Quando a Igreja pede o Jejum e como vivê-lo?

Por no dia fev 22nd, 2012 sobre Espiritualidade, Liturgia, Quaresma.

Na Quarta feira de cinzas e na Sexta feira Santa são os únicos dias em que é pedido a todos os adultos que jejuem (isto é, que renunciem a uma das refeições importantes do dia) em sinal de disponibilidade e solidariedade. Disponibilidade à escuta de Deus, demonstrando dar mais valor à sua Palavra que ao bem estar imediato, sinal de conversão do coração; isto é que significa o jejum dos cristãos, como o do Mestre no inicio de sua missão.

Um jejum mais sensível neste dia, mas que se prolongará por todo o tempo da Quaresma, com outras iniciativas pessoais de desapego, renúncia às comodidades e satisfações mesmo legitimas, para maior liberdade interior. Assim o jejum ritual, feito com interioridade e não por mero formalismo, se torna sinal da fé e caminho de salvação para todo o nosso ser.

Podcast sobre a Quaresma:

Por outro lado, sofrendo um pouco de privação, saibamos unir-nos de algum modo aos homens para os quais é habitual a privação de alimento, de meios econômicos, de bens culturais e de possibilidades concretas de desenvolvimento; o jejum se torna um gesto simbólico, denúncia profética da injustiça que nasce do egoísmo, solidariedade com os mais pobres. Assim, a preparação para a Páscoa se torna “Campanha da Fraternidade”, e a ceia do Senhor um gesto de pobreza, contrição, esperança, anuncio. Quem participa seriamente da Paixão do Senhor, ainda hoje viva nos pobres da terra, sabe que a volta ao Pai (tanto a sua como a da comunidade) já começou, e que na mortificação da carne pode florescer o Espírito da ressurreição e da vida.

Para nós não ficarmos perdidos onde precisamos nos converter, a Campanha da Fraternidade nos ajuda a concretizar a nossa conversão. Este ano tem como tema: “Fraternidade e Saúde Pública” e o lema “Que a saúde se difunda sobre a terra”, tirada do livro do Eclesiástico. Cujo objetivo é “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção aos enfermos e mobiliza por melhoria no sistema público de saúde”. O período da Quaresma que, segundo o secretário geral da CNBB, dom Leonardo Steiner, “é o caminho que nos leva ao encontro do Crucificado-ressuscitado”, a Igreja quer sensibilizar as pessoas sobre a “dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de saúde pública condizente com suas necessidades e dignidade” (Documento Base da Campanha da Fraternidade 2012). Lembrando que saúde envolve o homem todo, a saúde física, emocional e psicológica e também a saúde espiritual dos filhos de Deus, por isso, ela é objeto de conversão em nossa vida e na sociedade.

O jejum que salva nos leva a conversão e nos dá um coração mais manso, humilde e pobre e solidário. Pois na matemática de Deus dividindo, partilhando se multiplica o que se tem. Uma diga simples: o alimento do seu jejum ou aquilo que você tem e não usa mais pode ser doado para alguém ou uma instituição.

Oração: Ofereço Senhor as minhas disposições e o meu jejum. Que este gesto possa colocar Deus em primeiro lugar na minha vida e imediatamente o meu irmão. Conversão para uma vida nova e para ser mais sensível as necessidades dos meus irmãos mais pobres, que este jejum seja agradável a Ti Senhor e que faça com que eu saia do meu comodismo e ofereça aquilo que me sobra aos mais carentes, carentes do meu tempo, da minha atenção e da minha ajuda.

A Quaresma é um grande retiro em preparação para Páscoa.

Clique em comentários e partilhe: você já viveu o jejum e quais foram os frutos em sua vida?

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Diretor e Formador na Casa de Pré-discípulado.
http://www.facebook.com/padreluizinho

* Fonte de pesquisa: Missal Cotidiano, Missal da Assembleia Cristã.

7 Responses to “Quando a Igreja pede o Jejum e como vivê-lo?”

  1. ANDREA says:

    PADRE LUIZINHO SUA BENÇAO!
    GOSTEI MUITO DESSE ESCLARECIMENTO QUE FAZ O SENHOR SOBRE A QUARESMA E O JEJUM.ME AJUDOU MUITO A ESCOLHER QUE TIPO DE JEJUM QUERO FAZER.UM ABRAZO

    ANDREA

  2. Crislaine says:

    minha penitencia nesta quaresma será 40 dias sem refrigerantes e sucos irei beber somente água.

  3. Edilson Soares says:

    Louvado seja Deus e a sua igreja por nos proporcionar todo ano, este tempo de graça de revitalização na fé.Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo que por meio do Divino Espírito Santo, nos instrui para este tempo de grande reflexão e da escuta da sua Palavra, ajudando-nos sempre no contínuo processo de conversão rumo ao Reino dos Céus.

  4. Edilson Soares says:

    Louvado seja Deus e a sua igreja por nos proporcionar todo ano esta graça de vivermos este tempo quaresmal.Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, que por meio do Divino Espírito Santo, somos levados a desfrutar desse “tempo favorável” de conversão.Louvai ao Senhor porque ele é bom.

  5. ILANA says:

    quaresma

  6. vivian paranhos says:

    Olá boa noite, me esclareça uma duvida, eu posso
    viver esse momento de jejum mesmo não estando comungando na igreja? qual o melhor jejum que me indica? não estou comungando pq eu estava afastada da igreja e agora estou voltando… como minha paroquia esta trocando o padre queria me confessar primeiro e depois entrar no jejum…mas e se caso eu não conseguir me confessar antes?
    obrigada por favor me oriente.

  7. Olá Vivian, pode sim. Neste mesmo post tem um link que fala sobre alguns tipos de Jejum, comece por aquele que vc conseguirá fazer com mais facilidade e depois vc mesmo vai percebendo que pode dar um passo a mais, parabéns pelo seu desejo e retorno a Santa Mãe Igreja. Confesse antes da Páscoa, durante a Quaresm, isso vai ser muito bom pra vc, minha benção+

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.