Espiritualidade da Semana Santa: Foi por você!

Por no dia abr 6th, 2009 sobre SemanaSanta.

   Nesta Semana tudo celebra o Mistério da Salvação, “Ele tomou sobre si a nossas dores, Seu sangue derramou para nos resgatar das trevas e por Suas chagas fomos sarados”. (Isaías 53 O Servo sofredor ). Quando celebramos a liturgia e de forma especial nesta semana A Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, não estamos  recordando, como num álbum de fotos ou num filme de gravações de memórias passadas. A espiritualidade das celebrações litúrgicas atualizam em nossa vida hoje o Mistério que estamos celebrando, ou seja, estamos vivendo e recebendo as graças eficazes do que estamos celebrando, rezando.  Por isso, celebrar a liturgia não é fazer uma simples memória, mas trazer para minha vida hoje, atualizar, tornar novo, Aquilo que nos trouxe Jesus Cristo, seus gestos, Palavras e principalmente o Amor que o levou a morrer por nós na cruz. (Cf. Jo 3,16) Quem garante tudo isso é o Espírito Santo e a intenção verdadeira da Igreja que celebra os Mistérios de Cristo por suscessão apostólica. Isso quer dizer, que recebemos de Cristo e dos apóstolos.

   A Santa Missa é a maior oração que podemos fazer, pois Ela é a atualização da Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. Após a comunhão, apesar da Igreja lotada estava rezando e contemplando O Mistério que enchia meu coração. A Eucaristia, que o Sacerdote consagrou, do mesmo Jeito e Palavras que fez Jesus na ultima ceia com os seus discípulos. Neste momento meu coração triste e saudoso foi preenchido pela presença amorosa de Cristo que derramava seu Sangue precioso sobre mim e ali eu vivi a realidade do amor de Deus, que me resgatava daquele momento de tristeza e saudade. Sua mão ensangüentada tocou em mim.

      Hoje quero convidar você a rezar e a viver a liturgia desta Semana, clamando as mãos ensangüentadas de Jesus, Suas Santas Chagas e experimentar a ressurreição a  Salvação. Apresentemos onde mais precisamos que Jesus nos toque. É importantíssimo participar das funções litúrgicas na sua paróquia e renovar sua fé e seu batismo junto com a sua comunidade, por isso, procure saber os horarios de cada celebração.

Sentido do Tríduo Pascal

   O Tríduo Pascal é a maior celebração das comunidades cristãs. A Páscoa é o centro do ano litúrgico, fonte que alimenta a nossa vida de fé. Celebrar o Tríduo Pascal da paixão e ressurreição do Senhor é celebrar a obra da redenção humana e da perfeita glorificação de Deus que o Cristo realizou quando, morrendo, destruiu a nossa morte e ressuscitando, renovou a vida.

Quando teve início o Tríduo Pascal?

   No final do século IV, encontramos já organizado um tríduo pascal, que Santo Agostinho recomendava vivamente a seus fiéis. Formavam, em princípio, o tríduo: a sexta-feira, o sábado e o domingo. É no século VII que o tríduo se inicia com a “Ceia do Senhor” na tarde da quinta-feira, com o que fica ele constituído pela quinta-feira, pela sexta-feira e pelo sábado – aí incluída a vigília pascal. As três datas formam uma unidade: a celebração do mistério pascal.

O que celebramos na Quinta-feira Santa?

   O Senhor celebrara com os seus a última ceia no contexto da páscoa judaica: a comemoração da passagem de Israel pelo Mar Vermelho. Nesse dia, Cristo inaugura à nova Páscoa, a da aliança nova e eterna, a de seu pão compartilhado e seu sangue derramado, a de seu amor levado ao extremo e do mandato do amor para nós, a de sua passagem pela morte à ressurreição, a Páscoa que devemos celebrar em sua comemoração. Eucaristia, sacerdócio, mandato do amor e nova Páscoa do Senhor são o conteúdo preciso da missa da Ceia do Senhor. O transporte das formas (hóstias) consagradas à urna para a comunhão da sexta-feira inicia-se no século XIII. O “monumento” (local físico) é elemento acidental e só encontra sentido em vinculação com o mistério celebrado: agradecimento ao amor de Cristo e oração-reflexão do mistério pascal.

O que celebramos na Sexta-feira Santa?

