Faça itinerário de cura interior com a Palavra de Deus Lc 24,13-45

Por no dia set 19th, 2011 sobre Palavra de Deus.

É muito importante que você esteja com a sua Bíblia na mão, mas vamos ler por inteiro no Podcast, que você pode escutar clicando logo abaixo.  Este texto é um caminho de cura e libertação, literalmente Jesus cura a nossa história quando caminhamos decididamente com Ele e lemos a Sua Palavra: Lc 24,13-35.

Escute na integra o Podcast:

Quatro passos bem concretos nós podemos perceber de imediato para avançar neste caminho de cura da nossa verdade e da nossa historia: Não podemos ficar parados, inertes, acomodados por motivo ou paralisia nenhuma, é preciso caminhar e se por a caminho; A Palavra de Deus é para nós fonte de cura porque nos revela a nossa verdade, abre os nossos olhos e acima de tudo nos revela Jesus e a sua Vontade a nosso respeito; A partilha e a transparência vão  colocar na luz tudo que esta em nosso interior, para que aqueles que caminham comigo saibam como me ajudar e me conduzir à cura e a libertação; A Eucaristia celebrada e adorada onde eu reconheço o Senhor e proclamo a minha vitória sobre a morte e o senhorio de Jesus sobre a minha vida.

Os discípulos de Emaús expressavam a tristeza de ter perdido a esperança. Jesus era a sua maior esperança de ser o grande libertador de Israel. E eles estavam decepcionados com todo o final da história, estavam presos à cruz e a morte. Esqueceram de todas as promessas do mestre. Andavam de cabeça baixa, sem auto-estima, experimentando o fracasso e tudo isto os levou a cegueira espiritual, a tibieza. Quantas vezes nos encontramos exatamente assim como os discípulos de Emaús, tristes, de cabeça baixa e decepcionados. A decepção tem a capacidade de arrancar a esperança e de instalar no nosso coração o espírito de morte e de fracasso. Vivemos em torno do problema, circulando, patinando em nossa dor, ai também se instala o espírito de auto-piedade: “não tem mais jeito, tudo acabou e não conseguimos ver nenhuma saída!”.

“Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”. Deus caminha conosco e quer saber o que estamos passando, vivendo, sentindo, ou seja, Ele se interessa pela nossa causa, na verdade Ele é o maior interessado em nossa cura e muitas vezes não enxergamos Jesus que caminha ao nosso lado. Jesus caminha com você agora! Ele não foge da dor e quer que falemos do assunto, Ele não mascara, faz com que a gente enfrente os nossos medos, decepções e fracassos, Ele prepara o terreno para darmos novos passos, enxergar novos horizontes. Jesus cura os nossos corações caminhando conosco, conversando, deixando claro que os primeiros passos para cura interior é a abertura e a oração. Ele usa a Palavra como pedagogia, relembra, refaz a historia com eles, traz a memória, por isso, a Palavra de Deus é outra grande fonte de cura interior: “Fortificai as mãos desfalecidas, robustecei os joelhos vacilantes”. (Isaías 35,3).

Ele utiliza o Amor, a essência de Deus, a presença que cativa, eles já estavam ardendo o coração quando Jesus lhes falava aos pés do ouvido o que mais o coração deles queria ouvir: “Ele está vivo e está no meio de nós!” Jesus está vivo e está junto contigo nesta caminhada por mais longa que ela seja! Você consegue perceber isso hoje em sua caminhada, em sua vocação, em sua história? O mestre devolve para eles a esperança, que ficou na dor, na perda, na oração de lamuria pelo caminho, na murmuração. E quando Jesus finge que vai embora, brota do coração deles uma simples e profunda oração: “Fica conosco, pois já é tarde e a noite vem chegando!” Quantas vezes parece que o Senhor se ausenta no caminho, não fala, não sinto nada, não percebo coisa alguma, caminho na fé. Você pode dizer para Jesus agora no meio da situação que esta vivendo: Senhor Fica comigo, Jesus  comigo!

