Madre Tereza de Calcutá: Quando o amor fala mais alto

Por no dia set 5th, 2009 sobre Devoção aos Santos.

“Qualquer ato de amor, por menor que seja, é um trabalho pela paz.” Mais do que falar e escrever, Madre Teresa vivenciou este seu pensamento. Nascida a 27 de agosto de 1910 em Skoplje (Albânia), foi batizada um dia depois de nascer. A sua família pertencia à minoria albanesa que vivia no sul da antiga Iugoslávia. Seu verdadeiro nome era Agnes Gonxha Bojaxhiu. Clique em Especial madre Tereza de Calcutá ou em Santo do Dia para saber mais sobre essa mulher extraordinária dos nossos tempos, que ganhou o Nobel da Paz por amar como Jesus amou. Vamos ler essa meditação que ela fez sobre o amor de Deus:

E Deus amou o mundo tanto, que Ele deu seu Filho – era uma dádiva. Deus deu o Filho dele à Virgem Maria, e o que ela fez com ele? Assim que Jesus veio à vida de Maria, imediatamente ela apressou-se para dar aquelas boas novas. E quando ela entrou na casa da prima dela, Isabel, a escritura conta – a criança no útero de Isabel – pulou de alegria. Enquanto ainda no útero de Maria – Jesus trouxe paz para João Batista, que pulou de alegria no útero de Isabel.

E como se isso não fosse bastante, como se não fosse bastante Deus, o Filho, deveria se tornar um de nós e trazer paz e alegria, enquanto que ainda estava no útero de Maria; Jesus também morreu na cruz para mostrar aquele amor maior. Ele morreu por você e por mim, e para o leproso e para aquele homem que morre de fome e aquela pessoa desnuda que está na rua, não só em Calcutá, mas na África, e em todos os lugares. Nossas irmãs servem estas pessoas pobres em 105 países ao redor do mundo. Jesus insistiu que nós amemos uns aos outros, da mesma forma que Ele ama cada um de nós. Jesus nos deu a vida dele para nos amar, e Ele nos diz que nós também temos que fazer de tudo para fazer o bem uns aos outros. No evangelho, Jesus nos fala muito claramente: “ame como eu vos amei”.

Jesus morreu na cruz porque isso foi necessário para Ele trazer o bem para nós – nos salvar de nosso egoísmo e pecado. Ele deixou tudo, para fazer a vontade do Pai – mostrar-nos que nós também devemos estar dispostos a deixar tudo para fazer a vontade de Deus – amar uns aos outros como Ele ama cada de nós. Se nós não estivermos preparados para fazer todo o possível para trazer o bem uns aos outros, o pecado ainda estará em nós. Isso é porque nós também temos que dar a uns aos outros o nosso máximo.

Não é bastante para nós dizer: “eu amo Deus”, mas eu também tenho que amar meu próximo. O apóstolo São João diz que você é um mentiroso, se disser que ama Deus e não ama seu próximo. Como você pode amar a Deus que você não vê, se você não ama seu próximo a quem você vê a quem você toca com quem você convive? E assim é muito importante para nós que entendamos que para aquele amor ser verdade, tem que doer. Eu devo estar disposto a dar tudo para não machucar outras pessoas e, de fato, fazer bem a elas. Isto requer que eu esteja disposto a dar até que doa. Caso contrário, não há nenhum verdadeiro amor em mim e eu trago injustiça, e não paz, para todos ao meu redor.

Ser amado. Nós temos que “vestir o Cristo” como a escritura nos diz. E assim, nós fomos criados para amar como Ele nos ama. O próprio Jesus se faz o faminto, o desnudo, o sem-teto, o não desejado, e Ele diz: “você fez isto a mim”. No último dia, Ele dirá a esses à sua direita: “tudo o que você fez ao menor destes, você fez a mim, e Ele também dirá a esses à sua esquerda, tudo o que você negligenciou fazer para o menor destes, você negligenciou fazer isto para mim”.

Madre Teresa de Calcutá

Clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações.

Poema da Paz

0 dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O obstáculo maior? 0 medo
0 erro maior? Abandonar-se
A raiz de todos os males? 0 egoísmo
A distração mais bela? 0 trabalho
A pior derrota? 0 desalento
Os melhores professores? As crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
0 que mais faz feliz? Ser útil aos demais
0 mistério maior? A morte
0 pior defeito? 0 mau humor
A coisa mais perigosa? A mentira
0 sentimento pior? 0 rancor
0 presente mais belo? 0 perdão,
0 mais imprescindível? 0 lar
A estrada mais rápida? 0 caminho correto
A sensação mais grata? A paz interior
0 resguardo mais eficaz? 0 sorriso
0 melhor remédio? 0 otimismo
A maior satisfação? 0 dever cumprido
A força mais potente do mundo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? 0 amor.

“Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos Aids, mas matar crianças inocentes não nos assusta”.

Clique aqui e: Reze a Quaresma de São Miguel Arcanjo

“Prestemos honra a esta pequena mulher apaixonada por Deus, humilde mensageira do Evangelho e infatigável benfeitora da nossa época. Aceitemos a sua mensagem e sigamos o seu exemplo”. Servo de Deus João Paulo II

Bem-aventurada Madre Tereza de Calcutá rogai por nós!

Padre Luizinho,
Sacerdote Canção Nova.

27 Responses to “Madre Tereza de Calcutá: Quando o amor fala mais alto”

  1. Verônica says:

    Peço que rezem por minha saúde física e espiritual ,profissional,amém obrigada

  2. thamires Helena says:

    sejmos como madre Teresa que seguiu Jesus na sua humildade e amor pelo proximo.

  3. Luciane says:

    Que possamos a cada dia ser servos que amam sem medo, pois não existe tristeza e arrependimento quando amamos verdadeiramente, mesmo que o outro ainda não compreendestes o nosso gesto.

  4. Meu Deus.Madre Tereza,peço-vos que me ajude,eu não sei o que faço,Tu sabes do que eu me refiro Senhor,me ajude eu preciso de Ti ó Pai.Cura o ronald,alcance todos qe estão com gripe,ou outra qualquer doença,proteja a minha familia e de todos meus irmãos.Minha Nossa Senhora obrigada por tudo,não sei viver sem ti Pai,seja feita a tua vontade.O que o Senhor decidir está decidido,faz cair o Espirito Santo sobre nós,traz ele pra mim !
    Eu vos amo muito.Assim Seja.Amém!

  5. Lucas Sávio Gomes says:

    Madre Teresa nso ensinou,e hoje o Padre Roberto junto com a Toca de Assis, tamben nos ensina,a viver e amar os mais pobres dos pobres. Que exemplod e santidade essa mulher nos deixou,confesso que quando assisti pela primeira vez o filme de Madre Teresa, chorei e pedi a DEus que me desse um pouquinha da humildade que essa mulher teve, e todas as noites quando deito para dormi, peço a Deus que me ensine a ser humilde como ela foi. Eu passei a olhar os mais pobres dos pobres com outro olhar, nao com um olhar de piedade, mas com um olhar dizendo “se todos te rejeitam, eu estou aqui para ajudar vocêis no pouco que tenho”.
    Madre Teresa ensina-nos a cada dia a viver e amar os mais pobres dos pobres. Amém

  6. mag says:

    Peço oração por todas as famílias,pelos enfermos,pelos presidiários,pelas crianças abandonadas por suas famílias,por aquelas que são órfãos de pais vivos.Por minha conversão e pela paz no coração dos homens.

  7. Daniel fernando says:

    Madre Tereza foi uma grande serva Deus, que seu exemplo seja imitado.

  8. vitor batista pinto jr. says:

    Bom dia! A PAZ DE JESUS A TODOS!

    Já tive a oportunidade de ler quase tudo sobre Madre Tereza, aliás Santa Tereza de Calcutá! O que esta mulher realizou no mundo é digno de Santidade, indiscutivelmente! Parabéns, Padre, jamais deveremos esquecer de suas obras, tenho certeza que no seculo passado Ela foi a principal “figura” do Cristianismo! E que rogue por nós sempre!!!!

  9. Luiz Henrique Godoy Junior says:

    Padre Luizinho, confesso que me emocionei… Muito bom o senhor nos trazer informações da vida desta doce mulher, exemplo para todos nós…
    Essa pequena mulher, carregava em si o amor de nossa mãe Maria, por que ela amava a todos como filhos, e também carregava as chagas de Cristo, por que sofria pelos demais, chorava com quem chora, e deu sua vida para salvação de muitos… íntima de Deus, carinhosa, amável e doce como uma criança… São pessoas assim que nos fazem acreditar que o mundo pode ser maravilhoso, e extremamente feliz desde que particepemos do projeto do Pai e a ele entreguemos nossos caminhos…
    Amada Madre Teresa de Calcutá, Anjo em nossas vidas, Rogai por nós
    Muito Obrigado Padre, Abençoe-nos e cada vez mais luz para nos guiar.
    Amém

  10. teresa vieira says:

    Santa Beata Madre Teresa daime a graca de seguir em frente com muitA HUMILDADE interceda por mim Deus e para a conversao da minha Familia em Particular pelos meus filhos Amem

  11. Avelino Ferreira says:

    Realmente Padre Luizinho, ela é um grande exemplo de nosso tempo, principalmente para os nossos jovens!
    Que o Senhor Jesus, abençoe hoje e sempre vosso ministério!

