O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO e a Virtude da Fé

Por no dia mar 21st, 2011 sobre Quaresma.

Dando continuidade ao nosso retiro espiritual na Quaresma, tempo privilegiado de conversão e combate espiritual. Falávamos dos exercícios quaresmais de conversão, hoje dando inicio aos três exercícios que na Quarta-feira de cinzas a liturgia nos apresenta, a Oração, o jejum e a Esmola. Hoje vamos falar do exercício espiritual da Oração.

A Oração é a expressão máxima de nossa fé, não posso pensar na oração como algo que partisse somente de mim, mas quando o homem se põe em oração a iniciativa é de Deus que atingiu com a sua graça o coração do homem que responde à Sua graça. Oração não é somente o meu dialogo com Deus, mas também uma resposta à iniciativa do amor de Deus, da Sua graça que já me conquistou.

Toda a nossa vida deveria ser uma oração, ou seja, uma comunicação com o divino em nós. A oração constitui uma abertura para Deus, para o próximo e para o mundo; um sim de acolhimento, de louvor, de conformidade.

Clique escute o Podcast:

Na virtude teologal da fé, nós dizemos um sim ao Pai na obediência. Procuramos situar-nos sempre de novo dentro de nossa vocação e da nossa missão. O homem se pergunta pela sua vocação, o homem responde à sua vocação, o homem realiza em profundidade sua vocação de comunhão íntima de vida com Deus. É na oração que o homem melhor cultiva seu relacionamento de Filho com Deus, que se revela como Pai.

Durante a Quaresma a Igreja convoca os fiéis a se exercitarem intensamente na oração, a fim de que toda a sua vida se transforme em oração. Ela evoca o Cristo em oração diante do Pai no deserto e nas montanhas, onde ele passava noites em colóquio. Evocando o Cristo orante, a Igreja torna-se o prolongamento da presença do Cristo orante entre os homens.

E desta forma a Igreja vive em atitude de penitencia, pois a oração constitui a expressão máxima da conversão.

Se os fieis souberem viver a autentica comunhão com Deus na oração durante a Quaresma, conseguirão viver durante o ano todo em atitude de oração, transformando também as outras dimensões da vida, como o relacionamento com o próximo e com o mundo, em oração de atitude ou verdadeira devoção.

Na vida de oração crescemos na virtude da fé e no relacionamento com Deus. Portanto quanto mais eu rezar e rezar melhor, crescerei em sabedoria e santidade também na fé e no conhecimento verdadeiro de Deus. O exercício da oração desde dialogo com Deus aumenta e expressa em mim o Dom da fé. Esse dom gratuito de Deus que também é uma virtude porque é um exercício.

O que é a virtude?
A virtude é uma disposição habitual e firme para fazer o bem.

Quantas classes de virtudes existem?
Existem duas classes de virtudes: as virtudes teologais e as virtudes humanas ou morais.

Quantas são as virtudes teologais?
As virtudes teologais são três: a , a esperança e a caridade;

Nos exercícios quaresmais de conversão vamos aprofundar os temas da oração, do jejum e da esmola e de sua ligação com as virtudes teologais. Hoje percebemos que a oração tem uma ligação intima com a virtude da fé, a expressa e a faz crescer.

O que é a fé?
A fé é a virtude teologal pela qual cremos em Deus, em tudo o que Ele nos revelou e que a Santa Igreja nos ensina como objeto de fé.

A oração quer saibamos ou não, é o encontro entre a sede de Deus e a nossa. Deus tem sede de que nós tenhamos sede dele.  Então quando eu rezo estou saciando a minha sede de Deus e de eternidade, alimentando a minha alma daquilo que ela mais almeja e precisa e muitas vezes eu não sei ler os seus anseios, ou seja, os sintomas da minha alma. Por isso, é através da oração, comunhão com Deus, que Ele alimenta a minha fome e sede dele e das coisas do céu, fazendo crescer nas virtudes da fé e também no relacionamento com as pessoas e as coisas criadas. Eu não posso dizer que amo a Deus se eu não amo o meu irmão, a oração é o dialogo com Deus mais também me lança para o meu irmão.

È um exercício de conversão a Deus e aos irmãos. Precisamos crescer na vida de oração, na intimidade com Deus para que possamos crescer como homens e mulheres de Deus, irmãos uns dos outros. A oração me lança para Deus e para os irmãos.

Oração: Ó Deus de bondade concedei que, formados pela observância da Quaresma e nutridos por vossa palavra, saibamos mortificar-nos para vos servir com fervor, sempre unânimes na oração. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Clique em comentários e partilhe como você vive o exercício espiritual da Oração?

Veja também: O Silêncio é o porteiro da vida interior e na quarta-feira o exercício quaresmal da Esmola e a virtude da Caridade.

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.

* Fonte de pesquisa: Livro Celebrar a vida Cristã, Frei Alberto Beckhauser, OFM. Editora Vozes, 1991.
* Catecismo da Igreja Católica.

5 Responses to “O Exercício Quaresmal da ORAÇÃO e a Virtude da Fé”

  1. FABIANO SANTOS MORAIS says:

    É COM ESTAS LEITURAS BÁSICAS QUE DAMOS ESSÊNCIA A NOSSAS ORAÇÕES. ORAR SEMPRE, ALÉM DE BOM E NECESSÁRIO, QUANDO PRECEDIDO DO ENTENDIMENTO DE TODAS AS COISAS QUE A CERCA, FICA AINDA MELHOR!

  2. ama maria benfeitas says:

    padre luizinho bom dia,me ajuda,pois nessecito gue jesus omentam minha fe amor alegria limap meu coraçao mente e me liberta de todos mal espiritual e fisico e liberat meu filho edi. liv.M.Mart… em nome de jesus misericordia corta força dessa moça vida de edi.junior amem de ele vida nova paz saude alegria novo amor amem ajuda abençao garda nossas familia e familares amem jesus me ajuda amen

  3. hamilton says:

    Bem eu rezo doto dia e nas minhas orações faço muitos pedidos a DEUS, confeço que quando estou rezando fico muito feliz e confiante, só que se passa algum tempo meio que desanimo pois ainda estou muito ansioso por ver aquilo que eu pedi acontecer e confesso a vocês o que mais peço a DEUS nas orações é o reconciliamento com minha ex-namorada fico triste em pensar que não sou uma pessoa boa para poder ser amigo dela, não consigo enteder que fiz pra ela me despresar tanto.se ha uma alguma coisa,além de rezar, que você possam me ajudar ficaria muito grato.

  4. E.U. says:
  5. Alcineide Costa says:

    Padre Luizinho,peço sua oração pela minha sobrinha de 17 anos que esta presa em uma delegacia na cidade de Caapiranga no Estado do Amazonas,ela foi vitima de uma pessoa que a usou para transportar uma coisa ilegal,e a mesma foi pega pela policia,minha familia esta sofrendo muito por sua prisão,principalmente minha mae e meu pai,que a criaram como filha,estamos lutando por sua liberdade,mais as autoridades parecem não nos dando importancia,então Padre mais uma vez venho pedir suas orações principalmente para que Deus de força a toda minha familia que esta passando por esse momento dificil.O nome da minha sobrinha é Klissinara peço suas orações pra ela,obrigada.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.