Retiro virtual: Orgulho e soberba são a mesma coisa?

Por no dia mar 24th, 2009 sobre Quaresma.

  

   Queridos irmãos Deus tem um plano para nós, que inclui felicidade e salvação. Pecado é quando éramos o alvo em nossa vida e pagamos o preço, ou seja, as conseqüências de nossas escolhas, mas é possível reconhecer que errou e começar tudo de novo e refazer a sua caminhada. Deus sempre nos espera de braços abertos como o pai do filho pródigo. Refletir sobre o pecado e suas conseqüências em nossas vidas podem muito nos ajudar a entender melhor e fugir deles, clique em Liturgia Diária e leia a mensagem da Palavra de Deus pra você hoje. Depois reze orações para a 4º semana do retiro popular e vamos para mais um exercício espiritual, refletir sobre o pecado da soberba:

 

A soberba ou orgulho

 

   A soberba é o pior de todos os pecados capitais. É o que levou os anjos maus a se rebelarem contra Deus, e levou Adão e Eva à desobediência e ao pecado original. Alguém disse que o orgulho é tão enraizado em nós, por causa do pecado original, que “só morre meia hora depois do dono”. Por outro lado, por ser o oposto da soberba, a humildade é grande virtude, a que mais caracterizou o próprio Jesus, “manso e humilde de coração” (Mt 11,29), e também marcou a vida de Maria, “a serva do Senhor” (Lc 1, 38), José, e todos os santos da Igreja.

 

   São Vicente de Paulo ensinava seus filhos que o demônio não pode nada contra uma alma humilde, uma vez que sendo ele soberbo, não sabe se defender contra a humildade. Por isso, com esta arma ele foi vencido por Jesus, Maria, José, S. Miguel e os santos. A soberba consiste na pessoa sentir-se como se fosse a “fonte” dos seus próprios bens materiais e espirituais. Acha-se cheia de si mesma, e se esquece de que tudo vem de Deus e é dom do alto, como disse São Tiago: “Toda dádiva boa e todo dom perfeito vêm de cima: descem do Pai  das luzes” (Tg 1,17).

 

   O soberbo se esquece que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus, e que, portanto, Dele depende em tudo. Como disse Santa Catarina de Sena, ele “rouba a glória de Deus”, pois quer para si as homenagens e os aplausos que pertencem só a Deus. São Paulo lembra aos coríntios que: “nossa capacidade vem de Deus” (2 Cor 3,5). Aos romanos ele disse: “Não façam de si próprios uma opinião maior do que convém, mas um conceito razoavelmente modesto” (Rm 12,3). “Não vos deixeis levar pelo gosto das grandezas; afeiçoai-vos com as coisas modestas. Não sejais sábios aos vossos próprios olhos” (Rm 12,16). Aos gálatas, Paulo diz: “Quem pensa ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo” (Gl 6, 3). A soberba tem muitos filhos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria, etc.

 

   Podemos dizer que a soberba é a “cultura do ego”. Você já reparou quantas vezes por dia dizemos a palavra eu? Eu vou, eu acho, eu penso que…, mas eu prefiro…, etc. A luta do cristão é para que essa “força” puxe-o para Deus, e não para o ego. Jesus, nosso Modelo, disse: “Não busco a minha glória”. (Jo 8,50). São Paulo insistia no mesmo ponto: “É porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar os homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Deus” (Gl 1,10).

 

   A soberba é o oposto da humildade. Essa palavra vem de “húmus”, aquilo que se acha na terra, pó. O humilde, é aquele que reconhece o seu “nada”, embora seja a mais bela obra de Deus sobre a terra, a sua glória, como dizia santo Irineu, já no século II. São Leão Magno, Papa e doutor da Igreja, no século V, disse que: “Toda a vitória do Salvador  dominando o demônio e o mundo, foi iniciada na humildade e consumada na humildade!”.

 

   Adão e Eva, sendo criaturas, quiseram “ser como deuses” (Gen 3,5); Jesus, sendo Deus, fez-se criatura. Da manjedoura à cruz do Calvário, toda a vida de Jesus foi vivida na humildade e na humilhação. Por isso Jesus afirmou que no Reino de Deus os últimos serão os primeiros e quem se exaltar será humilhado. Façamos como santa Teresinha que procurava o último lugar…

 

Oração Diante das Tentações

   Mãe querida acolhe-me em teu regaço, cobre-me com teu manto protetor e, com esse doce carinho que tens por teus filhos afasta de mim as ciladas do inimigo, e intercede intensamente para impedir que suas astúcias me façam cair. A ti me confio e em tua intercessão espero. Amém.