Jesus Entra com eles e realiza um gesto muito conhecido, pega o pão, abençoa e distribui entre eles. Seus olhos se abrem e eles reconhecem o Senhor ao partir o pão. Nesta passagem acabamos de conhecer por excelência a presença de Jesus no meio de nós e a maior fonte de cura interior: A Celebração Eucarística. Este evangelho é uma síntese da celebração Eucarística, a Santa Missa. Observe que neste relato, um dos mais bonitos da Sagrada Escritura, estão às partes da Santa Missa, acolhida, ato penitencial, liturgia da Palavra, homilia, oração eucarística e envio missionário. Esta celebração do ressuscitado inflama os corações dos discípulos e lhes curam toda cegueira e decepção. Faz deles anunciadores corajosos e dispostos a anunciar sem importar que tivessem que fazer o mesmo caminho, mas agora à luz da vitória, curados de tudo que os podia prender em si mesmos.

Façamos este caminho de cura interior, conversemos com Jesus e acredite o Senhor caminha com você! Abramos o nosso coração à esperança, a vitória. Talvez você seja a pessoa que menos acredita em si mesmo, seu formador, seus irmãos e amigos acreditam e veem um horizonte bonito esperando por você. Não paremos na dor e nem na derrota. Avancemos na Palavra de Deus, na Oração, na partilha e transparência e na Eucaristia. Não podemos ficar paramos na dor e nem nas situações de fracasso que tivemos “ontem” e hoje: “Não deveis ficar lembrando as coisas de outrora, nem é preciso ter saudades das coisas do passado. Eis que estou fazendo coisas novas, estão surgindo agora e vós não percebeis? Sim, no deserto eu abro um caminho, rasgo rios na terra seca.” Isaías 43, 18 – 19. Que Deus faça coisas novas na sua vida, em sua vocação, pois é primavera e o deserto vai florir!

Veja esta matéria com Podcast: Quais são os perigos da superficialidade?

Oração de Cura: Permanece comigo Jesus, pois o dia já declina. Faz o meu coração arder pelo poder de Tua Palavra, poder que pode destruir todas as forças contrarias a Tua vontade na minha vida. Caminha comigo Senhor, mesmo que durante um bom percurso do caminho eu não Te reconheça. Refaz comigo o caminho de reconciliação com a minha história, de perdão, de aceitação e de atitude, pois quero enxergar além do que os meus olhos podem ver. Cura nos passos que dermos todo medo, decepção e fracasso que já vivi em minha vida, pois não quero viver do passado, mas celebrar a vida, para construir no presente o futuro de um coração curado, livre para anunciar que Jesus Cristo ressuscitou e ninguém mais precisa viver na dor, porque em Cristo somos mais que vencedores. Amém!

Reze A Quaresma de São Miguel Arcanjo

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
twitter.com/padreluizinho

13 Responses to “Faça itinerário de cura interior com a Palavra de Deus Lc 24,13-45”

  1. ana maria ben… says:

    padre luizinho,peço pelo amor deus gue senhor ore por minha cura interior,cura espiritual me ajuda em oraçao pois presiço prende ficar gueita na ora gue esteverem descutindo comigo ai eu nao sei so ouvir fala demais me ajuda jesus deixa eu so ouvir nao deixar eu falar demais cal minha boca diante do impios amem jesus guarda minha lingau coraçao de todas maldades amem me ajuda dai força luz paz para ana maria seus familares amem me ajuda padre em oraçao de cura pisiguia cura coraçao interior cura total me ajuda meu espiritual amem

  2. Rosiane says:

    A dor realmente nos faz párar, hoje quero retomar minha história afetiva. Peço sua benção. Abraços.

