A Devoção e o culto a Nossa Senhora Menina

Por no dia set 8th, 2008 sobre Maria, mãe de Jesus.

O Culto de Nossa Senhora Menina está inserido na Fé em Deus, muito antes mesmo de haver existido o cristianismo. Não bastasse as profecias que, desde a Criação, anunciaram a vinda daquela mulher que esmagaria a cabeça da serpente Gn. 3, l5, deparam-se-nos as visões do Rei Davi e os cânticos de seu filho, o Rei Salomão. Não bastasse a esperança sempre viva em Israel de que essa mulher, descendente de seus Reis, daria a luz o conquistador do mundo, o fato é que, logo após o passamento da Virgem (ano 45/47 d.C.), começaram a aparecer escritos, entre eles o Apocalipse de São João (23, l6-l7) que culminaram com o Proto-Evangelho de São Tiago Menor, que foi texto corrente nas Igrejas do Oriente, onde até se chegou a supor que se tratasse de uma introdução ao Evangelho de São Marcos.

O Proto Evangelho de São Tiago Menor trata, antes de tudo, da Natividade de Nossa Senhora, de Nossa Senhora Menina. Precedentes desse texto já existiam outros entre os anos 88 e l00 d. C. As citações do Proto-Evangelho continuaram pelo correr dos séculos, como se vê em Germano I, Patriarca de Constantinopla (715), André Cretense (720), São João Damasceno (749). Do Oriente, conhecem-se mais de cinqüenta manuscritos do texto, além das numerosas versões como as Siríacas, as Armênias, as Etiópicas, as Cóptas (sul do Egito), as Árabes e Eslavas. Do texto revisto e atualizado existem, hoje, perto de cinqüenta edições, principalmente em Italiano, Espanhol, Francês, Alemão e Inglês, além de que nas mesmas línguas, deparamo-nos com mais de vinte estudos críticos. As edições são, geralmente, bilíngües, o texto traduzido é acompanhado pelo original Grego. Desde a previsão de sua vinda a este mundo, a Virgem Maria é a nossa Rainha, nossa benfeitora e o mais natural traço de união entre o nosso Deus e a nossa humanidade. Por isso, o culto que lhe prestamos é de vassalagem, de gratidão e de amor filial. O culto à Santa Mãe de Deus “não é uma invenção da piedade cristã”. Ela terá, como sempre teve, esse culto, desde todos os tempos, através mesmo até de outras denominações, sendo sempre, porém, a Virgem que haveria de dar à luz. Ela terá esse culto até mesmo dos que insistem em negá-lo porque, negando-o, sabem que ele existe e, querendo destruí-lo, o configuram.

Desde o século VII, a Igreja do Ocidente celebra a festa da Natividade de Nossa Senhora, no dia OITO DE SETEMBRO. Aliás, em meados do século VI, apareceu uma reelaboração do Proto-Evangelho, hoje conhecido com o nome de Evangelho do Pseudo Mateus que chegou a exercer grande influência durante a Idade Média. Chegou mesmo a ter uma edição em versos, onde, entretanto, se atribui a autoria do texto a São Tiago Menor. Como resumo desse Evangelho, apareceu, talvez por volta do século IX, o Livro do Nascimento de Maria, atribuído inicialmente, a São Jerônimo. Nossa Senhora é desde o seu nascimento, a inesgotável fonte de todo o Ministério do Cristo Nosso Senhor. Lc. 10,21-22. Em 1623, era consagrada a Nossa Senhora Menina, no Monte Oliveto, Itália, a igreja do convento dos monges brancos, dada a profunda devoção de seu fundador à Virgem Maria. “Em 1757, era publicado o devocionário intitulado Exercícios Espirituais a serem feitos no dia oito de cada mês, em louvor da Natividade e Infância da Virgem Maria” das Irmãs Capuchinhas de Santa Maria dos Anjos. No convento dessas irmãs, mais tarde dispersas pela intolerância do rei, já se venerava a imagem de Nossa Senhora Menina, despertando extraordinário fervor e singular devoção entre o povo que, em massa, acorria a solicitar da Virgem Menina assinaladas graças. Milão, Itália, tornou-se, assim, o centro dessa piedosa devoção. Durante vinte anos, realizaram-se ali as mais suntuosas festas da Natividade da Virgem, precedidas, sempre, por freqüentadíssimas novenas, mesmo depois de haver o Rei suprimido a vida do convento de Santa Maria dos Anjos. Desde 1739, esse mosteiro das capuchinhas possuía a imagem de Nossa Senhora Menina ofertada aquela comunidade pelo Bispo da Cidade de Como. Essa imagem, como ainda é a que veneramos na Igreja Católica Apostólica Brasileira, já era cópia da escultura realizada pela freira Franciscana de nome Isabel Chiara Fornari, em 1735. A imagem venerada em Santa Maria dos Anjos sofreu, entretanto, várias mudanças de lugar. De santa Maria dos Anjos foi; para o convento de São Felipe Nery que, em 1800, foi transformado em hospital e, em 1810, em escola pública. Depois de muitas idas e vindas, as freiras se acolheram a uma pequena casa. A Imagem não podia ser exposta ao público por determinação das autoridades civis. Entretanto, uma das religiosas, por agradecimento à Virgem Menina, que a conservara fiel à sua vocação e aos seus votos religiosos, velava carinhosamente pela milagrosa imagem.