 

Matéria relacionada: Vídeo:Padre Paulo Ricardo fala sobre Orgulho

 

Clique em comentário e diga como você vence o orgulho no dia-a-dia? Seus pedidos de orações.

Conte com as minhas orações.

 

Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova.

46 Responses to “Retiro virtual: Orgulho e soberba são a mesma coisa?”

  1. Décio Ramos says:

    “””EM NOME DE JESUS CRISTO, MEU SALVADOR, RENUNCIO TODO O ORGULHO, A PREPOTÊNCIA, VAIDADE, VANGLÓRIA, ARROgÃNCIA, AUTO-SUFICIÊNCIA, AMOR PRÓPRIO, E TODO O MEU EGO ………… QUE TENHA HUMILDADE EM ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS, OS DOCUMENTOS, E APOSTILAS DA RCC , RECONHECENDO MINHA IGNORÂNCIA ……….. E SEMPRE BUSCAR CONHECER A VONTADE DE DEUS NA MINHA MISSÃO…….”””
    aBRAÇO PE. lUIZINHO!

  2. ana maria says:

    em nome de jesus cristo meu salvador eu renucio todo orgulho eco meu vaidade vangloria arrogancia prepotencia falta de humildade nervosssimos odio rancor fala sem pensar ofensa sem pensar ao soultros meu jesus tira isso de minha boca mente e coraçao me cura e me liberta desses pecado meu jesus eu meu filho e marido em nome de jesus salvador me ajuda amem

  3. Elines Rodrigues says:

    Deus é maior que tudo, na minha vida. Sempre fui muito orgulhosa, antes de conhece-lo, tinha até vergonha das pessoas que eu amava mais eram simples, pois me sentia o máximo. Após o meu 1º amor com Deus, comecei a pedir humildade em meu coração para poder ter um coração igual ao de Jesus, disposto a obedecer, sentir o poder do Espirito Santo. Acho que ser humilde é ser amada e realizar sem discriminação o amor, porque Deus é amor.

    peçamos: Jesus, manso e humilde de coração, dai-me um coração semelhante ao vosso !! Amém.

  4. E.U. says:

    Jesus afirmou: “Eu não vim de mesmo, mas é verdadeiro Aquele que me enviou”. Eis a verdadeira realidade da humildade: reconhcer a Verdade e o Verdadeiro. E do húmus, Jesus quer que sejamos sal: “Vós sois sal da terra e Luz do mundo” (cf. sermão da montanha). Se do nada fomos concebidos, para muito vivemos; e vivemos na dependência d´Aquele que, por Sua grandeza, não é auto-suficiente; Ele basta-se na humanidade que vive d´Ele.

    Numa sociedade em que se procura massificar o pensamento, as atitudes, os gestos, as palavras etc., é bom ter a consciência do eu – da individualidade sem individualismos -, porque eu e você somos um ser único para Deus em benefício de todos os outros.

    A igreja deve também aceitar esta realidade, evitando a acefalia e a despotismo sobre a consciência. Contudo, jesus permaneceu na unidade do Pai. Quando dois amam, o Amor em dois é um. Por isso o amor é só UM. Eis a unidade na diversidade. De tão forte é a consciência e humildade de Jesus que em Jo. 8, 58 afirma: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão fosse, eu sou”. Pretendia Jesus dar a importância que é devida a Deus; por isso cita a forma como Deus se identifica a Moisés (cf. Ex. 3, 14) “EU SOU”. Assim sendo, reconheçamos que Jesus, por sua vida e morte, revela-nos a divindade da vida e da morte em todo o SER.

