“Amor e Verdade se encontrarão. Justiça e Paz se abraçarão” (Salmo 85)

A Comissão Brasileira Justiça e Paz (CBJP) está preocupada com o momento político na sua relação com a religião. Muitos grupos, em nome da fé cristã, têm criado dificuldades para o voto livre e consciente. Desconsideram a manifestação da presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 16 de setembro, “Na proximidade das eleições”, quando reiterou a posição da 48ª Assembléia Geral da entidade, realizada neste ano em Brasília. Esses grupos continuaram, inclusive, usando o nome da CNBB, induzindo erroneamente os fiéis a acreditarem que ela tivesse imposto veto a candidatos nestas eleições.

Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias. Constrangem nossa consciência cidadã, como cristãos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre decisão, confundindo os cristãos e comprometendo a comunhão eclesial.

Os eleitores têm o direito de optar pela candidatura à Presidência da República que sua consciência lhe indicar, como livre escolha, tendo como referencial valores éticos e os princípios da Doutrina Social da Igreja, como promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, com a inclusão social de todos os cidadãos e cidadãs, principalmente dos empobrecidos.

Nesse sentido, a CBJP, em parceria com outras entidades, realizou debate, transmitido por emissoras de inspiração cristã, entre as candidaturas à Presidência da Republica no intento de refletir os desafios postos ao Brasil na perspectiva de favorecer o voto consciente e livre. Igualmente, co-patrocinou um subsídio para formação da cidadania, sob o título: “Eleições 2010: chão e horizonte”.

A Comissão Brasileira Justiça e Paz, nesse tempo de inquietudes, reafirma os valores e princípios que norteiam seus passos e a herança de pessoas como Dom Helder Câmara, Dom Luciano Mendes, Margarida Alves, Madre Cristina, Tristão de Athayde, Ir. Dorothy, entre tantos outros. Estes, motivados pela fé, defenderam a liberdade, quando vigorava o arbítrio; a defesa e o anúncio da liberdade de expressão, em tempos de censura; a anistia, ampla, geral e irrestrita, quando havia exílios; a defesa da dignidade da pessoa humana, quando se trucidavam e aviltavam pessoas.

Compartilhamos a alegria da luz, em meio a sombras, com os frutos da Lei da Ficha Limpa como aprimoramento da democracia. Esta Lei de Iniciativa Popular uniu a sociedade e sintonizou toda a igreja com os reclamos de uma política a serviço do bem comum e o zelo pela justiça e paz.

Brasília, 06 de Outubro de 2010.
Comissão Brasileira Justiça e Paz, Organismo da CNBB”

24 Comentários

  1. Nilson Adriano

    Como católico cristão pecador é com pesar que expresso meu repúdio à Canção Nova. Estão querendo calar o Pe. José Augusto através da censura. Como assíduo telespectador e admirador dessa instituição, não consigo conter minha tristesa ao me perguntar: de que lado a Canção Nova está ? Está realmente a favor da vida ? Ou está se vendendo ao “encardido” por meia dúzia de anuncios do Governo Federal ? Agora que seria a hora de mostrar realmente que somos cristãos vocês tomam essa atitude ? Só posso lamentar e pedir: Deus tenha piedade de vocês!

  2. Lí o artigo 1 voto para dilma e tbm este acima. Vejo que a Igreja não nos impede, e eu como igreja digo isto, de votar em quem desejarmos. Entretanto, existe uma coisa que não é relativa e está sendo relativizada. O católico é católico no trabalho, na família e na vida política. Os valores não mudam. A ética é a mesma. O princípio da preservação da vida é o mais importante. Sem ela não há economia, saúde, nada. Se estou morto nada mais interessa aqui. Entende? Somos livres para votar. Com certeza. Mas o próprio deputado Bassuma, expulso do Partido dos Trabalhadores por ser contra o aborto, declarou que o partido NÃO PERMITE QUE SEUS MEMBROS MILITEM A FAVOR DA VIDA. Jesus disse: quem não ajunta Comigo, separa. O mais importante da definição da dignidade humana é que somos filhos de Deus. Deus nos deu a vida como Ele desejou. Agora, eu, católica, não posso, de modo algum, tirar de DEUS, através de um voto, a autonomia Dele de dar a vida a quem ELE quiser porque eu acho que a economia, a inflação, e etc. está indo melhor. É absurdo!
    Um partido que pensa poder tirar a vida de um bebê por lei está indo muito além da política, está violando a ética, a moral, a filosofia cristã, a religião, o ser humano, todos os FILHOS DE DEUS.
    Pré-sal??? PELOAMORDEDEUS!
    Não existe nada de relativo nisto: não é possível a um católico coerente votar no PT. O relativismo dos discursos está reinando. Que pena. Que seu sim seja sim e que o seu não seja não.
    Quem diz ser possível votar no PT está com o discurso cheio de verdades relativas, ou seja, meias verdades, ou seja, sem verdade alguma.