    Um abraço, Padre!

  12. E.U. says:

    Caro irmão,
    linda escolha para meditação. Teresa de Calcutá também é conhecida por sua “eterna” noite mística (a noite escura). Todos nós sentimos essa noite que se atravessa em alguns períodos de nossas vidas (Jesus também a sentiu quando afirmou: “O filho do Homem não tem onde encostar sua cabeça”), como atravessou a vida de João da Cruz, Teresa de Lisieux e muitos outros; são realidades. Sobre Teresa de Calcutá tive a oportunidade de ler “Vem, sê a minha luz” e tirar algumas conclusões que não abordarei agora.

    Amor, Paz etc., é algo pelo qual o homem luta. Mas o que é isto de amar? Vamos situar-nos em algumas citações bíblicas de Jesus:

    “Eu não vim trazer paz à terra. Não, digo-vos, mas separação”;
    “A justiça e a misericórdia, eis o que devia ser feito em primeiro lugar”;

    “Amai-vos como eu vos amo”.

    Confundimos bastante este amar de Jesus, a misericórdia, a justiça, a fé e a paz. Deixe-me falar-lhe um pouco de cada uma delas.

    Paz – paz é respeitar a diferença que cada um em si transporta, e não se adquire enquanto a mentira prevalecer;

    Amor – Amar é lutar pela harmonia do mundo, mas também lutar contra todas as formas de opressão, essencialmente por aqueles que não têm vez nem voz;

    Misericórdia – ser misericordioso é levar a justiça que liberta e não a que condena;

    Justiça – É julgar como Deus julga, ver com os olhos com que Deus vê e libertar com o amor com que Deus ama (que não é afetivo, é essência). Quem não ama não se ama a si e não conhece Deus;

    Fé – É acreditar que a verdade e a justiça produzirão sempre os seus frutos (ao atingirmos esse fruto, a pérola, encontar-nos-emos envolvidos pela fé, misericórdia, justiça e amor).

    Sem dúvida que estes são conceitos racionais, mas também anímicos.
    O conceito de amor e paz que propagamos é um conceito mundano, porque este amor e esta paz julgamos que devem ser atingidos se sacrificados aos nossos valores e querer. Isto é uma atitude de poder e de afirmação, e não de amor.

    Foi publicado no portal CN a citação de Bento XVI, algo assim:
    “A verdade virá sempre ao encontro do Homem”. Isto não é uma novidade, vários místicos e filósofos cogitaram neste sentido. Uma mística e filósofa (Simone Weil) chegou a afirmar mais ou menos isto: “A procura de Deus pelo homem gera o caos e a divisão, mas a forma mais sublime acontece quando Deus procura o homem”.

    Não será altura de deixarmo-nos encontrar no mais íntimo de nosso íntimo por Deus?

    É verdade quando Jesus diz que não veio trazer paz ao mundo… Olhe para o presente e para a história do homem (em todas as dimensões do homem: social, religiosa…).

    Contudo, eu continuo a afirmar que a utopia pode vencer. A utopia está para a ação social da mesma forma que a experiência está para a ciência. Olhe também para a história e verá que muitas utopias concretizaram-se!

    Bom fim-de-semana!

    PAX+++

  13. marilia says:

    UMA GRANDE MULHER DE DEUS; QUE TINHA UMA VOCAÇÃO DENTRO DE OUTRA VOCAÇÃO.
    AMAR OS POBRES DOS MAIS POBRES, AQUELES MAIS EXCLUIDOS, MARGINALIZADOS. COMO FOI DIFICIL PRA ELA ESSA MISSÃO MAS NA FRAQUEZA DELA DEUS FEZ FORTE. ELA AMAVA OS PEQUENOS,POBRES, POBRES QUE N TINHA NADA
    SÓ A MISERICORDIA DE DEUS…
    TENHO FEITO O RESUMO DA VD DESSA MULHER.
    ELA N SABIA QUAL A VOCAÇÃO DELA MAS DEUS O MOSTROU A ELA É COMO O SENTIU TANTA DOR, NOITES ESCURAS MAS EXATAMENTE AI QUE ESTA O CORAÇÃO DE CRISTO QUE SENTE PELOS QUE SOFREM E FAZ ESSA MULHER SENTIR E DESCOBRIR ESSA VOCAÇÃO.

  14. Anna says:

    PEÇO ORAÇÕES POR TODAS VOCAÇÕES
    SEJAMOS FIES AO CHAMADO DE DEUS E A VOCAÇÃO.
    Bem-aventurada Madre Tereza de Calcutá rogai por nós!

