AS DOENÇAS DOS NOSSOS TEMPOS E O VERDADEIRO AMOR!
Por no dia out 20th, 2008 sobre MENSAGEM DO DIA.
Estes dias acompanhamos o caso de um rapaz que manteve a ex-namorada e alguns colegas seqüestrados num apartamento, é um sintoma de uma sociedade cada vez mais doente. Infelizmente hoje estamos sendo “seqüestrados” por doenças psicoemocionais de diversos tipos e cada vez mais graveS. Infelizmente estamos todos nós muito mexidos com o desfecho trágico do caso e a morte da jovem Eloá, o que me conforta é a decisão heróica e amorosa que vai além disso tudo, que a família da jovem tomou de doar os seus órgãos.A grande discussão que a mídia em geral está fazendo é sobre a ação policial, se houve erro ou não, mas em minha opinião o ponto de reflexão não é este e sim sobre as doenças do nosso tempo e o Verdadeiro Amor, que é capaz de formar pessoas mais equilibradas e felizes. Aumenta a minha santa preocupação com os nossos jovens, sua formação e para onde caminha a humanidade sem amor, sem Deus?
O diagnóstico que estava sendo dado pela imprensa era de uma doença chamada de “amor” patológico. É muito estranho conceber todo aquele ciúme doentio e possessivo, que chega ao ponto de manter aquele que “ama” em cárcere privado, ameaçando o objeto do seu destrutivo amor. Acredito que nosso mundo tem perdido o verdadeiro sentindo do AMOR. O pior de tudo é que se falta o verdadeiro amor falta também a Deus, nesta altura não podemos nem falar de fé, que é um dinamismo que põe em marcha o amor. Nós precisamos ensinar urgentemente aos nossos jovens o que é o verdadeiro amor. “A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, a não ser o amor recíproco; porque aquele que ama o seu próximo cumpriu toda a lei”. (Romanos 13,8).
“O Amor tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Hino ao Amor I Cor 13,1-13
Entendendo um pouco melhor: O que é “Amor Patológico?
O amor definido em dicionário como sentimento que impulsiona o indivíduo para o belo, digno ou grandioso; grande afeição de uma pessoa a outra do sexo oposto; ligação espiritual, amizade; desejo sexual1 tem sido descrito há séculos, por estudiosos de várias áreas do conhecimento. O primeiro deles foi Platão (427 a.C. – 347 a.C.) que, em o “Banquete”, definiu o “amor autêntico” como aquele que liberta o indivíduo do sofrimento e conduz sua alma ao “banquete divino” e sugeriu a distinção deste com o “amor possessivo”, que persegue o outro como um objeto a devorar.
Esta conceituação foi retomada por Immanuel Kant (1724-1804), que demonstrou que somente o “amor-ação” (altruísta) é aceitável, uma vez que inclui preocupação verdadeira e desinteressada pelo bem estar do outro; o “amor-paixão” (egoísta), segundo a filosofia kantiana, é impossível de controlar, se relaciona aos interesses próprios e comporta desatino e desprezo pelo outro.
No início do século passado, Freud descreveu o instinto amoroso chamado Eros, a partir da percepção de que uma histérica queria dizer algo (que não conseguia dizer com palavras), através de seu corpo. Entendido como tudo o que pode ser sintetizado como amor, Eros inclui: amor a si mesmo, aos pais, aos filhos, à humanidade, ao saber e aos objetos abstratos. O conceito de amor para Freud, portanto, é uma ampliação do conceito de sexualidade, definido como um conjunto de processos mentais internos que dirigem a libido do indivíduo para um objeto (parceiro) com objetivo de obter satisfação.
Autores mais recentes propõem que a atitude de fixar atenção e cuidados em relação ao companheiro é esperada em qualquer relacionamento amoroso saudável. Todavia, quando ocorre falta de controle e de liberdade de escolha sobre essa conduta, de modo que ela passa a ser prioritária para o indivíduo, em detrimento de outros interesses antes valorizados, está caracterizado um problema denominado amor patológico (AP). Esse quadro pode estar presente em outros transtornos psiquiátricos, associado a sintomas depressivos e ansiosos primários ou pode ocorrer isoladamente, em personalidade vulnerável, com baixa auto-estima, e sentimentos pervasivos de rejeição, de abandono e de raiva.
Apesar de essa condição estar claramente descrita como uma dificuldade de âmbito psíquico e, também, da crescente ênfase que a mídia vem oferecendo esse tema ainda não foi adequadamente pesquisado. Para isso, a revisão dos dados diagnósticos, clínicos e familiares do AP se faz necessária, objetivo deste trabalho.
Conclusão:
As características específicas do AP não se restringem meramente aos fatores socioculturais e/ou psicodinâmicos. É fundamental, além da minuciosa avaliação diagnóstica contemplando aspectos psiquiátricos e história familiar, a compreensão sobre o diagnóstico diferencial do AP. A partir desse conhecimento teórico e da comparação entre portadores e normais, o AP poderá vir a ser classificado e, assim, efetivamente tratado em nossa comunidade.
