Tudo que Deus faz merece fé e tem um objetivo: ser graça para a vida do homem. A língua foi criada por Deus para ser capaz de louvá-lo e glorificá-lo.

A língua, membro tão pequeno que é capaz de destruir o homem e até uma nação. Quando mal usada pode ser maldição, mas também é capaz de ser bênção quando usada para o benefício do próximo.

O primeiro objetivo da nossa língua, precisa ser a bênção para nós mesmos e nossos irmãos. Será que da nossa boca não é capaz de sair louvor? O louvor precisa ser a primeira palavra a sair de nossos lábios. Porque temos mais motivos para bendizer e louvar o Senhor do que reclamar, murmurar e até atrair maldição sobre nossa vida “da mesma boca provêm bênção e maldição. Ora , tal não deve acontecer, meus irmãos” ( Tg 3, 10).

Paremos e observemos o que tem saído da nossa boca durante o dia. Será que temos a capacidade de enfrentar as situações e os problemas do dia sem reclamação ou murmuração? A bênção deve ser constante em nossa vida e lábios. Não queiramos atrair a discórdia e a maldição pelos nossos lábios.

A língua é um instrumento fundamental para a evangelização e propagação do Reino de Deus, por isso, não podemos usá-la como instrumento do demônio e maldição para vida do próximo. “Assim também a língua, embora seja um pequeno membro do corpo, se jacta de grandes feitos… ora a língua é um fogo” (Tg 3, 5-6).

Somos chamados a ser bênção e salvação para a vida dos nossos irmãos e não destruí-los com a nossa língua. Muitos pecados nossos estão ligados a língua, pois ela foi ferida pelo pecado. “Como o mundo do mal, a língua está posta entre os nossos membros maculando o corpo inteiro e pondo em chamas o ciclo da criação, inflamado como está pela geena” ( Tg 3, 6).

Que nossa língua não se inflame com o poder do inferno, pois pode ser veneno de destruição. Muitos através da fofoca, piadas, conversas frívolas, murmuração, julgamento, falando mal dos outros, têm sido instrumento do inferno para a vida dos irmãos… “ela é um sinal irrequieto e está cheio de veneno mortífero” (Tg 3, 8).

Irmãos não sejamos pedras de tropeço na vida dos nossos irmãos. Não podemos nos perder por causa de um pequeno membro que tem controlado a nossa vida. Comecemos a falar bem uns dos outros. Deixemos o pecado de lado.

É um membro de difícil domínio, mas não impossível. O domínio da língua revela um domínio total de si mesmo.

“… aquele que ama a vida e deseja ver dias felizes, guarde a sua língua do mal

e os seus lábios de proferir mentiras; afaste-se do mal e pratique o bem, busque a paz e siga-a; porque os olhos do Senhor estão sobre os justos e os seus ouvidos estão atentos à sua prece…” ( Sl 34, 13-17).

39 Comentários

  1. AS VEZES ACONTECE ISSO MESMO, NOSSA LÍNGUA SE TRANSFORMA EM UMA ARMA, QUE FERIMOS E MACHUCAMOS AS PESSOAS QUE MAIS AMAMOS… É PRECISO APRENDER A TER CONTROLE SOBRE ELA, PARA USARMOS SOMENTE PARA DIZER AS PALAVRAS QUE VEM DO SENHOR E FAZER O BEM.FIQUE COM DEUS PADRE REINALDO

  2. Confesso que nem sempre é posível dominar a língua.Somos tentados a criticar a vida alheia e quando isso acontece fazemos mal a nós mesmos e ao próximo.Precisamos pedir a graça de sermos como Maria.Mulher que diante das incertezas silênciou e guardava tudo em seu coração.Precisamos aparender e louvar mesmo nas dificuldades, a falar quando necessário e silênciar diante de situações adiversas.Nossa língua precisa ser uma espada afiada para anunciar o Evangelho e na edificação do próximo.Só construiremos uma nova civilização do Amor com prudência e sabedoria. um abraço

  3. ANDREIA TEIXEIRA

    OTIMA MENSAGEM,NOSSA LINGUA E MESMO MUITO PODEROSA ,POIS ,O Q FALAMOS COM ,OU DAS PESSOAS PODE MACHUCAR MUITO E CAUSAR MUITA DOR .PRECISAMOS DE MUITO CUIDADO COM AS PALAVRAS.

