São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.

Por no dia set 30th, 2009 sobre Devoção aos Santos.

Pago o que devo obediente aos preceitos de Cristo que diz: Perscrutai as Escrituras (Jo 5,39); e: Buscai e achareis (Mt 7,7). Assim que não me aconteça ouvir com os judeus: Errais, sem conhecer as Escrituras nem o poder de Deus (Mt 22,29). Se, conforme o Apostolo Paulo, Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder de Deus e sua sabedoria, ignorar as Escrituras é ignorar Cristo.

Daí que eu imite o pai de família que de seu tesouro tira coisas novas e antigas. E a esposa, no Cântico dos Cânticos, que diz: Coisas novas e antigas, irmãozinho meu, guardei para ti (cf. Ct 7,14 Vulg.). E explicarei Isaías ensinando a vê-lo não só como profeta, mas ainda como evangelista e apostolo. Ele próprio falou de si e dos outros evangelistas: Como são belos os pés daqueles que evangelizam boas novas, que evangelizam a paz (Is 52,7). E também Deus lhe fala como a um apostolo: Quem enviarei, e quem irá a este povo? E ele respondeu: Eis-me aqui, envia-me (cf. Is 6,8).

Ninguém pense que desejo resumir em breves palavras o conteúdo deste livro, pois esta escritura contem todos os mistérios do Senhor, falando do Emanuel, o nascido da Virgem, o realizador de obras e sinais estupendos, o morto e sepultado, o ressurgido dos infernos e o salvador de todos os povos. Que direi de física, ética e lógica? Tudo o que há nas santas Escrituras, tudo o que a língua humana pode proferir e uma inteligência mortal receber, está contido neste livro. Atesta estes mistérios quem escreveu: Será para vós a visão de todo as coisas como as palavras de um livro selado; se é dado a alguém que saiba ler, dizendo-lhe: Lê isto, ele responderá: Não posso, está selado. E se for dado a quem não sabe ler e se lhe disser: Lê, responderá: Não sei ler (Is 29,11-12).

E se alguém parecer fraco, ouça as palavras do mesmo Apostolo: Dois ou três profetas falem e os outros julguem; mas se a outro que está sentado algo for revelado, que se cale o primeiro (1Cor 14,32). Como podem guardar silencio, se está ao arbítrio do Espírito, que fala pelos profetas, o calar-se e o falar? Se na verdade compreendiam aquilo que diziam, tudo está repleto de sabedoria e de inteligência. Não era apenas o ar movido pela voz que chegava a seus ouvidos, mas Deus falava no intimo dos profetas, segundo outro Profeta diz: O anjo que falava a mim (cf. Zc 1,9), e: Clamando em nossos corações, Abbá, Pai (Gl 4,6), e: ouvirei o que o Senhor Deus disser em mim (Sl 84,9).

Do Prólogo ao Comentário sobre o Profeta Isaías, de São Jerônimo, presbítero. Séc.V.

Clique em Santo do Dia assista ao vídeo e conheça mais sobre a vida deste grande santo, que revolucionou a literatura e a vida de todo o mundo traduzindo toda a Sagrada Escritura.

“Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer a Cristo”. São Jerônimo

Oração: Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes o vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia. São Jerônimo iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos. São Jerônimo ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras. Amém.

Clique em comentários você busca conhecer a Bíblia? Deixe os seus pedidos de orações.

São Jerônimo Rogai por nós!

Conte com as minhas orações.
Padre Luizinho,
Sacerdote Canção Nova.

4 Responses to “São Jerônimo: “Ignorar as Escrituras é ignorar a Cristo”.”

  1. http://bit.ly/2avrKK agora sim…

  2. ana maria says:

    peço sao geronimo dom de prega sagrada escritura e saber esplana bem pregaçoes pois nessecito tenho cede de mais conhencimento na palavra de jesus pois me coloca sabedoria e oleo da unçao do espirito santo sao geronimo protega minha familia minha casa e meu filho junior e firma amem nos abençoa de prosperidade e sabedoria amem…

  3. E.U. says:

    Caro irmão, sobre o Reino já todas as palavras foram ditas, quer na bíblia, quer nas escrituras de outras religiões quer nas palavras de poetas e escritores; resta-nos somente construir o Reino.

    Ao longo de minha vida e de meu percurso verifiquei que as palavras podem ser vãs, mas as obras não.
    As palavras são vãs quando em nome das ecrituras fazemos “políticas” de casos e não de causas. Surpreende-me que em nome da Palavra e pelas palavras se constituam fações e secções no sentido de fazer prevalecer um falso poder e uma falsa atitude. Consequentemente, a bíblia não é um instrumento de partidarização, ela é, ou devia ser, o reflexo de uma universalidade. Se estivermos atentos e conhecedores das obras espirituais ditas pagãs verificaremos que a própria bíblia incorpora essas correntes.
    Desejo agora deixar aqui algumas expressões e seus significados.
    A palavra hebraica ´almah, é traduzida pela LXX (Septuaginta) e pela Vulgata de “virgem” (grego, parthenos e Latim, virgo). Porém, o termo ´almah significa jovem mulher em idade de casar. Em hebraico o termo virgem significa betûlah.Nas religiões semiticas da antiguidade a virgem reunia em si a contradição: incorporava em si a virgindade e a fecundidade, e é um dos títulos da deusa Anat de Ugarit. O termo hebraico betûlah e o grego parthenos nem sempre implicam a integridade física da mulher. Na linguagem comum a mulher núbil não perdia esta denominação, mesmo que tivesse perdido a integridade física. No novo testamento o ideal é-nos apresentado como uma forma de ascese; Jesus dá-nos conta deste ideal em Mt. 19,12. Este ideal é proposto explicitamente por Paulo (cf. ICor 7,1.8.25-38), mas somente a título pessoal; não recebeu nenhum mandato do Senhor (cf. ICor 7,25).
    O termo Emanuel (Deus conosco ou que Deus esteja conosco), em hebraico imanû´el, que é dado por Isaías em 7, 10-17, tem como pano de fundo a crise de 735 a.C, quando Judá estava ameaçado por Facéia, rei de Israel, e Rason, rei de Aram, pretendendo forçar Judá a uma aliança contra a Assíria. Isaías, ao dar o sinal do próprio Iahweh: o nascimento do menino que se alimentaria a manteiga (leite) e mel, que era o alimento dos deuses, não esclarece e não afirma a interpretação que é hoje dada a esse acontecimento. A interpretação mais adequada é a de que o menino seria Ezequias que sucedeu ao trono do pai, Acaz. O fundamento desta promessa deve ser entendida à luz do messianismo davidico, ou seja, a eternidade da dinastia de David é um aspecto essencial do messianismo, que Jesus contraria: “Se, pois, Davi o chama Senhor, como é ele seu filho” (cf. Mt.22,45).

    Concordo plenamente com a afirmação:“Desconhecer a Sagrada Escritura é desconhecer a Cristo”. São Jerônimo

    São Jerônimo, vós que habitais a Luz, e sabeis interpretar o tempo e o modo, pedi ao Senhor que derrame de novo Seu espírito sobre esta igreja e sobre o mundo inteiro, para que não sejamos mais cegos a guiar cegos. Olha também para as necessidade de cada um de nós, que queremos progredir no conhecimento de Jesus e do Deus de Jesus, para que nosso barro cheio do espírito possa ser vretido para o bem da humanidade. ROGAI POR NÓS!!!

    PAX+++

  4. Regina da silva says:

    São Jerônimo ajuda-me acompreender mais a palavra de Deus a Biblía.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.