DOM DA AMIZADE DE DEUS!

Por no dia maio 27th, 2012 sobre Espírito Santo-Pentecostes, Espiritualidade, Páscoa.

No Mistério da Santíssima Trindade experiência fundamental para nossa fé, conhecemos através da Divina Revelação a Pessoa do Pai, pois também temos experiência bastante concreta desta pessoa em nossa vida. O Filho Jesus Cristo assumindo a natureza humana, adquire um rosto, uma forma e ajuda a revelar também o Pai: “quem me vê, vê o Pai”. Como falar do Espírito Santo, esta Pessoa ainda tão desconhecida para nós?A Bíblia fala de suas manifestações e figuras, mas Ele mesmo não tem uma personificação, ora Ele é o fogo, a água, a Sombra do altíssimo, Unção, Mão de Deus, o Advogado e intercessor, mas, sobretudo Ele é o Amor do Pai e do Filho, amor entre o Pai e o Filho. Como falar desta Pessoa Divina ainda tão desconhecida?

O Espírito Santo é a terceira Pessoa da Santíssima Trindade: Crer no Espírito é, portanto, professar que o Espírito Santo é uma das Pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, “adorado e glorificado com o Pai e o Filho” (CIC 685).

Essa é a experiência de nossa fé, sendo uma Pessoa nós podemos nos relacionar com o Espírito Santo, ser amigo, próximo, intimo porque não dizer. E é exatamente isso que essa Pessoa da Trindade deseja ardentemente de nós para poder nos revelar o amor do Pai e do Filho e o conhecimento dos dois. Esse é o primeiro grande beneficio de sermos amigos dessa pessoa divina, dele se aproximar.

O Espírito Santo, pela sua graça, é o primeiro no despertar da nossa fé e na vida nova que consiste em conhecer o Pai e Aquele que Ele enviou Jesus Cristo. (CIC 684).

O Espírito Santo é o nosso mestre de vida de oração, Ele nos ensina a rezar como convém isto é, alcançar na oração a Vontade de Deus, que alimenta e plenifica a nossa alma. “Da mesma forma, o Espírito vem em socorro de nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir nem como pedir; é o próprio Espírito que intercede em nosso favor, com gemidos inefáveis” (Rom 8, 26).

Ninguém conhece o que há em Deus, senão o Espírito de Deus” (1 Cor 2, 11). Ora, o seu Espírito, que O revela, faz-nos conhecer Cristo, seu Verbo, sua Palavra viva; mas não Se diz a Si próprio. “Aquele que falou pelos profetas” faz-nos ouvir a Palavra do Pai. Mas a Ele, nós não O ouvimos. Não O conhecemos senão no movimento em que Ele nos revela o Verbo e nos dispõe a acolhê-Lo na fé (CIC 687).

Aproximar-se desta Pessoa divina, ser amigo dele me faz conhecer sua Palavra e o seu poder, só pelo Espírito Santo eu posso dizer Jesus Cristo é o Senhor. E pelo mesmo Espírito conhecer e experimentar o Amor de Deus Pai.

Primeiro grande fruto da amizade com o Espírito Santo à experiência do Amor de Deus e a salvação em Jesus Cristo proclamando seu senhorio. Ninguém será capaz de dizer: “Jesus é Senhor”, a não ser sob influência do Espírito Santo (cf. ICor 12,3b).

Ele nos purifica dos nossos pecados, Manda teu espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra (Sl 104, 30). Ilumina e abre a nossa inteligência: o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo (cf. Jo 14,26). O Espírito Santo nos ensina a ser dóceis e a obedecer aos mandamentos do Senhor: Porei em vós o meu espírito e farei com que andeis segundo minhas leis e cuideis de observar os meus preceitos (cf. Ez 36,27).

Este amigo divino Confirmará a esperança da vida eterna, pois Ele é o penhor da Herança dada por Cristo Jesus: Nele acreditastes e recebestes a marca do Espírito Santo prometido, que é a garantia da nossa herança, até o resgate completo e definitivo, para louvor da sua glória (Ef 1, 13-14). Ele revela aos nossos corações que de Deus nós somos filhos, devolve a dignidade e a convivência perdida pelo pecado original:

E a prova de que sois filhos é que Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: “Abbá, Pai!” Gl 4,6

Ele é o nosso conselheiro nas duvidas e nos mostra qual a Vontade de Deus: Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas. Ao vencedor darei como prêmio comer da árvore da vida, que está no paraíso de Deus’ (Ap 2,7).

