Conheça e reze com os avós de Jesus:São Joaquim e Sant´Ana

Por no dia jul 26th, 2008 sobre Devoção aos Santos.

        Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do Messias, como previam as sagradas profecias.
        Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha que dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim Ele o desejasse. Por isto a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.
        A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado.
        O Pai de Ana teria sido um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Ana. Após o casamento de sua filha com Joaquim também ficou triste de não terem sido agraciados com netos.
        Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.
        No Evangelho, Jesus disse: “Dos frutos conhecereis a planta”. Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de Sua ação.
        São João Damasceno exorta Joaquim e Ana como modelos de pais e esposos cujo principal dever era educar seus filhos. São Paulo diz que a educação dos filhos pelos pais é sagrada.
        Maria ao nascer no dia 08 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.
        O Imperador Justiniano construiu em Constantinopla, uma igreja em honra de Santa Ana lá pelos anos de 550. Seu corpo foi trasladado da Palestina para Constantinopla em 710 e algumas porções de suas relíquias estão dispersas no Oeste. Algumas em Duren (Rheinland-Alemanha), em Apt-en-Provence, (França) e Canterbury (Inglaterra).
        O culto litúrgico de Santa Ana apareceu no sexto século no leste e no oitavo século no Ocidente. No século décimo a festa da concepção de Santa Ana era celebrada em Nápoles e se espalhou para Cantrbury lá pelos anos de 1.100 d.C e daí por diante até século 14, quando o seu culto diminui pelo crescente interesse pela sua filha, a Virgem Maria.
        O culto a Santa Ana chegou a ser até atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, um objeto favorito dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1.582.
        A princípio apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1.584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1.913 a Igreja, determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho.

Depois de rezar clique em comentários e deixe seu testemunho sobre seus avós e os seus pedidos de orações.

Oração

Ó Deus, Forte e Imortal, que concedestes a Santa Ana e a São Joaquim a graça de serem os pais daquela que foi concebida sem a mancha do pecado original, Maria Santíssima, dai-me a Graça que tanto vos peço. Por Cristo e Maria, amém.

Ó São Joaquim e Santa Ana
protegei as nossas famílias
desde o início promissor
até à idade madura
repleta dos sofrimentos da vida
e amparai-as na fidelidade
às promessas solenes.

Acompanhai os idosos
que se aproximam
do encontro com Deus.

Suavizai a passagem
suplicando para aquela hora
a presença materna
da vossa Filha ditosa
a Virgem Maria
e do seu Filho divino, Jesus!
Amém.

Homenagem aos meus avós

A minha benção para nossos avós.

Padre Luizinho,

Canção Nova.

15 Responses to “Conheça e reze com os avós de Jesus:São Joaquim e Sant´Ana”

  1. Liliane says:

    Santa Ana e Joaquim abencoe as minhas avos Olivia e Euliria que elas possam ter muitos dias de vida em nosso meio. Peço tambem por minha mae Brigida que vovó de 03 netos (Sophia, Matheus e Laura)para que encontre a graça de ser curada e liberta de toda enfermidade. Amem

  2. ana maria says:

    peço por todas as avos e avos desse mundo gue deus abençoa jesus peço pelas as avos lordes e graças e izabel e todas avos. jesus e sao joaguim e santa ana nos abenço e nos de força nossas avos e avos e nossa famila e nos encha de paz e saude e amor amem

  3. meire says:

    Muito obrigado por conhecer essa história dos pais de Jesus.Que Deus nosso Pai abençõe todos os avós do mundo inteiro.Bom dia.

  4. meire says:

    Muito obrigado por conhecer essa história dos avós de Jesus.Que Deus nosso Pai abençõe todos os avós do mundo inteiro.Bom dia.

  5. mathilde says:

    Peço oração por meus avós maternos: Emilia e Podalírio. Meu avô tem Mal de Alzaimer, louvo a Deus por ter sido agraciada em conhecer meus avós maternos. Também peço oração pra mim avó paterna que ñ conheci, pois já havia falecido, em homenagem a ela tenho o seu nome.Deus nos abençoe!!