  3. Alemar Moreira

    Olá Pe. Joãozinho!

    Procurei no site da Canção Nova um espaço pra comentar, como o que tem em muitos sites o link fale conosco. Imagino que a Canção Nova não pode ficar alheia a esta guerra santa travada dentro dela, pois é muito contraditório ter dois missionários eleitos pelos partidos que compõem a base de sustentação da candidata Dilma (Myrian Rios, PDT e Gabriel Chalita PSB) e ter um Pe. tão desequilibrado na sua homilia, a carta apresentada pelo Monsenhor Jonas Abib não reparou os absurdos dito pelo Pe. José Augusto. Imagino que seria decente e sensato uma nota na qual ele peça desculpa pelos seus excessos, e que a Canção Nova cumpra o que o Pe. profetizou em ficar um tempo fora da TV até baixar a poeira.

  4. Lí o artigo 1 voto para dilma e a abençoada Anna so sabe uma parte da história, infelizmente…dessa “roseira” ela so conhece as rosas, os espinhos que são maioria, ela esqueceu de mencionar…Não me estenderei, mas Anna procure mais informações sobre sua candidata no passado, para te ajudar assista esse vídeo, ai expressa bem o CURRICULO dela: http://www.youtube.com/watch?v=iW6NEY-Lp_g
    Ah, outro fator importante, quando os candidatos foram no Jornal Nacional(RedeGlobo) a Marina disse quem levaria em sua posse, o Serra disse quem levará em sua possível posse…E A DILMA???? VC SABE??? EU NAO, ELA SE RECUSOU A FALAR AO POVO AMADO DELA QUEM LEVARÁ PARA O COMANDO COM ELA….Entre esses e zilhoes de outros motivos é que não devemos votar nesse PARTIDO. Quem engana o povo, passa uma imagem “legalzinho”…dá dinheiro para tampar o sol com a peneira…e infelizmente pessoas com visoes superficiais, caem nesse papinho…

  5. O Pe José Augusto não tem que pedir desculpas por falar a verdade!
    O Chalita sim que deveria ficar afastado da CN até o 2º turno.
    1000% apoio a Pe José Augusto!

  6. Tiago Rodrigues

    Naturalmente, A Comissão Brasileira Justiça e Paz pode emitir todos os documentos que quiser; entretanto, nenhum deles tem nenhuma autoridade canônica. Esta autoridade canônica reside unicamente na pessoa do Bispo. Particularmente, se D. Benedito Beni assinou aquela nota do Regional Sul I (e ele assinou) então os fiéis da diocese de Lorena estão obrigados a considerar cuidadosamente a sua recomendação, se não segui-la simplesmente em consideração à confiança que têm (ou deviam ter) em seu Ordinário em questões de moral.

    De outra forma, se D. Benedito tivesse assinado a nota que o senhor reproduz, estariam obrigados os fiéis de sua diocese a seguir a recomendação nesta nota. Não estou ciente de quantos e quais bispos endossaram pessoalmente esta nota, mas sei que D. Benedito não o deve ter feito, já que entraria em contradição com a nota anterior que ele de fato assinou (junto com D. Nelson Westrupp, SCJ (bispo de Santo André) e D. Aírton José dos Santos (bispo de Mogi das Cruzes).

    Depois disso tudo, criticar o Pe. José Augusto por seguir a orientação de seu Ordinário como se tem feito neste blogue me parece, pessoalmente, uma posição pouco defensável.

    Laudetur Christus!

