Conheça A Verdadeira História de Corpus Christi

Por no dia jun 2nd, 2010 sobre Adoração ao Santíssimo.

Esta semana nos convida a viver com mais intensidade o Mistério da Eucaristia, que é fonte e cume de nossa vida, de nossa espiritualidade. Esta pedagogia da liturgia da Igreja nos ensina a abraçar o mistério de nossa fé, depois de vivermos a tempos atrás o Mistério de Jesus na sua paixão, morte e ressurreição, celebramos a semana retrasada a Festa de Pentecostes e Domingo passado A Santíssima Trindade e na próxima quinta-feira 03 de Junho O Mistério de Cristo presente na Eucaristia.

A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Santa Igreja sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes. Aconteceu, porém, que quando o padre Pedro de Praga, da Boêmia, celebrou uma Missa na cripta de Santa Cristina, em Bolsena, Itália, aconteceu um milagre eucarístico: da hóstia consagrada começaram a cair gotas de sangue sobre o corporal após a consagração. Alguns dizem que isto ocorreu porque o padre teria duvidado da presença real de Cristo na Eucaristia.

O Papa Urbano IV (1262-1264), que residia em Orvieto, cidade próxima de Bolsena, onde vivia S. Tomás de Aquino, informado do milagre, então, ordenou ao Bispo Giacomo que levasse as relíquias de Bolsena a Orvieto. Isso foi feito em procissão. Quando o Papa encontrou a Procissão na entrada de Orvieto, teria então pronunciado diante da relíquia eucarística as palavras: “Corpus Christi”.

O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico. A ‘Fête Dieu’ (Festa de Deus) começou na paróquia de Saint Martin em Liège, em 1230, com autorização do arcediago para procissão eucarística só dentro da igreja, a fim de proclamar a gratidão a Deus pelo benefício da Eucaristia. Em 1247, aconteceu a 1ª procissão eucarística pelas ruas de Liège, já como festa da diocese. Depois se tornou festa nacional na Bélgica.

O ofício foi composto por São Tomás de Aquino o qual, por amor à tradição litúrgica, serviu-se em parte de Antífonas, Lições e Responsórios já em uso em algumas Igrejas. A festa mundial de Corpus Christi foi decretada em 1264. O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.

A Eucaristia é um dos sete Sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: “Este é o meu corpo… isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim” (Cf. Lc 22,19-20). Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o Domingo da Santíssima Trindade.

No Brasil

No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais. A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a Missa o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.

“Aquele que come a minha Carne e bebe o meu Sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia” (Jo 6,55).

Oremos: Na festa do Teu corpo e sangue
dá-nos Senhor a
certeza da Tua presença
Nos dons eucarísticos!
Na festa da vida,
Que deve ser cada eucaristia,
Ensina-nos Senhor
A comunhão com os irmãos,
Radicada na unidade sacramental.
Ensina-nos que nunca é compreensível
Celebrar o gesto que significa
Sacrifício e dom da vida,
União com Cristo e com os irmãos
E fomentar divisões,
Cultivar discórdias e manter desigualdades!
Impele-nos a viver cada eucaristia
Como atores comprometidos
Convictos da Tua presença
E não como simples espectadores!

Clique e Conheça os conteúdos do Podcast

Deixe o seu comentário, pedidos de oração, eu vou rezar por você.

Minha benção Fraterna.

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

34 Responses to “Conheça A Verdadeira História de Corpus Christi”

  1. E.U. says:

    Deixo aqui algumas fotos da visita a Portugal de Bento XVI. Talvez venham a necessitar delas para ilustrar algum artigo na CN.

    PAX++

    Sim, Jesus, que todos aprendamos que comer o Teu corpo e beber do Teu sangue não é só ritual, mas a Tua doutrina e presença eucarística (Ação de Graças): “Manifestei-lhes o Teu nome, e ainda hei de lho manifestar. Para que o amor, com que me amaste, esteja neles, e eu neles”. (Jo 17,26)

    Não permitas, Senhor, que a Eucarístia se transforme em folclore. Ensina-nos Tu, Senhor, por Ti mesmo, e não pelo que os homens dizem.

    Em Ti confio, Senhor, e a Ti me confio com todos os que vos trago em mim.

