Uma experiência e uma graça com Santa Clara em Assis

Por no dia ago 11th, 2012 sobre Devoção aos Santos, Espiritualidade, Orando com poder!.

Hoje a liturgia celebra a memória de Santa Clara de Assis, que admirada com ideal de pobreza e vivência do Evangelho seguiu Francisco e fundou as Clarissas, ramo feminino dos Franciscanos. Clara ouvira falar de Francisco e de seu ideal de vida. De como Francisco abandonara a vida confortável proporcionada pelo negócio rentável do pai, para abraçar uma vida de pobreza e entrega. Quando a Igreja celebra a memória de um santo ela quer celebrar na verdade a Páscoa de Jesus na vida daquela pessoa, que de maneira heróica em sua vida viveu a intimidade com Deus, o serviço aos irmãos se assemelhou a Cristo O Salvador. Com isso, se torna modelo e intercessora para nós na Pátria celeste.

Aos 18 anos, Clara ouviu Francisco pregar os sermões da Quaresma na Igreja de São Jorge, em Assis. As palavras dele inflamaram tanto seu coração, que o procurou em segredo, pois também ela desejava viver a experiência de pobreza, simplicidade e amor que Francisco anunciava.

No Domingo de Ramos, dia 19 de março de 1212, Clara participou da Missa da manhã já decida de seguir o passos de Jesus Cristo. Não havia meio de sair despercebida do castelo de seus pais, mas encontrou a única saída possível pela porta de trás do palacete: a saída dos mortos. Toda casa medieval tinha esta saída, por onde passava o caixão dos defuntos. Comemoramos 800 anos da Funda;áo das Irmás Clarissas.

Eu tive a graça de visitar a Cidade de Assis na Itália por duas vezes. A primeira em 2008 por ocasião do Reconhecimento Pontifício da Comunidade Canção Nova e a outra no Ano Sacerdotal em 2010. Estas fotos foram tiradas por mim quando visitei a Basílica de Santa Clara e o convento onde ela viveu. Foi passando diante de suas relíquias e de seu corpo que obtive uma graça por intercessão de Clara de Assis.

Esta é a Basílica onde estão o Corpo as relíquias e o Corpo de Clara: “Tu Senhor, que me criaste, sê bendito”. Estas palavras de louvor de Clara no fim de seus dias são a síntese de toda a sua riqueza espiritual. “A vida de Clara foi um hino de louvor, Àquele que a criou, guiou e protegeu.” Para Clara a morte não foi uma inimiga ou uma intrusa, mas foi uma irmã, uma companheira que a conduziu aos braços de seu Amado Jesus.

Você sabe por que Santa Clara é padroeira da Televisão?

Este é o quarto onde Clara morreu. Dormia em uma fina esteira no chão e foi aqui que aconteceu o milagre da primeira transmissão de Televisão da história, ao vivo e em alta definição nestas paredes: Era a noite de Natal, em que a humanidade inteira comemora com os anjos o nascimento do Menino de Belém, quando todas as Irmãs foram para a Capela do Mosteiro, a fim de rezar a oração das Matinas. Por isso, Santa Clara permaneceu sozinha, no seu leito, já que se encontrava doente nesta ocasião e não podia acompanhar a Comunidade até a Capela.

Por isso, Clara começou a meditar e a falar com o pequenino Jesus, visto que sofria por não ter podido participar dos louvores divinos: – “Senhor meu Deus, deixaram-me aqui sozinha”. Então, eis que de repente, começou ressoar em seus ouvidos o maravilhoso conserto que estava acontecendo na igreja de São Francisco. Clara escutava com muita alegria os irmãos, os frades, salmodiando o Ofício Divino, inclusive ouvindo até o som dos instrumentos musicais. Se não fosse por uma intervenção divina, seria impossível que Santa Clara pudesse ouvir tais sons, pois o lugar não era tão próximo assim do Mosteiro. Tal prodígio só era possível se a solenidade tivesse sido amplificada de forma divina ou se o ouvido da santa tivesse sido reforçado na sua audição de um modo sobre-humano. Ainda mais fenomenal foi o fato de Santa Clara, além de ouvir, ver o próprio presépio do Senhor e assistir à Santa Missa meia-noite, que se seguiu após o canto dos salmos.

Quando as Irmãs foram ver Santa Clara de manhã no seu leito, ela lhes falou: – “Bendito seja o Senhor Jesus Cristo, que não me deixou aqui abandonada, sozinha, quando vocês me abandonaram. Escutei, por graça do Senhor, toda a solenidade celebrada esta noite na igreja de São Francisco e lá estive presente, recebendo até a santa comunhão. Agradecei comigo a Nosso Senhor Jesus Cristo, por tal graça a mim concedida”.

Por causa deste fato tão espantoso, o Papa Pio XII declarou Santa Clara padroeira da televisão em 1958.

Qui mori Santa Chiara!

“É difícil separar os nomes de Francisco e Clara. É algo profundo, algo que não pode ser entendido a não ser com critérios de espiritualidade franciscana, cristã, evangélica; não podemos entendê-lo com critérios humanos. O binômio Francisco-Clara é uma realidade que só se entende com categorias cristãs, espirituais, do céu.”
(Bem-aventurado João Paulo II – 12 de março de 1982).

A famosa janela do milagre Eucarístico.

Nada podendo contra sua fé na Eucaristia, pôde ainda se levantar para expulsar – com o Santíssimo Sacramento da janela do seu quarto – os mouros (homens violentos que desejavam invadir Assis e o Convento em Assis). Clara levantou-se e empunhando a Custódia com o Santíssimo Sacramento milagrosamente eles bateram em retirada. Este fato esta registrado na história da cidade e da Itália.

