JESUS NOS ENSINA A VENCER AS TENTAÇÕES! (Com Podcast)
Por no dia fev 26th, 2012 sobre Espiritualidade, Formacao, Quaresma.
Antigamente, a Quaresma era o período durante o qual, através da penitencia e da provação, os catecúmenos se preparavam para receber o batismo na noite de Páscoa ou àqueles que tinham cometidos pecados graves e públicos se preparavam para retornar ao seio da sua comunidade cristã, chamavam-se de “penitentes”. Acampamento Livrai-nos do Mal de 02 a 04 de Março em Cachoeira Paulista – SP.
A Liturgia sempre coloca Jesus no Evangelho do Primeiro Domingo da Quaresma vencendo as tentações do Demônio (cf. Mc 1, 12-15; mais detalhista é o Evangelho de Mt 4, 1-11). O Nosso Senhor e Mestre não só vence, mas nos dá as dicas para vencer também o nosso inimigo e as tentações pequenas e grandes que enfrentamos todos os dias. O objetivo desta reflexão de hoje será avaliar a nossa defesa e aumentar as nossas resistências frente às tentações e celebrar a vitória com o Senhor Jesus. JESUS NOS ENSINA A VENCER AS TENTAÇÕES!
Clique aqui e escute o Podcast:
O Senhor derrotou o inimigo através da Docilidade ao Espírito Santo, pois “no deserto, ele era guiado pelo Espírito”, da Palavra: “A Escritura diz: ‘Não só de pão vive o homem”; da Oração: “Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus”; do Jejum: “Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome”, e pela Adoração: “Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás”. Exercendo Sua autoridade que vinha de uma vida coerente e santa. Isso fica bem claro na leitura deste Evangelho.
De maneira semelhante como o antigo povo de Israel partiu durante quarenta anos pelo deserto para ingressar na terra prometida, a Igreja, o novo povo de Deus, prepara-se durante quarenta dias para celebrar a Páscoa do Senhor. Embora seja um tempo penitencial, não é um tempo triste e depressivo. Trata-se de um tempo especial de purificação e de renovação da vida cristã para poder participar com maior plenitude e gozo do mistério pascal do Senhor.
Jesus Cristo dando inicio a caminhada do Novo povo de Deus se dirige ao deserto como lugar de encontro com Deus, lugar de recolhimento, onde Ele se revela, onde se escuta Sua Palavra. E diferente do antigo povo da Aliança que sucumbe a tentação, se revolta, tem saudade das cebolas do Egito, onde eles tinham o que comer, mas eram escravos. Jesus vence a tentação, vence o demônio pela oração, pelo jejum através da Palavra e da Obediência ao Pai.
A Quaresma é um tempo privilegiado para intensificar o caminho da própria conversão. Este caminho supõe cooperar com a graça, para dar morte ao homem velho que atua em nós. Trata-se de romper com o pecado que habita em nossos corações, nos afastar de todo aquilo que nos separa do Plano de Deus, e, por conseguinte, de nossa felicidade e realização pessoal.
No pórtico da Quaresma recém-começada, encontramos Jesus tentado pelo diabo. A Bíblia tem vários nomes para este personagem, mas em todos subjaz a mesma incumbência da sua missão: o que separa o que arranca; diabo, dia-bolus: o que divide. O demônio – no meio do mundo que o ignora e o torna frívolo – está mais presente que nunca: nos medos, nos dramas, nas mentiras e nos vazios do homem pós-moderno, aparentemente descontraído, brincalhão e divertido.
Com Jesus, como com todos, o diabo procurará fazer uma única tentação, ainda que com diversos matizes: romper a comunhão com Deus Pai. Para este fim, todos os meios serão aptos, desde citar a própria Bíblia até fantasiar-se de anjo da luz. As três tentações de Jesus são um exemplo muito atual: da tua fome, converte as pedras em pão; das tuas aspirações, torna-te dono de tudo; da tua condição de filho de Deus, coloca a tua proteção à prova. Em outras palavras: o dia-bolus buscará conduzir Jesus por um caminho no qual Deus ou é banal e supérfluo, ou é inútil e nocivo.
Prescindir de Deus porque eu reduzo minhas necessidades a um pão que eu mesmo posso fabricar, como se fosse minha própria mágica (1ª tentação). Prescindir de Deus modificando seu plano sobre mim, incluindo aspirações de domínio que não têm a ver com a missão que Ele me confiou (2ª tentação). Prescindir de Deus banalizando sua providência, fazendo dela um capricho ou uma diversão (3ª tentação).