  2. E.U. says:

    Aqui vai o link com as fotos da visita de Bento XVI:

    http://sol.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Galeria.aspx?content_id=172673

  3. Beto says:

    lindo

  4. JOSÉ RIBAMAR OLIVEIRA NUNES says:

    Jesus é tão presente em nós que cremos….Jesus é o PÃO DA VIDA…é nossa alegria…é nossa força…é nossa coragem…é o amor encarnado…é o Amar conjugado em todos os tempos….que bom Senhor acreditar…peço perção pelos que não creem…não perdoam…não amam…não esperam…meu Deus misericórdia !!!…

  5. eva da conceicao dos santos domingues says:

    peco oracao por mim

  6. Meire Furtado says:

    Toda formação sobre a nossa fé, é muito gratificante.
    Adorei. Sua benção e fique com Deus

  7. Elizabeth Padilha says:

    Peço oração pelo meu marido, meu filho e eu que aumente a nossa fé. Elizabeth

  8. izanilde sena says:

    Peço orações pelas vocações sacerdotais pelo Santo Padre, o Papa e por todas as famílias que precisam da presença de Deus em suas vidas. Agradeço a Deus,as graças que recebemos a todo momento de nossas vidas.Amém.

  9. audileide carvalho says:

    pe. Luizinho ore por mim e pela minha familia, por tdas as situaçoes da minha familia. te peço coloque diante de JESUS eucaristico as nossas vidas, o meu trabalho, a cura e a libertação da minha vida.

  10. Que esta quinta feira “santa” eu possa ser transformada com o corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, amém. Que o Senhor tire de mim essa impaciência, nervosismo e ansiedade pois só assim o meu marido vai voltar para a verdadeira Igreja de Cristo que é a Católica.

  11. Natalia Coutinho says:

    Oi Pe. Luizinho, gostei muito da matéria, como é importante nos estarmos em comunhão com Cristo e com a igreja.
    Muitas vezes participamos, mais de forma superficial por não saber o que realmente significa.

    Obj

    Gostaria de pedir sua oração pela minha familia, por Jorge Rodrigues dos Santos Junior, meu pai,tenho muita dificuldade de me relacionar com ele.
    Por minha prima Taiane Coutinho, que ainda não conheceu o Batismo do Espirito Santo e diz que não acredita nesta coisas(em Deus e na Igreja).
    E por todos que trago em meu coração.
    Por mim tbm pela minha vocação, que ainda não tenho muito claro.

    Ops: obg… por acolher o desabafo do meu coração, tenho certeza do poder da oração.
    Amém

  12. Alyson says:

    Gostaria de pedir oração pela saúde de toda minha família, em especial ao meu sobrinho Pedro.

  13. Lidia DF says:

    Padre Luizinho, Sempre procurei saber exatamente como começou a festa de Corpus Christi, mas fiquei confusa com o histórico acima. O papa instituiu a Festa de C C em 1264 e, antes disso, em 1230 e 1247, já havia procissão eucarística na França?
    As visões da freira Juliana aconteceram quando? Foram elas ou o milagre eucarístico que motivaram o Santo Padre? Gostaria de mais esclarecimentos, por favor, e já agradeço, pedindo a Deus muitas bênçãos para o senhor.

  14. Marineide says:

    Padre Luizinho, peço-lhe orações por minha família, por nossa conversão, por nossa santificação. No meu coração quero sempre ter esta certeza: “Eu e minha casa louvaremos ao Senhor” mas precisamos de muita oração para chegarmos a este ponto. Peça ao Senhor por nossos filhos.
    Que Maria Santíssima o abençoe
    Marineide

  15. Pedidos de Orações.

    Tu bem sabes, Senhor!

    Lembra-te de mim, olha por mim, vinga-me dos que me perseguem.

    Que eu não seja vitima de tua paciência, toma conhecimento dos insultos que por tua causa venho suportando.

    Bastava descobrir tuas palavras e eu já as devorava, tuas palavras para mim são prazer e alegria do coração, pois a ti sou consagrado, Senhor, Deus dos exércitos.

    Assim disse o Senhor: Se tu converteres, eu te converterei, e na minha presença ficarás. E se souberes separar o que tem valor daquilo não presta serás minha boca. Eles passarão para o teu lado e tu não passarás para o lado deles.

    Para esse povo farei que sejas um muro forte, de bronze, vão guerrear contra ti, mas não te vencerão, pois contigo eu estarei para salvar e te livrar- Oráculo do Senhor.

    Das mãos dos malvados eu te livrarei das garras dos tiranos eu te libertarei.

    ( jeremias 15 vers.15,15 – 19,21 )

    Ó Pai das Misericórdias, confio em Ti e , em todas as suas promessas faladas pela boca do profeta Jeremias e, peço-lhe socorro em minhas necessidades e também respostas as minhas suplicas e pedidos que tenho , confiado a Vossa Divina Misericórdia ultimamente.

    Peço-lhe perdão por tantos erros e pecados que passam em minha vida e história de cada dia e; conto com Vossa Graça e ajuda em todas as minhas tribulações e angustias e, coloco também sobre teu perdão, todos os meus inimigos que me perseguem, para que sejam mudadas as suas atitudes de injustiças e soberba e, que se tornem também , canais de Vossas Bênçãos e de Vosso Amor.