  7. Pingback: Tatiana Regina

  8. José Geraldo

    Padre Joãozinho boa tarde!
    Foi com umito temor que assisti a homilia do Pe. José Augusto, quando ele citou que: “Não votei no PT no 1º turno e também não vou votar no 2º” Afirmando que como sendo a favor da vida não poderia votar em Dilma porque entre outras coisas ela seria a favor do aborto.
    Acho tais afirmações no mínimo tendeciosas à campanha de José Serra do PSDB, isto seria um grande equívoco, pois em uma palestra em 1998 o Pe. Leo criticava o ex-presidente FHC e o então ministro da saúde o atual candidato do PSDB José Serra, quando estes se posicionaram a favor do aborto.
    Diante disto questiono: O que o Pe. JOsé Augusto queria? Que esquecessemos das ações de José Serra, quando este enquanto ministro autorizou a realização de aborto pelo SUS? Ou que votássemos nulo no 2º turno? já qu ele mesmo disse que não votaria no PT.
    É triste ver que um Padre de uma comunidade tão importante como a Canção Nova fazer campanha aberta para um determinado partido. Acho que o papel da Igreja é de orientar, não influenciar nas escolhas que deveríamos fazer.
    Porque a Comunidade não alerta a respeito de candidatos ficha suja? Ou até a respeito de candidatos que depõem contra os ensinamentos de Jesus Cristo? Como por exemplo o recém eleito Deputado Federal Eros Biondini, já que em uma matéria publicada no jornal Estado de Minas no dia 03/09/2008, citava que o parlamentar estaria envolvido no esquema de NEPOTISMO. A matéria publicada pela jornalista Juliana Cipriani, revela o seguinte “… CABINES DE EMPREGO
    A lista chega a mais de 70 nomes e inclui parentes de membros de outras esferas de poder. Além de indicados de secretário de estado, deputado federal e prefeito, estão lotados no Legislativo mineiro pelo menos mais dois parentes vindos direto do Senado e da Câmara Municipal. O irmão do senador Eduardo Azeredo, Álvaro Brandão de Azeredo, trabalha desde fevereiro de 2007 como técnico executivo no gabinete da liderança do Bloco Social Democrata (BSD) por um salário de R$ 5,8 mil. O líder do bloco, Luiz Humberto Carneiro (PSDB), não soube informar de quem foi a nomeação ou se ele será exonerado. Já a mulher do vereador Carlos Henrique, Adailza, está lotada no gabinete do deputado estadual Vanderlei Jangrossi (PP), com um salário de R$ 2,9 mil. No dia 12 de agosto, foi exonerada da liderança do PMDB e nomeada para a atual colocação, conforme publicação no Minas Gerais. “Ela trabalha para mim porque é uma boa funcionária, não sei se tenho de exonerar, mas vou atender o que disser a legislação.” Jangrossi garante não ter parentes lotados na Câmara Municipal ou em outros gabinetes da Assembléia.
    CADASTRO Ontem foram exonerados parentes dos deputados Ana Maria Resende (PSDB), Rêmolo Aloíse (PSDB), Deiró Marra (PR), Juninho Araújo (PRTB), Vanderlei Miranda (PMDB), EROS BIONDINI (PHS)…”
    Eros Biondini aliás teve o apoio da Comunidade, para o pleito deste ano e foi eleito com mais de 200.000 votos

  9. Padre Joãozinho,

    Eu vou dar um tempo para entrar no teu blog. Infelismente a parte de comentários virou esgoto.

  10. Peraí…o padre José Augusto, como cidadão, pode externalizar seu voto, não?Isso não quer dizer que, sendo pastor de um rebanho católico, tenhamos que seguí-lo a ferro e fogo…que polêmica desnecessária…ninguém fala em educação, saúde, economia…só aborto…vamos em frente…vamos debater…e pra que temer tanto…cadê nossa fé? Cadê nossas orações para o discernimento e nossa confiança de que Ele está no comando?

  11. Maria Teresa

    Dilma pediu direito de resposta na canção nova.

    Desde de pequena eu sempre ouvi da minha mãe e da minha avó o seguinte:

    Pega um travesseiros com penas, suba até o ultimo andar de um predio, jogue as penas e depois tentar recolher.ver se consegue.

    É isso o que acontece com a reputação das pessoas. Vc nunca mais consegue recuperar.

    Moro aqui em SP, isso aconteceu no caso da escola de base e no caso do bar bodega.

    No caso da escola de base os danos foram irresersiveis, até hoje a dona da escola vive de calmantes.

    Nesses casos, esses episodios vieram da imprensa que fatura com escandalos e baixarias.

    Agora vir de um padre, de um religiosos, alguém que deveria pregar o amor, caridade, fraternidade, união, é vergonhoso.

