O Pecado Capital da IRA e os seus danos para a nossa vida.
Por no dia mar 9th, 2012 sobre Formacao, Quaresma.
Olá amigos e companheiros de retiro quaresmal, dando continuidade em nossos exercícios espirituais nestes dias quero propor a vocês meditarmos sobre os pecados capitais, suas conseqüências e danos para nossa vida. Diante desta reflexão vamos nos preparar para fazer-mos uma boa Confissão, para experimentarmos o perdão e a misericórdia do nosso Deus. Nosso condutor neste tempo é a Palavra de Deus e a Doutrina católica.
Definição de pecado no Catecismo da Igreja
1849. O pecado é uma falta contra a razão, a verdade, a reta consciência. É uma falha contra o verdadeiro amor para com Deus e para com o próximo, por causa dum apego perverso a certos bens. Fere a natureza do homem e atenta contra a solidariedade humana. Foi definido como “uma palavra, um ato ou um desejo contrário à Lei eterna” (89).
1850. O pecado é uma ofensa a Deus: “Pequei contra Vós, só contra Vós, e fiz o mal diante dos vossos olhos” (Sl 51, 6). O pecado é contrário ao amor que Deus nos tem e afasta d’Ele os nossos corações. É como o primeiro pecado, uma desobediência, uma revolta contra Deus, pela vontade de os homens se tornarem «como deuses», conhecendo e determinando o que é bem e o que é mal (Gn 3, 5). Assim, o pecado é “o amor de si próprio levado até ao desprezo de Deus” (90). Por esta exaltação orgulhosa de si mesmo, o pecado é diametralmente oposto à obediência de Jesus, que realizou a salvação (91).
IRA
A maior lição que Jesus nos ensinou foi a de “amar o inimigo” (cf. Mt 5,44). O mundo ensina que é preciso revidar, “não levar desaforo para casa”, ir à revanche, etc. Jesus, por outro lado, ensina a mansidão; isto é, “não pagar o mal com o mal”, mas com o bem. O segredo cristão para destruir a força do inimigo, não é a vingança, mas o perdão. Jesus ensina que aí está um dos pontos da perfeição cristã. Ele quer que sejamos “perfeitos como o Pai celeste é perfeito” que manda a chuva e o sol para os bons e para os maus. (Mt 5,48). Ele morreu na cruz dolorosamente, dando o maior exemplo do que é perdoar. “Pai perdoai-lhes, porque não sabem o que fazem”. (Lc 23,31)
Jesus explica a razão desta exigência tão difícil: “Se amais somente os que vos amam, que recompensa tereis? Não fazem assim os próprios publicamos? Se saudais apenas vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Não fazem isto também os pagãos?” (Mt 5,46-47).
Perdoar aquele que o ofendeu é uma “prova de fogo” para verificar se de fato você é cristão. É claro que não é fácil perdoar aquela pessoa que te magoou, aquele “amigo” que te traiu, aquele assassino do teu filho, ou aquela mulher que seduziu o teu marido. Se fosse fácil não teríamos mérito algum. E é preciso dizer que, por nossas próprias forças, não conseguiremos perdoar. É preciso a “força do alto” para vencer a fraqueza da nossa natureza ferida e que clama por vingança. Santo Agostinho ensina-nos que “o que é impossível à natureza, é possível à graça”.
A única exigência que Deus nos impõe para perdoar os nossos pecados, quaisquer que sejam, é que estejamos dispostos a perdoar a todos os que nos ofenderam. “Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, vosso Pai celeste também vos perdoará. Mas, se não perdoardes aos homens, tampouco vosso Pai vos perdoará” (Mt 6,14-15). E no Pai Nosso Jesus acrescenta: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam”. (Mt 6,12)
Há uma série sobre Pecados Capitais que o Padre Paulo Ricardo gravou para nós da TV Canção Nova no programa Revolução Jesus, clique e vamos assistir e conhecendo melhor as conseqüências desta doença espiritual, possamos dizer não ao pecado e sim a conversão.
O ódio e o desejo de vingança são armas do demônio para destruir a boa convivência dos filhos de Deus; por isso São Paulo ensina: “Não deis ocasião ao demônio; não se ponha o sol sob a vossa ira” (Ef 4, 26).
Faça um bom exame de consciência e revisão de vida, pois a vida que Cristo tem para nós não cabe a Ira, mas o amor e o perdão.
