Qualidade de Vida pense nisso!

Por no dia mar 1st, 2011 sobre Sem Categoria.

Hoje se fala tanto em qualidade de vida, alimentação, atividade física, esporte e lazer etc. Vivendo estes dias as minhas férias percebi que as pessoas têm esquecido que a melhor qualidade de vida é aquela que começa dentro de nós, qualidade de vida começa no interior das pessoas. A nossa vida tem sido mais agressiva e muito menos educada, sem gentilezas, educação e um pouco de ternura. É como se faltasse açúcar no café ou gás no refrigerante, é difícil, quase insuportável de tomar. Compaixão é coisa ultrapassada, não nos colocamos mais no lugar dos outros, estamos perdendo a sensibilidade, e ainda dizem que é porque são da geração y, tudo é mais objetivo, rápido e frio é claro!  É preciso repensar a nossa qualidade de viver.

Compaixão: sentir a dor do outro, piedade, sentimento de quem se coloca no lugar do outro. “Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão delas, porque eram como ovelhas sem pastor”. (cf. Jo 6,34).

Hoje o grande vilão da vida moderna tem sido o stress, a vida agitada e nervosa dos novos tempos e tudo piora quando percebemos que atitudes interiores de educação e gentileza tem caído em desuso no cotidiano da gente e que essas atitudes poderiam fazer melhores os novos dias e relacionamentos. Com certeza diminuiria o stress e a insatisfação do dia a dia. Você pode estar me achando supérfluo, mas no dia a dia percebemos que essas delicadezas fazem muita diferença, perceba:

Outro dia no supermercado esperava na fila para pegar um franco assado, éramos mais ou menos 15 a 20 pessoas, quando saiu o franco foi aquele alvoroço e se esqueceram das pessoas que estavam ali na frente da vila a 20, 30 minutos esperando; caminhando voltando para casa levei um esbarrão de uma moça que quase cai no chão, ela me olhou e ao invés de pedir desculpas reclamou e quase me xingou. Quantas vezes você esperou a gentileza de alguém numa fila interminável e o pior aquele mal educado ainda passou na sua frente; um sorriso, como poderia fazer diferente o dia de alguém, um bom dia, boa noite, colicença, por favor, e muito obrigado. E na maioria das vezes só precisamos fazer valer o direito dos outros.

Nem se fala a nossa atitude com as pessoas da terceira idade, como seria melhor mesmo se respeitássemos mais dando o lugar que é delas reservado no ônibus, na fila do banco, etc. E os nossos irmãos deficientes físicos? O desrespeito começa sem a compreensão do sistema público que não prepara as nossas cidades para melhor atende-los, ajudando-os há viver um pouco melhor. Como a vida seria menos stressada se a gente se preocupasse mais com o bem do outro, seria uma grande corrente do bem, eu pensando no bem do outro e os outros pensando no meu bem e o dia de todo mundo seria melhor. O amor, a gratuidade, a gentileza não pode perder espaço em nossas vidas, pense nisso!

Qualidade de vida não é só pensar no seu bem e nos seus interesses, mas também pensar no bem dos outros. Não esqueça destas palavras que revelam na verdade educação e promovem a qualidade de vida de todo mundo:

Obrigado, bom dia, boa noite, desculpe colicença, por favor, posso ajudar?

Por favor, se desejar pode deixar em comentários a sua opinião, muito obrigado.

Minha benção fraterna+

Padre Luizinho,
Com. Canção Nova.

23 Responses to “Qualidade de Vida pense nisso!”

  1. Laísa says:

    Parabéns Padre; benditas palavras. Nós estamos sendo esmagados pela correria do dia-a-dia, pela competição, e quando nos damos conta já estamos envolvidos.No mundo falta amor; esse texto me fez refletir e repensar em algumas atitudes; muito obrigada.

  2. Vanessa M. says:

    Pe. Luizinho,
    sua bencao..

