Ao Mestre com Carinho: Oração do Professor
Por no dia out 15th, 2008 sobre MENSAGEM DO DIA.
No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.
No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”. Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima – caso tivesse sido cumprida.
Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 1 de junho a 15 de dezembro, com apenas dez dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização. A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça – inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase ” Professor é profissão. Educador é missão”. Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definia a essência e razão do feriado: “Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias”.
“Meu mestre e meu guia!
A quem nenhuma coisa feriu, nem doeu, nem perturbou, seguro como um sol fazendo o seu dia involuntariamente, natural como um dia mostrando tudo, meu mestre, meu coração não aprendeu a tua solenidade, meu coração não aprendeu nada e nada, meu coração está perdido”.
(Fernando Pessoa).
“Professor é o sal da terra e a luz do mundo.
Sem vós tudo seria baço, e a terra escura.
Professor, faz de tua cadeira a cátedra de um mestre.
Se souberes elevar teu magistério, ele te elevará à magnificência…
… Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.
Melhor professor nem sempre é o de mais saber e, sim, aquele que, modesto, tem a faculdade de manter o respeito e a disciplina da classe”.
Cora Coralina
Oração do Professor
Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim um professor no mundo da educação.Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.Quero renovar cada dia à coragem de sempre recomeçar.Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicador para melhor poder servir.Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho.Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim um educador hoje e sempre. Amém!
(Autor desconhecido)
Acesse e veja também:Conheça e reze com santa Teresa D’Ávila
Testemunho: O que uma professora de verdade fez na minha vida!
Minha benção querido professor.
Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova.
A todos os mestres de cada dia,aos mestres inesquecíveis de nossa vida,aos mestres que dignificam a arte de ensinar,aos mestres que nos inspiram a sermos melhores naquilo que fazemos,aos mestres que nos ajudam a fazer nossas escolhas para a costrução de um mundo mais humano,mais justo e mais cristão,aos mestres que buscam inspiração no Mestre dos mestres para exercerem suas missões com amor e com desejo de tranformar o mundo num lugar melhor.Que Deus os abençoe e derrame sobre todos os professores as graças necessárias para viverem uma santa e digna vocação como mestres na arte de ensinar e amar e que Santa Teresa D’Ávila interceda sempre por eles.
PARABÉNS QUERIDOS MESTRES!!!
DEUS ILUMINE E ABENÇOE A TODOS OS PROFESSORES DESTE MUNDO AMEM OBRIGADO POR VOCES EXISTIREM.
Parabéns, Pequena. Deus abeçoe a vocação das vocações. Aquela que é capaz de fazer o homem pensar, ler e refletir. Que tira do ser humano a cegueira da ignorância e da alienação, que forma opiniões. O professor dos professores, o Mestre dos Mestre é Jesus Cristo. Um filõsofo disse: “penso, logo existo”; mas Jesus foi quem realmente soube e sabe ensinar, nos provocando a pensar e não impondo pensamentos. Aliás, pensamentos nem sempre são virtudes. O verbo se fez carne e habitou entre nós. Antes, tudo era verbo… O verbo é palavra, que vem da leitura. É preciso que o ser humano leia e, mais ainda, a Palavra de Deus, porque quem não lê, não pensa; quem não pensa não tem palavras e sem as palavras nada muda, porque o verbo é Palavra, que se faz carne e habita entre nós. “Penso, logo existo…”, mas existo com Palavra de Salvação. O filósofo estava quase certo, quase… Um dia terei a graça de dar aula… de graça… de graça recebi … de graça devo dar… somente pelo simples prazer de ser Professor, porque “Mestre” só existe um… Mestre e Senhor. Beijo. Te amo. Quando você me mandou a mensagem, eu estava justamente preparando este e-mail.
Neste dia dedicado aos professores, quero apresentar a Deus os professores dos meus filhos Mateus Augusto e Lídia Cristina. Apresento todos aqueles que já passaram pela vida deles e todos aqueles que irão passar, e os atuais, consagrando desde já todas essas pessoas ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.
De Lídia: Adriane Brasil, Lucinha, Meire, Maria Lucia, Maria do Carmo, Adriana Pedrosa, Marcia, Adenilde, Gilberto
De Mateus: Wanderley, Karina, Anderson, Manuela, Ana Claudia, Gilze, Mauricio, Serenini, Rony, Keyla, Vania,Paulo Henrique, Fernando.
Parabens……
Que Deus posa iluminar todos os professores dando a todos os frutos do espírito citados por Paulo hoje na liturgia da igreja(GL 5,18-25)e principlamente à escola que eu trabalho EMEB Prof. Hélio Paulino Pinto-Franca-SP.
Feliz dia do professor!!!
a minha querida prima com muito amor e carinho………….bjsssss no coração…….
fica com DEUS.
Parabens
sou professora estou para aposentar,trabalho por vocação.reze por tem horas que parece que não consegui nada com esse dinheiro fico revoltada.mas o que fazer,pelo menos tenho um emprego sou feliz na minha profissão.estou com medo de aposentar ficar com depressão sem ter o que fazer reze por mim.
bom!
PARABÈNS!!! a todos os professores pelo seu dia pela missão de ser educador e professor…
PARABÉNS!!! a você Pe. Luizinho, por ser esse sacerdote, que evangeliza educando a todos que passam pela sua vida e aqui pelo seu blog. Você também faz parte da congregação de professores deste país.
Que Deus abençõe a todos os professores!