  4. A paz

    Senhor nesta tarde quero vos louvar pela nossas línguas, e pedir perdão por todas as vezes que nos deixamos nos contaminar por nós mesmos e por dar ouvidos a fofocas. Perdão Senhor, misericórdia, Senhor de nós. E nos ajude por favor a controlar este membro que faz parte do nosso corpo que o usemos para te louvar e falar bem dos nossos irmãos. Te louvar Senhor pelos problemas, dificuldades, pela cruz, pela alegria, paz , amor e perdão.

    Obrigada, Senhor.

    a paz para todos.

  5. PALHAÇO DUDU DI DEUS

    O ser humano reproduz aquilo que ouve … nos dias atuais muitos de nossos irmãos (as) estão sintonizados (as) em meios de comunicação com o propósito de divulgar a nova era, esta em nossas mãos fazer a diferença e continuar contribuíndo com uma obra de Deus e futuramente colher frutos de uma geração PHN que abre a boca para anunciar e denunciar, louvar e cantar uma CANÇÃO NOVA. Abração!

  6. DANIELA SANTOS

    PADRE REINALDO MUITO VERDADEIRA E SÁBIA TUA MENSAGEM.MEU MARIDO HÁ 05 MESES ATRÁS PERDEU O EMPREGO POR CAUSA DA MÁ LÍNGUA DE SUA EX COMPANHEIRA DE TRABALHO,FOFOCA,INTRIGA E MUITAS MENTIRAS.MAS EU PEÇO QUE DEUS ABENÇÕE E CONVERTA O CORAÇÃO DESTA MOÇA,QUE ELA NÃO COMETA MAIS ESTE ERRO.E EU PEÇO A TUA ORAÇÃO PADRE REINALDO PELO MEU MARIDO JEAN QUE ESTA DESEMPREGAGO,QUE JESUS ABRA A PORTA PARA ELE,ELE PRECISA MUITO TRABALHAR.OBRIGADA.AMÉM.

  7. muito sábia tuas palabras Padre Reinaldo, peço queDeus nos livre destes momentos de usar a lingua para o mal
    só para louvar a Deus e edificar as pessoas

    De

  8. PADRE REINALDO SUAS PALAVRAS SÃO MUITO VERDADEIRA,SE PELO MENOS METADE DESSAS PESSOAS QUE MURMURA E TEM LINGUA FERINA SOUBESSE A VERDADE OU HOUVISSE,ESSA SUA MENSAGEM SERIA MARAVILHOSO.EU PEÇO MISERCORDIA POR ELES,JA PASSEI POR VARIAS VEZES,MAIS SO SEI PEDIR MISERCORDIA A ESSAS PESSOA.

  9. maria da conceição de oliveira

    Quero pedir perdão pela as vzes q magou as pessoas com a minha lingua,ate mesmo aqueles q + amo sem qeurer… digo coisa q causa mal perdoa-me senhor transforma em benções as palavras mal dita e mal dirigidas…
    Muitas vezes falo o q ñ devia falar controla minha lingua senhor ñ quero ser pedra de tropesso na vida
    da pessoas.senhor quero usar minha lingua so para o bem pra te louvar bendizer a todas coisa q criaste
    perdoa tb aqueles q falam mal de mim q eu tb saiba perdoar…trasnfoma em benções…perdão senhor e misericordia de nós!!! vos louvo e agradeço pela a minha lingua…abençõa senhor a minha lingua…obrigada senhor amem.

  10. É, nossa língua, é uma arma,que nos leva ao pecado. Que o Senhor nos abençõe, eu principalmente porque muitas vezes não sei controlar.
    Amém

  11. ricardo dias

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA ao senhor padre REINALDO e a todos os irmãos em CRISTO JESUS.Que o sopro do ESPÍRITO SANTO leve assa mensagem aos quatro cantos do mundo para que tenhamos uma vida de PAZ para todos os habitantes da TERRA.AMÉM!!!!

  12. Realmente a lingua destroi…
    E constroi…
    Que possamos pedir ao nosso Bom Deus, o discernimento para conduzir a nossa falar e palavras sábias para edificar…

  13. Estimado Pe.Reinaldo,paz de Cristo.–Quando assisto a Sta.Missa na Rede Vida do Santuário da Virgem Nossa Senhora de Aparecida-SP,um dos momentos importantes,é à Benção final do Oremus e o sacerdote diz que nossa Mãe de Deus nos proteja: o nosso “Entendimento”,a nossa “Lingua” e que a amemos sobre todas as coisas depois de Deus Pai.Por isto,sua pregação é de supra necessidade para preservarmos nossa lingua dos males da intriga,dos palavrões que assolham os recintos sociais,públicos e das injustiças proferidas contra os mais fracos.Obrigada e quanto é necessário a gente ter uma leitura de tanto amor ao próximo e aprender sem cessar para o bem comum de todos.Deus seja Louvado!