  6. Nelma says:

    Escolhi para os pre-nomes das minhas filhas como sendo Ana , então ficaram Ana Lígia e Ana Luíza, por ser uma grande oportunidade de homenagear Maria Santíssima, peço que como São Joaquim e Santa Ana venha proteger minha família, a minha mãe- avó como as bênções que no dia 26/julho, a igreja celebra esta devoção. Amém

  7. mariadefatimapb says:

    Paz de Cristo,aos Avós da Família Canção Nova e os de minha família.–Sou,de uma família numerosa-quatorze filhos de um único casamento,dos meus amados pais-e,à lembrança de meus avós é muito forte,mesmo com à idade de sete anos lembro-me dos dois com carinho.Minha avó Maria Firmina vivia sentada o tempo todo;ficava olhando às pessoas que entravam e saíam e os afazeres de cada membro.De olhinhos azuis e muito branquinha,cabelos penteados para trás.Não escutei historiazinhas mas,via que rezava o Têrço.Meu avô Raimundo Barbosa de Abreu era criador de cabras,plantava milho,feijão e um pequeno rebanho de bois.Era,uma casa cheia de gente e que vinha para conversar com ele; trocavam prosas e eu,sempre perto dele ouvindo àquele vozeirão dele,do seu lado,brincando com minhas bonecas de pano–todas confeccionadas pelas minhas amadas tias Maria Luiza,Maria Firmina e Maria Barbosa.–Sei,que hoje em dia ouve-se,histórias tristes quanto aos Avós,pois,a violência tem sido grande contra os Idosos.Contudo,famílias que se amam,preservam-se na vida familiar e sobretudo,amam a Deus, não acontecem essas tragédias.Sei,principalmente,nos dias atuais,quando as mães precisam ajudar nas despesas da casa,vão ao trabalho e deixam seus filhos com a vovó,para sustentá-los e educá-los.Há muitas vovós fazendo o papel de mãe.Que Sant’Ana as ajude!Proteja as vovós brasileiras.Amém!

  8. Ilma Ribeiro says:

    Louvo a Santa Ana e São Joaquim porque são abençoados pois com idade avançada puderam trazer ao mundo a Virgem Maria.Peço a eles que protejam a ajudem a minha filha que tanto deseja construir uma família e ser mãe.Muitas bênçãos para minha querida filha Leyla Adriana para realizar seus desejos .Bênçãos para mim Ilma e meu filho Ricardo Junior.

  9. Jaqueline says:

    Tenho meus avós paternos ja na eternidade com Deus,e meu avô materno também.Minha avó LUIZA está viva ela é uma santa mulher,hoje ela não fala não anda por causa do avc q ela sofreu mas é um exemplo de fé,agradeço a Deus pela vida dela.

  10. marcelo ferreira says:

    gostei muito da mensagem

  11. Francisco says:

    Que homenagem linda e confesso que aos meus 77 anos de idade é a primeira vez que leio a história da vida dos avós de JESUS. Sei tambem que é graças a internet que é possivel esta informação. Sou avô de tres netinhos(as) e fico feliz quando leio mensagens tão lindas que tenho certeza são tambem dirigidas a mim.Que o Pai Eterno faça que eu e minha esposa continuemos a ser bondosos com os nossos netos.

  12. RÔ says:

    Adorei a mensagem e poder conhecr um pouco mais da história dos avós de jesus,peço q Eles possam inteceder por minha famílias,pelos meus avós q já estão na eternidade e pelos meus pais que são uns avós maravilhosos p minha filha.Obrigada,Amém!

  13. Brenda cirilo – Belém/PA says:

    Peço benção especial para minhas avós Rosa e Rosalina, pra que São joaquim e Santa Ana as protejam e abençoem sempre, principalmente a minha vó Rosalina, que não tem quase ninguém por ela. Espero brevemente poder ampará-la mais estruturalmente.
    Rezo também pelo Projeto Dai-me almas.

  14. Brenda cirilo – Belém/PA says:

    Peço também oração para os meus avôs, que já estão no céu, sob a benção de Deus, assim espero!

  15. Ingrid says:

    Peço a São joaquim e Santa Ana para que abençoe a minha vó Geralda pois ela anda muito doente e tenho certeza que são Joaquim e santa Ana vão me ajudar os patronos dos avós. améém

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.