São Cosme e São Damião: Santos Estigmatizados

Por no dia set 26th, 2009 sobre Devoção aos Santos.

Hoje, lembramos dois dos santos mais citados na Igreja: Cosme e Damião. Médicos de profissão e santos na vocação da vida. Viveram no Oriente, (+ Cilícia, Ásia Menor, sécs. III-IV), e, desde jovens eram habilidosos médicos. Com a conversão, passaram a ser também missionários, ou seja, aproveitando a ciência, com a confiança no poder da oração, levavam a muitos a saúde do corpo e da alma.

Clique em Santo do Dia e saiba mais sobre estes santos católicos.

Viveram na Ásia Menor, até que diante da perseguição de Diocleciano, no ano 300 da era cristã, foram presos, pois eram considerados inimigos dos deuses e acusados de usar feitiçarias e meios diabólicos para disfarçar as curas. Tendo em vista esta acusação, a resposta deles era sempre:

“Nós curamos as doenças, em nome de Jesus Cristo e pelo Seu poder!”

Diante da insistência, quanto à adoração aos deuses, responderam: “Teus deuses não têm poder algum, nós adoramos o Criador do Céu e da terra!”.

Atenção para este recado:

Na Igreja muitos santos são estigmatizados pelo misticismo no choque de culturas, nada contra outras culturas nem outras religiões, mas é sempre muito bom lembrar a verdadeira origem das coisas. São cultuados também no candomblé e outras religiões, mas a história é bem diferente. Na época da escravatura os escravos africanos criaram uma maneira engenhosa de enganar o Senhor do Engenho. Invocavam os seus deuses Orixá, Oxalá, Ogum como Sebastião, Jorge e Jesus, e ainda outros como Crispim,  etc. Isto é chamado de sincretismo e sâo Cosme e São Damião, que eram invocados como crianças, não ficam fora desta realidade, deste de criança a gente se confunde com as crendises do imaginário popular.

São Cosme e São Damião eram adultos e tinham como profissão a medicina , Jamais abandonaram a fé e foram decapitados em 303. São considerados os padroeiros dos farmacêuticos, médicos e das faculdades de medicina. Senhor dai-nos uma fé viva, livre de todas as misturas, uma fé nova traduzida na vida e no amor aos irmãos e hoje é o seu dia oficial, celebrado em todo o mundo. Por isso, proclamamos o senhorio de Jesus em nossas vidas, pois os santos não precisam de alimentos, pois eles já contemplam o alimento da vida que é o Senhor.

Oração

São Cosme e Damião, que por amor a Deus e ao próximo vos dedicastes à cura do corpo e da alma de vossos semelhantes, abençoai os médicos e farmacêuticos, medicai o meu corpo na doença e fortalecei a minha alma contra a superstição e todas as práticas do mal. Que vossa inocência e simplicidade acompanhem e protejam todas as nossas crianças. Que a alegria da consciência tranqüila, que sempre vos acompanhou, repouse também em meu coração. Que vossa proteção, Cosme e Damião, conserve meu coração simples e sincero, para que sirvam também para mim as palavras de Jesus: “Deixai vir a mim os pequeninos, porque deles é o Reino do Céu”.

Clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações.

Clique aqui e: Reze a Quaresma de São Miguel Arcanjo

São Cosme e São Damião roguem por nós!

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho,
Missionário Canção Nova.

11 Responses to “São Cosme e São Damião: Santos Estigmatizados”

  1. http://bit.ly/12fZAA A verdade sobre São Cosme e São Damião

  2. é importante que saibamos da origem dos santos p ñ confundir RT @padreluizinho: http://bit.ly/12fZAA A verdade sobre São Cosme e São Damião

