Como decidi que queria ser padre?
Por no dia ago 2nd, 2010 sobre Espiritualidade, Formacao.
Sempre me perguntam: padre como você chegou à conclusão de que sua vocação era ser padre? A vocação já esta plantada em nós como um pequeno grão, uma sementinha, são aptidões, desejos, inclinações naturais que Deus colocou em sua personalidade, mas a nossa formação e a nossa historia de vida vai confirmando ou não estas motivações. Por isso, a vocação precisa crescer num ambiente de liberdade, de descoberta e com a maturidade a escolha e a resposta. Eu desde criança queria ser padre, mas depois veio à adolescência onde defrontei com muitas coisas, tive duvidas, não queria mais e depois reencontrei o caminho da semente que era forte e dentro de mim não tinha deixado de crescer. No caminho busquei as pessoas certas que puderam me ajudar a amadurecer aquilo que dentro de mim não conseguia entender, arrisquei, dei passos largos e percebi que essa era a minha vocação, que eu me satisfazia com todo o ideal do sacerdócio.
Depois de uma caminhada em grupo de jovens e na minha paróquia fiz o discernimento com a pastoral vocacional de minha diocese e vi que o Senhor me chamava mesmo para o sacerdócio. No inicio do meu seminário diocesano, no ano de 1993 conheci a Canção Nova na missão de Salvador, através dos jovens e seu jeito alegre, fraterno de viver a Vida Consagrada e do trabalho que eles faziam na Rádio Excelsior de Salvador. Eu fui resgatado para Deus e para Igreja através da espiritualidade da Renovação Carismática Católica, fui me aproximando através da Divina providência, quando fui dispensado do seminário, uma situação muito dolorosa onde quase perdi minha vocação. Busquei ajuda do responsável de missão da casa de São Gonçalo dos Campos, próximo à Feira de Santana e fui acolhido para fazer um discernimento vocacional e ao mesmo tempo estudava o segundo ano de filosofia, foi muito doloroso ser dispensado do seminário, mas foi à Providência de Deus agindo para que eu encontrasse o meu lugar na Igreja, pois quando se trata de uma vocação autentica encontra-se força para superar todos os desafios:
“Desde o inicio a canção Nova foi sendo formada por homens e mulheres, jovens e adultos; por solteiros, casados e celibatários; por sacerdotes e diáconos. Hoje percebemos que esta era a Vontade de Deus: apresentar ao mundo uma família que congregasse os vários estados de Vida na Igreja”. (Nossos Estatutos). Providência Divina é a sabedoria de Deus que rege todas as coisas. É um dos princípios de vida que rege a Comunidade Canção Nova.
A primeira graça que experimento em ser padre da Comunidade Canção Nova é a Espiritualidade Eucarística, pois o sacerdote é chamado a ser um homem de oração, da intimidade com Deus, da Palavra e da Eucaristia. Rezamos ao ritmo da vida, sempre em função do povo que é minha missão, ser pai de uma multidão. Outra característica que me atraiu na comunidade foi e é a Vida Fraterna, ou seja, a vida comunitária, somos antes de tudo homens e mulheres de Deus, somos irmãos. “O masculino e o feminino vivido juntos em sadia convivência”, esse é o meio que Deus se utiliza para nos formar, curar, equilibrar a nossa afetividade no concreto da vida, nos prepara como homens e mulheres de Deus para o apostolado. Sou livre, sou alegre, sou o que sou dentro de minha comunidade, ela é uma escola de formação. Na Canção Nova aprendi a ser um padre orante, fraterno e trabalhador e isso tempera a minha vida e me realiza. A primeira missão da comunidade fora de São Paulo na Bahia, salvou a minha vocação, pois o chamado de Deus é irrevogável, Ele não volta atrás quando chama alguém: “SER PADRE CANÇÃO NOVA É BOM DEMAIS!”
Portanto, não tenha pressa em definir a sua vocação. Eu pesei, medi, analisei a fundo todos os meus sentimentos e motivações, fiz todos os cálculos, observei sacerdotes conhecidos e durante os sete anos de estudos acadêmicos fui bem acompanhado e me deixei acompanhar pelos meus formadores. Hoje posso dizer, através do Jeito de ser Canção Nova tenho sido fiel a Deus no meu chamado e na minha missão, encontrei o meu lugar na Igreja, a minha escola de santidade e minha realização como pessoa. E você faz parte da nossa história, você com a sua contribuição permitiu que eu estudasse e hoje possa dizer, sou feliz por ser padre da Igreja na Canção Nova.
