Porque a Cruz é o sinal do cristão?

Por no dia set 14th, 2011 sobre Espiritualidade, Formacao, Liturgia.

Algumas pessoas não católicas  dizem que a cruz  é um símbolo pagão ou que é um símbolo de morte e que não deve ser usada e em alguns paises foi proibida nos lugares públicos, aqui no Brasil pode ser também. Mas esta afirmação não está de acordo com o que a Igreja Católica sempre viveu e ensinou desde os seus primórdios e também não concorda com os textos bíblicos, que louvam e exaltam a Cruz de Cristo, ou pior, dizem sem conhecimento que nós idolatramos a santa cruz. Celebrar a Exaltação da Santa Cruz é celebrar a Páscoa, a vida e a salvação que Jesus Cristo conquistou por este instrumento de suplicio da época, que hoje para nós cristãos é símbolo de vitória e salvação.  Senão vejamos:

Mt 10, 38 – Jesus disse: “Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”.

Mt 16, 24 – “Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me”.

Lc 14, 27 “E quem não carrega a sua cruz e me segue, não pode ser meu discípulo”.

Gl 2, 19 – “Na realidade, pela fé eu morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou pregado à cruz de Cristo”.

Gl 6, 12.14 – “Quanto a mim, não pretendo, jamais, gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

1Cor 1,18: “A linguagem da Cruz… para aqueles que se salvam, para nós, é poder  de Deus”.

1Cor 1, 17: “… anunciar o  Evangelho, sem recorrer à sabedoria da linguagem, a fim de que não se torne inútil a Cruz de Cristo”.

Quando o imperador Constantino o Grande, enfrentou seu rival Maxêncio sobre a ponte Milvia, próximo do ano 300, viu nos céus uma cruz luminosa acompanhada dos dizeres: “In hoc signo vinces!” (Por este sinal vencerás). Constantino, então, colocou a sua pessoa e o seu exército sob a proteção do sinal da cruz e venceu Maxêncio, tornando-se imperador supremo de Roma, proibindo em seguida a perseguição aos cristãos pelo Edito de Milão, em 313.

O símbolo resultante da sobreposição das letras gregas X e P, iniciais de Cristo em grego, lembrava Cristo e a Cruz e foi representado no estandarte de Constantino. No fim do século IV, tomou a forma que lembrava a Cruz.

Após a conversão de  Constantino († 337) a cruz deixou de ser usada para o suplício dos condenados e tornou-se  o símbolo da vitória de Cristo e o sinal dos cristãos, como mostram de muitas maneiras a arte, a Liturgia, a piedade particular e a literatura cristã. A cruz tornou-se, então, sinal da Paixão vitoriosa do Senhor. Conscientes deste seu valor, os cristãos ornamentavam a cruz com palmas e pedras preciosas.

Os Padres da Igreja como Tertuliano de Cartago e Hipólito de Roma, já nos séculos II e III, afirmavam que os cristãos se benziam com o sinal da Cruz. Os mártires tomavam a cruz antes de enfrentar a morte e os santos não se separavam da cruz. As Atas dos Mártires mostra isso.

No entanto, muito antes de Constantino, Tertuliano (†202) já escrevera: “Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas  as nossas demais atividades persignamo-nos a testa o sinal da Cruz” (De corona militis 30). *

S. Hipólito de Roma († 235), descrevendo as práticas dos cristãos do século III, escreveu: “Marcai com respeito as vossas cabeças com o sinal da Cruz. Este sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, não por ostentação, mas em virtude da convicção de que é um escudo protetor. É um sinal como outrora foi o Cordeiro verdadeiro; ao fazer o sinal da  Cruz na fronte e sobre os olhos, rechaçamos aquele que nos espreita para nos condenar” (Tradição dos Apóstolos 42). *

No Novo Testamento a Cruz é símbolo da virtude da penitência, domínio das paixões desregradas e do sofrer por amor de Cristo e da Igreja pelas salvação do mundo. Seria preciso apagar muitos versículos do Novo Testamento para dizer que a Cruz é um símbolo introduzido no século IV na vida dos cristãos. O sinal da Cruz é o sinal dos cristãos ou o sinal do Deus vivo, de que fala Ap 7, 2, fazendo eco a Ez 9,4: “Um anjo gritou em alta voz aos quatro Anjos que haviam sido encarregados de fazer mal à terra e ao mar: “Não danifiqueis a terra, o mar e as árvores, até que tenhamos marcado a fronte dos servos do nosso Deus”.

São Clemente de Alexandria, no século III, chamava a letra T (tau), símbolo da cruz, de “figura do sinal do Senhor” (Stromateis VI 11). *

Por tudo isso, a vivência e a iconografia dos cristãos, desde o século I, deram à cruz sagrada um lugar especial entre as expressões da fé cristã. Daí podemos ver que é totalmente errônea a teoria de que a Cruz é um símbolo pagão introduzido por influência do paganismo na Igreja e destinado a ser eliminado do uso dos cristãos. Rejeitar a Cruz de Cristo é o mesmo que rejeitar o símbolo da Redenção e da esperança dos cristãos.

Oração: A cruz sagrada seja minha luz, não seja o dragão o meu guia retira-te satanás nunca me aconselhes coisas vãs, bebes tu mesmo o teu veneno. Amém.

Clique aqui e: Reze A Quaresma de São Miguel Arcanjo

Reze O 1° Dia da Novena ao Padre Pio de Pietrelcina

Clique em comentários e deixe sua opinião e seus pedidos de orações.

Minha benção fraterna.