  3. E.U. says:

    Antes de ter lido esta reflexão acessei a um site português onde se encontrava a notícia sobre a nova lei do aborto em Espanha, cujo link reproduzo aqui:
    http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Mundo/Interior.aspx?content_id=1373376
    Sempre fui e continuo a ser favorável à descriminalização do aborto (defendendo também o direito de objeção de consciência); mas esta descriminalização deveria enquadrar-se em molduras penais muito concretas: incapacidade do estado e da comunidade em suprir as carências dos cidadãos (distinguindo o aborto caprichoso do aborto desesperado), o perigo de vida para a gestante, estupro etc. Contudo, o que me irrita solenemente é essa conversa mal fiada dos direitos da mulher: “Segundo a vice-presidente espanhola, a lei passa a reconhecer que a vida pré-natal “é um bem que merece protecção eficaz” mas “sempre tendo em conta os direitos da mulher”. Direitos da mulher!?, então, e o homem, aquele que intervem também no ato de procriar, este não tem direito sobre o feto!? Em um momento da história em que se fala da paridade e da igualdade entre homem e mulher queremos inverter as situações agindo e discriminando uma das partes. Não pode haver uma boa lei se esta não salvaguardar os direitos e deveres de todos, em especial os direitos dos mais fracos: do feto, da mulher desprotegida e do homem que deixa de ter voto na matéria. Levantem-se agora os homens; não, não é esse levantar, é a voz!
    Parece-me que a lei do aborto, como está sendo manipulada, vem servir os interesses do estado no sentido de se desresponsabilizar pelos deveres de prover os cuidados e a proteção d(o)as cidadã(o)s. Parece-me que lhes é mais fácil e barato aceitar o aborto que prover os meios para que a mulher e o homem tenham condições de criar seus filhos. O estado deve exercer a responsabilidade de legislar (fiscalizando também) por uma boa lei fiscal e implementar dois príncipios: o da subsidariedade e o da solidariedade; se necessário aumentando os impostos sobre o rendimento, a riqueza e taxando convenientemente os lucros gerados no setor financeiro e outros setores, nomeadamente certas multinacionais que têm girado em roda livre. Crie também rotinas eficazes que evitem a fuga aos impostos e os meios que se utilizam para fugir aos mesmos, refiro-me às “offshores” em paraísos fiscais.

    São Damião e Cosme, vós que exercestes o ministério de cura em nome da ciência e de Jesus, rogai por todos nós e intercedei para que os caminhos do homem sejam os caminhos da justiça.

    PAX+++

  4. valdinéia carmen do nascimento says:

    PEÇO A SÃO COSME E DAMIÃO Q INTERCEDA PELO MEU NAMORO C/ ANGELO, E PELO MEU RELACIONAMENTO C/ A FAMILIA DELE, PEÇO TBÉM Q ENVIA UM MÉDICO EM MEU TRABALHO, POIS ESTAMOS PRECISANDO

  5. Clarice Auxiliadora says:

    Padre luizinho
    Fiquei santisfeita com o esclarecimento sobre São Cosme e Damião; pois, sempre escutei estorias diferentes, mas hoje fiquei sabendo a verdadeira.
    Obrigada.

  6. Tania Pedra says:

    Gostaria de informar que há dez anos faço uma promessa para esses santos, por ter alcançado uma presse.
    Amém.

  7. ana maria says:

    sao cosme sao damiao cura minha doença de nervo obsidade e cura doença de utero ovario e rins e rentençao de liguido sao cosme sao damiao ragai por mim curai meu ouvido surdo sopra dentro do meu ouvido cura limpa ele e faz eu ouvir de longe e de perto cua estresse mal humor. de ana maria cura doenças de junior obsidade nervo ira odio alergia respiratoria e liberta ele de todas doenças de mal circulaçao mal estar e doença dediabete liberta ele cura em nome de jesus faz milagre urgente ana e junior amem…

    peço sao cosme sao damiao omente minha vida finaceira gue eu seja prospera abre porta de prosperidade para mim pois nessecito estou com problema finaceiros em bancos etc amem….

  8. Como faço para com carinho, respeito e meisericórdia demover a idéia de minha mãe ( e outras tantas pessoas que conheço) desta crendice de entregar doces neste dia. Ela já me telefonou para eu passa rlá e pegar as lancheiras para meus 2 filhos pequenos? Tem tanta gente que faz isso para pagar promessas em nome de uma fé tão inocente.Quando meu filho caçula nasceu 20/09/06, ele ficou internado e muitas foram a s promessas( sem me consultarem), fiquei assustada, pois sempre soube desta relação sincretica destes santos em nosso país onde a cultura afro é muito forte( pela qual tenho enorme respeito), O que eu ia dizer para estas pessoas?VÁ PARA LÁ COM SUA PROMESSA? O texto de Pe. Luizinho para mim foi por demais esclarecedor. Obrigada!

  9. Alessendro says:

    A cultura de dar doce é católica ou não, porque tem muitos cotólicos dando doce no dia 27. PAZ E BEM

  10. Andrea Vieira says:

    São Cosme e São Damião cura a medula e de toda a ação do inimigo na Larissa, na Natalia e na Andrea.
    Obrigada Senhor.

  11. Sebastiana C.Texeira says:

    A paz de Jesus a todos os irmãos quero pedir a i tercessão de São Cosmes e São Damião na saude de minha familia saude do corpo e da alma peço aos nossos querido santos São Cosmes e São Damião na minha saude da coluna hemorroidas principalmente a tristezas que muitas das vezes fica meu coração de todas as preocupações. Obrigada São Cosmes e São Damião pela tuas presenças nos hospitais e farmacia. São Cosmes e São Damião rogai por nos. intercede a Jesus por toda a cura das doençao da alma.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.