Espiritualidade: Como viver bem o Tempo comum?

Por no dia jan 10th, 2011 sobre Espiritualidade, Liturgia.

Terminado Tempo do Natal com a Solenidade do Batismo do Senhor, a Igreja começa a caminhar como O Povo de Deus caminhou no deserto durante quarenta anos rumo a Terra Prometida. Nem só de festas e solenidades vive a espiritualidade da Liturgia, mas o dia a dia, a rotina, a Constância, traçados pela esperança e perseverança na caminhada. O aspecto mais forte deste tempo é a comunidade reunida para celebrar sua fé, tendo o Domingo como a Páscoa semanal, onde a Igreja, Povo de Deus, caminham juntos com o seu Senhor ressuscitado.

Espiritualidade e símbolos

Este longo período compreende 33/34 semanas. O tempo comum começa no dia seguinte à festa do Batismo do Senhor e vai até a terça-feira de carnaval, inclusive. Interrompido pelo ciclo pascal. Recomeça na segunda-feira depois de pentecostes e termina no sábado anterior ao 1° domingo do advento.

Sentido: O domingo é a páscoa de cada semana, dia da reunião da comunidade para escutar a Palavra e fazer a Ceia em memória da morte e ressurreição de Jesus.

Os primeiros domingos do tempo comum são marcados por um clima de manifestação do Senhor, da sua missão no mundo e do chamado dos discípulos. A atitude destes domingos é sugerida pela voz do Espírito que desceu sobre Jesus nas águas do Jordão: “Tu és meu Filho querido, o meu predileto”! Contemplamos Jesus como o iniciador do reino.

Além do domingo, como festa semanal, celebram-se nesta primeira parte as festas da apresentação do Senhor e a festa da conversão do apóstolo Paulo.

Símbolos

O gesto simbólico que caracteriza o domingo como dia memorial da páscoa é sempre a reunião da comunidade em torno da Palavra e da santa ceia. O evangelho de cada celebração às vezes inspira um símbolo ou gesto simbólico que marca um determinado domingo. Para ressaltar a dimensão pascal do domingo, está previsto oração e aspersão da água (no lugar do ato penitencial). Há ainda as músicas que expressam o sentido de cada domingo.

Fonte de pesquisa: http://www.apostoladoliturgico.com.br

 

Como viver bem este tempo:

Deixar-se conduzir pelo Espírito Santo de Deus, que nos guiará pela Palavra proclamada em cada liturgia;

Fazer crescer em nós o sentido de comunidade-Igreja, povo reunido para celebrar sua fé, que caminha como a grande família de Deus rumo a Terra Prometida: O Céu;

Centralizar a sua vida e pratica de fé no Mistério Pascal de Cristo que se realiza mos Sacramentos e plenamente na Eucaristia;

Adestrar os sentidos para colher a Vontade de Deus nos pequenos gestos, nas coisas simples do dia a dia e na pratica comum da fé e da caridade.

As celebrações festivas da Virgem Maria e dos Santos nos finalizam a fidelidade de Deus e daqueles que nos precederam mos mistérios da nossa fé.

 

Oração: Senhor quero caminhar contigo e com os meus irmãos vivendo os mistérios de nossa fé e crescendo em sabedoria e graça. Quero escutar Tua Palavra e deixar-me conduzir pelo Teu Espírito, buscando a Eucaristia e a santidade na rotina dos meus dias, tentando fazer o ordinário de maneira extraordinária. Conto com a intercessão da bem-aventurada Virgem Maria e meus amigos santos, que me precederam na Terra Prometida tomando posse da Salvação conquistada por Nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Amém  

 

Clique em comentários e diga como você vive esse rico tempo litúrgico?

 

Conte com as minhas orações.

Padre Luizinho,

Com. Canção Nova. 

7 Responses to “Espiritualidade: Como viver bem o Tempo comum?”

  1. Gilca Trindade Santos says:

    Bom dia, meu nome e Gilca.
    Quero agradecer pela linda esplicacao sobre o tempo comum,eu gosto muito de ir as missas diarias, e foi de grande ajuda, parabens e que
    Deus lhe abencoe.
    Abracos.

  2. Carla Simone says:

    Bem,trago no meu coração o desejo de ser fiel no pouco,oro para que conduzida pelo Espirito Santo eu possa ser fiel a eucaristia dominical e as meditações diárias da palavra ,para no final desse tempo poder exclamar:Como é bom buscar a Deus e ver na minha vida suas maravilhas! Ajuda-me Senhor, pois tu sabes das minha fraquezas.

  3. Aderson says:

    Muito bom texto Padre.

    e que eu possa, como na oração feita, …
    “tentar fazer o ordinário de maneira extraordinária.”

    Abraço

    Paz e bem.

  4. a says:

    padre muito obrigado por essa explicaçoes eu presiço viver muito no espirito santo e viver em obidiencia em felicidade amem

  5. Caren says:

    linda oração espero que possamos nesse caminhada estar na caridade e fé em nossa comunidade.

  6. BERNADETE says:

    PADRE.
    EU ESTAVA PRECISANDO DESSA EXPLICAÇÃO,PARA VIVER BEM O TEMPO COMUM.QUE DEUS POSSA ME AJUDAR A ESTA SEMPRE EM ORAÇÃO,NÃO DEIXA JESUS EU FRAQUEJAR,ME SEGURA NAS TUAS MÃOS PRECIOSA E NOSSA SENHORA ME CUBRA COM SEU MANTO SAGRADO EU E TODA A MINHA FAMILIA.AMÉM.
    JESUS TE ABENÇOE PADRE.UM GRANDE ABRAÇO.
    BERNADETE.

  7. james says:

    good

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.