A Verdadeira Sabedoria é Dom de Deus!

Por no dia maio 2nd, 2012 sobre Páscoa, SeminariodeDons, Seminariodevida.

“Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus e mais forte do que os homens. Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes.” (I Cor 1,25-27).

Quero abordar agora a necessidade de sabedoria no uso dos dons, porque tem lugar para tudo no nosso coração: cura física, cura interior, libertação… Tem lugar para tudo. De nossa parte, temos de ter a sabedoria de ir colhendo uma coisa depois da outra. É o Dom que habita o coração do humilde, pois quanto mais sábio mais humilde e manso, não precisa ostentar, nem provar que sabe tudo. Sua experiência e como ele conduz as coisas e sua vida prova que a pessoa é cheia do Dom da Sabedoria de Deus.  A sabedoria humana é falha. A sabedoria divina é plena e perfeita. Unicamente Deus tem a plenitude da sabedoria, e somente Ele nos pode dá-la, pelo dom da sabedoria.

Quando o Senhor nos dá uma palavra de profecia, de ciência, de discernimento ou qualquer revelação, temos de procurar discernir se aquilo que recebemos deve ser dito, quando deve ser dito e como deve ser dito. Porque alguns são afogueados. Receberam um dom, uma palavra de profecia, e a pessoa é tão apressada que já quer dizer. Mas você perguntou ao Senhor se essa palavra de profecia deve ser comunicada? Muitas vezes, trata-se de uma palavra para ser comunicada aos líderes, aos coordenadores, aos encarregados e não ao grupo

Imaginem que eu chegue a uma cidade dizendo:

_Preparem-se, porque dentro em breve um terrível terremoto acontecerá aqui, as casas haverão de desabar; preparem-se, preparem o meu povo…

Vejam que confusão. E o povo com medo. Como se preparar?

Diante de uma palavra dessas, o que eu deveria fazer? Primeiro, Orar ao Senhor para saber como e quando o Senhor quer que eu diga, e para quem o Senhor quer que eu diga. Depois de eu ter certeza de ter recebido uma palavra de profecia, tenho de perguntar ao Senhor e, de acordo com a resposta dele, ser dócil, mesmo que isso signifique gestar nove meses essa palavra de profecia dentro de mim. Não quero ser um farmacêutico apressado, não quero matar com os remédios do Senhor. Todos nós temos de ter essa responsabilidade. Quando o Senhor me disser: “Você vai falar a tais pessoas, desse jeito e nessa hora”, aí eu falo. Falo, mesmo que falar me arrebente.

Para que pedir ao Senhor sabedoria no uso dos dons? Para ministrar o remédio certo a nosso povo, para que aquilo que o Senhor quer nos dar não se torne veneno. O Senhor quer que nós vivamos a sabedoria. Vive-se a sabedoria com humildade, com paciência, dando tempo ao tempo, perguntando ao Senhor como, quando e a quem manifestar os seus dons. nesta cultura do imediatismo não sabemos esperar o tempo das coisas e das pessoas, queremos agora. O sábio é aquele que espera com paciência os frutos de cada tempo e se prepara para colhê-los.

Não adianta fazer as coisas que nós achamos boas: “Eu acho…” “Ah, eu pensava…”. O povo diz que de pensar morreu um burro. Não adianta esse “eu pensava, eu achava”. A sabedoria se faz a partir daquilo que o Senhor nos manda fazer. Quando fazemos as coisas segundo nosso entendimento, perdemos a unção: “Porque eu acho, porque eu penso, porque seria melhor, porque o povo me pressionou”.

Mais do que nunca, o Senhor, o Senhor quer nos ensinar a sabedoria. É como se fossemos ovelhas. A ovelha é um animal que não tem sabedoria nenhuma. Os cães tem faro, os gatos são espertíssimos, as aves conhecem as coisas… mas de todos os animais, o mais desprovido de inteligência, sem tino, sem direção, é a ovelha. E a nós, que somos ovelhas, o Senhor quer dar sabedoria. Às vezes pensamos que a sabedoria do Senhor é assim: ele nos dá sabedoria, e ficamos sábios, sabemos tudo. Já sabemos como nos conduzir. O que fazer, o que não fazer, que ordens dar, como educar os filhos, como educar os filhos, como trabalhar, como trabalhar na paróquia, como renovar as coisas na paróquia, como promover a Renovação, como fazer palestras. A pessoa pensa que agora sabe de tudo: “Eu recebi sabedoria…”, e fala até grosso, “porque agora eu tenho sabedoria”. E não é assim.

A sabedoria do Senhor é dada a quem for manso como as ovelhas. A ovelha precisa continuamente da direção do pastor: “Agora é para cá, agora é para lá, agora é mais pra lá, e agora é para cá”. A Sabedoria é conhecimento da Vontade de Deus para mim e para cada situação da minha vida, requer, intimidade, escuta e obediência as inspirações do Espírito de Deus: “ As ovelhas me conhecem e escutam a minha voz”. João 10

Nossa Senhora e o Dom da Sabedoria

Maria tinha todas as virtudes no mais alto grau. São Jerônimo nos aconselha: “Tome Maria como exemplo de virtudes”. Maria teve também a plenitude dos dons. Edificou sua vida sobre os sete dons de santificação. A virgem recebeu, mais do que qualquer outra pessoa, o dom da sabedoria, por isso ela é Sede da Sabedoria.