    Num momento tão especial, jogando uns contra os outros. Se passando de cabo eleitoral de um candidato, causando essa revolta nas pessoas.

    PS. Ontem o canal livre expecial que entrevistou José Eduardo Cardozo, a certa altura o jornalista Fernando Mitre disse:

    “”A TV mostrou um padre da canção nova pedindo pra não votar na Dilma pqe ela era a favor do aborto… Zé Eduardo disse: a CN já se desculpas,o jarnista retrucou, mas ´estrago já foi feito, ou qualquer coisa assim””””.

    Padre existe um ditado que diz: Quem bate esquece, quem apanha não.

  12. “Continua sendo instrumentalizada eleitoralmente a nota da presidência do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentável, porque tem levado muitos católicos a se afastarem de nossas comunidades e paróquias”

    Que mimo! E esse artiguinho pró-Dilmaborto por acaso não tem a finalidade de instrumentalizar os católicos trouxas para que votem no capeta chamado Dilmão?

    Padre Joãozinho fala ad nauseam em “voto livre”.

    O católico não tem voto livre coisa nenhuma, Padre Joãozinho!

    O católico não é livre para votar nem em abortista nem em comunista. Portanto, não é livre para votar em candidato do PT.

    Era isso que o senhor deveria ensinar, se realmente seguisse a doutrina católica e não estivesse mais preocupado em bajular esse Partido das Trevas e sua candidata monstruosa, feia, ridícula, burra, arrogante, aborteira e sapatão.

    Carlos.

  13. maria iraci fuzeto

    Porque a Igreja está nos obrigando a votar no senhor José Serra? Ela não está nos orientando, está nos obrigando sim. Aqui a RCC está aterrorizando os fiéis, falam cada coisa da Dilma, que ñão são atitudes de cristãos. Meu Deus será que ela é isto mesmo. Eu não acredito. Por isso voto nela

  14. Fiquei muito triste com a pregação do Pe José Augusto, dava impressão de que ele havia surtado.
    Querendo a todo custo parecer mártir
    Porque tanto medo?
    Fazer uso do plesbitério para lançar tanto rancor?
    Isto é ,verdadeiramente,de Deus?
    Ele foi tão afoito por fazer campanha política que deixou a todos muito confusos.E confusão não é obra divina.
    Que Deus nos perdoe ,e nos dê a paz.

  15. Douglas E.

    Eu acredito que este comentario da Ana que o senhor (Pe. Joaozinho) colocou é uma tentativa da é da tal “equipe de mobilização digital da campanha petista – uma espécie de central “antiboatos”. Não podemos votar em um canditado que é muito bom de um lado, que é otimo do outro, mas é contra a vida.
    A verdade é que os dois sao contra a vida, nenhum deles dobram o joelho e clamam Aquele q É. nenhum dos dois colocam a Deus em primeiro lugar, por mais que algum dissesse eu quero ajudar o outro, mas nao pede como Salomao a sabedoria ou nao segue a palavra e os mandamentos de Jesus nada vai adiantar, estamos chegando ao fim, o que poderiamos fazer é minimizar um pouco elegendo um menos pior, mas o fato é que chegamos a beira do fim, e o fim é doloroso. Se ao menos um deles gritassem e clamassem o Senhor.

  16. Aparecida

    Pe. é verdade que Serra foi o único dos dois candidatos a liberar o aborto, quando foi ministro da saúde?
    Se isto é realmente verdade, então aqueles que estão acusando a D. Dilma na verdade estão fazendo isso só porque são cabo eleitorais do Sr. Serra, não é mesmo?
    Vejo no meu bairro que a maioria do povo pobre diz que vota na D. Dilma e vejo que a maioria das pessoas com mais recursos votam no Sr. Serra.
    Nossa opção não deve ser pelos pobres?
    Nossa Mãe não foi aquela que exaltou os humildes e derrubou os poderosos?
    E não é mais fácil um camelo passar pelo buraco da agulha do que o rico no reino dos céus?
    Essas pessoas que usam palavras de ódio contra a D. Dilma estão agindo como cristãos verdadeiros ou estão apenas fazendo campanha pra seu candidato usando nossa fé como uma desculpa pra eleger quem eles gostariam, por motivos egoístas, que se elegessem?
    Eu penso que se o Sr. Serra acabar com o bolsa-família muitas crianças morrerão de fome ou serão vendidas pelos seus pais para a terrível prostituição. Eu tenho medo disto.