   Como vem acontecendo há muito tempo, hoje não se celebra a missa, tendo lugar a celebração da morte do Senhor: o mistério que é celebrado é uma cruz dolorosa e sangrenta, mas ao mesmo tempo vitoriosa e resplandecente. Trata-se de morte, a de Cristo, real e tremenda; mas é passagem para uma vida ressuscitada e eterna. O amor de Deus, que é vida, terá mais poder do que o pecado do homem, que é morte. A celebração incorpora-nos à redenção de Cristo e a seu mistério de salvação universal: pela morte à vida.

O que celebramos na Vigília Pascal?

   Contamos com documentos do início do século III, que apresentam alguns elementos desta celebração, tais como: jejum, oração, eucaristia – e até batismo, com a bênção da “fonte batismal”. Vão-se acrescentando depois novos elementos: o canto do Exulte, que se vê documentado no século IV e a bênção do círio pascal, no século V. Pouco a pouco, foi-se enriquecendo esta última, que deve ser “a celebração das celebrações” para o cristão, e a que Santo Agostinho denominava “Mãe de todas as vigílias”. Assim ouvimos com alegria: “Cristo ressuscitou, verdadeiramente, dos mortos”! Num duelo admirável a morte lutou contra a vida, e o Autor da vida se levanta triunfador da morte. Terminou o combate da luz com as trevas, combate histórico de Jesus com os fariseus e todas aquelas pessoas que não acolheram o Reino de Deus. Após as trevas brilhará o sol da Ressurreição!

Veja o vídeo e se prepare para as maiores celebrações de nossa fé. Clique em comentários e deixe seus pedidos de orações e estarei unido a você.

  

Participe do Acampamento da Semana Santa 2009!

Oração a Jesus Crucificado

   Eis-me aqui, meu bom e dulcíssimo Jesus! Humildemente prostrado  em vossa presença, eu vos peço e suplico, com toda alegria do meu ser, que graveis no meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança, caridade, arrependimento dos meus pecados e firme decisão de mudar de vida. Contemplo com grande dor as vossas cinco chagas, vossas chagas gloriosas de onde jorraram o Teu Preciosíssimo Sangue. Vem tocar em mim com Tuas mãos chagadas e cura-me, liberta-me. Tendo presente as palavras que já o profeta Davi colocava em vossa boca, ó bom Jesus: “Traspassaram as minhas mãos e os meus pés e contaram todos os meus ossos”. Meu bom Jesus crucificado, que eu também saiba aceitar as contrariedade e dores da vida e socorrer os meus irmãos que sofrem. Que neste mundo eu possa viver como pessoa ressuscitada pelo amor de Deus em Cristo Jesus. Amém!

Clique aqui: Rezemos o Terço da Vitória pelas Chagas de Jesus

Conte com as minhas orações. 

Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova. 

28 Responses to “Espiritualidade da Semana Santa: Foi por você!”

  1. vilza conceição napoleão says:

    peço pela minha vida afetiva, e por edvaldo rosa levita

  2. paula says:

    Jesus derrama o Teu sangue sobre os meus filhos, pais, irmãos, namorado para que sejamos curados,salvos e libertos. Para que possamos ser melhores pessoas, sempre com Jesus presente em nossas vidas. Jesus eu Creio em Vós.

  3. Sônia Alessandra Rodrigues says:

    Nesta Semana quero entregar toda a minha a vida Jesus todas as minhas chagas e também vitórias. Entrego a minha família, peço paz, paciência e união entre todos que se achegarem a mim. Intercedei senhor pelo concurso que passei e espero tanto por esta vaga.

    Amém

  4. simone says:

    Pelas Chagas de Nosso Senhor Jesus, e pelas Dores da Virgem Maria, clamo ao Sangue Redentor de Jesus que caia sobre minha vida, liberte-me de todo mal, mostre-me o caminho para conseguir o dinheiro que preciso para quitar minhas dívidas, cure o meu útero, liberte todo o meu ser. Amém.

  5. Liliana Pereira says:

    Eu propria ja foi salva por Jesus e agora quero tambem que Jesus atraves de mim salve a minha casa e a minha familia. Ha 4 anos atras que eu foi resgatada do mundo das trevas atraves do sangue de Jesus. Agora vivo a minha vida em Cristo Jesus.
    Que nesta Pascoa jESUS possa resgatar muitos dos nossos irmãos para a vida e que eles possam dar testemunho como Jesus esta vivo nas suas vidas. Amen! Que Deus os abençoe

  6. N. Maria says:

    SENHOR PERDOA O SMEUS PECADOS, E DE PERSERVERANÇA, FORÇAS E DETERMINAÇAO PARA TUDO O QUE EU NAO CONSIGO FAZER. DAI-ME PAZ. MISERICORDIA.

