Dez dicas de boas maneiras no uso do celular

Autor: Pe. João Carlos Almeida, scj

Twitter: @padrejoazinho

Definitivamente ele veio para ficar. Há mais celulares que pessoas no Brasil. E já não é apenas um aparelho para falar. Fazemos quase tudo no smartphone: compras e pagamentos, recados e relacionamentos, preces e debates. O celular virou rádio e TV, caixa eletrônico, máquina fotográfica, relógio, central de e-mails. Já substitui com eficiência o noteboock. Esta multifuncionalidade exige um novo código de boas maneiras no uso deste companheiro inseparável. Ainda estamos meio deslumbrados por este admirável mundo novo. É comum ver quatro pessoas em uma mesma mesa teclando com os olhos fixos na telinha e sem prestar atenção aos que estão ao seu lado. Os distantes ficaram próximo, mas em muitos casos os próximos ficaram distantes. Procurei selecionar aqui dez dicas para utilizarmos bem este milagre da tecnologia:

1. Evite teclar quando está em um ambiente relacional: mesa, aula, teatro, cinema, palestra, missa, família, namoro etc.

2. Em geral deixe seu celular no silencioso, inclusive os alertas de mensagens e aplicativos.

3. NUNCA utilize o celular para falar ou teclar quando estiver ao volante ou fazendo tarefas que exigem atenção.

4. Antes de ligar para alguém mande uma mensagem para saber em que momento ele(a) pode conversar.

5. Caso precise mesmo ligar comece se identificando e depois pergunte: pode falar?

6. Evite falar alto ao celular quando estiver em público.

7. Quanto estiver com outras pessoas escute música e mensagens sempre com fone de ouvido.

8. Antes de tirar uma foto peça permissão. Via de regra não se filma ou fotografa situações íntimas ou refeições. Peça licença para compartilhar em redes sociais.

9. Se tiver que atender o celular enquanto está com outras pessoas peça desculpas, peça licença e atenda brevemente a uma distância mínima de três metros das pessoas.

10. Use o celular com moderação e saiba a hora de ficar offline.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.