Anima-nos e nos levanta do abatimento: Deu-me o Senhor DEUS uma língua habilidosa para que aos desanimados eu saiba ajudar com uma palavra. Toda manhã ele desperta meus ouvidos para que, como bom discípulo, eu preste atenção (Is 50,4).

Ele é o nosso advogado contra o mundo, defensor contra o pecado e principalmente nos defende de nós mesmos quando não conhecemos os desígnios de Deus: e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco: o Espírito da Verdade, que o mundo não é capaz de receber, porque não o vê nem o conhece. Vós o conheceis, porque ele permanece junto de vós e estará dentro de vós (cf. Jo 14,16-17).

Sendo amigo do Espírito Santo recorrendo a Ele, pedindo o socorro do seu auxilio chegaremos a Vontade do Pai cuja missão é imprimir em nossa alma, em nossa vida a SANTIDADE: eleitos conforme a presciência de Deus Pai e pela a santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com o seu sangue (I São Pedro 1,2). Esta é a vontade de Deus: a vossa santificação (I Ts 4,3).

Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei (cf. Gl 5, 16. 22-23).

Sendo o Espírito Santo como uma Pessoa capaz de falar, agir, ter vontade, inteligência, sentimentos, alguém que ora, intercede e conhece a Vontade de Deus, você já fez a experiência de se relacionar com Ele, conversar, falar de suas aflições, dificuldades, duvidas, tristeza e alegrias. Imagine ter um amigo tão virtuoso e cheio de santidade disposto a dividi-la com você. Eu começo o meu dia assim que acordo cumprimentando-o “bom dia Espírito Santo! O que nós iremos fazer juntos hoje?”.

Comecemos agora a falar com Ele: Vem, Espírito Criador!

Vinde Espírito Criador, a nossa alma visitai e enchei os corações com vossos dons celestiais.Vós sois chamado o Intercessor de Deus excelso dom sem par, a fonte viva, o fogo, o amor, a unção divina e salutar.Sois o doador dos sete dons e sois poder na mão do Pai, por Ele prometido a nós, por nós seus feitos proclamai.A nossa mente iluminai, os corações enchei de amor, nossa fraqueza encorajai, qual força eterna e protetor.Nosso inimigo repeli, e concedei-nos a vossa paz, se pela graça nos guiais, o mal deixamos para trás.Ao Pai e ao Filho Salvador, por vós possamos conhecer que procedeis do Seu amor, fazei-nos sempre firmes crer. Amém!

Escute na integra o Podcast:

Você é amigo do Espírito Santo? Deixe o seu comentario e seus pedidos de orações.

Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
http://twitter.com/padreluizinho

7 Responses to “DOM DA AMIZADE DE DEUS!”

  1. BENTO DE CARVALHO LIMA says:

    Muito cedo em nossas vidas, recebemos o batismo e ai chega o Espirito santo, para nos iluminar e caminharmos sempre com Deus. O espirito Santo nos purifica, desde que aceitemos ser amigo fiel. Quem está com o Espirito santo sempre estará cheio de graça e no caminho certo e na plenitude e na gloria celestial. viva o Espírito Santo ontem, hoje e sempre.amem.

  2. Jorge garcia says:

    Devemos ser verdadeiros amigos de DEUS e entregarnos a ELE. Devemospedir, receber e sentir o ESPIRITO SANTO,para que com DEUS irradiemos amor.
    É assim que colocaremos em prática o DOM DA AMIZADE DE DEUS.
    Excelente explicação do Padre Luizinho.

  3. Roberval says:

    Pe sua benção, muito obrigado pro essa matéria, eu estava precisando muito de ler, ouvir tudo isso. Peço por favor que reze por mim e minha familia. muito obrigado.

  4. Edison Luiz Machado says:

    O ESPIRITO SANTO DE DEUS E O QUE NOS ENCHE DE CORAGEM E DE FORÇAS PARA SERMOS INSTRUMENTOS NA EVANGELIZAÇÃO, DE AMOR, PARA VIVERMOS VOLTADOS PARA O BNEM E NAO PARA O PECADO, E QUEM CONDUZ NOSSAS VIDAS PARA O PAI.
    PEÇO ORAÇÕES PARA QUE EU ALCANÇE EXITO EM UMA AÇAO NO SUPREMO TRIBUNAL DE JUSTIÇA EM BRASILIA, UM RECURSO, HABEAS CORPUS, QUE DEUS ILUMINE NESTE PROPOSITO E ESPIRITO SANTO FAÇA COM SEJA FEITA A VONTADE DEUS. AMEM.