  7. Patrícia Mariano says:

    Ola Padre, peço a Deus nesta semana tão especial que Ele toque em mim, coloque suas mão chagadas e abençõadas sobre a minha família, minha casa. Peço a Deus principalmente pela saúde da minha irmã Rosileni Oliveira, pela recuperação dela. Coloco em nome de Jesus também nossos planos, meu e de meu marido de termos um filho. Misericordia Senhor…. coloque suas mãos em meu útero, para que possamos realizar nosso sonho. Amém!!

  8. Peço ao senhor Pe.que peça a Deus por minha família pois já estamos (eu e minhas filhas) separadas do pai delas a 04 meses…esta é a nossa 4ªseparação… Sabe Pe. ele se chama Marcílio e posso dizer que é uma boa pessoa, responsável mas quando está dominado pelo uso de drogas e bebida o “boa pessoa” cai por terra! Não queria ter minha família assim separada, mas tenho medo de voltar e acontecer tudo denovo…sabe Pe.antes de sair de casa me confessei aqui na minha terra com o Pe.Oceni talvez o senhor o conheça não sei,mas ele me aconselhou a me separar e agora estou sem saber se volto ou não para casa… pois quando ouço o Pe.Jonas falar na família… quando vejo a novena “Como é linda nossa família”… que ainda não cheguei nem a começar porque a família não está completa… Mas sei que vou sofre…se voltar… somos casados há 12 anos…temos 02 filhas uma de sete anos e outra de 12 anos elas estão bem pois estamos morando num prédio que tem muitas crianças e elas estão adorando mas sei que gostariam de voltar para o pai! o que eu faço?
    Por favor mande-me uma resposta!
    Ana Paula

  9. Maria says:

    Clamar o sangue de Jesus e aceitar ser lavado por esse mesmo sangue é algo que não podemos explicar.
    Sem palavras…
    A misericórdia de Deus é tão real, que maravilha se todos a experimentassem.

  10. Maria Ap.R. L. says:

    Senhor Jesus nesse momento mergulho em suas chagas todos os meus medos e angustia, meus más pensamentos, que sem minha vontade me cercam e ensistem em permanecer dentro de minha cabeça. Mergulho meus desejos de realizar essa graça para que seja fortificada em suas chagas. Senhor Jesus que morrera por todos nos na Cruz, ouvi o meu clamor……..
    e levante – me para evangeliar a tua graça……

  11. Elaine says:

    Bom dia Padre, que lindo, gostaria de ter sugestões de Cantos para Sextá-Feira Santo, Abraço de Irmã em Cristo.
    Elaine

  12. Rita de Cassia Gonçalves Vieira/BA says:

    Querido Padre Luizinho,

    Muito obrigada pelos esclarecimentos e pela grande ajuda, pois quantos de nós passa pela Semana Santa sem saber ao certo o que é o tríduo, o porquê das comemorações, vivendo mesmo como se fosse um recordar e não um recomeçar!Que Jesus abençoe sempre o seu sacerdócio!
    Rita de Cassia. Feira de SAntana/BA

  13. Luciana says:

    Estou sendo vitíma de falsos testemunho. Pessoas a quem ajudei muitas vezes foram perante o juiz e mentiram a meu respeito. Deus já mostrou que elas mentiram só falta a decisão do juiz. Que Deus dê ao juiz discernimento para encher as verdadeiras intenções de tais pessoas. E peço a Deus misericordia com essas pessoas.

  14. socorro negreiros says:

    Pe Luzinho sua benção,veio em boa hora suas explicações, pois como catolica as vezes não sei explicar o sentido das celebrações. Peço oração pela minha familia que está passando por dificuldades de relacionamento, dividida dentro de casa onde cada um vive por si só, peço a Deus que nos restaure pelo poder de seu Santo Sangue Redentor e nos converta. Deus lhe abençoe.

  15. Marco Aurelio says:

    Visite o site http://www.espacomissionario.com.br

    E venha descobrir o que Maria tem para lhe dizer com suas mensagens deixadas à humanidade, e conheça (O Código Jesus).

    Acompanhe todas as terças-feiras o Terço na Basílica de Lourdes em Belo Horizonte e o comentário do Evangelho com Raymundo Lopes e os Missionários do Coração Imaculado.