    Achei fantastico seu artigo, suas colocacoes..
    O cansaco que sentimos devido a falta de senssibilidade nos leva a essa má qualidade de vida. Nao nos custa nada um por favor, por gentileza, sim senhora, obrigado.
    Creio que nessas pequenas coisas podemos refletir, também, no pecado da ingratidao a Deus.
    Assim tb quando nao reconhecemos a bondade de Deus em nossas vidas tb deixamos de ter gratidao a Ele, isso O fere.
    Que o próprio Deus nos dê a senssibilidade da compaixão…
    Paz..

  3. Meu querido amigo e irmão padre Luizinho, que saudade!!!
    Maravilhoso o artigo para iniciar o mês de março. É uma grande verdade e gratificante quando fazemos o bem a alguem ou quando somos solícitos em ajudar o próximo, sem esperar algo em troca. São coisas simples no nosso dia a dia, que vai nos enchendo de compaixão e amor ao próximo!

    Grande abraço meu amigo

    Seu filho, Cristiano – RJ

  4. ananse says:

    Concordo plenamento com o Senhor, quantas vidas teríamos ajudada a ter mais alegria através de um abraço, um sorriso, um bom dia.
    abraços

  5. André Santos says:

    Defendo a idéia do obrigado, do bom dia, do desculpe-me e PRINCIPALMENTE do sorriso alheio, seja de quem for, é o que faz o dia começar com mais brilho e mais alegria.

    Quantos e quantos motivos nos leva hoje a pensar que as pessoas (em sua maioria) são infelizes porque querem. Porque fazem que a vida, o presente maior de Deus, se torne desagradável de ser vivida.

    Poxa vida, quanto esse texto diz o que também penso! Parabéns padre, que Deus continue o iluminando.

  6. Elizabeth says:

    Concordo com Sr. Padre, o mundo seria bem melhor se cada um praticasse sua porção de gentileza!

  7. LUCIANA MARTON says:

    POIS É PADRE… COMPAIXÃO, EDUCAÇÃO, GENTILEZA SÃO PALAVRAS FORA DE MODA, CAÍRAM NO DESUSO POPULAR… AS PESSOAS CONFUNDEM ESPERTEZA COM FALTA DE EDUCAÇÃO, É COMO SE PASSANDO NA FRENTE DO PRÓXIMO, XINGANDO PRIMEIRO, EMPURRANDO PARA ESTAR NA FRENTE DOS OUTROS FOSSE A COISA MAIS IMPORTANTE DE NOSSAS VIDAS. SERÁ QUE PRA MORRER E ENCONTRAR COM DEUS, VAMOS TER ESSES ESPERTINHOS E MAL EDUCADOS, MAS AMADOS NA FILA??? A PORTA É ESTREITA NÉ PADRE…

    PAZ E BEM!

  8. noemia says:

    Padre, peço sua benção.
    Sou fã dos seus artigos, pois com palavras simples, idéias claras nos levam a reflexão.
    Realmente, um sorriso, uma gentileza, podem mudar o dia de uma pessoa.Tivessemos isso em mente, em nosso cotidiano, seríamos mais felizes e cordiais uns com os outros.
    PAZ E BEM!

  9. E.U. says:

    Caro irmão Luizinho, para alegrar um pouco sua vida deixo aqui o fado cantado pelo frade português, Frei Hermano da Câmara.

    Título: “O Espírito de Deus”

    http://www.youtube.com/watch?v=u1aaPCTY16g&feature=related

    PAX+++

  10. Vanessa Rosa says:

    Interessante o artigo percebo que hoje com a correria do dia-a-dia as pessoas nem tem “tempo” para aquele que nem sequer ouviu um “bom dia” é triste e perceptivel que tudo está sendo banalizado. E por meio do seu artigo o hábito de não olhar para outro se tornará uma reflexão que ainda hj pode ser modificada.

