O Índio que viu a Virgem Maria

Por no dia dez 11th, 2009 sobre Devoção aos Santos.

Os registros oficiais narram que Juan Diego, para nós João Diego, nasceu em 1474 na calpulli, ou melhor, no bairro de Tlayacac ao norte da atual Cidade do México. Era um índio nativo, que antes de ser batizado tinha o nome de Cuauhtlatoatzin, traduzido como “águia que fala” ou “aquele que fala como águia”.


Era um índio pobre, pertencia a mais baixa casta do Império Azteca, sem ser, entretanto, um escravo. Dedicava-se ao difícil trabalho no campo e à fabricação de esteiras. Possuía um pedaço de terra, onde vivia feliz com a esposa, numa pequena casa, mas não tinha filhos.

Atraído pela doutrina dos padres franciscanos que chegaram ao México em 1524, se converteu e foi batizado, junto como sua esposa. Receberam o nome cristão de João Diego e Maria Lúcia, respectivamente. Era um homem dedicado, religioso, que sempre se retirava para as orações contemplativas e penitências. Costumava caminhar de sua vila à Cidade do México, a quatorze milhas de distância, para aprender a Palavra de Cristo. Andava descalço e vestia, nas manhãs frias, uma roupa de tecido grosso de fibra de cactos como um manto, chamado tilma ou ayate, como todos de sua classe social.

A esposa, Maria Lúcia, ficou doente e faleceu em 1529. Ele, então, foi morar com seu tio, diminuindo a distância da igreja para nove milhas. Fazia esse percurso todo sábado e domingo, saindo bem cedo, antes do amanhecer. Durante uma de suas idas à igreja, no dia 9 de dezembro de 1531, por volta de três horas e meia, entre a vila e a montanha, ocorreu à primeira aparição de Nossa Senhora de Guadalupe, num lugar hoje chamado “Capela do Cerrinho”, onde a Virgem Maria o chamou em sua língua nativa, nahuatl, dizendo: “Joãozinho, João Dieguito”, “o mais humilde de meus filhos”, “meu filho caçula”, “meu queridinho”.

A Virgem o encarregou de pedir ao bispo, o franciscano João de Zumárraga, para construir uma igreja no lugar da aparição. Como o bispo não se convenceu, ela sugeriu que João Diego insistisse. No dia seguinte, domingo, voltou a falar com o bispo, que pediu provas concretas sobre a aparição.

Na terça-feira, 12 de dezembro, João Diego estava indo à cidade quando a Virgem apareceu e o consolou. Em seguida, pediu que ele colhesse flores para ela no alto da colina de Tepeyac. Apesar do frio inverno, ele encontrou lindas flores, que colheu, colocou no seu manto e levou para Nossa Senhora. Ela disse que as entregasse ao bispo como prova da aparição. Diante do bispo, João Diego abriu sua túnica, as flores caíram e no tecido apareceu impressa a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe. Tinha, então, cinqüenta e sete anos.

Após o milagre de Guadalupe, foi morar numa sala ao lado da capela que acolheu a sagrada imagem, depois de ter passado seus negócios e propriedades ao seu tio. Dedicou o resto de sua vida propagando as aparições aos seus conterrâneos nativos, que se convertiam. Ele amou, profundamente, a santa eucaristia, e obteve uma especial permissão do bispo para receber a comunhão três vezes na semana, um acontecimento bastante raro naqueles dias.

João Diego faleceu no dia 30 de maio de 1548, aos setenta e quatro anos, de morte natural.

O papa João Paulo II, durante sua canonização em 2002, designou a festa litúrgica para 9 de dezembro, dia da primeira aparição, e louvou São João Diego, pela sua simples fé nutrida pelo catecismo, como um modelo de humildade para todos nós.

