Pecados Capitais: Terapia de Cura do Pecado da Luxúria ou Impureza
Por no dia mar 23rd, 2012 sobre Espiritualidade, Formacao, Quaresma.
O tempo da Quaresma é uma grande revisão de vida para os cristãos, por isso, acho necessário meditarmos sobre os pecados e suas conseqüências em nossas vidas, sempre a luz da Palavra de Deus e da Doutrina de nossa Igreja. Faça a leitura da Palavra de Deus (cf. Marcos 7, 14-23) hoje para você e depois vamos refletir sobre mais um pecado capital: O Papa Bento XVI disse: “O mundo não compreende o pecado”, por isso, é necessário a formação da reta consciência através da pregação e da catequese.
O pecado da Luxuria ou impureza
“É do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas…”
A gravidade do pecado da impureza, também chamado de luxúria, é que mancha um membro de Cristo. “Ora, vós sois o corpo de Cristo e cada um de sua parte, é um dos seus membros” (1Cor 12,27).
“Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo?” (1 Cor 6,15).
“Tomarei, então, os membros de Cristo, e os farei membros de uma prostituta? Ou não sabeis que o que se ajunta a uma prostituta se torna um só corpo com ela? Está escrito: Os dois serão uma só carne (Gen 2,24)” (1 Cor 6,16). Toda vez que eu peco, o meu pecado atinge todo o corpo de Cristo. De forma especial isso ocorre no pecado da impureza; o que levava São Paulo a pedir aos coríntios, dentre os quais havia esse problema: “Fugi da fornicação. Qualquer outro pecado que o homem comete é fora do corpo, mas o impuro peca contra o seu próprio corpo” (1 Cor 6,18).
São Paulo ensina que devemos dar glória a Deus com o nosso corpo. “O corpo, porém, não é para a impureza, mas para o Senhor e o Senhor para o Corpo: Deus que ressuscitou o Senhor, também nos ressuscitará a nós pelo seu poder” (1Cor 6,13). “Glorificai, pois, a Deu s no vosso corpo” (1 Cor 6,20). Nosso corpo está destinado a ressuscitar no último dia, glorioso como o corpo de Cristo ressuscitado. “Nós, porém, somos cidadãos dos céus. É de lá que ansiosamente esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará nosso mísero corpo tornando-o semelhante ao seu corpo glorioso…” (Fl 3,20).
Isso explica a importância do nosso corpo, que levava Paulo a dizer aos coríntios: “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá. Porque o templo de Deus é sagrado – e isto sois vós” (1 Cor 3,16-17). Jesus foi intransigente com o pecado da impureza. No Sermão da Montanha, Ele disse: “Todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração” (Mt 5,27-28). O Senhor quer assim destruir a impureza na sua raiz; isto é, no coração dos nossos pensamentos.
“Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias” (Mt 15,19).
Para viver a pureza há, então, que estarmos em alerta o tempo todo, como nos recomendou o Senhor: “Vigiai e orai para que não entreis em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca” (Mt 26,41). Todos nós já pudemos comprovar como é fraca a natureza humana, enfraquecida pelo pecado original. Após o pecado de Adão não nos resta outro remédio: vigiar os nossos sentidos, pensamentos, olhares, gestos, palavras, atitudes, comportamentos, etc., e buscar na oração e nos sacramentos o remédio e o alimento para vencer a nossa fraqueza.
São terríveis as consequências da vida sexual antes ou fora do casamento: adolescentes grávidas, sem o mínimo preparo para serem mães; pais solteiros, filhos abandonados e “órfãos de pais vivos”, abortos, adultérios, destruição familiar, doenças venéreas, AIDS etc. O sexo é belo, mas fora do plano de Deus é um desastre, explode como uma bomba atômica.
Fonte: www.cleofas.com.br no Livro Os pecados e as virtudes capitais, Prof. Felipe Aquino.
O que é necessário para combater a Luxuria? Com certeza a virtude da Pureza, vamos ver o que o Padre Paulo Ricardo nos aconselha:
Clique em comentários e diga como você lida e foge do pecado da impureza?
Reze com Salete Ferreira para a libertação desse pecado
Minha benção fraterna.
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Materias relacionadas: A Gula, busca da felicidade nos bens e no comer
Inveja, a tristeza da alma sem Deus
A IRA e os seus danos para nossa vida.
Ola irmãos em Cristo.
Bom, gostaria de deixar a minha colaboração com a matéria, que achei de EXTREMA importância para todos nós.
A sugestão do comentário é de como lidar com a impureza, bom, começaremos do início.
Diz o provérbio, o homem sensato enxerga o mal e se esconde, mas o insensato prossegue e se dá mal. porvérbios 27.12. Sou casado, tenho 27 anos , posso dizer que uma forma de fugir da tal impureza, na carne, foi o namoro casto.