  17. “Padre Joãozinho fala ad nauseam em voto livre. O católico não tem voto livre coisa nenhuma, Padre Joãozinho!”

    Eu quero é saber desde quando católico é livre pra alguma coisa???
    Aff!
    Depois não entendem por existem tantos apostatas. ¬¬

  18. No dia 31 Votem em Dilma 13! Vamos começar o movimento: Sou Católico e voto em Dilma! Abaixo ao voto de cabresto e viva a democracia!
    Sou Católico fervoroso e Amo minha Igreja, mas não posso me omitir a essa sujeira que a Igreja Católica do Brasil está fazendo, vivemos numa democracia, temos que votar de acordo com nossas afinidades politico/partidários/ideológicas/religiosas, mas impor um voto, isso não existe, a idade média passou a Igreja não manda na minha vida. Sou contra o Aborto e tudo que atente contra a vida, mas defendo o livre arbítrio e a liberdade de expressão.
    Cada vez mais pessoas abandonam o Catolicismo por causa dessas bizarrices. Temos que ser críticos, mas sem deixar de praticarmos nossa fé e de respeitar as individualidades.
    No dia 31 eu votarei em Dilma, pois na história do Brasil, o governo do PT, foi o que mais fez pela população independente da classe social.

    Uma braço fraterno a todo!

    Paz de Cristo e o Amor de Maria!

  19. Padre Joãozinho, acompanho a RCC há muito tempo, desde quando ela era livre, hoje ela parece amarrada. Sei que somos livres para decidir, mas, Cristo quando veio à terra nos mostrou o céu e o inferno e se posicionou ao lado do céu, porque a Canção Nova não se posiciona? Porque fica em cima do muro e pune quem se posiciona? Porque não há uma punição para Gabriel Chalita, que defende o PT, sua candidata e sua posições anti-cristãs?
    E falo mais, porque o senhor não se posiciona? nos dê uma luz espiritual nessas trevas que a igreja nos colocou. Um pastor de ovelhas, as guia ou as deixam cair no abismo? nos guie, puxa-nos da beira do abismo, pegue seu cajado e nos guie pelo caminho correto.
    Uma decepção muito grande com a Canção Nova tomou conta de meu coração, ainda estou digerindo isso.
    “OMNIA INSTAURARE IN CHRISTO”

  20. Sônia Maria

    Pe. Joãozinho mais uma vez quero externar a minha indignação pelo fato da igreja católica proclamar a guerra e não a paz. Digo isso porque tive sérias divergências com minha mãe justamente por ela ter sido contaminada pelo ódio que a sua igreja disseminou e principalmente esse Pe José Augusto e muitos outros. Falo sua igreja porque não me identifico mais com ela. Uma igreja que discrimina as pessoas com ódio? Que moral esse padre José tem para fazer homilia se está disseminando o ódio? Que coisa baixa a desse post, xingando a Dilma de sapatão, feia etc? Então vê-se que a discussão não está em torno de questões programáticas. Agora se os que aqui prezam tanto a vida e a família, o que acharam do Serra dizer publicamente ao seu vice que pode trair, mas com discrição? Tem um vídeo que mostra isso, na ocasião de lançamento de seu vice, Serra disse que pode trair. Não seria uma afronta à família? Ainda bem que Nossa Senhora é de todos e está olhando aos que estão disseminando o ódio, a discórdia nas famílias. Não poderei ir mais à missa, não dou conta de comungar com uma igreja dessa, embora seja batizada pela igreja católica. Ainda que aja esse movimento de desfazer o estrago feito, devia ser um pedido de desculpa muiiiiiiiiiiiiiiiiito maior. O que aconteceu, houve essa discórdia em minha família e nem posso me dirigir a uma igreja católica para rezar porque não acredito mais nela, uma vez que dissemina um ódio não há de acalmar a minha inquietação. Como poderia me dirigir a um confessionário sabendo que os padres odeiam os seus fiéis? Porque se não respeitam uma que é candidata à presidência, respeitaria a mim? Como poderia receber de um padre a benção para o perdão, se a sua igreja usa a televisão para incitar o ódio? É por isso que o mundo continua em guerra e nós católicos cristãos órfãos de padres!!!! É muito triste!!!! A guerra dos cem anos sendo reeditada!!!!

  21. marcia sendra

    Como sócia estou muito aborrecida com o Pe José Augusto, se eu quizer politica vou então me afiliar a um partido politico.