Oração: Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos o teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”! Derrama sobre nós o teu Espírito, que Ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir a tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta as nossas comunidades para a missão. Ensina a nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na vida consagrada e religiosa.
Senhor, que o rebanho não pereça por falta de pastores. Sustenta a fidelidade dos nossos bispos, padres e ministros. Dá perseverança aos nossos seminaristas. Desperta o coração
dos nossos jovens para o ministério pastoral na tua Igreja.
Senhor da messe e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da Igreja, modelo dos servidores do Evangelho, ajuda-nos a responder “sim”. Amém
Clique em comentários e você já pensou e rezou sobre sua vocação?
Nós também temos equipe vocacional: blog.cancaonova.com/vocacional/
Conte sempre com as minhas orações.
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
http://www.facebook.com/Padreluizinho
ola padre eu estou muito indeciso com isso tudo, não sei como lidar em saber sobre a minha vocação… obrigado.
Até com que idade alguém pode entrar na Canção Nova para ser padre?
que deus abençoe o senhor e parabens pelo dia do padre Vanessa Freire da Silva Maringá Paraná.
PADRE LUIZINHOOOO!!
QUE SUADADE DE CONVIVER COM VC PADRE,AI EM LAVRINHAS COM TODA TURMA DOS 30 ANOS
PADRE SOU FÃ DO SEU SACERDÓCIO!!!
PARABÉNS !!!
O SENHOR É SINÔNIMO DE VIDA FRATERNAAAAA, RSRSRRS.
SUA BENÇÃO E FELIZ DIA DOS PADRE!
Pe. Luizinho, a sua Benção. Fiz uma leitura orante, conforme sugerido no seu blog, com os exercícios espirituais de Santo Inácio de Loyla, com a leitura do evangelho de Lucas(Jesus visita Marta e Maria). Aproveitei e li todo evangelho de São João 11(morte e ressureição de Lázaro). Gostaria de tirar um dúvida: Maria, irmã de Lázaro, e Maria Madalena são a mesma pessoa?A mesma Maria que estava ao pés da cruz com a mãe de Jesus e Maria de Cleófas?A mesma Maria que preparou os perfumes para ungir o corpo de Cristo no sepulcro? Obrigada! Desde já agradeço.Receba meu abraço fraterno em Cristo.
Ser canção nova realmente é bom demais, pois é uma entidade a serviço sempre do bem.Amo a Canção Nova.
Padre sua benção!
Que alegria em conhecer um pouco mais de sua historia!
Fico feliz por tudo que Deus fez para que sua missão se plenificasse na vivencia comunitaria aqui na canção nova. E não poderia ser diferente na vida de quem tem o carisma cancação nova.Posso dizer que é enriquecedor conviver com vc…
Obrigada por sua docilidade a Deus
Sua irmã e filha,
Margarida
padre LUIZINHO,ESSE SEU DEPOIMENTO-TESTEMUNHO me emocionou e confirmou o que ,EU, como leiga , sinto em relação à CANÇÃO NOVA:É UMA VERDADEIRA FAMÍLIA, umaVERDADEIRA COMUNIDADE .A C. NOVA é um marco em minha vida:ANTES e DEPOIS…! SER CANÇÃO NOVA É BOM DEMAIS. QUE DEUS NOS ABENÇOE .Amém. goyandira. Gostaria de receber essa palestra-escrita para colocá-la nos meus “estudos-meditações’.
Padre ,sua benção
Entrego ao coração de Jesus,meu medo de dirigir
A dificuldade de conseguir alguém que faça uma adaptação adequada pra minha deficiencia.Sou deficiente de uma perna e meu pai está cego.Ele precisa de mim.
Está tão difícil padre.Peço sua benção nessa situação.
Entrego os impossíveis de nossa família e minha vocação.
