Vocação é um desafio de amor!

Por no dia ago 12th, 2008 sobre Formacao.

Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. (cf. Mateus 9, 9).

Vocação é o ato de chamar, escolha, pré-destinação. Parte de alguém que chama e outro que ouve o chamado, portanto, requer uma resposta, uma atitude como a de Mateus diante de Jesus. Vamos refletir quem era Mateus, um cobrador de impostos, que prestava um serviço terceirizado para o governo Romano, tinha uma vida toda baseada naquilo que fazia, tinha amizades, vida social e com certeza muitos inimigos, pois além de cobrar imposto tirava aquilo que o povo não tinha. Jesus é a primeira pessoa a não julgar Mateus pela aparência e por aquilo que ele fazia.  Jesus lança um olhar de confiança, que vai além, que enxerga Mateus por dentro, não exclui, chama, convoca para algo novo que nem ele pensava que era capaz de dar. Quem chama confia, capacita, tem a coragem de ariscar, na certeza de que o outro é um grande mistério a ser desvendado.

“Vocação é o olhar de amor de Deus para uma pessoa!”. O Papa João Paulo II com essa frase define exatamente o que aconteceu com Mateus e o que continua acontecendo com muitas pessoas. Bastou Jesus dar um voto de confiança para Mateus, acreditar nele, dizer que era possível ele verdadeiramente ser diferente, ser feliz. Vocação é essa possibilidade de sair de si, de encontrar o significado fora de si, numa oblação da vontade, uma entrega total, que com certeza, se é uma vocação verdadeira, acaba sendo fonte de realização pessoal. Não é fuga, nem um plano puramente pessoal, vocação é vontade de Deus, ela é uma aliança entre a vontade de Deus e daquele que é chamado.

Quando não se esta no lugar certo, a pessoa não é plenamente realizada em sua vocação. Vocação é a realização da vontade de Deus, mas Ele não retira a nossa liberdade de escolha e opção por algo que pode dar certo ou não, mas nem por isso, deve me privar de tentar, de buscar, de descobrir. Vocação é um passo de coragem, de maturidade, de sair de si e colocar muitas pessoas dentro do seu plano de felicidade. É a capacidade de fazer renuncias, de perder para ganhar depois, “pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por causa do evangelho vai salvá-la”. È saber ouvir e responder no tempo certo, pois vocação é missão, é vida e com a vida não se brinca.

Vocação é algo sério, fala sério não é proibido ser diferente! É algo para jovens, mas que não se limita à idade e sim a mente e o coração. Vocação é algo para quem tem o coração do tamanho do mundo, dilatado pelo amor e capaz de alargar fronteiras, porque a origem de toda vocação é o amor, ele não tem fronteiras nem limites. Existem muitas vocações, profissionais, medicina, advocacia, engenheiro, pedreiro, assistente social, diarista, professor, dona de casa etc., um serviço, que precisa ser abraçado por amor. Existem também as vocações pessoais, pai e mãe, sacerdote, religiosa, celibatário, casados, vocações diretamente ligadas ao serviço do Reino de deus, do evangelho, porque o mundo tem sede de Deus e finge que não têm, as pessoas estão em busca do verdadeiro sentido da vida. Você já se perguntou qual é a sua vocação? O que você sente quando se trata deste assunto, teria coragem de perguntar e responder?

É um Mistério que o homem acolhe e vive no mais íntimo do seu ser, que quando plenamente vivida transborda para os outros e para o mundo. Ela é uma descoberta pessoal, mas que atinge seu sentido mais profundo, quando vivida em função de um povo, de uma missão. Os dois discípulos de João começaram a seguir Jesus, este voltando para trás e, vendo que eles o seguiam perguntou-lhes: “Que procuras?” Eles responderam: “Mestre onde moras?” Ele respondeu: “Vinde e vede!” Foram, e viram onde morava e permaneceram com ele aquele dia. (cf. João 1,35-39) Sempre é tempo de responder, vem e segue-me!

Clique em comentários e fale sobre a sua vocação, nós da Canção Nova estamos de braços abertos para você.

Nosso email e nosso blog: vocacao@cancaonova.com blog.cancaonova.com/vocacional

Minha benção amiga
Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.

20 Responses to “Vocação é um desafio de amor!”

  1. Priscila says:

    Padre Luizinho, a sua benção!!!
    Confesso que estou muito confusa com relação à minha vocação, pois sempre desejei me casar e, nunca consegui encontrar alguém que correspondesse ao meu amor. Sou mãe solteira, de um adolescente de dezessete anos e, não entendo até hoje qual é a minha vocação. Peço que reze por mim.