    Senhor, faz do meu eu o espelho do teu EU para que, como Teresinha, eu me agarre a este elevador e possa também dizer: “Subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus” (cf. Jo 20, 17). “Ora, a vida eterna consiste em que Te conheçam a Ti, um só Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo que enviaste”. (cf. Jo 17, 3)

  5. ROSANA says:

    Quando sinto o orgulho tomar conta, rezo bem baixinho,mas com convicção: “JESUS, MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO, FAZEI O MEU CORAÇÃO SEMELHANTE AO VOSSO”

    Peço oração pelos meus filhos e seus estudos, Michel e Raisa
    Obrigada, abraços carinhosos
    Rosana

  6. Alba says:

    pADRE Luizinho sua bençao.

    eu sou uma pessoa orgulhosa, isto na verdade é uma capa para mascarar minha insegurança e meus erros. Estou no momento em uma situaçao dificil, eu mesma me coloquei nela pela minha teimosia e orgulho, e agora estou passando por momentos angustiantes e dividindo com uma pessoa parte do problema por medo e insegurança, morro de medo da minha familia e nao me perdoo, peço a soluçao a Jesus e ela tem demorado, descobri que é falta de confiança Nele eu nao estou ajudando.estou arrependida e quero preciso mudar de vida, peço suas oraçoes para que eu acredite nesta mudança tenha paciencia e tenha fortalecimento na Fé se Jesus me perdoou porque eu nao vou me perdoar, sou orgulhosa mais uma vez, vejo que preciso acima de tudo de conversao humildade fe e confiança no Senhor, peço oraçoes que eu REceba o Espirito em toda a sua força, imploro por esta graça e imploro ao Pai pelos meus impossiveis, em nome de Jesus, eu nada posso para mim é impossivel mas para o Senhor nada é impossivel

    grata

    Alba

  7. Evandro says:

    Bom Pelo menos eu tento vencer as coisas, os medos, meus traumas do dia a dia,, mais é muito dificil, são muitas as poucar vezes que consigo vencer meus medos, por exemplo hj estou completamente derrotado, por mais que eu queira vebcer algo me derruba, não sei mais o que fazer e tão pouco sei o que Deus quer de mim… queria tanto não ter mais medo, disconfiança, medo de ser traido…. Pesso que hores por mim Padre

  8. MARIA CIRENE MALOSSO DE MORAES says:

    Ahumildade vence a soberba. Peço a Deus e a Virgem Maria que faça de mim uma pessoa humilde diante dos meus irmãos em Cristo.

  9. PE. LUIZINHO, SUA BÊNÇÃO! PAZ E BEM! O MEU ORGULHO NÃO ME IMPEDE DE RECONHECER MEUS ERROS, MAS ME DIFICULTA QUANDO TENHO DE PEDIR DESCULPAS. QUANDO O ORGULHO VEM, EU ME LEMBRO QUE NADA SOU, QUE TUDO PASSA E PROCURO NA ORAÇÃO A MISERICÓRDIA DE DEUS. FAÇO A TERAPIA DO PERDÃO: FICO ALGUM TEMPO EM ORAÇÃO PEDINDO E DANDO PERDÃO A MIM E À QUEM OFENDI E/OU ME OFENDEU. PEÇO A MISERCÓRDIA, MISERICÓRDIA, MISERICÓRDIA… E DEUS SILENCIA MEU CORAÇÃO, APAZIGUA MEU ESPÍRITO E ME DEVOLVE A ALEGRIA. PEÇO ORAÇÃO POR TODA MINHA FAMÍLIA E EM ESPECIAL MINHA MÃEZINHA DE 83 ANOS (SAUDÁVEL, LÚCIDA, BEM HUMORADA, TEMENTE E CUNPRIDORA DOS MANDAMENTOS DE DEUS: HUMILDE, SERVIL E MANSA DE CORAÇÃO) E LINDA! PELA CN E TODA A FAMÍLIA CN. PELOS 100% EM MARÇO, PELO PAPA, POR TODOS OS PADRES E POR TODOS OS HOMENS DE BOA VONTADE!! AMÉM!

  10. fatima de lourdes caon says:

    venço o meu orgulho fazendo sempre uma pessoa feliz seja c/ gestos ou palavras, mas sempre levando uma palavra de Deus.

  11. KALRY says:

    A prática do “ouvir” o próximo faz com que entendamos o que se passa neste e o que podemos passar juntos, é a humildade sintetizada, é a minha arma contra a soberba.

  12. Lívia de Fátima says:

    É difici combaer o orgulho.Queremos ser melhores,maiores,mais queridos que todo mundo.O orgulho em mim me faz emburrar não querer saber de ninguem que me ofendeu que me humilhou.Peço oração pra esse orgulho que vive em mim,para que ele acabe.