Jesus eu confio e espero em vós…!!
boa noite padres…tudo bem?pois é sou formando em filosofia e gostaria de ser padre,tenho 35 anos,solteiro,moro com meu irmão que é enfermeiro.tenho essa vontade desde pequeno,trabalho em uma empresa faz 15 anos e não estou feliz com isso.quero fazer algo que seja produtivo se é que me entendem.mas queria obter uma resposta pois ja estou ficando angustiado com a situação.por favor me ajudam ou entram em contato comigo..meu fone é 5430370103 sou do rio grande do sul,cidade carlos barbosa …perto a gramado para melhor localização…abraços e boa noite…
desculpa ir me antecipando pois como fiz filosofia e tive que pagar de meu bolso tenho que dizer que se for estdar em algum seminário precisaria ganhar o estudo pago pois saindo de minha empresa onde atualmente trabalho não terei condições de me pagar os estudos.mas caso contrário quero deixar bem claro que não vou desistir de meu sonho assim como paguei filosofia também conseguirei fazer teologia mesmo que pra isso tenha que caminhar dando passo a passo….sei que devem estar pensando que devo me comunicar com o padre d eminha comunidade,pois ja o fiz e ele me apóia..abraços…por favor me ajudam nessa missão…quero muito acreditam…abraços…
Oi,padre!Linda esta oração pelas vocações!Na revista mensal da Aliança da Misericordia, deste mês de agosto foi publicada uma linda oração pelos padres,talvez o senhor já conheça,se não,procure ler.Deus o abençoe s o fortaleça cada vez mais em seu sacerdócio,aprecio muito o que escreve.
Padre Luizinhoooooooooo, Parabéns amo você.
Parabéns! Padre Luizinho pelo seu sacerdócio e digo que ser sócia da CN.é bom + e peço ao Senhor que abençôe todos os sacerdotes do brasil e do mundo inteiro e que mande cada vez mais homens vocacionados
que ame verdadeiramente a sua missão de ser igreja no meio do povo. Abraços para todos os padres desta obra maravilhosa e séria que é a CN.
Sua benção, Obrigada pelo seu sim, Padre quer dizer Pai, Pai que tem muitos filhos….tenho rezado muito por vcs sacerdotes de cristo, sds, sempre quando canto lembro de ti, várias músicas. Rezo muito tbm pela Canção Nova, essa providência de Deus para nós, nestes tempos em que vivemos tão difíceis, só com a ajuda de vcs, nos conseguimos e aprendemos a cada dia caminhar para a santidade, e com certeza nos rezamos com vcs, cantamos, nos alegramos, sofremos, somos fracos, somos fortes, e como diz Padre Jonas, vcs passam tudo o que nos passamos também…. Um consagrado para amar, um consagrado pra se doar, um amor que não busca interesses seus, é o mais puro amor, o amor de Deus….Bjks pelo dia do Padre.
Pe. luizinho,
Parabéns,pelo dia do padre.
Conte sempre com nossas orações.
Deus te abençõe hoje e sempre.
te amamos.
ricardo, graça e joão ricardo.
A messe nunca se perderá, conquanto continuem a existir sacerdotes e leigos com seu espírito de serviço. Vá em frente, irmão Luizinho, porque mais do nunca a parábola dos vinhateiros (ou dos lavradores homicídas) tem sentido também neste tempo. Verifica-se que se vive um tempo em que procura-se expulsar Cristo, para dar lugar às trevas: nas igrejas, em nome de Cristo, e também nas nações. Nas igrejas, Cristo foi substituído pela lei e não pela lei do Amor. Paulo, que paulatinamente foi atingindo a perfeição (como todos nós), na carta aos romanos 2,12-13 afirma: “Todos os que sem a lei pecaram, sem aplicação da lei perecerão; e quantos pecaram sob o regime da lei, pela lei serão julgados. Porque diante de Deus não são justos os que ouvem a lei, mas serão tidos por justos os que praticam a lei.”
Esquceu Paulo e a igreja que o que se recomenda nestes versículos encontra-se anulado pela palavra de Jesus e a Palavra em Jesus, que é: “TUDO O QUE QUEREIS QUE OS HOMENS VOS FAÇAM, FAZEI-O VÓS A ELES. ESTA É A LEI E OS PROFETAS”. (cf. Mt. 7,12)
Esta sentença culmina numa outra: “Amai-vos como eu vos amei”. Acontece que este Amor só é possível se tivermos uma atitude verdadeiramente humilde, isto é, ao invés de se pensar que a humildade é submeter-se a uma qualquer autoridade, ou lei, dos homems, deve-se ter em conta que o verdadeiro húmus é reconhecermo-nos Homem, Homem que em tudo depende d´Aquele que o transcende.
