Cura Interior com a Palavra de Deus (Lucas 24,13-35)

Por no dia set 20th, 2010 sobre Palavra de Deus.

É muito importante que você esteja com a sua bíblia na mão, mas vamos transcrever este texto que é um caminho de cura e libertação, literalmente Jesus nos abraça quando lemos a Palavra:

Naquele mesmo dia, o primeiro da semana, dois dos discípulos de Jesus iam para um povoado, chamado Emaús, distante onze quilômetros de Jerusalém. Conversavam sobre todas as coisas que tinham acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles. Os discípulos, porém, estavam como que cegos, e não o reconheceram. Então Jesus perguntou: “O que ides conversando pelo caminho?” Eles pararam, com o rosto triste, e um deles, chamado Cléofas, lhe disse: “Tu és o único peregrino em Jerusalém que não sabe o que lá aconteceu nestes últimos dias?” Ele perguntou: “O que foi?” Os discípulos responderam: “O que aconteceu com Jesus, o Nazareno, que foi um profeta poderoso em obras e palavras, diante de Deus e diante de todo o povo. Nossos sumos sacerdotes e nossos chefes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. Nós esperávamos que ele fosse libertar Israel, mas, apesar de tudo isso, já faz três dias que todas essas coisas aconteceram! É verdade que algumas mulheres do nosso grupo nos deram um susto. Elas foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Então voltaram, dizendo que tinham visto anjos e que estes afirmaram que Jesus está vivo. Alguns dos nossos foram ao túmulo e encontraram as coisas como as mulheres tinham dito. A ele, porém, ninguém o viu”.

Ouça o Podcast:

Então Jesus lhes disse: “Como sois sem inteligência e lentos para crer em tudo o que os profetas falaram! Será que o Cristo não devia sofrer tudo isso para entrar na sua glória?” E, começando por Moisés e passando pelos Profetas, explicava aos discípulos todas as passagens da Escritura que falavam a respeito dele. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez de conta que ia mais adiante. Eles, porém, insistiram com Jesus, dizendo: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Jesus entrou para ficar com eles. Quando se sentou à mesa com eles, tomou o pão, abençoou-o, partiu-o e lhes distribuía. Nisso os olhos dos discípulos se abriram e eles reconheceram Jesus. Jesus, porém, desapareceu da frente deles. Então um disse ao outro: “Não estava ardendo o nosso coração, quando ele nos falava pelo caminho e nos explicava as Escrituras?” Naquela mesma hora, eles se levantaram e voltaram para Jerusalém onde encontraram os Onze reunidos com os outros. E estes confirmaram: “Realmente, o Senhor ressuscitou e apareceu a Simão!” Então os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e como tinham reconhecido Jesus ao partir o pão. (Cf. 24,13-35).

Os discípulos de Emaús expressavam a tristeza de ter perdido a esperança, Jesus era a sua maior esperança de ser o grande libertador de Israel. E eles estavam decepcionados com todo o final da história, estavam presos à cruz e a morte. Esqueceram de todas as promessas do mestre. Andavam de cabeça baixa, sem auto-estima, experimentando o fracasso e tudo isto os levou a cegueira espiritual. Quantas vezes nos encontramos exatamente assim como os discípulos de Emaús, tristes, de cabeça baixa e decepcionados. A decepção tem a capacidade de arrancar a esperança e de instalar no nosso coração o espírito de morte e de fracasso. Vivemos em torno do problema, circulando, patinando em nossa dor, ai também se instala o espírito de auto-piedade: “não tem mais jeito, tudo acabou e não conseguimos ver nenhuma saída!”.

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”. Deus caminha conosco e quer saber o que estamos passando, vivendo, sentindo, ou seja, Ele se interessa pela nossa causa e muitas vezes não enxergamos Jesus que caminha ao nosso lado. Ele não foge da dor e quer que falemos do assunto, Ele não mascara, faz com que a gente enfrente os nossos medos, decepções e fracassos, Ele prepara o terreno para darmos novos passos, enxergar novos horizontes. Jesus cura os nossos corações caminhando conosco, conversando, ou seja, deixa claro que o primeiro passo para cura interior é a oração. Ele usa a Palavra como pedagogia, relembra, refaz a historia com eles, por isso, a Palavra de Deus é outra grande fonte de cura interior: “Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes”. (Isaías 35,3).