  13. mariadefatimapb says:

    Padre Luizinho.Paz em Cristo.Peço orações para meus filhos e meus irmãos doentes e cunhada,uma amiga que sofreu acidente-atropelamento.E,minhas orações para os sacerdotes do mundo inteiro e pelo Papa BentoXVI,todo o Clero.Pela Campanha da Fraternidade e que entre nos corações endurecidos :”A PAZ É FRUTO DA JUSTIÇA”,contra a violência no Rio de Janeiro e que se estende a outros Estados brasileiros.Amém!-Obrigada!

  14. Maria Karlene de Oliveira says:

    Peço que Jesus Cristo nosso Senhor faça do meu coração umcoração semalhante ao d’Ele.Peço a interseção da Virgem Maria para que eu possa dizer meu “sim” ao Senhor como Ela tambem o fez.Amém

  15. Patricia de Sousa Barbosa says:

    Peço a misericordia de Jesus sobrwe a minha vida e sobretudo em meus erros e pecados,sei que peco,sei que pequei e isso me atormenta.Oque sinto é necessidade de perdoar e ser perdoada por todas as minhas misérias(Deus sabe do que falo,coisas que não me fazem digna de ser chamada sua filha).
    Piedade e misericórdia Senhor!De mim e de minha família,por favor orem por mim.

  16. Maria Fernanda says:

    Como venço a soberba? Olho a minha volta e vejo que tudo,tudo mesmo, até o ar que respiro,pertence a Deus. Como se gloriar de algo que não te pertence? Quando alguém fala: a minha inteligencia,a minha beleza,a minha saúde,a minha posição, a minha profissão,o meu ministério, a minha casa, o meu carro, o meu dinheiro, a minha sorte, a minha vida…Será que é dele mesmo ou foi presente do Pai das Misericórdias? Tudo o que uma pessoa tem, foi dado por Deus,tanto as glórias quanto as misérias. Mas é claro que Deus também só dá provas difíceis aos seus filhos mais fortes, não é mesmo? Então temos sempre que;1) agradecer tudo que Deus nos dá, seja alegria ou dor; 2)sermos humildes de reconhecer que tudo é Dele e reconhecer que devemos pedir tudo a Ele ,em oração; e, por todos estes questionamentos,3) nunca sentir inveja de nada do que é do outro, porque se o outro ganhou ou tem, foi porque Deus assim o quis. Devemos admirar o outro que alcançou algo que almejaríamos para nós, e seguir seu exemplo para também o alcançarmos,sem esquecer de sempre agradecer e pedir a Deus aquilo, em oração.Por isso sempre digo: “Senhor, não sou nada sem sua graça!” Peço sua benção, padre.

  17. VALDÊNIA FERREIRA DE PAIVA MARTINS says:

    Padre Luizinho, ore pela minhha vida e pela vida da minha família. Peça a Jesus que eu seja uma filha melhor, uma boa mãe, boa esposa, boa amiga, profissional de Deus. Peço a Jesus Cristo e para a Virgem Santíssima, que perdoem os meus pecados, me conduza a vida eterna, tenha misericórdia pois somos pequenos e pecadores. Peço a Desu que me perdoe por muitas vezes eu ser tão orgulhosa, egoísta e arrogante.
    Peço que o Espírito Santo me modele, para que eu seja uma pessoa que agrade ao Senhor, para que eu seja uma pesosa mais humilde, mais próxima do Senhor. Amém!

  18. Dorisdai Silva Sena Costa says:

    Sou muito orgulhosa, pois me machuco em demasia ao ser ou me sentir humilhada, mas combato o orgulho, fazendo o inverso daquilo que seria o normal, diante de uma humilhação.
    Quero muito ser melhor, não que o meu irmão mas “PARA” o meu irmão.
    MEU JESUS, MISERICÓRDIA!

  19. Vitor Fernando says:

    Peço a Deus que me ajude a ter humildade, a reconhecer que diante dele somos todos iguais, somos a tua imagem e semelhança. Diante de ti ó Pai eu não sou nada! Tenho somente que agradecer por tudo o que realizastes em minha vida Senhor.

  20. Renato Nunes says:

    O TEXTO É EXCELENTE!!! VALEU MESMO!!!!

