O Espírito e a Esposa dizem Vem!

Por no dia maio 25th, 2012 sobre Espírito Santo-Pentecostes, Espiritualidade, Páscoa, SeminariodeDons, Seminariodevida.

“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria” (João 16,16-20).

A nossa vida é marcada pelo tempo, que quer dizer brevidade. Tempo quer dizer realidade, naturalidade, mas quer dizer também o sobrenatural que marca o tempo, que se dá na história. O Senhor esta falando aqui de partes da Historia. O tempo entre a Páscoa e a Ascensão nos ensina a compreender bem este tempo que estamos vivendo na nossa fé. “Um pouco de tempo” é o tempo que o Senhor passou com eles, presença física de Jesus, que esteve com eles, caminhou com eles, que pregou e realizou milagres. “Um pouco mais de tempo e não me vereis”, a presença do Senhor é essencial para nossa fé, mas este tempo que a ascensão do senhor anuncia é o tempo da ausência de Jesus, Ele não estará presente e precisará ser reconhecido de outras formas.

A Igreja entendeu que os cinqüentas dias que o Senhor passou com os discípulos falando das coisas do Reino, das coisas do céu, esclarecendo os mistérios que eles não compreenderam durante sua presença na terra. E quem dá essa compreensão é O Espírito Santo, lembremos quando após a ressurreição eles estavam escondidos com medo da perseguição e também porque lhes faltava algo. Jesus entra onde eles estavam e sobra sobre eles o Espírito e lhes abrem a inteligência: Jesus disse de novo: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio”. Então, soprou sobre eles e falou: “Recebei o Espírito Santo” (cf. Jo 20,21-22). Há momentos em nossa vida que parece que Deus esta longe, não sentimos Deus nem fora nem dentro, não ha sinal, não conseguimos escutar sua voz, não percebemos sua presença. É o momento da duvida, da confusão, da agitação, mas sem medo de dizer é o tempo onde nós mais crescemos na fé.

Porque quem esta nos guiando e guiando a Igreja, “um pouco mais de tempo e me vereis de novo” é o tempo do Espírito Santo. É Ele que nos dá capacidade de crescer na fé, de enxergar Deus sem vê-lo, de ouvir o Senhor e perceber sua ação em nós, nas pessoas e nas situações, mesmo quando parece que Ele esta fora e perdemos o controle das coisas. É o Espírito Santo que nos da essa capacidade de amadurecer na fé e que deu aos apóstolos a capacidade de reconhecer a Jesus sem ter a sua presença física.

Ficareis tristes, o Senhor sobe ao Pai, agora eles precisam crescer muito mais interiormente, espiritualmente, em sensibilidade espiritual. Agora precisamos crescer muito mais interiormente, qualidade de vida espiritual. É isso que o espírito Santo quer dar a nós. É Ele que abre a nossa inteligência para que possamos entender as Escrituras, encontrar Cristo nas Sagradas Escrituras. Este tempo após a Páscoa e a Ascensão do Senhor quer ensinar reconhecer Cristo e sua presença transformadora de maneira nova, através dos Sacramentos, através da sua Igreja, através da pregação da Palavra e das autoridades da Igreja, dos pastores que Ele deixou e por excelência por meio da Eucaristia, onde o Senhor esta em seu Corpo, Sangue, Alma e Divindade. “Sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11,6).

Sem fé não é possível enxergar Jesus e sua ação num momento de noite escura, silencio de Deus, de ausência de Deus, de duvida, de confusão, não dá pra prosseguir, para crescer na fé. Sem O Espírito Santo não temos condições de crescer, nós paramos no natural, só nas coisas que a gente consegue ver, nas falhas nas dificuldades, nos erros, nos problemas e nos pecados. Sem a ação do Espírito Santo não há possibilidade de acreditar sempre em Deus, nos outros e em nós mesmos. Este é o tempo do Espírito Santo, Ele esta preparando a Igreja e o mundo para segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo. Esta amadurecendo a Igreja, esta amadurecendo os cristãos, Ele é essa Pessoa da Santíssima Trindade destinada para este tempo. A Missão do Espírito Santo de Deus é lapidar a nossa alma, a nossa pessoa, levar-nos à santidade, apresentar a Igreja, sua esposa, sem ruga, sem mancha ao Senhor. E isso tudo acontece neste ambiente onde nós precisamos aprender a perceber Deus, sua voz, sua ação.

Um trabalho ainda mais precioso do Espírito Santo, mais difícil, pois podemos perceber a ação de Deus agindo até com poder, através da Sua Palavra e dos Sacramentos que realizam a sua missão mesmo sem que a gente creia. O mais difícil não é começar a perceber a ação de Deus, o que Ele quer fazer como quer nos dirigir. A obra mais difícil do Espírito Santo a nosso respeito é abrir o nosso coração para querer, para aceitar, colaborar com Ele. Pois Deus nos salvou sem a nossa participação, mas a nossa santificação não se dá sem a nossa participação, nossa colaboração. Se existe um segredo para alguém que esta crescendo na fé neste tempo do Espírito é: “porque o aguardamos com perseverança. Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (cf. Rm 8,25-26).

“Essa vossa tristeza se transformará em alegria”, porque o que o Espírito Santo encontrando um coração aberto, disposto não pode transformar. O que o Espírito Santo não pode transformar? A missão do Espírito Santo ficou clara quando encontrou uma jovem aberta, humilde e de coração disposto que disse faça-se. O Espírito Santo gerou no ventre de uma virgem, sem participação de homem um filho, pois para Deus tudo é possível. Assim começou a obra do Espírito Santo na Igreja. O que o Espírito Santo não pode mudar converter e transformar? O Espírito Santo de Deus encontrou uma prostituta de coração aberto, que jogada aos pés de Jesus foi transformada em discípula, Maria Madalena. O Espírito Santo encontrou um homem através de Jesus, político e cobrador de impostos na sua coletoria. Jesus passou e a palavra diz olhou para ele e disse segue-me. Mateus imediatamente largou tudo e seguiu Jesus. Quando Jesus passava por Jericó o Espírito Santo encontrou um baixinho disposto e cheio de atitude, que subiu numa arvore para ver Jesus passar e o Senhor olha para ele e diz: Desce depressa hoje eu vou ficar na sua casa. Zaqueu desce depressa e o acolhimento que ele dá ao Senhor é a abertura e a disposição ao Espírito Santo: “Eu vou restituir quatro vezes mais se eu defraudei alguém”. Corrigiu a vida, corrigiu o que ele fez de errado.

O que o Espírito Santo pode fazer em mim e em você?Não há obstáculo para o Espírito Santo num coração aberto e disposto. O segredo para este tempo até a segunda vinda de Nosso Senhor é ser amigo do Espírito Santo, ser cheio do Espírito Santo é clamar sem cessar a sua ação, é não fazer nada sem Ele pedindo o seu auxilio, a sua força à nossa fraqueza, qual a sua maior fraqueza hoje? O Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Não há nada que o Espírito Santo não possa transformar, mudar, controlar, converter e santificar. Ele pode transformar um homossexual e uma lésbica? Pode e nós temos testemunhos disso. O Espírito Santo pode transformar uma prostituta, um ladrão e um político corrupto? Pode. Ele pode mudar a vida de um assassino? Pode. O Espírito Santo pode porque essa é a promessa de Jesus: “Farei novas todas as coisas!” (Ap 21,5).

O Espírito Santo pode transformar você! Ele pode curar uma pessoa suicida, Ele pode curar alguém que vem sofrendo há tempos desda sétima geração de depressão e hoje de síndrome do Pânico? Pode, o Espírito Santo pode porque Ele é Deus. Só depende de mim e de você, abrindo o coração e transformando a sua abertura em disposição e a disposição em atitude é disso que Ele precisa. O Espírito Santo pode controlar mudar os meus sentimentos e vontades, trabalhar tudo que foi plantado de gerações em gerações na minha mente, na minha memória e no meu inconsciente e subconsciente? Pode. O Espírito Santo vai há lugares no nosso interior e na nossa vida que nenhum ser humano consegue ir. Ele pode curar todas as marcas que eu trago no meu coração da minha historia, de tudo que eu possa ter vivido de ódio, ressentimento, magoas, abusos, de vícios como álcool, drogas e distúrbios sexuais? O Espírito Santo pode transformar todas as coisas!

O que você precisa que o Espírito Santo transforme, restaure? Você tem se encontrado cansado, desacreditado de Deus, dos outros e até de você? Não tem tido visão espiritual das coisas, esta sem esperança, não tem conseguido escutar a Deus e perceber a sua ação? O Espírito Santo pode e quer ajudar você. Que o seu clamor seja incessante neste tempo, pois só o Espírito de Deus pode realizar a unidade dos cristãos e a unidade dos nossos corações. O Espírito e a esposa dizem Vem Senhor Jesus!

Acampamento de Pentecostes na Canção Nova

Oração: Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.  Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar. Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai. A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor. Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás. Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!

Escute na integra o Podcast:

O Espírito e a Esposa dizem Vem Senhor Jesus!

Padre Luizinho, Com Canção Nova.
Diretor Espiritual e formador no Pré=discípulado.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.