O Corpo de S. Clara encontrado em ótimas condições

Em Novembro de 2008 estava já dentro da Basílica na vila esperando chegar a minha vez de passar diante do corpo de Clara, rezando, meditando. De repente escuto no meu coração, “reze pela sua irmã Evani!” Nesta hora estava rezando por muita gente, mas por ser uma religiosa não lembrava de minha irmã, que há 17 anos procurava um Homem de Deus. Ela dizia, “minha vocação é o matrimônio, se não Deus já teria tirado essa vontade dele”. Resisti um pouco, mas quando ajoelhei, contemplei e comecei a entregar a vida, a vocação e o “José” um homem de Deus, bom, honesto, descomprometido para minha irmã que sofria com a solidão. Para piorar a situação nossa mãe tinha seis meses de falecida e ela estava só mesmo, solteirona.  Em dezembro do mesmo ano ela conheceu pela internet um rapaz da cidade, solteiro, trabalhador, de família e gente muito boa. Conheceram-se, começaram a namorar e no dia 18/12/2011 na Capela São Francisco de Assis celebrei numa Santa Missa o casamento de minha irmã mais velha. Na segunda vez que eu fui em 2010 trouxe uma imagem de Francisco para ele e de Clara para ela.

Os Santos intercedem e nos ajudam a encontrar e realizar a vontade de Deus! Santa Clara de Assis rogai por nós.

Clique em comentários e deixe seus pedidos de orações por intercessão de Santa Clara

Minha benção por intercessão de Santa Clara e São Francesco.

Padre Luizinho, Com. canção Nova.
http://www.facebook.com/peluizinho.cancaonova

5 Responses to “Uma experiência e uma graça com Santa Clara em Assis”

  1. rossana dias says:

    peço a Santa Clara pela saúde física,mental e espiritual de toda minha família.Rossana e Gerson Junior,Pietro Dias(11) e Maria Clara(6),e por minha mãe Maria do Carmo(73).Obrigada,Amém.

  2. Fábio says:

    Peço a Deus que abençoe toda a minha família mais em especial a minha irmã Karen que está iniciando um caminho lindo para Deus cantando canções do nosso Tio Valdeci Farias.
    Que Deus nos abençoe Sempre!!!

  3. E.U. says:

    Peço a Santa Clara que interceda por todos os sacerdotes que estão abandonando aqueles que são o seu alimento (serviço), mas também por aqueles que, como ela, estão a ser abandonados.
    Caro irmão Luizinho,

    estamos a viver momentos muito difíceis, a Igreja parece que continua a ser aquela outra Igreja que Jesus encontrou e que, num momento de desalento, afirmou que se pareciam com sepúlcros: formosos por fora e no discurso, mas plenos de ossos no seu interior. Parece aquela Igreja que não entrava e não deixava entrar; que fazia prosélitos, mas que transformava esses prosélitos em alguém duas vezes pior que eles mesmos. Ou seja, uma Igreja de consagrados, mas pecadores, que era incapaz de ver que sua missão é acolher o pecador para debelar o pecado, e não “matar o pecador”, julgando-se ela mesma casta e pura.
    A noite passada, meditava em meu coração o pedido de Nossa Senhora em Medjugorje sobre o jejum e a oração. Um pouco confuso sobre a real necessidade do jejum, e sobre o que tanto dizem ser os benefícios desta prática, não convencido dos argumentos usados por tantos sobre isto, decidi ir procurar o verdadeiro significado do jejum na tradição judaica.
    Deparei-me com os seguintes fatos:
    1 – O jejum era visto como um prática de pesar, por isso mesmo se usava o cilício e as cinzas. Assim, Jesus, comparando-se ao noivo e pensando em Sua morte,afirmou que seus discípulos não poderiam jejuar enquanto tinham o seu esposo com eles.
    2 – Mas, por outro lado, o jejum também era encarado como uma prática de exorcismo (ver Marcos 9, 29)e como sacrifício de renúncia.

    Tudo isto para dizer que ficou em meu coração a conviccção de que se o jejum deixar de ser uma mero preceito ritualista e começar a ser vivido na sua real dimensão e para os fins a que está destinado, quer os sacerdotes quer os leigos encontrarão grandes graças, e grandes curas e libertações ocorrerão por todo o mundo.
    Também eu peco e também eu luto contra meu próprio pecado; e por sentir o mesmo abandono de Clara escrevo esta reflexão que tocará a quem tiver que tocar.
    Penso que Igreja deverá começar por entender o sentido do jejum. O jejum é uma renúncia ao pecado e um auto-exorcismo, mas é também uma renúncia a si mesmo para salvação do outro.

    Santa Clara, rogai por nós.

    PAX+++

    Irmão Luizinho, ore por todos nós, por mim e por todos os que trago em meu coração. Ore pelas intenções de nossa Mãe.

  4. peço santa clara pela saude fisica espiritualde mental cura depressao mal humor ira odio tira ipio de mim coloca amor alegria sabedoria no falar conversar na vida de ana maria amempeço santa clar age clareia nossos caminhos nossa vida abençao nos com luz onde formos amem traz paz unioa entre ana maria ediniz junior e luizinho muito amor carrinho paz amem

  5. REIS says:

    UNIDOS NUMA SÓ FÉ http://santoantonio15agosto1191.blogspot.pt/
    AJUDE-NOS A DIVULGAR O BLOG E DÊ-NOS A SUA OPINIÃO PARA MELHORAR

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.