    Ó Papai das Misericórdia, atendei por favor meus pedidos; pois confio todas elas nas mãos da Mãe da Imaculada Conceição Aparecida e, peço que o carinho e a ternura Dela, seja fonte de poderosa intercessão, junto ao Coração de Vosso Filho e Senhor Nosso, Jesus Cristo.

    Ubaldo

    Marcos Guilherme Dias da Cunha

    Sergio Jordão de Lima

    Alexandre Cardoso

    André Iwase

    Marcus Volotão

    Renato Cintra

    JOVANEI DEIGO

    CLAUDIO SOUZA

    ROBERTO CRISPIN

    ADENILSON CASALOTI

    EDUARDO GOMES

    JURACY FERRAZ

    “Ò Sangue e água que jorraste do coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!”

    Obrigado !!!

  16. Sonia Oliveira says:

    Padre Luizinho,
    Peço que reze pela restauração do meu casamento,venho lutando por essa graça,pois amo minha familia e não quero que ela seja destruída.Estamos separados,mais ainda existe amor,o problema são as mágoas e ressentimentos,pois foram muitas mentiras e traições,mais quero perdoar e poder recomeçar.
    Mais o inimigo sempre ronda,e não consigo me libertar da raiva.Me ajude.Sua benção.Temos uma casal de filhos,eles tbm se ressentem com o pai.

  17. Fernanda Almeida says:

    Prezado Pe.Luizinho,

    Peço intercessão por meu marido Francisco José Almeida, pois ele não acredita na presença real de Jesus na Eucaristia, só comungou quando nos casamos, depois uma outra vez pela páscoa, depois de eu muito insistir (ele confessou, embora não sei se considerou contar esse pecado de incredulidade), só que atualmente não se confessa, nem comunga, mas vai a missa todos os domingos, acho que pra não ter problemas comigo, na verdade gostaria tanto que ele se convertesse, pois é um bom marido, fizemos 10 anos de casados esse ano e temos um filho de 8 anos o Samuel.
    Reze por nós, fico grata por me ajudar desse modo.
    Saudações, Deus sempre esteja com o senhor.
    Fernanda

  18. Emmanuel says:

    Padre, gostaria de pedir sua oração pelo meu discernimento dos desejos de Deus para minha vida. Obrigado!
    Um grande abraço e que Deus lhe abençoe!

  19. hercilia ribeiro kistenmacker says:

    meu deus estou num momento de transição, onde epero em vós, a direção de minha vida.
    vos peço meu senhor,a conversão de meu marido ronaldo e de meus filhos e netos
    pai querido, toca em mim. sei que sou pequena e pecadora, mas meu senhor te amo, e quero acertar,por isso meu pai amado vos rogo socorrei me, ñ me deixe cair. cuida da minha saúde. te agradeço o milagre que tu fizeste em mim, a cura do cancer.pois o senhor é fiel! amanhã estarei na canção nova novamente, nesse campo santo sagrado vou levar meu marido e minha filha e meu genro amanhã dia de corpus crhisti, vou buscar força e o poder de deus em nossas vidas.glórias e louvores a Ti senhor!obrigada meu querido amado senhor jesus!

  20. valéria says:

    Muito bom seu artigo, os católicos precisam ler e estudar sempre sobre a Eucaristia, EU AMO JESUS EUCARISTICO tenho muitos testemunhos sobre sua presença em minha vida, peço sempre a graça de nunca abandonar minha fé. Padre reze por mim e minha família (natálio/Valéria/Natália e Gabriel)

  21. Thainara Maximo Rezende says:

    A sua Bença?
    Que o senhor possa estar sempre orando
    pela minha familia:Celmo de Oliveira(Pai),Arlene Candido(Mae),Thais Maximo(Irma,Zander Marcos(Cunhado)e eu Thainara Maximo…
    Que a vida do senhor padre possa cada vez mais ser repleta do espirito santo…
    Brigado…Senhor por toda minha Vida …

  22. Ana Paula Brígido Holanda says:

    Peço oração em sinal de reconhecimento da necessidade de Cristo vivo em minha vida.

    MUITO OBRIGADA

    A PAZ DE CRISTO PARA TODOS NÓS.