  16. Izana says:

    Obrigada senhor por tudo que tem realizado em minha vida, e peço insistentemente e implorando que atenda os meus pedidos, sei que o senhor tem o que é melhor para nós peço que tome conta da minha vida sempre de todos da minha familia e todos os meus amigos e de uma pessoa em especial que o Senhor conhece i que coloque essa pessoa em minha vida lhe imploro por isso Senhor, e que meus sonhos se realize. E que eu viva esta semana santa como o Senhor deseja. Obrigada, obrigada, obrigada Senhor sempre.
    Amém!!!

  17. Lenice Braga Aragão says:

    Olá irmãos, eu sou a Lenice, e venho pedir oração por minha vida, e pela recuperação de um cancer de minha mãe o nome dela é Teresinha, nós estamos sofrendo muito, além da enfermidade de minha mãe, estamos sofrendo um processo judicial.

  18. Padre sua benção e Jesus lhe abençõe. Peço oração de cura e libertação para minha familia. Por mim e que Jeus ressucitado abra as portas de um novo emprego para mim e dos meus relacionamentos. Peço oração por todas as pessoas que nos pedem que rezemos por elas que Jesus abençõe a todos. Amem

  19. GEUSA MENDES CORNELIO says:

    Reze pra mim, estou desempregada há 08 (oito) meses, fui demitida em 22/07/2008 em Salvador/Bahia.
    ============================
    Estou morando em Brasília há 04(quatro) meses.
    Já realizei 05(cinco) provas de concursos e não passei.
    Já realizei algumas entrevistas de emprego e nada.
    Estou fazendo cursinho preparatório para concursos.
    Mais preciso trabalhar, pois não tenho ninguém para pagar minhas despesas.
    =============================================
    MUITO OBRIGADA PELAS ORAÇÕES.
    GEUSA MENDES CORNELIO
    BRASILIA/DF
    =============================================

  20. renata costa says:

    Ajuda para saude de minha mae e de todos os meus familiares que precisam de Luz em suas vidas.

  21. Senhor,eu peço que abençõe meu relacionamento e proteja-o.Cura e liberta-nos de toda obra maligna Senhor.Minha Nossa Senhora interceda por nós à Deus Pai,obrigada meu Jesus por tudo,pela cura e libertação.Eu te amo acima de tudo e todos.Seja feita a tua vontade e não a nossa.Assim Seja.Amém!

  22. FRANCISCA says:

    SENHOR PAI SANTO, MÃOS ENSAGUENTADOS DE JESUS, VEM TOCAR EM MIM E EM MINHA FAMILIA, VEM SENHOR CONVERTER O MEU ESPOSO JOSÉ VEM CUIDAR DE CADA UM DENÓS TOCAR EM NOSSOS CORAÇÕES VEM SENHOR PAI SANTO NOS SOCORRER, TIRAR MINHA FAMILIA DO ADULTERIO, DA BEBEDEIRA.

  23. Alex says:

    Senhor Jesus crucificado eu confio em vós. Pelas Vossas chagas e dores, cure-me de todos os pecados e livra-me de todas as tentações.
    Amém!

  24. edivania says:

    Peço oração de cura e libertação do alcoolismo e adulterio pelo meu esposo Romeu Horta. Pedindo a Jesus que pelas chagas dele converta o coração de Romeu e transforme a vida do meu esposo. Peço que ore pela restauração de minha familia e do emu matrimonio.

  25. joao sotolani neto (Cuiabá.MT) says:

    Peço que neste momento a parte que mais quero que toque é meu coração, pelas chagas de cristo e maõs ensanguentadas tocai em mim e minha família,fazei-nos dígnos de ti pai eterno,as chagas de cristo rogai por nós.

  26. Rogerio says:

    oi boa noite,gostaria de receber mais informaçãoes dobre o trioduo pacal

  27. ruth rodayka says:

    quero viver esta semana verdadeiramente SANTA q o BOM JESUS possa ressuscitar no meu coração e de toda minha familia e tbem nos corações tão cheios de angustias por esse mundo a fora.QUE O SANGUE DE JESUS NOS LAVE DE TODAS AS IMUNDICIES E NOS DÊ UM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE COMO E DELE… AMÉM

  28. cynthia rodigues says:

    Peço orações para que Jesus tome conta da minha vida profissional e que ele me mostre um caminho melhor a seguir.
    Jesus eu confio e espro em vós.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.