Ele utiliza o Amor, a essência de Deus, a presença que cativa, eles já estavam ardendo o coração quando Jesus lhes falava ao pé do ouvido o que mais o coração deles queria ouvir: “Ele esta vivo e esta no meio de nós!” O mestre devolve para eles a esperança, que ficou na dor, na perda, na oração de lamuria pelo caminho. E quando Jesus finge que vai embora, brota do coração deles uma simples e profunda oração: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Entra com eles e realiza um gesto muito conhecido, pega o pão, abençoa e distribui entre eles. Seus olhos se abrem e eles reconhecem o Senhor ao partir do pão. Nesta passagem acabamos de conhecer por excelência a presença de Jesus no meio de nós e a maior fonte de cura interior: A Celebração Eucarística. Este evangelho é uma síntese da celebração Eucarística, a Santa Missa. Inflama os corações dos discípulos e lhes cura toda cegueira e decepção. Faz deles anunciadores corajosos e dispostos a anunciar sem importar que tivessem que fazer o mesmo caminho, mas agora à luz da vitória.

Façamos este caminho de cura interior e deixe seu comentário e pedido de oração, pois acredite o Senhor caminha com você!

Oração de Cura: Permanece comigo Jesus, pois o dia já declina. Faz o meu coração arder pelo poder de Tua Palavra, poder que pode destruir todas as forças contrarias a Tua vontade na minha vida. Caminha comigo Senhor, mesmo que durante um bom percurso do caminho eu não Te reconheça. Refaz comigo o caminho de reconciliação com a minha história, de perdão, de aceitação e de atitude, pois quero enxergar além do que os meus olhos podem ver. Cura nos passos que dermos todo medo, decepção e fracasso que já vivi em minha vida, pois não quero viver do passado, mas celebrar a vida, para construir no presente o futuro de um coração curado, livre para anunciar que Jesus Cristo ressuscitou e ninguém mais precisa viver na dor, porque em Cristo somos mais que vencedores. Amém!

Clique aqui e Reze A quaresma de São Miguel

Conte com as minhas orações.

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.

17 Responses to “Cura Interior com a Palavra de Deus (Lucas 24,13-35)”

  1. eva says:

    muito bom!

  2. Mayara Lucena says:

    A minha dor vem das ofensas, dos acúmulos, dos rancores. Cura Senhor, o meu coração! Não quero ser triste nem nervosa, cura Senhor!
    Padre, interceda por mim, ando muito triste e estressada, não quero cair em depressão. Me ajude.
    Amém!

  3. elza da silva says:

    padre
    Padre primeiro desejo a mim e a te abença de
    deus, pos o sr. pede aui o que parou em mim a não testemunhar jesus e onde eu presiso ser curada aos ums 23 anos atraz pedofelia comerço com animas desrespeito com afilhado nesta aria aos meus pais depressão sindromidopanico medo de falar em publico e afobia vivo hoje doente piscologicaminte e epirtual presiso ser curada para detemunhar jesus

  4. Marcela says:

    Pai tira de mim toda essa tristeza e que o meu relacionamento possa ser como era antes,abençõe a mim e ao Jean,toda minha família,amigos,curso,carreira,o esporte que faço,todos os que me pediram orações e todos os que vão ser ordenados sacerdotes,todas as vocações e atenda o clamor de meu coração,peço a intercessão da Bem-Aventurada e de todos os seus anjos e santos,eu vos amo muito obrigada por tudo.Assim Seja.Amém!

  5. Amada de Deus says:

    Jesus cura,salva-me e liberta-me!

  6. Fernanda says:

    Suplico a Deus abençoe minha monografia que eu consiga realizar com muito zelo e seja aprovada peço também saude física , mental, espiritual, psicologica e emocional.

  7. Antônia says:

    Cura Senhor, em nome de Jesus a minha irmã Walkyria com pressão alta no pulmão e Berilo com cancer no estômago. Cura meus joelhos Senhor, eu vos peço. Restaure finanças da loja L2 Alimentos, Senhor, para nossa alegria e principalmente para sua honra e glória. Misericórdia Pai. Tudo em vossas mãos. Amém e obrigada.

  8. anny Fabricia says:

    Peço pela minha cura interior, a cura dos meus sentimentos, a cura do coração ferido, a cura total da minha vida, para que eu possa amar á todos. Amém

  9. Pablinne Batista says:

    Quero pedir oração por mim e por minha família, que Jesus esteja sempre conosco, que cure e liberte tudo que existir de ruim em nosso corações, peço por mim em especial, que Deus me ensine a perdoar, que Deus cure e liberte o meu coração, me ajude esquecer o que passou e viver o hoje, que Deus faça uma obra na minha vida, se existe alguma maldição, alguma barreira que me impreça de ser feliz que Deus me liberte em nome do senhor Jesus.