Isso se torna atual se formos traduzindo, com nomes e cores, quais são as tentações reais (!) que separam – cada um e todos juntos – de Deus e, portanto, dos outros também. A tentação do deus-ter (em todas as suas manifestações de preocupação pelo dinheiro, pela acumulação, pelas “devoções” a loterias e jogos, pelo consumismo). A tentação do deus-poder (com todo o leque de pretensões de ascensão, que confundem o serviço aos demais com o servir-se dos demais, para os próprios interesses e controles). A tentação do deus-prazer (com tantas, tão infelizes e, sobretudo tão desumanizadoras formas de praticar o hedonismo, tentando censurar inutilmente nossa limitação e finitude).
Quem duvida de que existem mil diabos, que nos encantam e seduzem a partir da chantagem das suas condições e, apresentando tudo como fácil e atrativo, nos separam de Deus, dos demais e de nós mesmos?
Jesus venceu o diabo. A Quaresma é um tempo para voltarmos ao Senhor, unindo novamente tudo que o tentador separou. “Jejuando quarenta dias no deserto, Jesus consagrou a abstinência quaresmal. Desarmando as ciladas do antigo inimigo, ensinou-nos a vencer o fermento da maldade. Celebrando agora o mistério pascal, nós nos preparamos para a Páscoa definitiva”. (Prefácio do 1° Domingo da Quaresma).
Veja também: Quais são Os Exercícios Quaresmais de Conversão? (Com Podcast)
Clique em comentários e deixe a sua reflexão e seus pedidos de orações.
Oremos: Ó Deus, que nos alimentastes com este pão que nutre a fé, incentiva a esperança e fortalece a caridade, dai-nos desejar o Cristo, pão vivo e verdadeiro, e viver de toda Palavra que sai de vossa boca para vencer ao pecado, a nós mesmos e ao diabo. Por Cristo, nosso Senhor. Amém
Minha benção fraterna.
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Diretor Espiritual e Formador do Pré-discípulado.
http://www.faceboock.com/padreluizinho
Mensagem de Nossa Senhora em 25.02-2012:
http://www.medjugorjebrasil.com/
Pax+++
peço que ore por mim e por meu esposo Tranquilino, por ANDRE E CATIANE que estamos passando por muitas tribulações , pela conversão libertação cura e união de todos nos.
senhor tu sabes que tenho andado sempre na tua presença por isso peço salva meus filhos minha familia ajude meu filho leandro a ter uma vida euqilibrada dailhe condiçoes de trabalhar ter sua moradia alimentaçao e laser abençoai tua vinda pro lar ha 7mese que esta desempregado tem piedade dele pai estamos na quaresma que eu possa ter uma quaresma santa pai eu confio em vos ficai conosco senhor obrigada
Que Jesus converta o meu coracao e me livre de todos os males, neste tempo quaresmal, que eu seja fiel eu meus propositos, para uma vida feliz, peco oracoes para toda minha familia especialmente pelo Matheus. Obrigado meu Senhor. AMEM
Senhor, venho pedir-te que me livre das tentações do inimigo e purifique minha mente e meu coração.Te consagro meu namoro, projetos de vida, família, amigos e peço por aqueles que me pediram orações, pela nossa proteção e para que ouça nosso clamor.Daí-nos a graça da conversão, usa meu namoro como obra Tua para que Tua vontade prevaleça sempre em nossas vidas.Agradeço pelo Teu amor, fidelidade, proteção, milagres, maravilhas e sinais, pela intercessão de Maria, Seus Anjos e Santos e por ter dado Teu Único Filho por amor à nós.Interceda por nós Mãezinha, Anjos e Santos de Deus, eu creio mas aumenta minha Fé.Obrigada por tudo.Assim Seja.Amém!
peco a DEUS nesta quaresma a graca de vender minha casa para quitar minha dividas .espero e confio na graca de deus
pedido de oracao. Pelo meu casamento, minha amilia, que eu possa me decidir pela vontade de Deus
Tema fantástico. Parabéns!!! Utilizei num programa de rádio local na cidade de Matão/SP.
Comunidade Alpha e Ômega.
“Homem moderno aparentemente descontraído, brincalhão e divertido.”
Assim tambem falou Paulo VI : “Pessoas modernas, altamente extrovertidas, totalmente encantadas e fascinadas com um mundo de felicidade artificial”…