  23. Gláucia Renata Nascimento da Silva says:

    Sua benção Pe. Luizinho, agradeço muito ao senhor pelo esclarecimento,por todo esse legado histórico e religioso, que permeia a festa de Corpus Christi.Gostei bastante de saber ainda mais sobre o meu Senhor Jesus,presente em minha vida e de toda a Igreja, e que se apresenta a nós no Santíssimo Sacramento do altar.Venho agradecer o seu ministério,Pe. Luizinho e pedir que a cada dia mais o senhor possa ser canal de graça em minha vida e na vida dos irmãos.Gostaria de pedir ao senhor também Pe, que ore pela vida minha vida financeira como também do meu namorado.Nós queremos casar e cremos que o Senhor tudo pode em nossas vidas, mas estamos em oração para que a graça que necessitamosse realize para que assim possamos casar.Ore por nós Pe. Luizinho, obrigada pela intercessão e mais uma vez sua benção, fica na paz!
    Forte abraço Gláucia Renata Nascimento da Silva e Ulisses Campos de Oliveira.

  24. SILVIA says:

    Peço oração pela situação que ocasionou discordia e desamor.amém

  25. Rosana Aparecida Moreira says:

    A sua bençao padre!Padre neste momento em que escrevo estou muito agoniada,com o meu trabalho,pelo meu neto que é muito agitado e minha filha e meu futuro genro nao tem paciencia com ele,eu sofro de cindrome do panico o que me incomoda demais,sinto muita vontade de chorar,chorar…mas nem consigo.Ore por mim por favor e pelo meus filhos Rafaela,Rafael,Maiara e meu neto Joao Gabriel.Muito obrigada,que Deus o abençoe sempre!

  26. Fabiana Fontoura says:

    Obrigada pelo simples e esclarecedor texto. Procurarei divulgar esta história para que os cristão saibam o que significa Corpus Christi.
    Peço orações por minha família. Obrigada Pe. Luizinho. Deus o abençõe.

  27. maria zilda says:

    PADRE LUIZINHO A PAZ DE JESUS E O AMOR DEMARIA , REZE POR MIM E MEUS FAMLIARES EU PRECISO DE ORAÇAO DE LIBERTAÇAO DOS MALES ESPIRITUAIS E CORPORAIS EU QUERO SARAR DESSAS FALSAS DORE E ENFERMIDADES ME AJUDE A SUPERAR TANTOS TORMENTOS NA ALMA , TANTAS FRAQUEZAS E MEDOS QUE AS VEZES EU PENSO QUE DEUS NAO TA COMIGO, ME AJUDE A ACREDITAR NO PODER E NA UNÇAO DE DEUS NA MINHA VIDA. DEUS TE ABENÇOE

  28. ana maria says:

    jesus me em emcina ter ama te adora me ensina ter obedecer muito obrigado por tudo jesus afasta minha todos problema espiritual me de força saude alegria paz amem abençoa minha familia minha casa e tudo meu amem

  29. ana maria says:

    jesus me em emcina ter ama te adora me ensina ter obedecer muito obrigado por tudo jesus afasta minha todos problema espiritual me de força saude alegria paz amem abençoa minha familia minha casa e tudo meu amemlibertaçao paz familiar meu filho liberto dessa moça e familia amem

  30. Maria Roselene Souza says:

    padre sua benção, estou muito feliz de estar sempre acompanhando as oração da canção nova eu queria pedir oração pelo meu marido que ele deixa-se de bebe, quando ele bebe eu fico nervosa porque ele fica diferente, tambem quero pedir benção para minha filha que terminou a universidade foi uma graça alcançada de deus porque não foi facio,abençoe o meu filho na universidade e no trabalho, que Deus abençoe a minha familia e as familias do mundo inteiro.oração para minha mae que tem uma dor no peito ja fez todo tipo de izame mais não deu nada.fique com deus.

  31. Sandra Regina says:

    JMJ amo-VOS salvai almas!Eu quando comungo digo assim,entre outras coisa:Jesus eu TE amo,Jesus perdoa os meus pecados,Jesus esclarece as minhas idéias,Jesus não consitais ao demonio aproximar-se de mim ,nem dos que guardo no coração;peço perdão pelos q não te amam…converte o clero e salvai-nos!AMEM obrigada.

  32. vanessa says:

    Peço oração a vcs pela minha familia,principalmente para meu marido porque ele não acredita na igreja,não acredita que a unica maneira de ser salvo é seguindo CRISTO não consigo conversar com ele,ele não me ouve,peço ajuda com a oração de vcs
    obrigada que DEUS abençoe a todos

  33. Carlos Bahia says:

    Eu creio em Jesus Cristo filho de Deus. Creio na morte vicária e na ressurreição de Jesus. E que em seu nome há poder para curar os enfermos, libertar os cativos e que sua principal missão foi a salvação. Creio na ressurreição dos mortos e que Cristo voltará, não como homem, mas em glória.
    Portanto não posso acreditar em milagre inútil! São meros dogma para justificar a bula papal.
    Não encontramos na Bíblia nenhum milagre inútil.
    Cada um acredita em que quiser.
    Mas conheceis a verdade e a verdade vos libertará.

  34. maria de Lourdes says:

    peço oraçao pela minha familia

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.