  2. LÍVIA ELENA OLIVEIRA says:

    QUE LINDA MENSAGEM QUE DEUS NOS AJUDE A SABER QUAL É A VOCAÇÃO QUE ELE ESCOLHEU PARA NÓS PEÇO ORAÇÕES PARA ISSO PADRE LUISINHO SOU LIVIA ELENA UM GRANDE ABRAÇO DEUS É CONTIGO SEMPRE

  3. Thiago Prado says:

    Minha vocação é um chamado muito lindo!

    Deus me chamou desde o seio materno como nós sabemos, mas… desde pequeno que eu sinto o chamado de Deus em meu coração, o chamado de ser sacerdote para Sua Igreja.
    Com o passar do tempo, me afastei da Igreja, me meti no mundo do àlcool, do cigarro, me afastei, onde eu pregava, orava constantemente, fazia uso dos dons espirituais(mesmo sem conhecer a RCC, o próprio Deus me foi mostrando), agora (no tempo mundano) já fazia levar as pessoas com o meu exemplo de vida para um lugar que não é o Céu.
    Hoje graças ao Deus Único e Verdadeiro em três pessoas formando a Santíssima Trindade, me encontro já a quase 5 anos (faz 5 final deste ano), engajado na Igreja, membro da RCC e fazendo vocacional com os padres diocesanos a um ano. Com a graça de Deus ano que vem, estarei no Seminário para daqui a 8 anos dar à Igreja de Cristo e principalmente a Cristo o presente da beleza de mais um Sacerdote no meio do povo.

    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    Orem por mim, preciso muito de orações.

    A Paz de Jesus e o Amor de Maria estejem sempre com a família Canção Nova.

    DEUS OS ABENÇOE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  4. Ana says:

    hoje sou casada há tres anos sinto que minha vocação é mesmo o casamento e ser mãe.Meu esposo e eu começamos a namorar com 14 anos um namorico e o engraçado é que sempre pedia a Deus que me casasse com meu primeiro namorado e assim foi,namoramos 6 anos passamos a adolecência toda juntos, hoje muitas vezes discutimos,ele chama muito minha atenção,porém as vezes dá vontande de desistir de tudo quando ele me fere com suas palavras,pedi uma resposta a Deus e ele me deu hoje dessa forma, ao ler esse artigo descobrir que minha vocação realmente é o matrimonio,pois me encaixei em varios requisitos,mesmo diante de palavras asperas e do desanimo o meu maior desejo é de melhorar em tudo o que ele me critica mesmo as vezes o achando exagerado, pois ele sempre reclama pois sou uma pessoa muito dificio de enfrentas a vida não sei dizer não e nem dizer que não gostei e isso deixa muito chateado,mais mesmo assim desejo imensamente faze-lo feliz mesmo que não seja reconhecida o incrivel é que perco de mim mesma renuinciei tantas coisas que eu gostava para faze-lo feliz e me sinto feliz e realizada quando vejo satisfação em seu olhar,quando juntos brincamos com nossA FILHA sinto minha vocação eu só peço ao Senhor que ele não deixe o desanimo diante de palavras que ferem tentar me fazer desistir peço ao Senhor forças para viver minha oração.para ser fiel e amar ainda mais minha familia e que com esse amopr eu possa levar Jesus ainda mais ao meu lar sempre desejei ser a esposa sabia da biblia preciso mais de ti Meu Senhor.vem visitar meu lar e sela em mim a certeza de acreditar que tu pode todas as coisas,amém.

  5. Gostei muito da matéria,pois sempre que se fala em vocação fico muito “mexida”.
    Deus me confiou a missão de ser mãe,amo minha filha,a princesa linda,Antônia Beatriz,não sei se essa é minha verdadeira vocação,mas o senhor me confiou,acho que até agora estou administrando bem essa missão.Quando era mais jovem que ainda não tinha minha filha,fui vocacionadada da ordem das Servas de Maria Reparadora,quase fui pro convento,mas desisti,pois vi que não era meu lugar,não por ser um local de consagradas,pois meu desejo sim era ser uma consagrada,o que acontecia era que eram muito tradicionais e eu,eu queria algo renovado,pois o meu anseio era ser consagrada,mais de uma “instituição” que tivesse tudo a ver com a R.C.C.Mas acabei como o filho pródigo,pguei minha herança e gastei tudo,hoje voltei,embora muito pecadora,precisando ter domínio próprio,e hoje tenho minha filha,não sou casada,mas tenho o desejo do matrimônio,mas um matrimônio consagrado a Deus,não somente diante do altar,diante de muitas pessoas,mas também no dia-a-dia.Meu desejo é morar numa casa de missão,vivendo da providência do senhor e acima de tudo,deixando que o senhor conduza minha vida,da minha filha e do meu “José” a cada dia.Muitos pensam que eu sou louca por esse desejp,inclusive minha mãe,mas não quero desistir,e se for a vontade de Deus irá se realizar no tempo certo.
    Que Deus abençoe a mim e a toda minha família.AMÉM!!!!!