  11. Lidielda says:

    padre sua benção. Nossa adorei viu, o senhor tem razão, com certeza se começarmos a tratar as pessoas como gostaríamos que fosse-mos tratados isso não aconteceria com tanta freqüência. abraços!

  12. Renata says:

    Padre eu concordo plena mente.

  13. Lucila says:

    Padre, Maravilhoso artigo!!! Se todos pensassem e agissem dessa forma, o mundo seria muito melhor. E como estes gestos e palavras fazem a diferença em nosso cotidiano…
    Gostei muito, vou compartilhar!
    Ótimo dia!!!

  14. emerson de paulo santos says:

    Realmente Padre como na Biblia fala, quando o Amor esfriar significa que Jesus está voltando, e realmente é o que esta acontecendo nos dias de hoje podemos nós preparar JESUS está voltando o AMOR ESTÀ ESFRIANDO NA TERRA!!AMÈM

  15. Fernanda says:

    Bom dia Padre!

    Bastante interessante o artigo, é verdade muitas vezes pensamos que os outros que têm que dar o primeiro passo, mas acredito que a qualidade de vida precisa começar por nós que paramos um pouco para pensar a vida e como vive-la. Será que vale a pena tanta correria? Um passando na frente do outro? Falta de educação, falta de amor ao si e ao próximo, como bem diz o Evangelho ” Amar ao próximo como a si mesmo”. É preciso parar, pensar e fazer diferente! A paz de Cristo

  16. Padre Luizinho, Sua benção.
    Que maravilha de artigo como sempre, as vezes quando dou bom dia a alguem a pessoa se assusta porque não estão mais acostumada a receber gentileza que acham estranho, temos que fazer a nosa parte, se cada um fizer um pouquinho vamos fazer a diferença.
    Obrigado, fique com DEUS.
    Lourenço e Fatima

  17. Gustavo Luís Ribeiro says:

    ..Padre muito bom esse artigo!!!

    que essas palavras demorem dentro de cada um de nós e se transforme em gestos concretos!!!

    Um abraço a todos

  18. eleonor says:

    Pe. Luizinho, a sua bêncão para a minha família! Gosto muito de ler suas pregações, porque trazem ensinamentos simples e verdadeiros.

  19. ana maria says:

    padre luizinho bom dia obrigado por esse mensagem obrigada pois peço todos dias jesus tira angustia mal humor tira odio rangor ira coloca seu amor dai coraçao humilde manso arranga tristeza derrama amor luz paz sabedoriaalegria amem. pai de amor de bonde trasforma cura ana maria,luiz edi.junior meu filho,minha casa tudo meu consagro minha vida vidas de meus familare e de minha mae maria de lourdes corta mal de mente coraçao mal espiritual amem… jesus confio emvos confio milagre urgente nosssas vida
    padre luizinho ore por nos muito obrigado muita luz muita paz para nos todos sua bençao amem

  20. E.U. says:

    Mais uma mensagem de Nossa Senhora, neste dia e ano (2011-03-02):

    http://www.medjugorjebrasil.com/?cat=artigos&id=834

  21. Giselli says:

    Olá, padre! Sua bênção.
    Achei muito bom este artigo e vou compartilhá-lo no blog para mais pessoas refletirem…
    Um abraço!
    Giselli
    Comunidade Católica Átrios
    http://www.comunidade-atrios.blogspot.com

  22. Ely Maria says:

    Sua benção Padre Luizinho, matéria excelente porque trata de uma coisa corriqueira pois muitas vezes tivemos princípios de educação mas que com o endurecimento do coração deixamos de aplicá-los no nosso cotidiano. Seria de bom alvitre que todos ao lerem a matéria tomassem atitude de agora por diante ser gentil, educado, zeloso com os nossos pais, irmãos, parentes, amigos, professores pois assim teremos a certeza de que não estando mais neste mundo aplicamos aos nossos descendentes os ensinamentos bíblicos contidos em Eclesiástico 30 – que trata da educação dos filhos.

  23. my website says:

    japan is in a crisis right now

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.