Em 1814, Nossa Senhora Menina recuperou o seu culto solene. Em 1842, a sagrada imagem passou às mãos das Irmãzinhas Beneficentes que todos os anos a expunham para as festas de Oito de Setembro. Em 1876, a imagem foi com as Irmãzinhas para o mosteiro de Santo Apolinário que era o mais antigo convento de Milão. Em 1884, deram-se dois fatos, desde logo tidos como miraculosos, na própria enfermaria do convento. O primeiro foi a cura instantânea da noviça Júlia Macário, totalmente imobilizada no leito em conseqüência de um acidente. O segundo, muito mais espantoso, foi a cura repentina da irmã Josefina Woinovich, há 17 meses com paralisia geral e já, com a assistência da própria mãe, à portas da morte. A notícia correu e o Arcebispo de Milão, Dom Luigi Nazari di Calabiana, apressou-se a ir ao convento prestar sua homenagem à Virgem, naquelas roupagens de recém nascida e em seu pequenino berço.

Oração

Dulcíssima Menina Maria, que destinada a ser Mãe de Deus, passastes a ser também nossa augusta soberana e Mãe amadíssima, pelas graças prodigiosas que realizastes no meio de nós, ouvi, piedosa, as nossas humildes súplicas. Nas necessidades que de todos os lados nos oprimem, e especialmente nesta presente tribulação, nós nos confiamos de todo a Vós.

Ó Santa Menina, em virtude dos privilégios concedidos unicamente a Vós e pelos méritos que adquiristes, mostrai-Vos ainda hoje piedosa para conosco. Mostrai que a fonte dos tesouros espirituais e dos contínuos bens que dispensais é inesgotável, porque limitado é também o poder que exerceis junto do Coração paternal de Deus. Pela imensa profusão de graças com que o Altíssimo Vos enriqueceu, desde o primeiro momento da vossa Conceição Imaculada, dignai-Vos conceder-nos, ó Celestial Menina, a nossa petição, e louvaremos eternamente a bondade do vosso Imaculado Coração. Amém.

Clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações.

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova.

25 Responses to “A Devoção e o culto a Nossa Senhora Menina”

  1. Maria das Neves says:

    Pe Luizinho a sua benção.

    Peço a Virgem Santíssima, mãe de Deus e Nossa Mãe,neste dia em que fazemos memória ao seu bendito nascimento, a graça da sua benção e proteção para todas as crianças do mundo,às q nascem neste dia tão abençoado, às q partem, que sejam acolhidas no colo do Pai Eterno,às que sofrem a consequência de uma família desestruturada,às abandonadas, às que vivem nas ruas,às vitimas da guerra, das drogas e do desamor, às enfermas, às hospitalizadas.
    Peço por todas as famílias, por todas as mães, por todos os pais desempregados.
    Pela família Canção Nova e por toda a Igreja de Cristo.
    Peço pelas crianças Daniel Jr e Matheus, a graça da saúde; peço pelos seus pais, pela conversão,pela paz em seus corações e pela harmonia no lar, direcionamento divino.
    Peço também por todos aqueles que rejeitam a nossa Mãezinha do Céu, pelos que abandonaram a fé católica, que alcancem a graça de retornar ao seu colo de mãe.
    Maria mãe de Deus e nossa mãe,
    Rainha do Céu e da Terra,
    Virgem Menina, rogai por nós que recorremos a vós!