  21. Nathalie Teresina-Pi says:

    Procuro reconhecer todo orgulho,e dizer pra mim mesma…da-me um coraçao humilde igual ao vosso.E sempre vigiar pra nao cair no pecado.Eu renuncio SEnhor,em nome de Jesus,todo orgulho e tudo aquilo q nao vem de ti.Paz e bem.Confio em vós.Amem.

  22. joao sotolani neto (Cuiabá.MT) says:

    Peço oração para que em nome de JESUS Cristo e seu sangue poderoso, eu renuncio de todo meu orgulho,soberba,prepotência,vaidade,arrogância,libertame senhor,cura me senhor ,obrigado ao padre LUIZINHO pelo ensinamentos e suas evangelizações,que jesus te conserve esse filho amado, amém.João Sotolani-Cbá-MT.

  23. ivanir says:

    Espirito Santo quebra a soberba de minha vida e da vida de meus filhos, que nossa família viva em paz e que o amor se faça morada em meu lar.

  24. isa dipe says:

    peço a jesus qu vemnha me lavar no seu sangue poderoso ,me libertando de toda arrogancia ,prepotencia ,orgulho …
    cura me senhor !!!!!!!!

  25. Carolina says:

    Como é difícil conviver com pessoas orgulhosas!Pessoas que ainda não aceitaram Deus na sua vida!
    Peço a Jesus pela conversão dos pecadores.
    Paciência,compaixão e amor!
    Perdão Senhor, pelas vezes que não preferi a TI!

  26. Cristina says:

    Padre Luizinho sua benção,

    Quero ser todo dia a mais humilde, que Deus me dê forças, para ser paciente, falar e ouvir somente o necessário, que eu não “morra” pela minha boca.

    Amém

  27. Valéria says:

    Lendo a palavra de Deus constantemente tenho lutado pelo pecado do orgulho e peço muito ao Senhor Jesus orando: ” Jesus eu confio em vós mas aumentai minha fé” e “Jesus manso e humilde de coração faça meu coração semelhante ao Vós.” Também as músicas católicas são minhas aliada na luta contra esses pecados, pois cada vez que escuto uma música, vou orando e pedindo ao Senhor pra afastar de mim esses sentimento e curando todo meu ser.
    Obrigada,Padre Luizinho que o Espírito Santo de Deus o fortaleça para continuarmos a receber suas essa palavras de fé e acolhimento.

  28. M.Galvão says:

    Boa tarde,
    “O soberbo se esquece de que é uma simples criatura, que saiu do nada pelo amor e chamado de Deus”

    Obs.
    1. Deus não criou soberbo algum, Sua criação
    é perfeita e imutável.
    2. Deus é Tudo em tudo, o que quer que
    Ele tenha criado, assim o fez do Tudo
    que Ele é, e não do nada.
    3. Ninguém jamais ‘saiu’ de Deus. Tudo que
    está criado, assim o foi nEle e dEle e desta
    forma permanece.
    Saudações,
    M.

  29. M.Galvão says:

    Patricia,

    Quem a excluiu da filiação divina?

    Jesus não foi, tenho certeza. Ele sabe
    que não há nada que façamos que possa
    alterar a realidade única que é a Vida,
    nem tampouco alterar aqui que você é, tal
    como Ele a criou.
    Foram os preconceitos e julgamentos
    dos outros? Saiba que eles projetam
    em você os próprios erros deles.
    Foi você que se excluiu? Pois pense
    que poder pode ter você para tal
    empreendimento?

    Ria-se e livre-se desses pensamentos, são
    eles que estão criando essas
    misérias todas. Lembre-se das palavras
    de Salomão: ‘como imaginou no seu coraçäo, assim é ele’

    Abraço,
    M.

  30. jaqueline da silva says:

    Tento viver um dia de cada vez,ainda sou muito orgulhosa e egoista, se disser que não, estaria mentindo, mas posso dizer que luto contra esse orgulho e a soberba.Quando o orgulho chega em minha porta tento ver o meu passado e quem eu era,vejo nas outras pessoas o que não gostaria de ser…a miseria que tenho dentro de mim ainda é muito grande…,mas ai eu reflito, e louvo, e vejo o que JESUS quer que eu seja…então vendo tudo isso meu coração se rendi ao AMOR de JESUS, sinto esse desejo dentro de mim,necessidade de mudar, de buscar algo… que so posso encontrar em JESUS… busco em JESUS o conforto, o amor e a sua paz em seu coração grandioso como o oceano.OBRIGADA JESUS !!! PELA MINHA VIDA E POR ME AMAR TANTO !!! MEU CORAÇÃO SE ALEGRA !!!

