O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que?

Por no dia mar 22nd, 2010 sobre Quaresma.

Toda a nossa vida deveria ser uma oração, ou seja, uma comunicação com o divino em nós. A oração constitui uma abertura para Deus, para o próximo e para o mundo; um sim de acolhimento, de louvor, de conformidade.

Na virtude teologal da fé, nós dizemos um sim ao Pai na obediência. Procuramos situar-nos sempre de novo dentro de nossa vocação e da nossa missão. O homem se pergunta pela sua vocação, o homem responde à sua vocação, o homem realiza em profundidade sua vocação de comunhão íntima de vida com Deus. É na oração que o homem melhor cultiva seu relacionamento de Filho com Deus, que se revela como Pai.

Durante a Quaresma a Igreja convoca os fiéis a se exercitarem intensamente na oração, a fim de que toda a sua vida se transforme em oração. Ela evoca o Cristo em oração diante do Pai no deserto e nas montanhas, onde ele passava noites em colóquio. Evocando o Cristo orante, a Igreja torna-se o prolongamento da presença do Cristo orante entre os homens.

E desta forma a Igreja vive em atitude de penitencia, pois a oração constitui a expressão máxima da conversão.

Se os fieis souberem viver a autentica comunhão com Deus na oração durante a Quaresma, conseguirão viver durante o ano todo em atitude de oração, transformando também as outras dimensões da vida, como o relacionamento com o próximo e com o mundo, em oração de atitude ou verdadeira devoção.

Na vida de oração crescemos na virtude da fé e no relacionamento com Deus. Portanto quanto mais eu rezar e rezar melhor, crescerei em sabedoria e santidade também na fé e no conhecimento verdadeiro de Deus. A oração lança-me no coração de Deus e esse Coração Divino por ser o que mais ama, lança-me para o coração dos meus irmãos, portanto, a Virtude da fé através do exercício da Oração me faz crescer no relacionamento com o próximo, ter fé nas pessoas e crescer no amor gratuito e misericordioso.

O que é a virtude?
A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem.

Quantas classes de virtudes existem?
Existem duas classes de virtudes: as virtudes teologais e as virtudes humanas ou morais.

Quantas são as virtudes teologais?
As virtudes teologais são três: a , a esperança e a caridade;

O que é a fé?
A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus, em tudo o que Ele nos revelou e que a Santa Igreja nos ensina como objeto de fé.

A oração quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele.  Então quando eu rezo estou saciando a minha sede de Deus e de eternidade, alimentando a minha alma daquilo que ela mais almeja e precisa e muitas vezes eu não sei ler os seus anseios, ou seja, os sintomas da minha alma. Por isso, é através da oração, comunhão com Deus, que Ele alimenta a minha fome e sede dele e das coisas do céu, fazendo crescer nas virtudes da fé e também no relacionamento com as pessoas e as coisas criadas.

Participe do Acampamento da Semana Santa

Oração: Ó Deus de bondade concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Clique em comentários e partilhe como você vive o exercício espiritual da Oração?

Conte com as minhas orações.
Padre Luizinho
, Com. Canção Nova.

8 Responses to “O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que?”

  1. RT @TopsyRT: O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que? http://bit.ly/bZpIQw Reta final da Quaresma confira…

  2. Belíssimo este comentário sobre a oração e principalmente quando fala-se da Quaresma. Amo a CANÇÃO NOVA, pela sua forma de evangelizar.

  3. RT @TopsyRT: O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que? http://bit.ly/drB9V6 Reta final da Quaresma não podemos relaxar…confira

  4. anna says:

    RT @padreluizinho: RT @TopsyRT: O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que? http://bit.ly/drB9V6 Reta final da Quaresma não podemos relaxar…confira

  5. Maria da Conceição de Jesus says:

    O exercício da oração é imprescindível a vida humana. Quem já experimentou sabe a diferença de uma vida sem oração. É uma pena que as pessoas fazem do período quaresmal um feriadão, sem jesus. Precisamos nos enriquecer de toda liturgia quaresmal para aproximar-mos de Cristo ressuscitado e cumprimos nossa missão evangelizadora

  6. RT @TopsyRT: O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que? http://bit.ly/drB9V6 Reta final da Quaresma confira…

  7. RT @padreluizinho: RT @TopsyRT: O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO me Ajuda em Que? http://bit.ly/drB9V6 Reta final da Quaresma confira…

  8. ana maria says:

    padre luizinho oraçao chave da vitoria amem…

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.