  2. Maria says:

    ô VIRGEM MÂE, QUE VÓS INTERCEDA PELOS JOVENS DE TODO O MUNDO, E EM ESPECIAL PELOS QUE SOFREM VIOÊNCIA DE SEU CORPO.PELOS MEUS FILHOS E TODA Á MINHA FAMILIA AMÉM!.
    Rogai por nós Santa Mãe de para que sejamos dignos da Promessa de Cristo, Amém!!!!

  3. Luciana Barella says:

    NESTE DIA ESPECIAL, QUERO CONSAGRAR TODA MINHA, VIDA, MINHA FAMILIA AOS CUIDADOS DE NOSSA SENHORA DA NATIVIDADE……….MINHA VIDA, MINHAS VONYADES, SONHOS TUDO PEERTENCE A VÓS MÃE QUERIDA, MÃE AMADA. ROGAI POR NÓS. AMÉM!!!!!!

  4. Solange says:

    Pela minha conversão e libertação e de todos os meus familiares.
    Pela restauração do meu casamento com Luiz; pela restauração da nossa sexualidade.

    Pela graça de um emprego para minha irmã e de todos os q necessitam.

    Pela saúde dos doentes do corpo e a libertação dos doentes da alma.

    Pela conversão de todos que não creem em Jesus.

    É o q lhe peço Pai Amado em nome de Jesus por intercessão de N. Sra.
    Assim seja. Amém.

    Muito obrigado.

  5. Eugénia(Portugal) says:

    Desde sempre e por influência da família guardei um carinho especial pela Nossa Senhora,sobretudo pela Senhora de Fátima,já que moro em Portugal.Devo á sua intercessão inúmeras graças,lembro sobretudo aquela que alcancei por intermédio dela que foi a de conseguir um emprego que fosse perto de casa e a dar aulas como pretendia,corria o ano de 1997.Sei pois,que ela e´verdadeiramente Mãe e ela devo recorrer sempre.Gostei particularmente de saber desta devoção a Nossa Senhora Menina e entrego-lhe de modo particular a insatisfação que sinto em relação á minha vida afectiva e pela graça de começar um verdadeiro namoro em Deus…
    Nossa Senhora Menina,rogai por nós…

  6. Maria da Conceicao says:

    Caro Pader Luizinho! Fiquei muito comovida ao verificar que existe uma devocao a Nossa Senhora quando ela era menina…. que lindo!
    E aproveito para despejar o meu pobre coracao aos pes dessa Menina maravilhosa!
    Eu chamo-me Maria da Conceicao, vivo na Alemanha (o meu marido e alemao) e tenho uma filha de 26 anos.
    Sou catolica e praticante e para grande tristeza da minha vida tanto o meu marido como minha filha, eles nao vao a Igreja nem praticam… A minha filha (Ines)
    esta a viver com o amigo dela que tambem nao e batizado e nao querem casar e nem pensar pela Igreja Catolica a quem eles teem grande aversao e que eu tanto amo! Agora a Ines vai ser mama duma menina e ela vai dar um nome muito esquesito a menina que esta esperando e ja agora ela me diz que nao a batirara… Eu pedi a ela para por o nome de Maria em honra de Nossa Senhora, mas ela nao quer! Eu fico sofrendo em silencio e oracao… talvez aconteca um milagre com a sua ajuda sr. padre Luizinho! A bebe esta para nascer para 27 de Outubro! Reze por esta familia, sim?E me envia as suas bencaos! Muito obrigado, que Deus lhe pague e abencoe e que Maria, nossa muito querida Mae o proteja toda a sua vida!
    Jesus! Maria! Eu amo-Vos! Tende piedade de nos! Salvai todas as Almas! Amem!
    Maria da Conceicao Fernandes Wirthgen