  31. jaqueline da silva says:

    Tento viver um dia de cada vez,ainda sou muito orgulhosa e egoista, se disser que não, estaria mentindo, mas posso dizer que luto contra esse orgulho.Quando o orgulho chega em minha porta tento ver o meu passado e quem eu era,vejo nas outras pessoas o que não gostaria de ser…a miseria que tenho dentro de mim ainda é muito grande…,mas ai eu reflito, e louvo, e vejo o que JESUS quer que eu seja…então vendo tudo isso meu coração se rendi ao AMOR de JESUS, sinto esse desejo dentro de mim,necessidade de mudar, de buscar algo… que so posso encontrar em JESUS… busco em JESUS o conforto, o amor e a sua paz em seu coração grandioso como o oceano.OBRIGADA JESUS !!! PELA MINHA VIDA E POR ME AMAR TANTO !!! MEU CORAÇÃO SE ALEGRA !!!

  32. Tarcisio Cláudio/MG says:

    Nunca peço orações somente para mim. Como irei fazer agora peço orações para todos os seres humanos. Tento sempre viver o nós e nunca o eu em particular. Amém, assim seja!

  33. Oleosmaria Cardoso says:

    Bom dia Pe. Luizinho,

    Esta mensagem foi mesmo uma verdadeira aula de formação para mim.

    Pois apesar de estar procurando colocar minha vida sempre na presença do Senhor, percebo que ainda fraquejo muito no sentido de não conseguir conduzir certos sentimento que prejudicam a mim e a todas as pessoas que me cercam, como é o caso do orgulho.

  34. sergio ribeiro da silva says:

    Oi, existe uma frase em uma musica que diz mais ou menos assim” pra que correr se já sabemos aonde vamos chegar”. Essa corrida desenfreada e a disputa pelo podium é terra fertil para a soberba, pois ela fara brotar nesta terra o fruto do sou melhor, vim e venci, vocês não foram capazes eu sim. Como cristão e tendo o Modelo de JESUS, como guia, jamais me inclinarei a este tipo de comportamento. Nada é melhor do que poder dizer ” Eu sou filho e amigo de Deus”.É nas coisas simples que esta a beleza da vida, tais como: o sorriso juvenil, o azul do céu,o movimento das ondas, o aroma das frutas e o buque de café passando. Se queres ser feliz,olhe a sua volta, se quer ser util, faça o que JESUS, fez, olhe para os humildes. SERGIO RIBEIRO-RJ

  35. elianalopes says:

    padre sua bencao quero me libertar de todo meu passado vive um tempo de mentiras palavroes feios ir ler sorte lutar para um casamento que nao existia amor so sexo nem respeito so traicao meu es marido tem muita inveja de tudo que eu tinha ate de uma roupa nova que eu comprava pra mim ou pra nossa filha brigava me apertava me sufocava nao se contentava comigo tinha que ter varias mulheres hoje gracas adeus ja faz 4 anos que separamos vivi no pecado 5 anos so ia pra tras igual caranguejo so em dividada devendo ate pra agiota banco e tambem por eu ser muito gastadeira e impulsiva falava pra todos quer era ele que me deixou endividada me arrependo em algumas partes foi ele mais em outras foi eu mais passou este tempo eu me arrependi e peco todos os dias perdao por ter vivido nesta situacao hoje gracasa adeus tenho minha casa nao devo pra niguem que deus meu salvador me ajudou conseguir com muito esforco com muito trabalho estou criando me filha de oito anos muito bem mais o pai dela que meu es marido nem vem vela mais tem 7 filhos com outras 4 mulheres e se casou na igreja catolica com tudo certinho paga pensao pra minha filha pq coloquei na justiça a mae dele vive me xigando falando mal de mim me defamando que deus tem misericordia desta familia que desu me perdoe por ter me envolvido com esta pessoa e abencoe minha filha que tire esat magoa do coracao dela que possa perdoar o pai dela meu sonho me casar e ter mais um filho e ser feliz poder ter um esposo ir pra igreja fazer encontros que este homem abencoado seje um pai adotivo pra minha filha que respeite senhor meus eu me arrependo de todo meus pecados me livre do orgulho de ter medo de casar que esta pessoa vai fazer mal ou vai roubar minha casa tire este medo de mim quero ser feliz este passado me faz mal me ajudem rezem por mim que deus abencoe nos todos que a virgem maria me cubra com seu manto divino e proteja minha filha e minha casa amem

  36. Cícero André says:

    eu peço oraçao para me voltar para jesus, pois cai na tentação do orgulh da auta-suficiência e preciso reconhcer que jesus é maior que tudo e que ele morreu por minha causa que Nossa Senhora interceda por mimjunto a Nosso Senhor Jeus.AMÉM.