  14. Patricia-Fortaleza

    A pura verdade e q geralmente atrimos males para nossa vida atraves das palavras proferidas.
    Agradeço a Deus pela graça de manifestar em nos seus filhos o Espírito Santo pois esses alertas são totalmente necessarios.Ponde Senhor em nos um anjo q guarde nossas palavras.
    A benção de Deus seja derramada sobre ti Pe.Reinaldo.
    Patricia-Fortaleza.

  15. Rita de Cássia

    Sua Benção Pe. Reinaldo.
    Muito interessante e real a sua mensagem e eu tenho certeza que foi inspirada por Deus!!!
    Agora ,mesmo estou passando por uma situação difícil com uma pessoa da minha família por causa da lingua… e peço ao Senhor a cada dia que me dê o Dom de somente fazer o bem com cada membro de meu corpo…
    Obrigada e fiquem com Deus!

  16. SIMONE MIAMURA D. GOMES

    A SUA BÊNÇAÕ
    PADRE REINALDO
    VEJO QUE É PRECISO PEDIRMOS AO ESPIRITO SANTO DIRCENIMENTO NO AGIR E SABEDORIA NO FALAR.
    QUE DEUS O ABÊNÇOE

    SIMONE MIAMURA D. GOMES

  17. Olá padre Reinaldo

    Assisti sua ordenação, e hoje estou lendo este artigo e lembrando como foi bonito, foi a primeira vez que assiti e pela tv.
    Bom, realmente a lingua tende a ser ferina se não a domamos. Ao ler tudo isso comecei a contestar o que venho fazendo ultimamente, pois existe pessoas e situações que nos tiram do sério, é como se brincassem com a gente, então, acho que não tem como não comentar, não falar. Por exemplo, estou vivendo uma situação dificil, principalmente financeira, trabalho mas sou aquele tipo de pessoa que não passa sem dever, até porque o que ganho é pouco não dá pra comprar tudo que preciso a vista, fico anciosa esperando o dia do pagamento para me livrar de mais alguma dívida, ir eliminando aos poucos, o dia chega e meu chefe não paga, atrasa, sabe a situação em que vivemos, digo eu e os outros que trabalham comigo, muitos são até mais necessitados do que eu, são pais de familia, é horrivel, então por muitas vezesa nos juntamos e acabamos conversando sobre estes problemas que já vem acontecendo a mais de 02 anos, a prioridade do nosso chefe é a fazenda, as dividas particulares, é como se não existissemos, daí a pergunta: por não nos dispensa, nos manda embora, paga nossos direitos? Bom, ele precisa da gente aqui, mas não nos valoriza, não assina nossa CTPS, são situações que tiram meu humor. Nesta cidade onde moro é dificil arranjar trabalho, estudo, me formo este ano, confio em Deus que há de me mostrar uma janela, não precisa nem ser uma porta, apenas uma janela aberta, para que eu consiga algo melhor, não falo em referência ao tipo de trabalho, nem horários, pois até gosto, refiro-me em relação a pagar certo por aquilo que fazemos.
    Sei que estou comentendo um grande pecado falar dele por trás, como diz o ditado, mas como proceder, conversar não adianta, pedir pra sair no momento não é aconselhavel, pois não consigo ficar parada, sou eletrica, tenho que estar em atividade constante.
    Tá dificil.

    Peço ao bom Deus que me perdoe e me ensine a suportar todas essas dificuldades sem murmurações, me ensine a orar diante de tudo isso para ver se as coisas vão melhorando pro nosso lado.

    Jesus eu confio em vós.

    Sua benção.

    Em suas orações inclua o nome desta pecadora.

    Amém!

    Desculpe o desabafo.Não só o senhor como também os seus outros leitores.

  18. Como diz a minha mãe a língua não tem ossos, mas é capaz de quebrá-lo, muito obrigado por sua reflexão Padre Reinaldo, tenho certeza de que sua palavras falaram ao meu coração.