Sem Deus não haverá presente, futuro e vida eterna. Em Cristo poderemos aceder a tudo isto! Oremos e vigiemos!
PAX+++
Muito Obrigado Pe. Luizinho…
Estou muito indeciso ainda, em saber qual é minha verdadeira vocação, mas com essa sua ajuda pude ver que nossa vocação é como um botão de Rosa, que aos poucos vai se abrindo.
A cada vez que eu vou a casa de Deus, me sinto mais perto dele… Então vejo que´a vida sacerdotal é minha vocação.
Recebo muitas informações pelo fato ter um amigo seminarita, e também muitos conselhos do páraco de minha paroquia, Mons. Décio Ravagnani.
Muito obrigado mesmo… Sou grato ao Senhor desde já…
Abraços, fique com Deus.
pe eu sempre pensei em querer seguir o sarcedocio,sempre gritiu em mim,mas nunca dei ouvido quis viver minha vida meus planos particulares e deixei isso de lado,rodei em circulos 21 anos de minha vida esta vontade voltou a gritar mas não sei tenho medo de não ser capaz eu não consigo ver o chamado na minha história de vida.o que faço.
Pois é, li o testemunho do padre Luizinho, não o conhecia, achei por acaso esse blog vagando pela net. Um belo relato de um homem que crê no chamado sacerdotal. Interessante também foi a mensagem do Vilson, acima, na qual realta sua vontade de ser padre, achei muito bonito isso. Pois me identifiquei na mensagem dele. Também tenho 35 anos e a ideia de ser padre me toma sempre. Sou graduado também, só que em Letras…
Mas tenho a ciência que Deus chama, de uma forma ou de outra, não basta ter vontade, talvez um apoio ajudaria no direcionamento vocacional, mas até isso Deus trabalha, pelo menos eu creio nisso.
Sou uma pessoa que ama a Igreja Católica, dentro das minhas limitações procuro defendê-la de ataques pejorativos, pois creio piamente ser ela alicerçada sobre a rocha Pedro.
Eu tenho em minha há muito tempo, desde criança uma visão humanística, sofro com o sofrimento do próximo, copadeço-me com os excluídos desse mundo transviado de valores humanos. Eu, talvez por ter uma vida sofrida desde criança, aprendi o “socialismo” dos excluídos que têm consciência do mundo em que vive. Quando digo socialismo, não me refiro exclusivamente a filosofia Marxista com toda a sua transmutação adaptativa de Lenin, Stalin…não é isso. Mas na singela visão de ver que o mundo é injusto e desigual. De ver que o valor da pessoa está no que ela faz e possui, pouco importando o quão especial ela seja como ser humano.
Numa visão mais revoltante, muitos pegaram em armas no decorrer da história para efetuar reformas do sistema, e confesso que pensei assim por muitos anos. Mas quando a gente vai ficando mais íntimo de Deus, a gente vê claramente que há como combater tamanhãs injustiças, mas não com armas convencionais, que causa a morte tanto do oprimido quando do opressor. E hoje eu sei indubitavelmente o nome dessa arma que se chama o amor de Deus.
E aqui na terra, o grande general se chama Papa Francisco, com seus oficiais hierásquicos, para comandar o exército do povo de Deus.
Sem mais delongas, alguns não querem ser apenas soldado praça nesta guerra contra o encardido, querem mais, sonham em ser oficiais, como é o caso do irmão Vilson.
Com 35 anos uma pessoa mais que sabe o que quer, que o padre Luizinho o ajude nesta empreitada santa.
É isso, a paz de Jesus e o amor de Maria.
Ola tenho 35 anos sou solteiro e nao tenho filhos gostaria de saber se posso me tornar padre.
Ricardo, claro se essa for a sua vocação. Procure um diretor espiritual ou a animação vocacional da sua paróquia ou Diocese. Vou te passar o blog do Vocacional da Canção Nova: http://blog.cancaonova.com/padreluizinho Vá em frente, reze e procure ajuda, minha benção+