  22. Mauro Reis

    Padre Joãozinho, Paz e Bem.

    Padre estou vendo a tempos que está uma verdadeira Babel na Cancão Nova, sinceramente não consigo entender vocês a cada dia que passa.

    Primeiro de tudo, antes de ser cidadão sou cristão, e segundo o voto tem que ser Cristão, primeiro Deus. Lembrando, toda sociedade quando distancia de Deus cai por terra, a história já nos mostrou isso inúmeras vezes e continua a nos dizer.

    Olha, decepcionante a atitude da Canção Nova diante dos fatos ocorridos com relação ao Padre José Augusto e a “Candidata Dilma”, querem calar um Profeta que é o nosso padre, mas pelo pouco que sei de Igreja acho que não vão conseguir.

    Não esperava muita coisa da Canção Nova sobre o acontecido, acredito que vocês têm que repensar, não sei se é melhor ter padres santos ou, leigos político na Canção Nova, acho que vocês já fizeram a opcão.

    Bom é isso fiquem com Deus, e que Ele ilumine e dê discernimentos aos ‘Administradores” da Cancão Nova.

    Paz e Bem

    Mauro Reis

  23. Lamentável são alguns padres ficarem calados mediante a assinatura do malígno PNDH-3.
    .
    Como disse Padre José Augusto, não troco Jesus pro um emprego.

  24. Padre Joãozinho,

    Mas antes o senhor fosse omisso… o senhor está fazendo algo pior do que omissão… o senhor está traindo a sua Igreja, quando insinua sua simpatia pelo PT.
    O Candidato José Serra, quando ministro da saúde, mesmo diante das pressões de grupos pró-vida, manteve-se firme e não sustou a aplicação da norma técnica que aprovou o aborto nos hospitais públicos em caso de estupro, sem dúvida alguma isso foi um fator de peso em sua derrota nas eleições presidenciais de 2002.
    Creio que José Serra já entendeu o recado e não cometerá tão cedo a mesma barbaridade novamente…
    Apesar do que José Serra fez em seu passado temos quye levar em conta outro fatores, inclusive a voz da Santa Igreja Católico, que se manifestou favorável ao PT em vários aspectos!
    Primeiramente o Lula, empossado em 2003 está muito a frente do Serra na defesa do Aborto. O PT poderia ser chamado sem exagero, de o “Partido do Aborto” . Na legislatura 1999-2002 havia oito projetos de lei em tramitação no Congresso, com o objetivo de legalizar e favorecer a prática do aborto. Destes oito, seis eram do PT, um do PTB e um do PPB!
    Em 19/08/2003 – Ministérios da Educação e da Saúde em parceria com a UNESCO lançam em Curitiba um projeto distribuição de camisinhas nas escolas, com meta de distribuir de 2004 a 2006 235 milhões de camisinhas para 2,5 milhões de estudantes espalhados por nosso país.
    14/102003 Ministério da Saúde divulga nota oficial, destacando que “a Igreja presta um desserviço ao mundo afirmando que os poros do preservativo são maiores do que o do vírus da AIDS”.
    07/11/2003 Escolas da capital paulista começam a receber os preservativos para distribuição aos adolescentes.
    09/11/2003 Programa Fantástico, da Rede Globo, exibe o filme “Perdão”, uma iniciativa de ONGs brasileiras que “combatem” a AIDS , falando sobre supostos erros históricos da Igreja Católica. Diz o filme que, no futuro, a Igreja pedirá perdão à humanidade pelo “crime” de ter condenado o uso do preservativo.
    26/11/2003 A Igreja Católica entra com uma representação no Ministério Público Estadual do Rio De Janeiro para impedir a exibição do filme “Perdão”. Conquista uma liminar que proíbe a exibição pelas ONGs DAVUDA, Grupo Gay da Bahia, Fórum de ONG/AIDS do Estado de São Paulo e Rede de Pessoas Vivendo com HIV/AINDS do Rio Grande do Norte.
    05/12/2003 Ministério da Saúde divulga nota oficial repudiando a postura da Igreja. Essa carta é enviada ao Ministério Público do Rio de Janeiro, como tentativa de liberação do Vídeo “Perdão”
    21 a 24/02/2004 – Durante o Carnaval o Ministério da Saúde lança uma agressiva campanha de distribuição de 10 milhões de preservativos com slogam “Pela camisinha não passa nada. Use e confie.”
    Acho que de lá pra cá podemos perceber que as coisas só vêem piorando como PT no governo de nosso País… basta olhar o PNDH3 ( que o Sr. Presidente Lula, assinou sem ao menos ler!), que visa legalizar a prostituição, garantir a lei da homofobia ou melhor dizendo lei da mordaça que quer fazer do cristianismo crime, já que perderemos o direito de falar sobre o homossexualismo, legalização do aborto até o nono mês de gestação em qualquer caso, ficando também os planos de saúdes e hospitais particulares obrigados a adotar estas práticas… a censura … e tantas outras coisas que o senhor deve saber bem não Padre Joãozinho? O senhor é um homem bem entendido das coisas, um homem esclarecido!
    Mas não é só isso, não! O PT é declaradamente um partido Socialista COMUNISTA!
    E o que diz a Igreja sobre tudo isso?
    “Os regimes cuja natureza é contrária à lei natural, à ordem pública e aos direitos fundamentais da pessoa não podem realizar o bem comum das nações às quais são impostos.” CIC 1901
    “Socialismo religioso e socialismo católico são termos contraditórios: Ninguém pode ser ao mesmo tempo bom católico e verdadeiro socialista” ( PIOXI, Quadragesimo Anno,n° 119)
    “Entre comunismo e cristianismo, o Pontífice Pop XII, declarava novamente que a oposição é radical! E acrescenta não poder admitir de maneira alguma que os católicos adiram ao socialismo moderado” (João XXIII, Mater ET Magistra, n° 31)
    “ O erro fundamental do socialismo é de caráter antropológico. De fato ele considera cada homem simplesmente como um elemento e uma molécula do organismo social” (João Paulo II, centesimus Annus, n° 13)
    É dever de todos, especialmente da hierarquia eclesiástica,não somente condenar o comunismo e o socialismo, mas informar quais são os partidos políticos que defendem tais doutrinas, acrescentando que nenhum cristão poderá votar em candidatos de tais partidos nem se filiar a tais partidos.
    Enquanto isso não for feito, não esperança de que os defensores da cultura da morte deixem de ocupar cargos públicos. De fato, o menosprezo pela dignidade da pessoa humana está no cerne de qualquer socialismo.