    Sena Madureira-ACRE

  6. Vocação?! sinto me vocacionado ou chamado a duas vocações, mas meu amior medo é de dar meu sim, fico meio confuso, sinto vocacionado ao sacramento matrimonial e o sacramento da ordem, e fico a pessar a diariamente e refletindo a tudo ao meu redor, mas dar o nosso sim a vocação é maravilho como diz o texto ou melhor a linda mensagem, ( pois quem quiser salvar sua vida vai perdê-la, mas quem perder sua vida por causa do evangelho vai salvá-la”), temos de dar nosso sim diariamente e renunciar muitas oisas, uma escolha hoje dificil mais com um grande amor para com os outros. abraços DEO

  7. Eloisa says:

    Padre Luizinho,
    Que benção ler esse texto sobre a vocação. Tenho pedido muito a Deus para me dar o discernimento sobre a sua vontade em minha vida. Clamo a ele por conhecer a minha verdadeira vocação: seja em um futuro matrimônio ou na vida religiosa e consagrada a Deus. Me tocou muito o trecho que diz que o chamado não está ligado à idade. Basta ouvir e responder e o SENHOR capacita.
    Meu Senhor e Meu Deus ajude-me a ouvir a sua voz… Amém.
    Um abraço fraterno
    Eloísa

  8. Maria Tereza says:

    Pe Luizinho, sua benção,

    Estamos com muitas saudades, já tentamos entrar em contato várias vezes e não conseguimos, email, cel.
    Continuamos unidos em oração..

    Deus abençoe o Senhor e a sua vocação.
    Um grande abraço da família …

    Tereza, Celso, Mariana, Lucas e Felipe.

  9. Eliene Santos says:

    Padre Luizinho, peço que reze pela minha vocação, pois estpu participando de encontros de discenimento vocacional.
    Na paz de Cristo e no Amor de Maria, despeço me com um abraço fraterno.

  10. JoaquimFilho says:

    Sua bênção, Pe. Luizinho
    Muito bom esse artigo, aliás, todos os seus artigos são excelentes! Bem, já faz algum tempo que eu tenho me sentido vocacionado ao sacerdócio, não tenho certeza, mas, quanto mais eu digo “sim”, mais eu sinto que é isso o que Deus quer de mim. Peço orações para que eu possa discernir com clareza qual é a missão que Deus tem para minha vida.
    Deus abençoe

  11. Fernanda Almeida says:

    Olá!
    Que a Paz de Jesus esteje com você. Sou catequista,mais estou tendo um pouco de dificuldade nesta minha missão…amo crianças e por isso decedi que vou fazer o curso de pedágogia.
    Mas está surgindo um pouco de medo em meu coração, devido aos problemas que estou tendo detro da Catequese.
    Sei que tenho de rezar muito, mais o desanimovem aumentando cada vez mais, e ainda me deram nestes últimos meses o cargo de cordenadora da Catequese!
    Estou desesperada…Minha vontade é de parar com tudo.
    Sei que não posso…penso muito nas minhas crianças…
    Se alguem puder me ajudar ficarei muito grata,

    Um abraço
    Fiquem com Deus Fernanda

  12. GUILHERME says:

    OLÁ PADRE PAZ E BEM

    SALVE MARIA!
    A VOSSA BENÇÃO, EU SINTO UM FORTE CHAMADO AO SACERDÓCIO, MAS NÃO SEI SE É UM SACERDOTE DE PARÓQUIA OU COMUNIDADE, PEÇO AS VOSSA ORAÇÃOES E CONSELH.
    FIQUE COM DEUS