  3. Andréa Marques Mattos says:

    Estava mesmo precisando ouvir estas Palavras. Tenho estado triste por causa da falta de trabalho. E o pensamento é automático: não tem mais jeito, sou um fracasso. Mas durante esta semana lembrei da música que diz: “Quem podia imaginar que aquela Cruz, era só o começo de uma história de amor. Comentavam com grande dor o que se passou e jamais esperavam reencontrar o Senhor… “. Estava cantarolando este trecho quando entrei no site da Canção Nova e li esta mensagem. O Senhor está caminhando comigo! Tenho certeza!
    Obrigada por me ajudar a lembrar disto!
    Andréa.

  4. IZABEL says:

    FORMACAO MUITO CHEIA DA GRACA DE DEUS

  5. Marcio Moura says:

    Olá Padre, nossa esta mensagem falo muito em meu coração. Fez uma grande cura interior, estava aflito ultimamente, me faltava visão em ver as palavras de Deus, senti que estava distante de Deus, mas o que me faltava mesmo era uma cura, uma cura no meu interior, uma oração, sinto que neste momento meu coração esta se acendendo, esta se enchendo da graça de Deus.
    Que o Senhor Jesus nos abençoe e nos guarde Amem!

  6. Ana Danielle da Silva Carneiro says:

    Padre, a sua benção. Estava ouvindo uma de suas palestras e o senhor falava que seu pai era da família Carneiro aqui da Bahia. Então, sou da família Carneiro, aqui da Bahia de Riachão do Jacuipe. Quero aproveitar para lhe parabenizar pelo Blog, sempre entro e faço as orações. Deus te ilumine e te abençõe, Padre, em todo o seu Ministério.

  7. corina maria nina viana says:

    Jesus é misericordioso e Justo. Hoje essas palavras foram a ponte de passagem para a minha ressurreição.

  8. Silvana Aparecida Nogueira says:

    li tarde demais este texto,onde fala de acreditar em si mesma.perdi uma oportunidade de um novo trabalho por insegurança e agora torturo-me por não ter crido no meu talento.rezem por mimmm.e-mail.silvana.nogueira@hotmail.com

  9. Maria Cristina França Campodonio says:

    Por providência, após um longo tempo, entrei na página da Canção Nova e comecei a ler os títulos dos textos e, quando li que se tratava de cura interior cliquei e comecei a ler e era tudo que precisava neste dia, um dia que começou tão difícil. Obrigada por palavras tão abençoadas, e com certeza a providência divina se dá em todas as áreas. Por bondade Deus me falou através deste texto. Que Deus continue o abençoando e concedendo a inspiração do Espírito Santo.

  10. Maria Cristina França Campodonio says:

    Padre Luizinho preciso tanto de cura interior. Se possível lembre-se de meu nome nas suas orações. Fique com Deus!!!!!

  11. alan says:

    jesus .tocou em mim e me aliviou de tudo que estava sobre mim.jesus é maravilhoso.toda aminha decepção em ainda não ter uma namorada ,mas Deus está comigo.ore por mim padre para que eu tenha mais fé a cada dia em jesus e em nossa senhora.amém.e tenha sucesso nos estudos , e na minha vida profissional.

  12. Alexsandro Damião Xavier says:

    Permaneça comigo Jesus, pois o dia já declina. Faz o meu coração arder pelo poder de Tua Palavra, poder que pode destruir todas as forças contrarias a Tua vontade na minha vida. Caminha comigo Senhor, mesmo que durante um bom percurso do caminho eu não Te reconheça. Refaz comigo o caminho de reconciliação com a minha história, de perdão, de aceitação e de atitude, pois quero enxergar além do que os meus olhos podem ver. Cura-me nos passos que eu der todo medo, decepção e fracasso que já vivi em minha vida, pois não quero viver do passado, mas celebrar a vida, para construir no presente o futuro de um coração curado, livre para anunciar que Jesus Cristo ressuscitou e ninguém mais precisa viver na dor, porque em Cristo Jesus somos mais que vencedores. Amém!

  13. Anna Licar says:

    estou passando por depressão e crises opressivas, quero saber se posso começar a fazer essa quaresma de Sao Miguel.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.