Oitava Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém que choram por Ele

Por no dia mar 5th, 2010 sobre viasacra.

O coração de Jesus não suporta ver as mulheres sem as consolar. “Estou cheio de compaixão deles, porque são como ovelhas sem pastor”. Mesmo na dor a misericórdia, Ele quer nos consolar de nossas dores e muitas vezes de nossa cegueira da verdade e do amor. Abramos o nosso coração ao amor misericordioso de Deus.

Nós vos adoramos Senhor Jesus Cristo e vos bendizemos,
Porque pela vossa santa Cruz remistes o mundo!

Do evangelho segundo São Lucas 23, 28-31.

Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: “Mulheres de Jerusalém, não choreis por Mim; chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos. Pois dias virão em que se dirá: “Felizes as estéreis, as entranhas que não tiveram filhos e os peitos que não amamentaram”. Nessa altura, começarão a dizer aos montes: “Caí sobre nós”, e às colinas: “Encobri-nos”. Porque se fazem assim no madeiro verde, que será no madeiro seco?”.

MEDITAÇÃO

As palavras com que Jesus adverte as mulheres de Jerusalém que O seguem e choram por Ele, fazem-nos refletir. Como entendê-las? Não se trata porventura de uma advertência contra uma piedade puramente sentimental, que não se torna conversão e fé vivida? De nada serve lamentar, por palavras e sentimentalmente, os sofrimentos deste mundo, se a nossa vida continua sempre igual. Por isso, o Senhor nos adverte do perigo em que nós próprios nos encontramos. Mostra-nos a seriedade do pecado e a seriedade do juízo. Apesar de todas as nossas palavras de horror à vista do mal e dos sofrimentos dos inocentes, não somos nós porventura demasiado inclinados a banalizar o mistério do mal? Da imagem de Deus e de Jesus, no fim de contas, admitimos apenas o aspecto terno e amável, enquanto tranquilamente cancelamos o aspecto do juízo? Como poderia Deus fazer-Se um drama com a nossa fragilidade – pensamos cá conosco –, não passamos de simples homens?! Mas, fixando os sofrimentos do Filho, vemos toda a seriedade do pecado, vemos como tem de ser expiado até ao fim para poder ser superado. Não se pode continuar a banalizar o mal, quando vemos a imagem do Senhor que sofre. Também a nós, diz Ele: Não choreis por Mim, chorai por vós próprios… Porque se tratam assim o madeiro verde, que será do madeiro seco?

ORAÇÃO

Senhor, às mulheres que choravam, falastes de penitência, do dia do Juízo, quando nos encontrarmos diante da vossa face, a face do Juiz do mundo. Chamais-nos a sair da banalização do mal que nos deixa tranquilos para podermos continuar a nossa vida de sempre. Mostrai-nos a seriedade da nossa responsabilidade, o perigo de sermos encontrados, no Juízo, culpados e estéreis. Fazei com que não nos limitemos a caminhar ao vosso lado, oferecendo apenas palavras de compaixão. Convertei-nos e dai-nos uma vida nova; não permitais que acabemos por ficar como um madeiro seco, mas fazei que nos tornemos ramos vivos em Vós, a videira verdadeira, e produzamos fruto para a vida eterna (cf. Jo 15, 1-10). Clique em comentários e deixe sua reflexão e seus pedidos de orações.

PAI NOSSO / AVE MARIA / GLÓRIA AO PAI…

Fonte: www.vatican.va/news_services/liturgy/2005/via_crucis
MEDITAÇÕES E ORAÇÕES DO CARDEAL JOSEPH RATZINGER

Conte com as minhas orações.
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

One Response to “Oitava Estação: Jesus encontra as mulheres de Jerusalém que choram por Ele”

  1. angela de fatima moreira alkmim balbino says:

    jesus falou comigo atraves do senhor
    obrigada

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.