Oração: Pai nosso, que estais no Céu, durante esta época de arrependimento, tende misericórdia de nós. Com nossa oração, nosso jejum e nossas boas obras, transformai nosso egoísmo em generosidade. Abri nossos corações à vossa Palavra, curai nossas feridas do pecado, ajudai-nos a fazer o bem neste mundo. Que transformemos a escuridão e a dor em vida e alegria. Concedei-nos estas coisas por Nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Medite a Via-sacra durante a Quaresma
Clique em comentários e deixe sua opinião e pedidos de orações.
Conte com as minhas orações.
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Diretor espiritual e Formador no Pré-discipulado.
Peço que orem por mim Padre,pois fui traido pelo meu melhor amigo e minha esposa.Sinto muita revolta pelo que aconteceu e não consigo perdoar.Imploro a Deus Pai todos os segundos do dia que alivie essa minha dor e que eu consiga perdoar,mas parece que só a minhas orações estão sendo poucas!Por favor me ajudem!
bom tarde!amei esta pequena palestra,mas gostaria de ouvir uma palestra sobre o homosexualismo,lebianismo,pois tenho minha neta seguindo este caminho e estou lutando contra isso com oraçoes,mas juro estou desmoronando,preciso de ajuda por favor me ajudemmmmm.Paz de JESUS e o Amor de MAria!!
Padre Luizinho antes mesmo de ler sobre a virtude no blog do senhor tomei a liberdade de escrever sobre ela, me perdoe, tomei o senhor por meu diretor espiritual, talvez pro senhor até no susto, RSS. Então, escrevi algo enquanto esperava o sermão do Padre na minha cidade. Hoje foi a procissão do encontro. Perdoe se em algo eu fugir completamente das meditações do senhor, mas pelo menos assim o senhor vai perceber o que é capaz de sair do meu interior…prometo ler tudo do blog do senhor!
Então Padre querido, após ter escrito meu texto, aconteceu-me algo que me marcou profundamente durante o momento do encontro… Padre uma criança pequenina, que nunca vi antes, um menino, deve ter no máximo quase dois anos completos ou nem isso, era pequeno, mas muito esperto.
Padre esse menino assim que me viu olhou-me de uma forma divina, era firme, profundo, fixo, padre eu não compreendi porque ele me olhava daquela forma, penso que talvez porque eu pudesse dar indícios de alguma emoção em virtude do sermão do Padre. Mas assim que essa criança olhou-me Padre fiquei emudecida, olhei com todo amor de que sou capaz e quando me dava conta novamente estava ele por entre as pessoas olhando-me fixamente.
Quando a mãe o colocou no chão ele veio pra minha frente e olhou-me novamente, padre eu só consegui sorrir em silencio para ele e ele se manteve me olhando silencioso e atento. Já vi adultos fazerem isso, mas uma criança, por tanto tempo assim deixou-me de fato pensativa. Quando a mãe novamente o tomou nos braços, ele que nessa hora encontrava-se á minha frente, olhou-me novamente e com aqueles olhinhos bem redondos e brilhantes apontou para mim e perguntou: “O que é isso?”, eu tomei o tau franciscano que estava em meu peito, mostrei a ele: “Isso?” Perguntei, ele apontando para ele disse: “O que é isso?” eu apenas retirei o tau do meu pescoço coloquei no pescoço dele e disse: “É seu”. Padre o senhor precisava ver a alegria dessa criança, ela olhou pra mamãe e perguntou: “O que é isso?” a mamãe dele respondeu: “É Papai do Céu” e em seguida ofereceu-O para que ele o beijasse, (uma mamãe simples, porém piedosa e humilde, linda!) feito isso a criança pegava o tau e dava para todos da sua família beijar…Padre foi o Sermão do Encontro mais lindo da minha vida!
Só vou prosseguir com meus escritos pro senhor perceber como esse tau entrou hoje em minha vida… lembrei-me muito de Santa Teresinha que via a ação de Deus nas coisas mais pequeninas do seu dia-a-dia. Sim eu creio na Providência Divina que veste os lírios do campo e sustenta as aves do céu! (ah! O Senhor acredita que o Padre que fez o sermão tem o nome do médico que realizou o parto da mamãe pra eu nascer!? Minha nossa! Hoje eu nasci de novo, RSS! Louvado seja Deus!)
Agora então vamos lá nos meus pensamentos… segue agora o que escrevi antes de acontecer tudo isso que contei acima.
Padre Luizinho fiquei na dúvida hoje sobre qual pecado escreveria, fiquei em dúvida sobre dois que começam com “I”, sério mesmo! – Ira e Inveja – ainda assim estou em dúvidas porque percebo que um é quase conseqüência do outro, mas ainda assim acredito ser possível, e sei que o é, tratá-los de modo separado. A ira surge como fruto da inveja, mas nem toda ira tem sua origem nela.