  19. FERNANDO ACÁSIO

    É PRECISO SABER QUE NOSSA LINGUA É MENOR QUE NÓS E SENDO MENOR DEVEMOS APRENDER A MANUSEA-LA DE FORMA CORRETA, “A BOCA FALA O QUE O CORAÇÃO ESTÁ CHEIO” E ESTAMOS CHEIO DO ESPIRITO SANTO NÃO DEVEMOS FALAR COISAS QUE VAMOS NOS ARREPENDER DEPOIS DEVEMOS DEIXAR O CELEBRO FAZER SEU TRABALHO E NÃO DEIXA-LO COORDENAR PELA LINGUA.
    DIFICIL NÃO IMPOSSÍVEL!!

  20. Padre Reinaldo, Boa tarde, quero pedir pela colega de trabalho, que costuma falar com sua lingua a magoa as próprias colegas de trabalho, que que o Senhor faça oração por Ela (Miriam).
    Que Deus Abençoe o Senhor Padre

  21. Olá padre,

    As palavras que saem da boca, qdo não edifica,é como penas que soltam com o vento, voam por todos os lugares, e depois pra juntar todas…
    Por isso, realmente, temos que ter prudëncia.
    Com Carinho, Silvia.

  22. meus irmãos

    estou precisando muuuuuuito de oração
    desde já agradeço a vocês
    MUITO MAIS A JESUS
    POIS SEI QUE VOU VENCER

  23. Amado irmão em cristo sua Benção Sacerdotal, q bom q temos sacerdotes com sua vida voltada para os problemas da humanidade, DEUS o Abençõe.Sua mensagem nos leva muito a refletir, qdo nos tornamos pequenos diante dos nossos irmãos.Q DEUS nos perdoe.AGRADEÇO a DEUS qdo me sinto amada sem reservas por ELE. Obrigado MEU SENHOR e MEU DEUS te amarei eternamente. AMÉM E QUE ASSIM SEJA.Inclua em suas orações sua irmã Perolina e toda sua família q o SENHOR TE RETORNARÁ EM SAÚDE DO CORPO DA ALMA E DA MENTE. DEUS CONTIGO. PEROLINA DE ILHÉUS-BA.

  24. Luiz Alberto - CRUZ DAS ALMAS(BA)

    QUE ALEGRIA TERMOS O NOSSO SACERDOTE , MAIS UM SERVO QUE NOS TRARÁ A PALAVRA DE VIDA QUE CURA , SALVA E LIBERTA , QUE O VOSSO SACERDOCIO PADRE SEJA DE PEQUENAS GRANDIOSAS MARAVILHAS, DEUS O ABENÇOE E SUA BENÇÃO!!!

  25. Marcolina Miranda

    Realmente, a Palavra de Deus nos fala que a língua é um pequeno órgão, mas que pode causar um grande estrago quando mal usada. Creio que devo me policiar melhor. Agradeço a Deus por esta mensagem evangélica.
    Amem e aleluia.

  26. Cynthia Miamura Donatti Gomes

    Sua benção!!!
    Bem,temos q aprender a mantermos nossa linguinha bem quetinha para ñ ficar falando mal dos outros e ñ magoar as pessoas q estão ao nosso redor!!!
    E a brirmos o nosso coração para Deus…
    Bjo

  27. Padre, sua Benção

    Estou também passando por um momento desagradável, mas não quero murmurar e sim louvar. Usar minha língua para louvores. Jesus amado te peço para que use minha língua só para palavras boas.

    Obrigado Senhor

  28. Que maravilha esta mensagem Pe. Reinaldo. Realmente precisamos muito de ouvir e ler mensagens como esta que nos esclarece e encoraja a viver de forma plena a Palavra. Que possamos estar unidos em Oração para que nossa língua seja sempre sinal de bênção e não de maldição.
    Abraço,
    A Paz de Jesus!

  29. Ide A. Rosa

    Pe a paz,
    Senhor te peço perdão,por mal uso da minha lingua,faça com que eu a use só para o meu bem, e de todos que de mim se aprocimarem.te louvo é agradeço pelo teu amor e perdão, glorificado sejas seu Santo nome Amém.
    IDE-GO

  30. Gostei muito do comentário e o repeto…
    “A paz

    Senhor nesta tarde quero vos louvar pela nossas línguas, e pedir perdão por todas as vezes que nos deixamos nos contaminar por nós mesmos e por dar ouvidos a fofocas. Perdão Senhor, misericórdia, Senhor de nós. E nos ajude por favor a controlar este membro que faz parte do nosso corpo que o usemos para te louvar e falar bem dos nossos irmãos. Te louvar Senhor pelos problemas, dificuldades, pela cruz, pela alegria, paz , amor e perdão.” Amém.Amém.