  5. Jozimar Fachetti says:

    Venho me movendo pelo poder da oração, de transformação e mudança de vida, e sinto uma força em estar aqui pedindo orações, clamando a todos que me ajudem a interceder por toda minha família, é uma força muita grande, não sei exatamente como explicar, mas a Divina Misericórdia está acontecendo. Deus é Misericordia. Algo me move pra frente deste computador, uma luz, parece que algo me chama por vocês. Em Cristo somos mais que vencedores, e eu clamo a todos vocês, continuem rezando, orando e intercendendo por toda minha família, eu preciso de forças para prosseguir, me ajudem, a mim Jozimar Fachetti, por minha filha Caroline Fachetti da Silva, pelo pai dela Mário Sérgio da Silva, que se encontra no vício do álcool, por meus pais: Dário Fachetti Neto e Edith Vicente da Silva Fachetti, pela família de meu irmão: Welington Leone Fachetti e Florisbela Pereira Lopes Fachetti, por seus filhos: Lívia Lopes Fachetti e Abílio Lopes Fachetti, por JADILSON TREVIZANI DE OLIVEIRA e minha avó MARIA CARNEIRO FACHETTI. Eu clamo pelo poder do Sangue de Jesus, e quebro todas as maldições sobre nós e nosso familiares, pelo poder do Sangue de Jesus quebro e dissolvo toda desarmonia, desavença e falta de compreensão em nossas vidas, que flua o amor. Pelo poder do Sangue de Jesus quebramos todas as dificuldades em nossos trabalhos, pelo poder do Sangue de Jesus seja restaurada a nossa saúde e a de todos aqueles pelos quais somos responsáveis e que nos pedem orações. Maria Santíssimia, Nossa Mãe Amável, olhai por nossa família, como Mãe consola-nos, LIVRA-NOS DE TODO MAL, através das Mãos de seu filho Jesus, enssanguentadas lá na cruz, CURA-NOS SENHO JESUS. MÃOS ENSSANGUENTADAS DE JESUS, MÃOS FERIDAS LÁ NA CRUZ, VEM TOCAR EM NÓS, VEM SENHOR JESUS. Toda Corte Celeste dos Anjos, São Miguel Arcanjo, São Gabriel e São Rafael acompanha-nos dia e noite, e LIVRA-NOS DO MAL, PELA AUTORIDADE DO NOME DE NOSSO SENHOR JESUS, OREM, REZEM, INTERCEDAM PELA NOSSA FAMÍLIA.

  6. Jozimar Fachetti says:

    Pelo poder do Sangue de Jesus, jorrando de agonia sob a terra, pelas suas Cinco Chagas,por nossa Mãe Santíssima, Maria Mãe de Jesus, ao Nosso Deus Todo Poderoso, eu rogo muito a vocês, me ajudem, unem-se a mim em oração pela minha família, eu preciso de muita ajuda em oração constante, por mim Jozimar Fachetti, minha filha Caroline Fachetti da Silva, pelo seu pai Mário Sérgio da Silva, que encontra no vício do álcool, por meus pais: Dário Fachetti Neto e Edith Vicente da Silva Fachetti, pela família de meu irmão Welington Leone Fachetti e sua esposa Florisbela Pereira Lopes Fachetti, por seus filhos Abílio Lopes Fachetti e Lívia Lopes Fachetti, por minha avó MARIA CARNEIRO FACHETTI, por JADILSON TREVIZANI DE OLIVEIRA. Ó Jesus Manso e Humilde de Coração, faça-nos o nosso coração semelhante ao Vosso, e Livra-nos de todo Mal, pela Autoridade de seu Santo Nome, Livra-nos do Mal, nos traz o Espírito Santo de Deus, traga luz, para nossa família, o entendimento, todos os dons do Espírito Santo, aos anjos dos céus, de toda Corte Celeste: São Miguel Arcanjo, São Gabriel e São Rafael, nos guarde, nos proteja, nos governa e nos ilumina, nos protejade TODO MAL. SANGUE DE JESUS, SANGUE DE JESUS, MÃOS ENSSANGUENTADAS DE JESUS, VEM TOCAR EM NOSSA FAMÍLIA, CURA-NOS SENHOR, LIBERTA-NOS DE TODO O MAL. VINDE ESPÍRITO SANTO, VINDE ESPÍRITO SANTO. JESUS EM CONFIO EM VÓS.

  7. ivete says:

    obrigada pe. Luizinho, fico grata pela sua explição, mas vejo muitos membros da igreja rejeitando esse extraordinário dom do Espírito santo é muito triste
    obrigada grata

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.