Aguardo o sermão do sacerdote da minha cidade enquanto isso me ponho aqui, assentada na calçada a escrever… hoje não participarei da procissão, vou esperar, enquanto isso vou pensando no que se passa no Coração de Jesus e de Maria. Padre então escolho escrever sobre a virtude da mansidão.
Tanto Jesus quanto Maria são pacientes. Hoje fiquei emudecida quando na Santa Missa que agora a pouco participei O Padre Joaquim pronunciou: “Agora e para sempre”… padre essa palavras ressoaram dentro de mim com grande força que precisei segurar minhas lágrimas…Vou explicar o motivo.
Hoje fui comprar um tau franciscano pequenino para mim, eu não queria que nele estivesse Jesus Crucificado, vou explicar, hoje foi o sentimento que tive…é que desde criança sempre que olhava para a cruzinha do terço e via Jesus nela eu dizia pra Ele: “Por favor se você quiser eu fico aí no seu lugar pelo menos um pouquinho pra aliviar você”, ah! Padre eu não sabia o que dizia…coisa de criança!Nossa Senhora! Diria Teresa: “Valha-me Deus!”
Pois bem, mas na loja em que fui só tinha o tau com o Cristo Crucificado, então percebi nisso a Providência, aceitei de bom grado e com alegria…a seguir pedi um sacerdote para abençoá-lo. Padre confesso que após as palavras do sacerdote na missa, que narrei acima, pus-me a novamente a pensar sobre a dimensão do que significa perpetuar o Sacrifício de Cristo!
Padre Luizinho confesso que não consigo perceber um amor no qual haja tanta entrega de si mesmo quanto no amor de Cristo e em cada missa fazemos memória da sua entrega, que não é apenas lembrança, mas é o próprio Sacrifício, porém agora de modo incruento…padre que amor é esse?
Agora penso em meu interior no olhar de Jesus e de Maria, um para o outro…há tanto amor, há tanta mansidão, mas ao mesmo tempo fica evidente com isso para mim a que ponto pode chegar nossa crueldade (um psiquiatra me alertou sobre isso certa vez, que ela existe), nossa crueldade por não aderirmos ao projeto amoroso de Deus…ah! padre querido como somos capazes de sermos cruéis. Como seríamos capazes de rir da desgraça, do mal, do desamor senão em virtude de algo muito adoecido em nosso corpo, em nossa alma e em nosso psiquismo?!
Eu sei Padre que Jesus, antes de chegar a SUA HORA passou por momentos de indignação (vede o chicote do templo…), mas penso que a conspiração do desamor foi tão grande, nossa chego a sentir em meu interior o que seria o horto em Jesus…nossa a gente nem faz idéia do que seria isso no mundo espiritual, as dimensões são diferentes das conhecidas pela ciência…penso que o desarmor foi de uma ordem tão…padre não encontro outro adjetivo senão utilizar: diabólica, que só mesmo um ato PLENO DE AMOR para reparar a desordem…padre eu sei que mesmo no mundo espiritual existe lei de causa e efeito…é tão óbvio depois da Encarnação…o Eterno entrou no tempo…Padre socorro!
Padre para mim sempre foi impensável debochar de coisas sagradas, sobretudo quando envolvem tanto sofrimento… Agora compreendo porque na “Ave Maria” pedimos: “Agora e na hora da nossa morte”, (nossa padre quando comecei a escrever essa frase o relógio da igreja tocou, meu coração até gelou aqui, que susto! )Puxa vida acho que Deus ta levando a sério minha meditação…
Bom, mas retorno ao humilde e manso Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria que aguardam pacientemente nossa conversão. Padre espero que minha morte seja como um sono, despertarei no paraíso com a cabeça reclinada sobre o peito do meu Amado Jesus, acordarei no colo dele e ele me dirá: “Eis aí a tua Mãe”. Vou enchê-la de carinho e passarei a Vida Eterna toda de joelhos ao lado dela, diante da SSma. Trindade, orando pelo mundo todo. Quero que Jesus me transforme num presente para Ela.
Padre eu sei que a Imaculada me ama, ela não sente inveja de mim, não me explora para seu interesse próprio porque ela não é avarenta nem mesmo vaidosa, ela me compreende porque tem o coração puro, ela não vai passar um sermão em mim porque eu estou aqui… esperando a minha hora chegar, pensando em toda minha vida…sobre COMO TUDO COMEÇOU…
Paz e Bem Padre querido! Obrigada pelo acompanhamento, sabe sou muito grata também ao meu terapeuta…um lindo Humanista!
Meu abraço fraterno,
+Stefannia Sena Sant´Anna
03/04/2012