  7. Elza says:

    Mãe querida, foste escolhida entre todas as mulheres, interceda por todas as famílias que estão em dificuldade de relacionamento, que o amor seja reinante em cada família, pois o amor perfeito que é o meus Senhor e meu Deus está sempre perto de nós. Creiam na minha angustia sentir olhar de Maria sobre mim,E agora quando rezo o terço com meu esposo, sinto a força de Deus e vejo que os caminhos de Deus é o mais perfeito, e lembro do evangelho que diz que nenhum fio de cabelo cai sem seu consentimento.E agradeço a Maria por tudo, nossa proteção realmente está no nome do Senhor, que vez tudo, e tudo quer para o nosso bem, mesmo que não entendemos no momento.Obrigado pe. Luizinho, sei que ora por todos nós e peço a virgem que te protega e que o Espirito Santo te inspire e conduza. Amém

  8. José says:

    Paz e bem!
    É importante saber sempre mais sobre Maria, a predileta do pai. Ela é bela pois Deus a fez assim. Padre ore por minhas filhas, Juliana e Mariana e por meu filho, Gabriel, para que sejam agaciados com dons especiais para viverem na santiade de filhas(o) de Maria e do pai criador. Ore também por minha cura e libertação; hoje fui ao médico e já vou começar com outra via medicamentosa, o que é realmente um desafio peço também pela libertação da minha esposa e pela salvação do nosso matrimônio. Deus seja louvado, que a menina de Ana e Joaquim interceda pelo senhor e por todos nós. Amém.

  9. Lizinha says:

    MINHA MAE TIRE A DOR DO OMBRO DO MEU MARIDO…JA TE AGRADECO MAE, POIS SEI DO TEU AMOR QUE TUDO PODE. AMEM.

  10. Tamara says:

    OH minha NSenhora Menina me ajuda a pagar as minhas dividas me de uma luz como é que vou fazer e me ajuda a encontrar um emprego.

  11. Tamara says:

    Ilumina a vida do meu irmão Emerson Emanoel da Mata abençoando e iluminando a vida dele , curando do vicio das drogas e ajudando ele a conseguir encontra um emprego

  12. Ilara says:

    Pela cura de meu pai que está na UTI com problemas sérios de saúde desde o dia 21 de agosto . Necessitando de muita oração para se curar.

  13. Tamara says:

    minha menina Maria desde bebe já tua tinha a benção da cura te bençõ cura o coração do meu irmão Emerson Emanoel da Mata e ilumina a vida de Everson Manoel da Mata e ajuda a minha mãe a pagar as suas dividas e se for da vontade de Deus que consiguimos a vender a chacara muito obrigado minha maezinha pela sua atenção mas não esquece dos meus pedido mina mae querida

  14. Tamara says:

    peço minha maezinha eu a resolver os meus problemas financeiro ajudame intercedendo ate Jesus pedido para ele me ajudar me dar uma luz para eu sair dessas dividas muito obrigado

  15. Maria José Adornato de Aguiar says:

    Eu moro em Botucatu, Estado de São Paulo, aqui tem uma paroquia chamada Paroquia Nossa Senhora Menina, eu gostaria de saber a história sobre Nossa Senhora Menina, o Sr conheceria e poderia passar para mim como encontrar algum escrito sobre a natividade de Nossa Senhora.
    Obrigado.
    Maria José

  16. tamara says:

    peço minha mãezinha que nos abençoa e proteja com seu manto protetor e ilumina e abençoa a nossas familias

  17. MHelena says:

    Nossa Senhora Menina:
    Humildemente lhe peço que conceda a graça que tanto peço. Preciso novamente respirar em paz. Estou em contínuo desespero por causa de minhas inúmeras dívidas . Senhora Menina, olhe piedosamente por mim e por minhas filhas. Me socorre nessa angústia que me dói a alma. Acolha Senhora meus pedidos. Ilumine minha vida. Menina Maria, me ajude!

  18. rosa maria says:

    quero consagrar toda minha familia nas mãos abençoadas de N Sra Menina, para que ela interceda por todos nós junto ao Pai.
    Em especial pelo meu filho Alexandre, e meu sobrinho Felipe que está com depressão, e pelos meus outros sobrinhos que necessitam de emprego.
    Querida menina de Deus, venha em nosso socorro.

    obrigada
    rosa maria

  19. ana maria says:

    Nossa Senhora!
    Quero hoje com todo carinho dar Parabéns!
    Pelo vosso nascimento, e agradecer todas a Bençãos derramada em minha vida e nos meus…
    Rogue por Nós Santa Mãe de Deus!!