Agora, para fugir da RAIZ do problema, que é aquela que está enterrado lá no fundo do coração, aí é outra história. Todos nós já fomo adolescentes, já vimos muitas “coisas” e já ouvimos muitos idiotas, com o perdão da palavra, falarem que o importante na mulher é peito e bunda. quem nunca ouviu isso ? Então, durante uma boa parte de nossa vida acreditamos que o certo era isso, hoje basta acompanhar a mídia e comprovar o que estou dizendo. Assim como a palavra de Deus é uma semente que planta em nosso coração, o inimigo faz a mesma coisa, lembram do joio ? Então, é a mídia, os “amigos”, as pessoas em geral e principalmente as mulheres, que caíram de sola na cultura do exibicionismo, onde a maior preocupação na vida é se o cabelo está desarrumado ou se a sandália combina com a calça. Não precisamos sair de nossas paróquias para observar o vestuário não condizente das mulheres. Lembra aquela frase da porta da paróquia, que não é mais usada, “será que estou vestida adequadamente para entrar na casa de Deus ?” pois é, esse foi um conceito esquecido por todos.
Como fugir da raiz homens ? como fugir ? se até na igreja as mulheres frequentam as celebrações vestidas como “profissionais do sexo”, para não dizer outra coisa … como fazer ?
Tento explicar um pouco do que faço para tentar ajudar, pois somos comunidade e precisamos dar suporte uns aos outros, do mesmo modo espero também ouvir outras sugestões a respeito para colocar em prática.
Sempre tento lembrar que “O reino dos Céus é dos violentos”, então digo, qual é mais fácil, olhar pra outra, já que é “normal, pois todo mundo faz” ou desviar o olhar da mulher vulgar, como a palavra nos sugere ? Diz um provérbio “Você não pode impedir que os pássaros (pensamentos) voem sobre a sua cabeça, mas pode impedir que eles construam ninhos” ou seja, você não precisa alimentar seus pensamentos, do mesmo jeito que eles vêm, clame a Jesus no mesmo momento e eles desaparecem, Jesus destrói o ninho maldito.
Acredito que para começar a não olhar e não considerar o corpo da outra, a doutrina é um bom começo, pois a sequencia do olhar do homem comum é “cabelo, peito, bunda, olho” … estou errado ? fomos doutrinados assim pelo nosso convívio no mundo. A questão da doutrina é olho no olho, não adianta isso é só doutrina e quando desviar o olhar, olhe pra cima. apenas doutrina.
O segundo passo é oração, segundo passo junto com o primeiro, oração para mesmo caindo na doutrina errada, no reflexo errado, ore para aquilo não penetrar em você.
E o terceiro é evitar, evitar lugares, pessoas, etc. é morrer para o mundo e viver uma vida nova, uma vida de verdade e violência para conquistar o reino dos céus, Ser violento é renunciar, ser violento é doar-se, ser violento é mudar.
Abraços irmão, fiquem com Deus.
Padre, com certeza, combate-se a luxuria com a virtude da pureza, mas qual a forma concreta de praticá-la, uma vez que a sociedade em que vivemos a cada segundo nos induz a impureza?
Digo isso porque tenho acreditado que os sacramentos, especialmente a Eucaristia e a Confissão são indispensáveis para nos tornar puros, mas vira e mexe, me pego no chão. Como vencer isso?
Padre, gostei bastante das suas palavras sobre o pecado, me fez refletir mais ainda no rumo da minha vida. Quero continuar a seguir a Deus, livre dos pecados que aflige o pensamento, o coração, a alma e epecialmente jesus pois somos a imagem e a semelhança de Deus, alem de sermos tambem um membro do seu corpo.
Quem não é virgem, nunca é tarde para ser casto, mas o “mundo não compreende o pecado”…
Padre Luizinho falar sobre a Virtude da Pureza é um desafio para mim. Senti pelo fato de que o texto postado não é do senhor, ainda que eu goste muito do professor Filipe. Outra coisa é que fiquei com vergonha quando me dei conta de que o senhor é diretor espiritual na Canção Nova…que honra pra mim escrever ao senhor e ainda por cima obter resposta…
Bom, a começar queria dizer que me surpreendi com o fato de que só nesse pecado encontramos mais postagens de comentário, não entendo, os demais são tão terríveis quanto o da pureza, que não é simplesmente sexo antes ou fora do casamento…ah! padre o quanto é complexo para nossa pequenez compreender o Reino dos Céus se não nos tornamos como criancinhas…
Perdoa minha ousadia padre, mas não compreendo quando São Paulo afirma que o pecado da impureza seja o pior de todos, qualquer pecado partirá da ação do meu corpo não é não? E o pior, além de prejudicar a própria pessoa prejudica mais o corpo místico inteiro, padre confesso que não compreendo isso… se é do coração que saem os males, uai, então é no corpo uai!!! O senhor pode me explicar?
Padre li a postagem dos outros homens que escreveram como se nós mulheres fossemos a grande vilã, reconheço que muitas são mesmo, mas pêra lá, depois de Eva teve uma AVE! Certa vez, estando angustiado, São Francisco perguntou a um contemplativo: “E como farei quando meus olhos pousarem sobre algo impuro?”. O contemplativo apenas afirmou: “Quando o seu coração for puro o impuro se tornará puro”. Padre Jesus afirmou: Bem-aventurados os que tem coração puro porque eles verão a Deus…padre não vou dizer mais nada…
Sua benção
Stefannia Sena Sant´Anna
Viçosa/MG