Oração a São Juan Diego:

São Juan Diego, graças pela mensagem evangelizadora que com humildade nos transmitistes; louvando a ti sabemos que a Virgem Santíssima de Guadalupe é a Mãe do verdadeiro Deus por quem se vive e é a portadora de Jesus Cristo, que nos dá o seu Espírito, que vivifica nossa Igreja. Graças a ti, sabemos que Santa Maria de Guadalupe é também nossa Mãe amorosa e compassiva, que escuta nosso pranto, nossa tristeza; porque Ela trata e cura nossos sofrimentos, nossas misérias e dores. Graças ao obediente cumprimento de tua missão sabemos que Santa Maria do Guadalupe nos colocou em seu coração, que estamos embaixo de sua sombra e proteção, que é a fonte de nossa alegria, que estamos cobertos por seu manto e na cruz de seus braços. Amém

São Juan Diego da Virgem de Guadalupe rogai por nós!

Clique em comentários e deixe os seus pedidos de orações.

Minha benção fraterna+

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.

19 Responses to “O Índio que viu a Virgem Maria”

  1. gizelda maria nogueira brilhante says:

    peço oração pela paz na minha familia e muita paz pois aconteceu um acidente de tiro com um irmão meu e eu quero que o SENHOR JESUS tire do coração de meus irmãos e do de Alexsandro a outra parte todo e qualquer sentimento de vigãnça e ódio.obrigado SENHOR.Gizelda Assu R/N.

  2. I want to say:

    pray for our brothers in the purgatory,
    they need us – and mary would be “proud” of
    us, that we do a like a “family” with them.

    god bless you.

  3. desiree says:

    PESSO PELA MINHA FAMÍLIA

  4. valdinéia carmen do nascimento says:

    peço oração pelo meu namoro com angelo gela, que neste dia, nossa senhora de guadalupe cubra-nos com teu manto, abraça-nos, cuida de nóis. amém

  5. Pedimos orações pela nossa família, com muitos embates e lutas.De igual forma, pela minha saúde, operada de câncer de mama em janeiro de 2007. Tenho procurado e busco sempre a palavra de Deus, mas somos pequenos demais para tantas graças recebidas.Obrigada. Paz e Bem!Izabel/Brasília/DF

  6. Clodenir Ponciano Lima says:

    A manisfetação de Deus se dar através dos mais humildes. Em Juan Diego, Deus manisfetou toda a sua doutrina, como fez com os pastorinhos ao apresentar a sua esposa, mãe e sacrário do seu filho Jesus.
    Todas as manisfestações do PAI se dá através dos mais simples, mostrando para humanidade que a simplicidade, que a igualdade entres nós, demonstram o seu poder.
    Como todo poderoso, Deus se manisfesta na humildade, mostrando que a força da soberba, usada por muitos líderes mundiais, são passageiras, que não constroem, muito pelo contrário, só destrói.
    São Juan Diego, estás no seio do Senhor, contemplando a sua face, faça com que, por sua intercessão, que os “grandes” da terra queiram se tornar tão pequeno como tu fostes para sociedade em vivestes, e se tornem verdadeiros adoradores do PAI>

    Interceda, Ruan diego, pela humanidade, nestes tempos finais para que muitas, se possível todas, almas se salvem.

    Roga por todos nós.

    Amém.

  7. odete says:

    PADRE LUIZINHO ORE POR MIN ESTOU MUITA AFLITA, ANGUSTIADA POR VARIOS PROBLEMAS EM MINHA VIDA , SITUAÇAO FINANCEIRA ME ABALANDO PESSOAS QUE TENHO QUE SUPORTAR EM SILENCIO PARA NAO MAGOAR , MEU COMERCIO QUE ESTA EM CRISE PEÇO A VIRGEM DE GUADALUPE QUE INTERCEDA POR MIN POIS MINHA AFLIÇAO E MUITO GRANDE TEM HORAS QUE PARECE QUE NAO VOU SUPORTAR TANTA PRESSAO DOS OUTROS , MAIS OFEREÇO A DEUS TUDO O QUE ESTOU PASSANDO E DIGO SENHOR POR ESTA CAUSA DOBRO MEUS JOELHOS . PADRE COMO A CRUZ E PESADA PARA PODE CHEGAR ATE A VITORIA , COMO JESUS SOFREU POR NOS HOJE EU ENTENDO , PADRE ME RESPONDA POR EMAIL ME DANDO UMA PALAVRA DE ANIMO POR FAVOR… OBRIGADA