  15. Maria Luiza says:

    Eu sou apaixonada por essa mulher, pois a acho grandiosa no doar-se aos pequenos. Como enfermeria que sou, se ao menos tivesse um milésimo de seu amor pelo próximo e principalmente pelos mais pequeninos, tenho certeza que eu seria alguém muito mais feliz.
    E ela que nunca cursou uma faculdade, deveria receber o título de Patrona dos Profissionais da Saúde, se todos nós fóssemos mais amorosos nossos doentes não estariam tão despresados como estão hoje, nós também temos nossa parcela de culpa, pois ela não contava com o Governo para dar conforto aos que dela precisavam.
    Bem-Aventurada Tereza de Calcutá, rogai por nós!

  16. zile cristofoli says:

    admiro muito esta mulher de Deus tudo o que ela falou me inspira e me traz o desejo de santidade mas como somos limitados e fracos pricipalmente quando temos familia e nos procuramos a Deus e o outro não mas vamos continuar tentando seguir a esta mulher de Deus que é madre Teresa de Calcutá

  17. Thalita says:

    BOm, este é meu sonho..ajudar ao próximo
    “Temos medo da guerra nuclear e dessa nova enfermidade que chamamos Aids, mas matar crianças inocentes não nos assusta”.

  18. Ignes says:

    QUANDO DEUS DA UM DOM PARA NÓS, NÃO PODEMOS FUGIR.PORQUE O ESPIRITO SANTO NOS IMCOMODA,E QUANDO NÓS OBEDECEMOS. FICAMOS ALEGRES,TRANQUILOS,SEGUROS.SABEMOS QUE ESTAMOS FAZEMDO, A VOMTADE DE DEUS!!!

  19. Flavia Lucena says:

    Amei essa prece!meu DEUS sou fa desta mulher santa que habitou no meio de nos!Pe Luizinho nao conhecia o senhor ore por nos Flavia,Sidney,Victor Hugo Gongora e rodolpho Augusto Gongora!OBRIGADA!DEUS TE ABENÇOE!

  20. Regina says:

    que bom seria se existisse mais pessoas como a madre tereza no mundo.

  21. M.J.R. says:

    Obrigado Senhor pelos teus Sacerdotes , pois e gracas a eles que podemos ter Cristo no meio de nos atraves da Eucaristia. Eu peco Senhor que os facas a Santos a todos,para nos poderem conduzir ate Ti! Peco tambem Paizinho pela conversao dos meus filhos e pela paz entre eles! Peco em nome de Jesus e pela intercessao de Maria nossa Maezinha!
    Bem haja padre Luizinho pelos seus ensinamentos e pela suas oracoes!

  22. Viviane Pastre says:

    A Paz !!! NOssa que lindo!!! Quero louvar e agradecer a Deus por pessoas maravilhosas… as famosas como Madre Tereza e as quefazem tanto pelos pequeninos e que estão no anonimato. Senhor quero hoje pedir que eu possa ser uma pessoa que olha pelos pequenos e sabe reconhecer no irmão a Tua Face Senhor… Amém

  23. Peço oração para meu filho Fabrício,pela minha sabrinha Michele,pela paz e reconciliação entre todas as pessoas de minha família e pela cura de minhas irmãs,Maria Angela e Rosa Maria,que Jesus as abençoe e a todas as pessoas de minha família.Obrigada,Jesus.

  24. Andréa Cristina says:

    linda essa mensagem da madre tereza de calcutá. É um verdadeiro livro humano do ensinamento do amor de Deus pela humanidade. Ela como ninguem lutou para que todos pudessem através da caridade sentir a bondade e a beleza d eum Deus que tudo cria por amor.

  25. Maria das Graças Silva says:

    Sempre que preciso recorro as suas oraçoes e a resposta e imediata,por isso peço oraçao pela minha familia em especial meu irmao e minha cunhada q nescecita muito de suas oraçoes minha irma Marilene minha mae meus filho e meu marido e que Deus continue a te abençoar Pe. Luizinho. Um abraço Maria das graças

  26. Wanda says:

    Pela cura, salvação e libertação minha e de minha família de tudo aquilo que desagrada a Deus.

  27. ana maria says:

    peço salvaçoa e libertaçoa cura fisica espiritual de minh afamilia ana junior luiz gue deus tira de nossas vidas tudo gue nao agrada ele e de nossos coraçoes mente e gue trasforma liberta nos das feitiçarias envejas e fofocas contendas familares e gue aja paz nossas familia em nome de jesus pai nos ajuda e de nossas vitorias amem…

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.