  25. Rogerio de Oliveira Santos

    Estimado irmão em Cristo Jesus,

    Gostaria mesmo de saber por que muitos membros da CN (para não dizer a própria comunidade) apoiaram a senhora Dilma Rousseff para a presidência da república do Brasil?
    Sou membro da RCC desde os meus 15 anos de idade e hoje já estou com 48 anos, e isso é uma vida dentro da renovação… Eu vi a CN nascer e estava presente na fundação de um dos 3 primeiros grupos de oração para jovens do Brasil, por muitas vezes recebi membros da comunidade CN na casa dos meus pais, isso nos idos do final da década de 70 e parte da década de 80, quando vinham a Santos fazer curso de radialistas no Colégio do Carmo, por isso tudo, tenho certeza que posso com amor indagar isso com muito rigor.

    Eu e minha família estamos com o posicionamento do Pe. José Augusto em sua polêmica homilia antes do segundo turno das eleições e queremos vê-lo mais vezes na telinha da TV CN.

    Quero ainda colocar o seguinte fato: Nós da RCC sempre fomos contra o comunismo e o socialismo, sempre! O que pensam agora estarem fazendo os membros da CN que apoiaram gente da esquerda para cargos políticos no Brasil?

    Informo que todos os nossos donativos familiares e de amigos a CN estarão suspensos até poder-mos conversar pessoalmente com a Lú e o Eto e de preferência também com o Monsenhor Jonas Abib sobre isso, ou que venham eles a público esclarecerem e se posicionarem claramente sobre esse assunto. Pois esperamos que como irmãos de fé e amigos pessoais que somos, sejamos informados dos procedimentos contrários a nossa fé que alguns membros da CN insistem em tomar.
    E só pra terminar… Quando iniciamos com a RCC no Brasil, nunca precisamos de ninguém famoso (escritor, ator, atriz, cantor, etc…) para nos representar, ou angariar donativos, pois sempre tivemos do nosso lado o mais famoso dos homens: Jesus Cristo, O Rei dos Reis, que é e sempre será o nosso único Líder! Assim nunca se esqueçam quem somos e fomos como cristãos renovados!
    Paz e Bem!
    Respeitosamente,
    Rogerio O. Santos e família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.