  31. Pe.Reinaldo!
    A paz esteja sempre contigo.
    Qão rica tem sido os artigos que vocês tem preparado no portal. Quanta riqueza. Isto tem nos ajudado e muito e assim tem nos auxiliado para evangelizar aqueles que amamos e também os que temos dificuldade de amar. Deus os abençoem.Uma amiga em Cristo Silvana
    Ah! Pe Reinaldo como conseguimos o telefone da comunidade Bethânia?

  32. Gostei muito do comentário e repito-O…
    “A paz

    Senhor nesta tarde quero vos louvar pela nossas línguas, e pedir perdão por todas as vezes que nos deixamos nos contaminar por nós mesmos e por dar ouvidos a fofocas. Perdão Senhor, misericórdia, Senhor de nós. E nos ajude por favor a controlar este membro que faz parte do nosso corpo que o usemos para te louvar e falar bem dos nossos irmãos. Te louvar Senhor pelos problemas, dificuldades, pela cruz, pela alegria, paz , amor e perdão.” Amém.Amém.

  33. Ana RAMALHO

    Sua bencao padre
    Muitas vezes nossa lingua e uma arma pirigosissima e destroi qualquer amizade com uma so palavra.

  34. julia graziele soares teixeira

    padre eu achei muito bom este tema,pois sei que a lingua tem poder e é por isso que devemos usá-la para abençoar e não amaldiçoar, eu por exemplo estou procurando me melhor como pessoa cada vez mais principalmente não falando da vida alheia, e isso faz muito bem para alma e para o coração!

  35. E pensar que tudo depende de cada um de nós…
    na hora de falar, tomar uma decisão, na hora provação,da raiva, dos desencontros… Como seria melhor sê, antes de qualquer coisa: Pensar assim; JESUS! O QUE VOCÊ FARIA EM MEU LUGAR?
    Com certeza tudo seria melhor em nossas vidas….

    Um abraço Padre, obrigada pelos ensinamentos.

  36. Bom dia Padre Reinaldo, Paz do Senhor Jesus e amor de Maria,
    Suas palavras foram a luz que estava precisando neste momento. Há +/- um mês que venho numa batalha de controlar minha lingua. Tenho orado muito em cima disso e peço também sua oração por mim. Já conheço a Palavra e não deveria agir assim. Como o Senhor diz é dificil, mas não impossível. Obrigada.
    Rejane.

  37. Vivi uma situação em que falei para uma pessoa certas coisas e fui mal interpretada. Talvez me faltou jeito para falar. Não fiz por mal, fiz com intuito de ajudar e acabei como vilã da história. Conclusão: a pessoa que escutou o que falei ficou ofendida. Pedi desculpas e disse que fiz isso porque a amava. Não fui comprendida no que eu disse e pior, causei mal estar. Bem, fui a missa e comunguei no lugar desta pessoa e cheguei em casa e disse isso a ela. Como ela não é de caminhada (igreja) não entendeu que comungar no lugar dela foi um ato de amor. Pelo menos no meu entendimento de alguém que ainda está em contrução no que diz respeito a “amar” penso que seja um ato de amor.

  38. Sinto meu peito queimar, È o Senhor me tocando a maioria das fraSes q fAlo pro meu esposo SAO DE recLamacao de uma coisa e outra, ja me sinto mal com isso, qdo vejo ja fAlei, algumas coisaS acho q sao necessarias , outras nao.TE CONSAGRO A MINHA LNGUA SENHOR, FACA DELA SEU INSTRUMENTO PRA ABENCOAR OS MEUS IRMAOS, E DIZER-LHES COISAS ENCORAJADORAS, FELIZES E BELAS E NAO Q DESANIMA E PASSAM RAIVA.DAI-ME TUA SABEDIROA, POIS EU PRECISO.

  39. TBM Q SAIBAMOS OUVIR COISAS INSPIRADAS POR DEUS MESMO Q NOSSO IRMAOS NOS DIGAM PRA PREJUDICAR, Q NOSSOS OUVIDOS SEJAM PURIFICADOS POR DEUS PRA OUVIRMOS COISAS BOS, ASSIM RETRIBUIRMEOS COM FALAS BOAS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *