A necessidade do Silêncio!
Por no dia mar 18th, 2013 sobre Ano da Fé, Espiritualidade, Quaresma, viasacra.
Muito me incomoda em nossos tempos modernos o barulho excessivo e generalizado, ou seja, a falta de silêncio interior e exterior. Também para podermos rezar, tomar decisões, escutar a Deus a si mesmo e aos outros. Outro dia fui ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida e li numa das colunas internas do Santuário o apelo: silêncio também é oração! Parece que diante de tudo que a gente vive é necessário falar o tempo todo, pouco se faz silêncio, um dos motivos, penso eu é que na verdade nós temos medo do que vamos ouvir, por isso, o silêncio nos incomoda tanto e também nos tempos de hoje não educamos as pessoas para ouvir, vivemos no meio de muita informação e pouca comunicação.
Enquanto o caminho aperta e acelera em direção à Cruz e a Páscoa de Nosso Senhor Jesus é necessário silenciar. Não podemos fazê-lo sem passar pela ORAÇÃO nos exercícios espirituais de conversão, percebo o quão necessário é silenciar. Mesmo porque, se oração é diálogo é fundamental que ela seja intercalada de profundos momentos de silêncio. Este tem a função de abrir espaço para a Palavra do Senhor, sua direção e suas moções, mas também abre espaço para ouvir a nós mesmos e aos outros. Hoje não sabe-se falar, por quê não se forma para escutar, para compreender, para sentir com o irmão.
Quem fala quando deveria silenciar, está cheio de si mesmo e quem silencia quando deveria falar, erra, omite-se. Silêncio fecundo gera diálogo, movimento, mudança, conversão. Existe silêncio que é fuga e existem aqueles que geram comunicação, aproximação, dá qualidade a palavra, ao gesto concreto, a ação.
____________________________________________________________________
Escute o Podcast:
____________________________________________________________________
É verdade que o silêncio é imprescindível para rezar, mas não só para isso. Para qualquer diálogo é preciso escutar, calar e ouvir o outro, nós aprendemos a falar porque escutamos nossos pais e irmãos falando e começamos a dizer as primeiras palavras. É necessário escutar bem para falar bem e na hora certa. É necessário ouvir para aprender. Silenciar para se ter coragem para reconhecer o homem interior. É uma viagem tão pequena a que se faz da mente ao coração e do coração aos lábios, mas nós temos um medo muito grande de realizá-la, porque não sabemos o que vamos encontrar. Muitas vezes porque sabemos não temos coragem de se recolher no coração e se deparar com alguns monstros bem conhecidos.
Existem alguns níveis de silêncio que fogem muitas vezes do padrão, pois Silêncio não é somente ausência de barulho.
É verdade que o primeiro nível de silêncio é o exterior, que pode incomodar muito e interferir em nossa vida e em nossa saúde. “Sem recolhimento não há profundidade”, e vivemos na superficialidade, fazendo muito barulho para não escutar os gritos do nosso interior. Por exemplo, o barulho das grandes cidades hoje é um problema até de saúde publica, notam-se as famílias procurando residências afastadas dos grandes centros, sítios e cidades menores. A necessidade do silêncio para descansar o corpo e a alma.
O silêncio interior é antes de tudo o mais necessário e imprescindível para o ser humano, para o seu equilíbrio, para discernir e tomar decisões, para ouvir a sua consciência. Mesmo porque haverá momentos que mesmo em meio a muitas pessoas conversando, trabalhando, ou até se divertindo, isso não vai me incomodar pelo nível do barulho que esta se fazendo e pelo silêncio interior que existe dentro de mim. Por isso, a ausência de barulho interior, agitação, nervosismo e distração são essenciais para a vida de todo ser humano.
Este estado de espírito se desenvolve em nós quando construímos e temos a PAZ. Esta paz não é somente ausência de guerra, de confusão, de brigas, mas ela provém de um caminho de maturidade e equilíbrio que vou fazendo em minha vida, de escolhas, de pessoas que caminham comigo, pois o grupo que me associo pode me tirar ou me dar à paz, e isso influencia diretamente no meu interior, no silêncio ou no barulho e confusão que eu transmito. Daí eu me torno promotor da paz ou da confusão, do silencio ou do barulho.
Shalom é o nome da paz do ressuscitado, uma PAZ completa que atinge o corpo e a alma de cada homem e mulher, que ultrapassa as condições externas e nasce de uma experiência interior, de uma coragem de encarar a vida e de escutar as vozes de dentro e de fora. Jesus disse para os discípulos com medo e escondidos no cenáculo depois da experiência traumatizante da cruz: “Deixo-vos a Paz, a minha paz vos dou; mas não a dou como o mundo. Não se perturbe nem se intimide o vosso coração” (cf. João14, 27). Quando Deus visita o interior de nosso coração nasce a Paz, o SILÊNCIO e a Coragem.
Por isso, Silêncio não é somente uma questão de PSIU! E como é chato ter a necessidade de fazer ou ver e ouvir alguém colocando o dedo indicador na boca e fazendo esse barulho PSIU, que mais irrita do que resolve. O que resolve na verdade é a Paz, o Shalom que é a mãe do silêncio interior que transborda para nossa vida exterior. Desejo para você a Paz, para que possa ter o silêncio e as condições para decidir e viver melhor a sua vida! Se o silêncio é o porteiro da vida interior, façamos com coragem essa viagem preciosa da mente ao coração. Ao mundo desconhecido de nossa alma, de nossa consciência sem medo do que vamos encontrar dos monstros e das situações do passado e do presente, inferioridade e tantas outras coisas que guardamos dentro de nosso interior e que o barulho sufoca essas situações de manifestassem e serem resolvidas.
Sem recolhimento não há profundidade, sem silêncio não se ultrapassa a porta desde mundo interior que esta nosso coração e precisa vir para fora. E você verá que conhecendo encontrará mais surpresas agradáveis.
Convido a rezar comigo essa oração A Virgem Mãe do Silêncio:
Oração: Virgem do Silêncio, Tu que ouve nossas vozes, ainda que não falemos, pois compreende no movimento de nossas mãos a linguagem de nossos corações. Não te pedimos Senhora, que nos dê a voz e o ouvido para nossos corpos, mas sim que nos conceda entender a Palavra do teu Filho e o discernimento dos espíritos e das situações. Chegar a Ele com amor para salvação de nossas almas.
Queremos amar nosso silêncio para evitar a calunia, o ódio e o pecado, as decisões sem pensar e calando dar testemunho de nossa fé. Queremos oferecer-te o silêncio no qual vivemos para que todos te chamemos de Mãe e sejamos verdadeiros irmãos, sem ódios, nem rancores, como filhos teus. Pedimos que traduza nosso arrependimento, nossas palavras quando não conseguimos expressar diante do teu Filho, na hora das decisões, das escolhas e na hora de nossa morte, para que na outra vida, possamos ouvir e falar cantando tua louvação por toda a eternidade. Amém
“Sua mãe guardava todas estas coisas no coração” (Lucas 2,51).
Minha benção fraterna+
Padre Luizinho, Com. Canção Nova.
Diretor Espiritual e Formador no Pré-discípulado.
Reze A Novena A São José, patrono Universal da Igreja.
virgem do silêncio me ensina ficar calada tiar mal de minha vida espiritual n~çao deixa eu pecar contra mim mesmo me ensina cala ficar calada ate meio de ofensa , minah virgem maria tiar mal de mim me ajuda ouvir sem falar seja o gue for por misericordia amém me,ensina fiacar calada por misericordai em gualguer situaçao por sanata misericordia amém
Como sempre, A-DO-RO as matérias de Pe. Luizinho!!! Ele fala com uma grandeza de coração que suas palavras tornam-se tão claras que parecem até serem ditas a cada um de nós em particular. E esta do “Silêncio interior” então, foi ESPETACULAR,, pelo menos a mim, ajudou-em e mt.
Mt obrigada Pe. Luzinho por fazres bom uso deste talento, dom que o Divino Espírito Santo transmite a vc e de forma tão carinhosa vc a compartilha conosco.
Obrigada por essas palavras que pra mim são uma confirmação daquilo que o Senhor tem desejado para mim, essa semana fiz a experiência diante do sacrário e ouvi tudo aquilo que ha muito tempo Deus estava me dizendo e eu não ouvia porque me perdia no barulho exterior e interior.
a consequencia é conversão, porque escutamos aquilo que precisamos escutar, ou seja, o silencio frutifero, e, a gente não da conta que podemos ser carroças vazias, de longe ja se escuta o seu barulho, e nãoé nada agradável aos ouvidos, não é? sua benção.
Muito bom esse texto sobre o silêncio, importante silenciar em oração em certos momentos da vida. Mais nunca baixar a cabeça para os males da alma.
Peço que a Virgem do Silêncio me abençoa com essa pratica do silenciar, de falar menos e orar mais, preciso desse propósito pra finalizar a quaresma, de ñ mais falar calúnias e pensar coisas que Deus ñ nos ensina, que me leva a opinar e julgar o proximo, principalmente meu esposo.
Sim meu Señor o silêncio é muito importante para nossa vida pois não é por acaso que o Señor na minha reflexão bíblica de ontem me exortou a propósito de uma situação que estou a viver: “É NA CONVERSÃO E NA CALMA QUE ESTÁ A VOSSA SALVAÇÃO, É NO REPOUSO E NA CONFIANÇA QUE RESIDE A VOSSA FORÇA” (Isaias 30,15) Obrigada meu Señor e meu Deus porque hoje através deste blog padre Luizinho me exortas novamente para continuar, no silêncio, paciência e oração.
Louvado seja o Señor
Lucinda
Virgem do silencio, rogai por nos que recorremos a vos! Busco no silencio curar minhas feridas eme fortalecer para uma vida nova em Cristo Jesus!