Advento: Deus cumpre as suas promessas por meio de seu Filho.

Por no dia dez 18th, 2009 sobre Advento.

Deus estabeleceu não só um tempo para suas promessas, como também um tempo para a realização do que prometera. O tempo das promessas vai dos profetas a João Batista. A partir dele começa o tempo de cumprir-se o prometido.

Deus, que se fez nosso devedor, é fiel, nada recebendo de nós, mas nos prometendo tão grandes bens. Pareceu-lhe pouco a simples promessa e, por isso, quis ainda comprometer-se por escrito, como que firmando conosco um contrato. Desse modo, quando começasse a cumprir as coisas prometidas, veríamos em tal escritura a ordem com que seriam realizadas. O tempo das profecias era o do anúncio das promessas, como já dissemos várias vezes.

Prometeu-nos a salvação eterna, a vida bem-aventurada e sem fim em companhia dos anjos, a herança imperecível, a glória eterna, a doçura da visão de seu rosto, a sua morada santa nos céus e, pela ressurreição dos mortos, a exclusão total da morte. É esta, de certo modo, a sua promessa final, o objetivo de toda nossa aspiração. Quando a tivermos alcançado, nada mais buscaremos nada poderemos exigir. Não deixou também de revelar o caminho que nos havia de conduzir a esses últimos fins, mas o prometeu e anunciou.

Deus prometeu aos homens a divindade, aos mortais a imortalidade, aos pecadores a justificação, aos humilhados a glória.

Contudo, meus irmãos, pareciam inacreditáveis aos homens, que Deus prometesse tirá-los de sua condição mortal de corrupção, vergonha, fraqueza, pó e cinza, para torná-los semelhantes aos anjos. Por isso, não só firmou com eles um contrato que os levasse a crer, mas constituiu ainda como mediador e garantia não um príncipe qualquer ou algum anjo ou arcanjo, mas seu Filho único. Desse modo, mostrou-nos e ofereceu-nos, por meio de seu próprio Filho, o caminho que levaria ao fim prometido.

Não bastou, porém, a Deus fazer seu Filho indicar o caminho; quis que Ele mesmo fosse o caminho, a fim de te deixares conduzir por Ele, caminhando sobre Ele próprio.

Para isso, o Filho único de Deus deveria vir ao encontro dos homens e assumir a natureza humana. Tornando-se homem, deveria morrer ressuscitar, subir aos céus, sentar-se à direita do Pai e realizar entre os povos o que prometera. E, depois da realização de suas promessas entre os povos, cumpriria também a de voltar para pedir contas de seus dons, separando os que merecerão a sua ira ou sua misericórdia, tratando os ímpios como ameaçara e os justos como prometera.

Tudo isso devia ser profetizado, anunciado e recomendado, para que, ao suceder, não provocasse medo com uma vinda inesperada, mas ao contrário, sendo objetivo da nossa fé, o fosse também por uma ardente esperança.

Dos comentários sobre os Salmos, de Santo Agostinho, bispo.
(In Ps.109,1-3: CCL 40, 1601-1603) (Séc. V).

Quais são as promessas de Deus que você espera? Como você tem se preparado para o Natal? Queira permitir que eu faça algumas sugestões para nossa preparação neste tempo de conversão que é o Advento: peça perdão viva a reconciliação; faça florescer no rosto de um jovem a confiança em si mesmo; faça uma criança sorrir; escreva uma carta de amor; visite alguém que você não vê há muito tempo; seja gentil mesmo que ninguém mereça; dê uma resposta diferente mesmo que a situação te diga seja grosso; reze um pouco mais, fique na Igreja mais que o tempo acostumado; ria um pouco mais, ria mais um pouco; vá a Missa e leve alguém que você ama muito, mesmo que ela queira fazer outra coisa, diga a ela que é Natal, Jesus quer nascer em nossas vidas!

Clique em comentários e deixe a sua decisão para esse tempo de conversão.

Natal feliz é Natal com Cristo!

Minha benção fraterna+

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.

11 Responses to “Advento: Deus cumpre as suas promessas por meio de seu Filho.”

  1. Advento: Deus cumpre as suas promessas por meio de seu Filho. http://tinyurl.com/yg4m9ty

  2. Ana says:

    Ótimos conselhos!

  3. Ingrid says:

    Realmente, neste tempo de Natal em meio a correria ( no trabalho), muitas vezes Padre, nos esquecemos das coisas simples como colocaste acima, “Quais as promessas…”
    Agradeço ao Pai por sua vocação , a ti pelo teu sim e espero conseguir realizar as sugestões acima..
    Paz e ternura

  4. olga e familia says:

    senhor neste tempo de advento peço pelo alcoolismo de meu marido orlando a cura e a libertaçao deste vicio que tanto mal me tem causado peço pela vida de meus filhos leonardo leandro junior e a minha tambem pela minha situaçao financeira pra que eu possa pagar minhas dividas proteçao dos assaltos acidentes sequestros de toda violencias deste mundo em meu lar e nos locais de trablho de meus filhos protejei-os jesus eu te peço fica conosco senhor obrigada

  5. preciso de uma oraçãopara prova que vou fazer no domingo dia 20 de dezembro.

  6. talita says:

    decidi, escrever uma carta..não é tão de amor assim..mas é para uma pessoa muito especial na minha vida..e que eu peço a Deus que abençoe muito muito..
    que neste tempo do advento e não só neste tempo,eu desejo ser uma pessoas mais amorosa, mais paciente..mais sábia..peço orações por mim talita e felipe, que o SENHOR nos abençoe no nosso relacionamento, que seja abençoadopor Deus e pelos nossos pais..também peço pelos meus pais sandra e renato, meu irmão renato, os pais do felipe e o irmão dele!!amém

  7. euridice says:

    esse tempo de advento tem sido gratificante
    em minha vida, ja a 2 anos que fazemos a novena de natal em meu condominio,e temos presenciado bençãos acontecer q o senhor continue a nos abençoar ,peço a Deus oraçoes pel minha saude e de meu marido q.a 6 anos e convertido pela graça de Deus…

  8. WANDERLEY says:

    Para mil o natal não é só este dia, natal é quando damos um sorriso a alguem, estendemos a mão aos necessitados, é acolhes um dependente quimico, é perdoar a quem nos ofendeu, tambem sei que não é uma tarefa facil, podem não devemos deixar de tentar, atraz de uma pessoa excluida é o proprio MENIO JESUS que nos estende as mãos.
    Um feiz natal. Amemm.

  9. Thamires says:

    Adorei saber mais sobre o advento, tempo maravilhoso..

  10. João Batista de Oliveira says:

    Super 10 o cometário, façla o próximo feliz\e você será sempre feliza. Abraço FELIZ NATAL.

  11. Vannessa says:

    Magnificos conselhos. Alguns admito que fiz mas ainda assim, sinto q falta algo q deixei por fazer embora não saiba o que! Espero mesmo assim ter a infinita alegria de comemorar o Natal c o Aniversariante, não tive a sabedoria de preparar o devido presente mas…

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.