    Te amo! Mãe Sanstissima!

  20. Ana Lima da Silva says:

    Padre Luizinho,sou uma previlegiada,estive na canção nova pouco tempo após a sua ordenãção e fui agraciada por Jesus em fazer minha confição com o senhor,já faz algum tempo mas são passagens enesquecível em nossas vidas.hoje tenho o previlégio de ter um computador e poder pedir-lhe que me ponha em suas orações,tenho 58 anos e sou muito só,solteira e ainda pedindo á Nossa Senhora que me de a graça de ter um esposo.graças á Deus já estou aposentada e,tenho mais tempo para dedicar-me á oração,Sem mais,e já agradecendo á Jesus e á Maria á graça que tenho certeza que já alcancei,é só saber esperar o momento que éla escolheu para me apresentar o escolhido,e lhe agradecer por ser esse sacerdote abençoado que está sempre pedindo á Deus por aqueles que creem.Deus abençoe o seu sacerdócio .Um abraço.Ana Lima da Slva.S.Paulo

  21. Minha QUERIDA MÃEZINHA, pedi a Jesus pela minha vitória e minha paz. Amém. Obrigada. Feliz Aniversário

  22. Saryta says:

    Te agradeço meu Deus pelo nascimento da tua filha dulcíssima Maria e por ter nos dado como nossa Mãe.
    Minha Mãe do Céu, venho te agradecer pela tua proteção e pelo teu carinhoso cuidado para comigo, minha família e amigos. Peço-te tua contínua intercessão e que não deixeis que percamos o caminho que nos leva ao teu filho Jesus.
    Obrigada! Parabéns pelo teu dia!

  23. Ana Paula says:

    Minha Mãe querida intercedei por mim junto ao teu Filho Jesus pela minha libertação, pela minha conversão, para que eu possa ser uma pessoa santa. Tb peço pelo meu doutorado e pelas demais tribulações pelas quais estou passando nesse momento. Peço a minha aprovação em teoria dos grafos e que a injustiça ocorreu possa ser corrigida a tempo de evitar maiores prejuizos. peço que toques o coração de quem a causou e que essa ocasião seja para essa pessoa ocasião de graça e conversão. Peço q Senhora rogue a Jesus que Ele me capacite para que eu possa cumprir os votos q fiz a Ele e me manter fiel a Ele até o fim. Dai-me forças e coragem, dai-me tb uma fé inabalável para q eu possa continuar resistindo Nele nesse dias maus. Ajuda-me a suportar pacientemente essa tribulação e me manter firme na fé e no propósito que o Senhor tem para mim minha mãe. Olhai também pelos meus pais, em especial pelo meu pai q está tão atribulado pela suspensão da aposentadoria dele, infelizmente ele não pode fazer o recadastramento no periodo pois estava internado para retida de um cancer e em consequencia disto o pagamento dele foi suspenso e hoje qdo ele foi lá disseram a ele q ele só podera receber no mês q vem e não temos dinheiro se quer para rompermos esse mês e ele está muito abatido com isso. Ajuda-o Mãezinha passa a frente deste problema e qto a mim passe a frente do meu doutorado, q a minha nota seja corrigida com justiça e q a minha bolsa seja liberada, pois o fardo para os meus pais terrenos está pesado demais. Ajude-nos Mãezinha em td isso, mas principalmente para possamos permanecermos firmes em Jesus e na Igreja, na fé q temos. Sei q essa tribulação vai passar, mas por favor segure as nossas mãos para q não caiamos em tentação. Amém.

  24. Sheila says:

    Nossa Senhora Menina , faça-se em mim a graça do matrimônio . Amém .

  25. maria aparecida das almas says:

    Eu nao conhecia NSra Menina e achei lindissima a devocao a Ela dedicado
    Maezinha Menina intercedei p/mim na causa
    q/esta na justica ha mais de dois anos a
    Senhora conhece as necessidades de seus filhos
    sao tantas coisas q/queria lhe contar mas nao ha espaco, a Senhora sabe o qto amo meu
    marido q/vive c/outra, o qto isso me doi na alma, meus filhos lhe amam tanto Doce Maezinha
    Menina seu lindo Filho tb muito amado por nos
    vem em meu socorro acudi-me nas minhas angustias.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.