Fonte de pesquisa: Revista Brasileira de Psiquiatria: Pathological love: is it a new psychiatric disorder?
Eglacy C Sophia, Hermano Tavares, Mônica L Zilberman.
Jesus Cristo e seu evangelho há muito tempo vem auxiliando a nós para vivermos melhor uma dinâmica do verdadeiro amor é o perdão e a reconciliação, a partilha e a transparência. A falta de perdão, a rejeição e os problemas sempre mal resolvidos são gravíssimos para a saúde emocional e psicológica das pessoas. Por isso, é preciso ensinar desde cedo à dinâmica do perdão e da reconciliação, saúde sentimental começa de dentro para fora, o amor verdadeiro nos dá essa capacidade de vencer os momentos de conflitos e dificuldades sem prejudicar os outros e a nós:
“Não se ponha o sol sobre a vossa ira”. (cf. Efesios 4,26b)
“Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição”. (Cf. Colossenses 3, 13; 17).
O amor é um ato de vontade, assim também como o perdão, eles envolvem a graça de Deus, por isso, hoje mesmo diante de minhas limitações e fraquezas eu quero ultrapassá-las e vencer todos os sentimentos que hoje me prejudicam. Eu sou livre e posso escolher, quero Senhor pedi a Tua Graça para perdoar a mim mesmo e a todas as pessoas e situações que me prejudicaram. Quero começar pedindo perdão a todos da minha família, pais, irmãos, tios, primos, que de alguma forma consciente ou inconsciente me prejudicaram, me fizeram mal e por isso senti raiva, ódio e vontade de prejudicá-los também…
Clique e continue rezando a Oração de Perdão
Clique em comentários e deixe o seu recado e seus pedidos de orações.
Conte sempre com as minhas orações.
Minha benção fraterna.
Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova.
OLÁ BLOGUEIROSS,
Estou passando para divulgar um novo BLOG do Portal.
Convido para vocês darem uma visita e ajudarem na divulgação! Um grande abraço!!
ALÉM DA NEBLINA:
http://blog.cancaonova.com/alemdaneblina
Peço orações pelo meu ex-namorado!
Sua bênçao!
Uma verdadeira aula, sem comentários, estou maravilhada com a sua capacidade de escrever, que Deus o abençoe sempre mais…
Saudades!
Evani
sua bençao padre gue comentario maravilhoso pena gue ser humano esta vivendo ao contrario padre ore por nos ate.
Oi, Padre
Sua Benção!
Peço oração para que o Sangue de Jesus possa me libertar de toda opressão e cativeiro, tudo aquilo que tenta amarrar minha vida espiritual, afetiva, financeira,profissional, pois tenho sido alvo de muitas invejas, às vezes sinto-me cansada e abatida. Reze p/ mim.
Peço orações pelo meu ex marido para que ele venha a conhecer as maravilhas que Deus pode fazer em nossas vidas, que Deus o liberte de todo mau.
Esquecemos do verdadeiro amor, que é o amor doação, Agora as pessoas amam esperando sempre uma retribuião maior, não enxerga o verdeiro eu de cada um e vão a violencia, adestruiçao do objeto de seu desejo. Que o Senhor nos restaure o verdeiro Amor. Amém
Sua bençao. Que Deus abençoe a todos nós. Peço que faça orações para mim e minha família. Amém
Pe.Luizinho, boa noite, a paz de Jesus e o amor de Maria. Por favor sei q existe uma passagem na bíblia q diz q devemos ajudar a todos mas principalmente os irmãos da fé. Acreditod q seja em um dos evangelhos, aonde está essa passagem. Aguardo resposta. Grata. Waldeise Cabral Furlan. deisefurlan@hotmail.com
a paz de jesus padre namorei um rapaz e estou sofrendo porque terminou comigo mas somos amigos e gosto muito dele a familia dele e espirita pesso oraçao e aconselhamento
consagro ao preciosissimo sangue de jesus um emprego na minha vida e pela paz de espirito da minha familia.
ola todos da cancao nova quero oagradecer pelas bencaos que o senhor sempre me deu e pelo meu irmao que e seminarista que rezem nao so pof ele mais por todos leigos e religiosos.amem
bom dia cancao nova aqui e veronica noiva de joao carlos estamos muitos felizes p nosso casamento este ano pedimos que rezem por nos e familhia e pela paz no mundo joao carlos faria cariacica espirito santo
Peço oração pela cura de Antonio Orival Belo(meu esposo) que sofreu um AVC e está passando por Fisioterapia e Fonoaudióloga. Eu creio e confio no poder de Jesus Cristo.
Peço também que rezem pela minha sobrinha que está passando por uma fase difícil.Adoeceu e enfraqueceu e está endividada. Eu quero e preciso ajudá-la. Seu nome é Cristina Figueiredo.
Obrigada e que Deus abençoe a todos.
Sivanilde