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
twitter.com/padreluizinho

* Este artigo foi baseado no de D. Estevão Bettencourt, da revista “Pergunte e Responderemos”, Nº. 351 – Ano 1991 – Pág. 364. Professor Felipe Aquino: blog.cancaonova.com/felipeaquino

11 Responses to “Porque a Cruz é o sinal do cristão?”

  1. Sueli says:

    Concordo plenamemnte,nós cristãos jamais devemos esquecer do sofrimento de Jesus por nós. Na minha casa, Cristo é o centro.Não tenho só uma crusz mais duas. Uma na porta do meu quarto e a outra no meu quarto de oração.Quando vivi uma grande tribulação, foi para cruz que fixei meu olhar dizendo: Eu te louvo e te bendigo por tudo que estou passando, pois maior foi o teu sofrimento por nós. E eu sei que tudo isso vai passar. porque o Senhor Nos deu a vitória através da sua morte e ressurreição. E graças a Deus passou. O mal não venceu e nem vencer´´a nunca na minha família. porque quem reina nela é a Trindade Santa e Maria, nossa mãe.

  2. andre diogenes ferreira dos santos says:

    Por tua cruz senhor eu creio no teu amor por nós.

  3. ROSA says:

    Pela exaltação da Santa Cruz, eu coloco aos pés de Jesus a cura e libertação de todas as enfermidades de mimha irmã e de minha família.Coloco toda a minha vida afetiva e amorosa,cura-nos Senhor também das enfermidades do coração.Por sua infinita bondade e misercórdia.Amém!

  4. MONALISA says:

    Farei a novena na intencao de Padre Pio interceder por mim por minha familia em todas as batalhas que estou passando que ja estao no coracao do senhor e de maria. Padre pio intercedei por mim.

  5. Cruz,sagrada e vitoriosa,além de redentora,nós vos exaltamos e vos bendizemos jesus,porque pela vossa santa cruz,remistes o mundo!
    Quando o Crucificado,nos entregou lá aos pés
    da cruz e a toda a humanidade,Maria,nos acolheu como seus filhos!
    Como nossa mãezinha procedeu,levemo-la para nossos corações e nossas casas !
    foi o gesto do discípulo amada de jesus!
    Amém

  6. A cada dia amo mais a minha cruz!!
    Peço a Jesus força e coragem na caminhada com minha cruz.

  7. SONIA MARIA says:

    JESUS AOS PES DE TUA CRUZ, ESTAMOS EU E TODOS OS MEUS FAMILIARES, NOSSAS NECESSIDADES, ENFERMIDADES DO CORPO E DA ALMA, NOSSOS INIMIGOS, ENFIM… TE LOUVO E TE AGRADEÇO POR ESTE SIMBOLO QUE PARA NOS CRISTÃOS, É A LEMBRANÇA DE TUDO QUE SOFRESTES POR NOS .

    AMÉM!

  8. maria das neves says:

    Pe Luizinho a sua benção e seja abençoado!
    Quero depositar aos pés da cruz de Jesus, pela intercessão do Santo Pe Pio toda a minha vida, passada, presente e futura, meus tantos e graves pecados, pedindo a sua misericórdia, pois sei que pelos meus pecados Ele foi crucificado, mas creio também, ali as minhas chagas foram curadas.Quero colocar a Santíssima cruz de Jesus como escudo e proteção, como fonte de conversão,de cura, de libertação para mim e toda minha família. Pela fé na vitória da cruz eu peço a vitória para a minha irmã Pricila na cirurgia que fará no póoximo dia 20 para retirada de um tumor na vista esquerda. Para honra e gloria do nome Santo e poderoso de Jesus e para a santificação da minha irmã, do seu esposo, filhas e netinha e de todos nós familiares, peço do Senhor a grande graça de q esse tumor não seja maligno e que o Espírito Santo de DEus esteja abençoando e conduzindo o médico,sua equipe,instrumentos, medicamentos e tudo mais.Que tudo se realize segundo a Vontade de Deus nosso Pai e SEnhor. peço também por todos os enfermos, por todos os q sofrem. Pela minha filha, 17 anos.Que ela seja liberta de todo desvio de sexualidade,seja curada todos os males físicos e espirituais, receba uma unção redobrada do Divino Espírito Santo, muita sabedoria, fortaleza,o dom do discernimento para reconhecer e vencer as tentações e de udo que a afaste da presença do Senhor. Peço pelas suas amizades muita benção e proteção divina.Luz para escolher sua vocação, para a sua inteligencia, memória e tudo que necessita para fazer um bom vestibular e Enem.
    Peço ainda por todas as famílias,pelos meus afilhados, pelos desempregados, pelos presidiários,pelos jovens, especialmente por Marcelo. Enfim peço por toda a humanidade em todas as suas necessidades, especialmente as espirituais para um dia vivermos a graça da eternidade conquistada para nós com tanto amor
    na Santa Cruz.
    Nós vos louvamos e vos bendizemos Senhor Jesus Cristo, porque pela Vossa Santa Cruz remistes o mundo!

  9. Edileine says:

    coloco na cruz de Jesus, as crianças e mães que sofrem a dor da sede, da fome, do esquecimento da humanidade. Que a Santa Cruz transforme os corações dos homens que realizem o reino de Deus ajudando e amando o proximo.

  10. Lana says:

    Quero pedir a graça da verdade, do conhecimento e da santidade. Peço que pela intercessão de São Pio O Senhor me conceda a graça de cumprir a missão que Ele a mim confiou. Peço pela conversão de minha família, e de todos aqueles que me pediram oração, pela conversão e santificação de todos os sacerdotes da minha diocese e do mundo inteiro. Amém!

  11. Celso César Cardoso says:

    Diante de todas as tribulações e principalmente as perseguições que a Igreja de Cristo vem sofrendo, é muito importante que nós católicos fiquemos conscientes de que a Cruz de Cristo não é um amuleto, mas sim símbolo da nossa fé.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.