  8. URSULA says:

    PEÇO MÃE SAÚDE, PAZ, PROSPERIDADE EM TODOS SENTIDOS DA MINHA VIDA, HARMONIA NO LAR, PACIENCIA, CORAGEM, PERSEVERANÇA, AUMENTAI MINHA FÉ, SABEDORIA, ABENÇOAI MEUS NEGÓCIOS QUE SEJAM CADA DIA MAIS PROSPEROS, INTERCEDEI POR ESSE PEDIDO AFETIVO, FINANCEIRO, QUE SE CONCRETIZE EM MINHA VIDA, PROTEGE-NOS DO MAL, PESSOAS MÁS, SALVA-NOS, LIBERTA-NOS, CURA-ME, TENDE PIEDADE DE NÓS SENHORA DE GUADALUPE. NOSSA MÃE DA AMERICA LATINA.MEU AMIGO REALIZE OS SEUS SONHOS, CURA A ENFERMIDADE DA MINHA TIA, E DA MINHA MÃE., MEU TIO.

  9. deisi cristina de souza costa says:

    Peço a deus pela conversao do me marido Valdinei Luis da silva costa e peço que a jesus de jesus reina no coraçao de Marco Aurelio que jesus mostre a verdade pra ele do que fizeram com Fabiano e que ele possa esta em jesus e que a justiça de jesus seja feita na vida anderson e marciel que jesus coloca no lugar dele e que o espirito de inveja e pertubação seja liberto em nom c]de jesus. amem

  10. peço oraçoespela minha familia nonato,familia ortiz,paula,silva,martins,souza,granzoti,cintra,camilo,crespo

  11. marlene says:

    Peço a Virgem de Guadalupe paz para toda minha familia e que ela abençoe esta casa onde moramos,pois precisamos de sua presença constante aqui.Minha mãe diz não gostar daqui,desse lugar,que não se acostuma aqui,porisso peço a proteção da Virgem sobre tds nós.Estamos vivendo em discórdia por causa da minha mãe.Que N.Sra abençoe e tire da sua cabeça essa ideia fixa de mudar.Obrigada,reze por nós Pe Luizinho.

  12. Elecir says:

    Peço oração pela minha familia, e principalmente pelo dia de amanhã pois farei uma prova aqui no RJ, pois preciso alcançar essa graça de ter um emprego já que tenho 40anos três filhos e nunca conseguir um bom emprego, rogo a ti minha amada mãe, eu cheio que tudo pode. Elecir -RJ

  13. Peço a Nossa Senhora de Guadalupe que traga a paz para a minha família,com os vizinhos e que tenhamos um Santo Natal,com muita paz e alegria,amém.Peço,também a cura de meu esposo,ótimos resultados de exames e que a pressão dele esteja sempre normalizada.Obrigada,Jesus e Nossa Senhora de Guadalupe.

  14. ANA says:

    PEÇO ORAÇÕES POR MIM E PELA MINHA FAMÍLIA, PELA SAÚDE DO CORPO E DA ALMA, PELA HARMONIA E PAZ. NOSSA SENHORA DE GUADALUPE ROGAI A DEUS POR NÓS QUE RECORREMOS A VÓS!

  15. Ivete Duarte says:

    Virgem de Guadalupe,me ajude a encotrar im medico certo para a cura da saude de minha mãe.
    Peço oração pela minha saude de todos que necessaitam de muito saude.Pela consciencia de meus irmãos e cunhadas, amém.

  16. ANTONIO MARINOSIO BARBOSA says:

    EU PEÇO A NOSSA SENHORA QUE ME AJUDE EU GANHAR ESTA QUESTAO COM A FE DEUS E NOSSA SENHORA DE GUDALUPE AMEM

  17. COM FE EM DEUS E NOSSA SENHORA DE GUADALUPE

  18. COM FE EM DEUS

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.