  10. maria eunice de oliveira gironde says:

    gostei muito dessa reflexão, vou passar adiante, conheço muitas pessoas que vivem no passado e impedem que o presente continue para formar o futuro, com lastimações, medos, inseguranças e aastando-se de Deus nos momentos em que deveriamos estar mais proximos dele, porque Ele jamais se afasta de nós.
    Obrigada por essa reflexão, quero que Jesus caminhe comigo e que nos momentos em que eu tamb´~em não puder encherga-lo, que meu coração possa arder e minhas decisões sejam sempre guiadas pelo divino Espirito Santo.

    Obrigada

  11. VERA LUCIA PIRES RAMOS says:

    PE. LUIZINHO GOSTEI DEMAIS DO SEU COMENTARIO E
    REZEI A ORAÇÃO DA CURA. SOU CASADA HA 30 ANOS,
    ESTOU PASANDO POR MOMENTOS DIFICIES NO MEU CASA
    MENTO,ESTOU DESPREZADO,ELE NÃO CONVERSA, ME TRA
    TA COM INDIFERENÇA. PEÇO A DEUS QUE ELE RESTAU-
    RE MEU CASAMENTO, POIS SOU CATOLICA PRATICANTE
    E NÃO QUERO ME SEPARAR,. PEÇO SUA AJUDA EM ORA-
    ÇOES. SOU SOCIA DA C.NOVE E ARRECADADORA HA 6 ANOS. ESTOU SOFRENDO MUITO. ABRAÇOS. VERA PIRES

  12. Alfrêdo Junior says:

    Padre,estou com um amigo internado na UTI da Santa Casa de Misericordia de Maceió AL.Ele encontrava-se com pouca esperança pois está com problemas no coração e o quadro agravado por ter Diabetes,apresentei-lhe Jesus e sua divindade,senti que a apartir daí obteve uma melhora significante, mas a sua fé ainda é pouca, estou fazendo o que posso para ajuda-lo inclusive irei apresenta-lo ao texto a cima,e peço também, oração para a sua cura e para sua familia.
    Um forte abraço e fica na Paz do Senhor.Seu irmão Alfrêdo Junior de Satuba AL.

  13. bom dia ,a paz do senhor jesus cristo.senhor venho te pedir perdao por tda minah culpa,por tds meus pecados.te peço senhor uma pequena palavra ,me liberta de tdo mal.purifica minha alma,renova o meu coraçao, dai me alegria.permaneça sempre comigo senhor jesus.vem e fica comigo.vem ESPIRITO SANTO enchei os coraçoes de vossos fieis,e acendei neles os vosso Espirito e td sera criado e renovarei a face da terra.oremos Deus q instruistes os coraçoes de vossos fieis com a luz do Espirito Santo,fazei que apreciemos retamente tds as coisas segundo mesmo Espirito e gosemos sempre da sua consolaçao.por Cristo,Senhor nosso .amem.

  14. G Franca says:

    A referida passagem trata do meu presente apenas remoendo um passado sem entender o que Deus pedia de mim e o resultado foi a tristeza a angústia a mágoa e a depressão, hoje consciente disso estou buscando viver meu presente intensamente entendendo que Deus através do Cristo continua comigo bastando apenas que eu o busque diariamente na Eucaristia que está me ajudando juntamente com a oração pessoal nas madrugadas romper com os grilhões do passado e tomar posse do novo de Deus em minha vida, esta passagem é belíssima! Por favor orem por mim para que eu seja perseverante e tenha ânimo para continuar a CAMINHADA, rumo a concretização da vontade de Deus em minha VIDA!
    DEUS LHES PAGUE
    Geni (Fortaleza)

  15. Mirella says:

    Que Jesus me permita andar nos seus passos e curar todo medo causado pelos acontecimentos do passado. Que Jesus me permita celebrar a vida para construir no presente o fuhturo de um coração curado!
    Jesus me permita renascer após a depressão, em toda plenitude do teu espírito.
    Amém.

  16. ELEONOR says:

    A vida vence a morte e a tristeza dá lugar a alegria. Jesus caminha comigo e com minha filha e por isso o amamos. Fica conosco, Senhor, és tudo para nós. Amém!

  17. soniaaparecidapereiradesousa says:

    estou sentindo isso hoje Pe decepcionada como anda a minha paróquia estou me sentindo sufocada mas sei que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus…obrigado e me desculpe o desabafo esperava que alguém me ouvisse.só.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.