Amém!!!
Profª Evani
Parabéns todos educadores e que Deus ilumine a todos nessa missão de ser educadora.Força e ânimo.
Sou professora e fiquei muito feliz com essa homenagem padre,muito obrigada! Reze por essa profissão tão sofrida e desvalorizada. E aos meus colegas de profissão, gostaria de me unir em oração,Deus precisa de nós para semear o amor nesse mundo tão desestruturado,perseverem. E lembrem : Que pelas nossas mãos passam todas as vocações!!!!!!!!!!!A graça de Deus esteja sempre sobre nós, e que Jesus nos abençoe sempre,amém!!!
Parabéns a todos os professores, que o senhor os proteja e abençõe sempre, em especial eu e meu marido, que vamos entrar na profissão do magistério no ano que vem.
Que o Senhor nos prepare, para sermos além de professores anuncioadores de seu amor aos alunos e colegas de profissão.
Que essa vocação possa produzir muitos frutos para ti.
Amém.
Pdre Luizinho sua benção!
Eu quero parabenizar todos os professores pela passagem do seu dia.Pois é uma missão árdua,porem gratificante.
Que Deus abençoe com muita sabedoria,e discernimento.
Para Ivana Maciel
Ivana, li o seu e-mail. Também sou professora e tive muito medo de aposentar. Trabalhei por 27anos, dando aula de alfabetização. Perdi meu marido e aos poucos minhas filhas mudaram pra um outro país(o que já estava programado). Deixei que elas fossem pois não queria atrapalhar um sonho que tinham. Fiquei sozinha,era o que pensava, mas com o tempo vi que DEUS nunca me abandonou. O que me dava muita força era o meu trabalho, só que em pouco tempo a aposentadoria saiu. No começo fiquei desesperada. O que vou fazer meu DEUS? Porém ELE me mostrou muitos caminhos: o da oração, ser voluntária num lar de pessoas idosas, aprender outra língua, fazer hidroginástica, ouvir outras pessoas, seus problemas, dores… então vi que não estava sozinha e parei de olhar só prá mim e percebi que tem um mundo “lá fora”que precisa de mim e eu dele. Vou rezar por você,mas não se preocupe e nem fique com medo, pois DEUS já tem lindos planos pra você. Beijos! Ana
Senhor,quero ser não somente uma professora,mas também uma educadora que,no dia a dia de cada encontro com meus alunos e alunas,transfigure para cada um deles o rosto do mestre dos Mestres:Nosso Senhor Jesus Cristo! Que a cada encontro possa aprender a amá-los e acolhê-los e passar a eles não só as lições do conteúdo necessário à aprendizagem,mas também aquele conteúdo ,hoje ,tão difícil de ser vivido pelo ser humano:os valores cristãos e éticos que nos fazem crescer e tornar pessoas cada vez mais humanas,acolhedoras e misericordiosas!Senhor,ajude-nos nessa difícil arte de ensinar!
Em 2007,passando por cura interior tive um testemunho de minha 2a professora primária.Ela dizia como me conheceu e minhas três irmãs e sempre afirmava que Deus esteve sempre presente em nossas vidas ,pois tudo que fazíamos dava certo na vida. A começar deste primeiro encontro.Haviámos chegado de BH, da FEBEM ,órfãs e sem nenhum parentesco para sua pequena cidade,onde havia um orfanato de freiras que incumbiu-a de receber-nos pois estávamos atrasados na escola e com um histórico de vida doloroso em suas mãos.Já tinha 9 anos e nunca havia ido á escola.Foi amor á primeira vista com esta nova vida.Saimos muito bem na escola, gostávamos de estudar e não tivemos dificuldades escolares nesta primeira etapa da vida.Em três anos ,o Orfanato fechou-se e retornaríamos ao Juizado de Menores.A mesma ficou indignada e tinha que fazer algo para que não voltássemos á estaca zero, voltar á FEBEM.Ela mesmo acompanhou nosso retorno e foi conversar pessoalmente com os responsáveis em BH.600km de distância, solicitando encaricidamente que arrumasse outro local, que fosse educacional-religioso, pois que éramos de boa conduta, boa índole.E fomos para outro Orfanato de freiras e ficamos até a maioridade.Foi o instrumento de Deus para guiarmos enquanto não tínhamos entendimento da vida.Ela foi madrinha de Crisma de minha irmã e até hoje somos ótimas amigas.Isto foi em 1973 e ainda Ela comenta com todos quando nos encontramos como somos abençoadas por Deus.Só agora entendi porque ela sempre comentava do amor de Deus por nós(eu e minhas irmãs).Seu nome , Izabel Ximenes Padilha , minhas orações e bençãos.
Olá senhor Luiz,to aqui de volta nao vou deixar de falar,pare de mentir para essas pessoas que estão cegas espiritualmente.Fale a verdade.Tenho a plena certeza de que você sabe que santo algum,a não ser o Santo JESUS tem pode sobre todas as coisas e na palavra de Deus diz:Todo poder foi me dado nos ceus e na terra,então se todo poder está nas mãos de Jesus nao sobrou pra ninguem.
E digo pra todos vocês que lerem essas palavras quando alguem pede algo a algum santo e tem seu pedido respondido,fique sabendo que nao foi Deus nem muito menos aquele santo a quem foi pedido quem respondeu,mas quem repondeu foi o próprio SATANÁS.Leiam a bíblia que Deus abrirá os vossos olhos.