  13. quero atualizar meu endereço

    rua joão figueiredo n 187
    vila expoçição

  14. quero atualizar meu endereço

    rua joão figueiredo n 187
    vila expoçição
    moc mg

  15. PADRE LUIZINHO, ESTA PASSAGEM È MUITO TOCANTE PARA MIM
    ” VEM E SEQUE-ME ” É TEMA DO NOSSO ENCONTRO PARA CASAIS DO MINISTÉRIO PARA AS FAMILIAS ÁGAPE(RCC)
    DE IPORÁ GOIAS, QUE SE REALIZARÁ NOS DIAS 16/17/ DE AGOSTO 2008. PEÇO VOSSA INTERCESSÃO E BENÇÃO PARA QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS SEJA DERRAMADO SOBRE ESSAS FAMILIAS E CADA VEZ MAIS TENHAMOS FAMILIAS SANTAS.
    SUA BENÇAO PADRE LUIZINHO.

  16. Paz e Bem…

    Desejo neste breve espaço físico, descrever um pouquinho á respeito da minha vocação.
    Reumirei na seguinte frase: “Tudo começou diante do altar e será no altar que deverá ser consumado” (Aldo César)

    Estou em acompanhamento vocacional na minha Diocese (Uberlândia-MG)..
    Se Deus me permitir, em Fevereiro estarei ingressando no seminário propedêutico…

    Peço humildemente, a oração de todos aqueles que se disponibilizarem a rezar um simples e amável Ave-Maria pela minha vocação…
    Obrigado desde já!

    Em Jesus, Maria e Francisco de Assis, despeço-me com meus maiores e sinceros votos de Paz, Bem, Amor e Fé!´

    Voc. Aldo

    http://www.fraternidadefilhosefilhasdacaridade.blogspot.com

  17. virginia says:

    Sua benção pe. para minha familia
    Gostei muito de ler seu texto.Fui promotora vacacional por 10 anos,deste trabalho Deus nos deu a graça de termos hoje um padre,uma religiosa e dois jovens que irão ordenar diaconos no final desde ano.Elem desdes peresentes,Deus colocou no meu coração a certeza de que assume o seu chamado.
    Sou casada ha 19 anos,sempre me perguntava porque não fui uma religiosa, se o meu maior desejo era servir a Cristo!Compreendi que Deus me chamou, com a missão de evangelizar e levar para ele meu esposo, que não tinha uma vida em Cristo.Ele tornou uma outra pessoa tem uma vida participativa na comunidade é um excelente esposo,muito amado por mim e pelos nossos filhos.
    Que a sagrada familia abençoe todos os lares.

  18. Ione Ap. Rezende do Amaral says:

    Sua benção Pe. Luizinho.
    Sou casada a 16 anos,tenho tres lindos filhos,Renato,
    Bartolomeu e Joaõ Batista.
    A dois anos atras,comecei a passar por muitos proble-
    mas,e foi ai que busquei intensamente a Deus,passei a ter mais presença na vida comunitaria,passei a assistir aos programas da cançÂo nova,foi quando fui tocada e entendi que sem Deus em minha vida eu nÂo tinha valor.Acho que ouvi meu chamado.Hoje sou catequista de Batismo,e estou fazendo meu primeiro seminario.Hoje sei que posso dar muito de mim,levando a palavra de Deus para outras pessoas.Quanto mais busco mais encontro em Deus,ele me deu paz,alegria esperança,confiança e coragem para dizer sim ao seu chamado,tenho certeza que encontrei minha vocaçAo.Sou feliz porque meu marido tambem participa cada dia mais,nos tornamos uma familia carismatica.TEmos ainda muitas dificuldade,mas com Deus tudo se torna mais facil,ele nos da força e nAô nos deixa desanimar,desistir jamais,pois em Deus somos mais que vencedores.
    Peço oraçOês para mim e minha familia,para que busquemos cada dia mais conhecer o caminho do Pai.
    Abraços.Ione Amaral.

  19. Aparecida says:

    Padre Luizinho, sua benção .
    Peço que reze pela minha vocação. Tenho pedido a Deus um sinal de sua vontade em minha vida.
    Um abraço.

  20. Augusto Cesar santos da Silva says:

    Pe.Luizinho

    A Sua benção
    VEnho através desta para comunicar q essa formação veio confirmar o meu chamado,pois busco a cada dia a vontade de Deus em minha vida.Essa formação me incentivou e me deu mais força para continuar a rewsponder o meu chamado`.Por isso hoje eu renovo o meu SIM a DEus.REze por mim.abraços e fik com Deus.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.