Paz e Bem!

    Sua santa benção!

  7. Querido e estimado Pe Joãozinho!

    Q linda experiência esses link nos proporcionam.

    Mt obrigada pela oportunidade!

    Quem sabe um dia ao vivo?

    Paz e Bem!

    Sua santa benção!

  8. Pingback: Hélder Fernando

  9. olga amorim

    Bao tarde padre.
    Que Deus abençoe muuuuiiiito, seu sacerdócio.
    Realmente eatar lá na Capela Sistina é algo que nunca esquecerei e agradeço a Deus por ter tido esta graça, é uma emoção única e indescretível, lembro-me que fiquei com muita dor no pescoço de tanto olhar para cima, é fascinante, só estando lá para entender. Mas sem dúvida é uma forma de presentear as pessoas que não podem estar lá. Parabéns pela postagem.

  10. INTENÇÕES PARA MISSA:
    NAMORO DE; GERALDA COSTA E HELENO; URSULA KEILA SIQUEIRA E JOMAR MIRANDA RODRIGUES; ZENILDE SOUZA DA SILVA E ANDERSON JÔNIO LOPES DE QUEIROZ;
    POR RESULTADO POSITIVO DE UM CONCURSO.

    CURA LIBERTAÇÃO E CONVERSÃO NAS FAMILIAS: PEREIRA, SANTOS, DIAS, FRANÇA, FIRMO, LIMA, CARDOSO, SILVA E SOUZA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.