A sabedoria celeste a fez compreender e aceitar o plano de Deus para sua vida e, ao mesmo tempo, a encheu do mais puro e intenso amor a Deus e ao próximo. Assim a vemos na anunciação, na visita a Isabel, no nascimento de Jesus em Belém, na apresentação do menino Jesus no Templo, na fuga para o Egito, no reencontro com Jesus no Templo, nas bodas de Caná, aos pés da cruz e no Cenáculo. Maria, porém, guardava todas estas coisas, meditando-as no seu coração (Lucas 2, 19. 51).

Como nos Abrir a esse Dom

1. A sabedoria é um dom que Deus promete conceder a quem o pedir com fé (Tg 1,5).
2. Ler e meditar a oração de Salomão, pedindo a Deus o dom da sabedoria (Sb 9,1-18).
3. Procurar saborear tudo o que se relaciona com Deus, principalmente a Vida de Oração;
4. Não agir com impulsividade animados pelos sentimentos ou somente pela razão, agir no poder do Espírito Santo que une, coração, razão e espírito.

Padre Bruno Costa fala-nos sobre o Dom da Sabedoria:

Em que você precisa da Sabedoria Dom do Espírito? Deixe o seu comentário, seus pedidos de orações.

Vinde Espírito Santo / e dai-nos o Dom da Sabedoria  /para que possamos avaliar todas as coisas à luz do Evangelho / e ler nos acontecimentos da vida os projetos de amor do Pai. / Dai-nos o Entendimento / uma compreensão mais profunda da verdade / a fim de anunciar a salvação com maior firmeza e convicção. / Dai-nos o Dom do Conselho / que ilumina a nossa vida / e orientai a nossa ação segundo vossa Divina Providência. / Dai-nos o Dom da Fortaleza / e sustentai-nos no meio de tantas dificuldades / com vossa coragem para que possamos anunciar o Evangelho. / Dai-nos  o Dom da Ciência / para distinguir o Único necessário /  das coisas meramente importantes. / Dai-nos Piedade / para reanimar sempre mais nossa íntima comunhão convosco.  / e, finalmente, dai-nos vosso santo Temor / para que, conscientes de nossas fragilidades, / reconhecermos a força da vossa graça. / Vinde Espírito Santo /e dai-nos um novo coração. Amém.

(Inspirada na Carta de João Paulo II aos sacerdotes do mundo inteiro por ocasião da quinta-feira santa de 1998)

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Diretor Espiritual e Formador no Pré-discípulado.

Vejam os outros temas do seminário de vida e de Dons do Espírito Santo:

Seminário de Vida no Espírito Santo
O Amor de Deus é diferente e maior que qualquer amor!
O que é e como age o Dom do Discernimento dos espíritos?
É possível vencer o pecado!

Tem lhe faltado coragem? Peça o Dom da Fortaleza!

Oração em línguas é polêmica, mas é um Dom do Espírito Santo!
A Fé autêntica leva a conversão

PODCAST: MARIA SEDE DA SABEDORIA:

3 Responses to “A Verdadeira Sabedoria é Dom de Deus!”

  1. ANA MARIA says:

    HÁ MUITO TEMPO EU PROCURAVA ALGO SOBRE CM PEDIR SABEDORIA.ISTO TOCOU O MEU CORAÇÃO. OBRIGADA SENHOR POR ESTE MOMENTO. QUE EU SAIBA VIVER ESTES DONS QUE DEUS NOS DÁ.

  2. maria says:

    Se DEUS depositou em nós o desejo de buscá-LO, não deixará que percamos a coragem de assumi-LO!!!
    Que soubéssemos utilizar nossos olhos humanos para ver mais as belezas deste mundo, porque foi DEUS Quem as criou! Que permitíssemos a ELE nos tirar a venda dos olhos da alma para que enxergássemos mais as bênçãos que nos envia a cada segundo! Que cada coração se deixe preencher da santidade que DEUS oferece e não tenha pretensão de fazer-se santo buscando a perfeição indicada pelo homem! Ela que é enganadora e faz a distância da proposta do CRIADOR ser intransponível! AMÉM.
    A PALAVRA DE DEUS abala as frágeis estruturas que o homem levanta e reforça o alicerce. Pode recomeçar a construção sem medo de desabamentos futuros!!!

  3. neuza says:

    Venho através desta agradecer o DOm da sabedoria que foi concedido a mim, passei por uma situção muito deliciada com um sobrinho a qual eu tinha certeza que tinha acontecido, mas que eu mesma estava querendo não acreditar, mas pedi ao nosso grande pai JESUS CRISTO, que me enviou o dom da palavra e fez com que eu revertesse a história e consegui fazer com que ele enxergasse o tamanho do erro, o qual ele tinha cometido….senti e vi na sua cara e senti em meu coração que com o dom das palavras que me foi concedido que ele realmente estava arrependido do que tinha feito, na hr apenas chorei de emoção gratidão e rolarem lágrimas em minha face, tenho a certeza de que sou uma pessoa iluminada, e que fui usada para transmitir e passar aquilo que me foi concedido…Muitooo obrigada SENHOR pelo dom da palavra…..

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.