  37. Cícero André says:

    eu peço oraçao para me voltar para jesus, pois cai na tentação do orgulh da auta-suficiência e preciso reconhcer que jesus é maior que tudo e que ele morreu por nossa causa que Nossa Senhora interceda por nós junto a Nosso Senhor Jeus.AMÉM.

  38. neucilene rodrigues de oliveira says:

    peco oracao pois tenho fraquejado muito, estou me sentido mal, mas nao estou tendo forcas para tentar de novo, comecar uma vida nova.peco pela intercessao de nossa MAEZINHA DO CEU.

  39. Eugenia- Paraiba says:

    Abri o site porque estou triste, visto que fui humilhada por um ser soberbo no meu trabalho;queria encontrar um consolo.. Olhe como Deus é bom, tinha essa mensagem sua Pe Luizinho! já me ajudou, ainda estou sentida, mas vou ler bastante e logo, logo estarei bem. Obrigada Padre, fique com Deus!!

  40. Laura Cândida says:

    Peço a Jesus à Nossa Senhora que me ajudem a ser cada dia mais humilde, a não levar em conta o juízo das pessoas e a não pecar pela soberba e pelo orgulho. AMém. Texto maravilhoso! Sua benção Pe. Luizinho.

  41. Marco Aurelio says:

    Visite o site http://www.espacomissionario.com.br

    E venha descobrir o que Maria tem para lhe dizer com suas mensagens deixadas à humanidade, e conheça (O Código Jesus).

    Acompanhe todas as terças-feiras o Terço na Basílica de Lourdes em Belo Horizonte e o comentário do Evangelho com Raymundo Lopes e os Missionários do Coração Imaculado.

  42. marize says:

    Jesus,é tudo que necessito para continuar trilhando nsta caminhada tão difícil da vida e peço a Deus que me cure de todo orgulho e faça-me uma pessoa humilde porque eu sei que nada sei e tudo que acho que sei é pura sabedoria do meu Criador,o meu Senhor e Salvador.

  43. Ana says:

    Padre Luizinho leio sempre que posso suas citaçoes e essa foi de grande valia para mim pois ja fui muito orgulhosa mas graças a Deus e a Cançao Nova hoje eu sou uma pessoa mudada,ainda tenho meus pecados e ainda sinto orgulho as vezes mas sempre rezo muito para ser uma pessoa melhor.Peço que ore por mim junto a Deus Pai pois preciso muito superar meus medos e ter paz novamente pois vivo ansiosa e nervosa,preocupada com tudo mas nao quero mais viver assim.Rezo sempre o Terço da Misericordia e peço essa graça mas nao me vejo curada.Sera falta de fé?

    Abraços

  44. Eliana says:

    Para combater o orgulho e as tentações, somente com a oração do terço, leitura da Palavra e para mim o que mais funciona o jejum.

    Peço orações por Jorge.

    Deus o abençoe.

  45. amada de Deus says:

    peço orações para que Deus opere em mim e me faça uma pessoa humilde que não se vangloria, porque sei que tudo que tenho e faço através dos dons e fruto do amor de Deus por mim,por favor Senhor que eu não queira roubar sua glória,que eu tenha a cura de me achar melhor,de achar que eu poderia ter feito melhor aquilo que os outros estão fazendo.peço-te que me tornes humilde senhor

  46. Rosemary says:

    Só pela Misericórdia do Senhor e pela certeza do seu amor mesmo com os nossos pecados, podemos nos libertar de todo orgulho.
    Através da leitura da Palavra,do Terço da Misericórdia e da Santa Missa podemos obter a nossa transformação pela intercessão de Jesus.
    Peço oração por todos os que dizeram seu sim a Jesus,que o Senhor envie seu Espírito Santo para que sejam fortalecidos em sua fé e coragem no combate a todas tribulações.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.