Hoje estamos vivendo um grande dilema. O mundo, as pessoas,  estão passando por uma grande crise de identidade, principalmente no que diz respeito à essência para qual foi criada, o ser imagem e semelhança de Deus! Mas vamos nos situar, no que  diz  sobre a nossa verdadeira identidade, o para que fomos criados. 

A mensagem fundamental da Sagrada Escritura anuncia que a pessoa humana é criatura de Deus e identifica o elemento que a caracteriza e distingue no seu ser à imagem de Deus: “Deus criou o homem à sua imagem; criou-o à imagem de Deus, criou o homem e a mulher” (Gên 1, 27).

 “Deus põe a criatura humana no centro e no vértice da criação. Portanto, por ser à imagem de Deus, o indivíduo humano tem a dignidade de pessoa: ele não é apenas uma coisa, mas alguém. É capaz de conhecer-se, de possuir-se e de doar-se livremente e entrar em comunhão com outras pessoas, e é chamada, por graça, a uma aliança com o seu Criador, a oferecer-lhe uma resposta de fé e de amor que ninguém mais pode dar em seu lugar” (Compêndio da Doutrina Social).

As pessoas têm se desviado do curso normal da vontade de Deus, do ser criado imagem e semelhança de Deus, do ser criado para um único fim que é a vida eterna, a vida em Deus.  O ser humano tem assumido uma falsa identidade, uma mentira que o mundo tem pregado e conduzido o homem viver uma falsa identidade; por isso,  o ser humano tem entrado em crise na sua identidade.

Com isso, tem se afastado do objetivo pelo qual foram criados, isto é, o ser filhos adotivos e co-herdeiros do reino dos céus. O Problema desta crise de identidade surge quando as pessoas se afastam de Deus, vivem uma vida desenfreada, buscando para si ídolos, outro modo de viver, fazem opção de vida e de sexualidade contrárias a verdade do Evangelho.

Essas pessoas assumem uma coisa que não são por ver a mídia patrocinar, e começam a se configurar a uma coisa irreal, ilusória que por fim só levará a desfiguração de seus corpos, sexos e mentalidade. Longe, assim, totalmente da essência de sua identidade — de ser filhos de Deus —  elas são capazes de modificarem seus corpos, assim perdendo a beleza de ser imagem e semelhança de Deus.

Com isso vão ficando velhas mais cedo, ficam feias por causa da opção que fazem em se transformar naquilo que o mundo determina. “A semelhança com Deus põe em luz o fato de que a essência e a existência do homem são constitucionalmente relacionadas com Deus do modo mais profundo. É uma relação que existe por si mesma, não começa, por assim dizer, num segundo momento e não se acrescenta a partir de fora. Toda a vida do homem é uma pergunta e uma busca de Deus. Esta relação com Deus pode ser tanto ignorada como esquecida ou removida, mas nunca pode ser eliminada. Dentre todas as criaturas, com efeito, somente o homem é “capaz” de Deus. O ser humano é um ser pessoal criado por Deus para a relação com Ele, que somente na relação pode viver e exprimir-se e que tende naturalmente a Ele.”( Compêndio da Doutrina Social).

@padrereinaldocn

17 Comentários

  1. Paulinho - CPD

    Padre este artigo é maravilhoso, gostei muito, é muito bom no dia a dia recebermos estas formações, pois podemos sempre estar nos revendo.
    Um grande Abraço

  2. Olá Pe. Reinaldo, a sua benção!!!
    Muito bem colocado o assunto em pauta! Pois, o modismo tem seduzido a centenas de pessoas pelo mundo afora, muitas vezes, levando a prejudicar a própria saúde, a vida, enfim, tudo em nome da ditadura do modismo!!! Padre, estive analisando, Deus criou todas as coisas de forma tão perfeita, que até hoje, nenhum ser humano conseguiu sequer imitar a perfeição do Divino! Por exemplo, a perfeição da criação: do universo, do homem, das maravilhas divinas, da natureza e deu vida a todas sua criações! Há ainda quem duvide da existência de um ser Supremo, de poder Infinito, de Sabedoria infinita !!!???Quando vejo homens e mulheres, de todas as idades, estragando o corpo com tatuagens de mais estranhas figuras diabólicas existentes, se exibindo o estrago horroroso, muitos deles se submetem e permitem espalhar por inteiro!!! Quando não se tem Deus como o Senhor de nossas vidas, as pessoas ficam procurando isso, aquilo, tentando preencher os vazios existentes em seus corações! Meus irmãos, minhas irmãs, Jesus está esperando por você de braços abertos, Êle quer preencher esse vazio da sua vida!!!Êle quer curar você, Êle quer acolher você!!!Por quê Êle é vida, a salvação!!! O seu amor é infinito e está atrás da ovelhinha que se desgarrou, pois Êle não quer perder nenhum dos seus!!! Diz Jesus: VEM PARA OS MEUS BRAÇOS, ESTOU TE ACOLHENDO COM O MEU AMOR DE PAI!!!
    Deus abençõe vocês.

  3. padre,

    é impressionante como nós, possuidores da maior riqueza, que é a salvação em Cristo, nos deixamos levar pelas ilusoes do mundo. Por que isso acontece? Por que é tao dificil assumir a identidade real de imagem e semelhança de Deus? Por que nós, que acreditamos em Deus, contemplamos a sua graça e a sua misericordia nos momentos de retiros, de missas, nos deixamos levar pelas ilusoes materiais? A nossa sorte é que Deus nao desiste de nós nunca. Ainda em crise é preciso suar na vida de oração, porem as vezes nos sentimos tao longe…
    parabens pelo artigo. é bem real.

    um abraço fraterno.

  4. Tudo que estar escrito neste artigo, é o que estou vivendo, me afastei, ignorei, o esqueci, removir Deus de minha vida, mas nunca eliminado do meu coração, sentia no mais intimo do meu ser o desejo do retorno, e hoje me aconteceu algo que me fez refleti muito, e ao chegar em casa entrei no email da Canção Nova e vi este artigo, onde falou coisas fortes, concretizar a vontade de Deus em minha vida. Esta crise é terrível tira nossa identidade, deixa um vazio, angustia, infelicidade, procurei em varios lugares a felicidade e nunca a encontrei, só restou a sucata, mas creio no Deus misericordioso capaz curar as feridas que esta crise deixou!!!!!!!!! Obrigado meu Deus pela vida do Padre Reinaldo e a Canção nova!!!!!! Jane Petrolina Pe

  5. Renato e Selma

    Padre, sua bênção!
    Muito boa a matéria…
    Abraços
    Renato e Selma – Palmas TO

  6. O TEMPO INTEIRO COM DEUS
    Bom dia Pe. Reinaldo, sua bênção

    Parabéns pelo artigo e digo sinceramente que é difícil nesta vida colocar o Senhor Deus em primeiro lugar,tudo bem desde que acordamos e rezamos,o dia vai passando e de repente os fatores externos alteram um pouco esta ordem. Graças a Deus, podemos retomar esta ordem indo à igreja,à missa,ao sacrário,lendo a Bíblia,no grupo de oração e louvor apesar do cansaço,da condução apertada,demorada,trânsito AINDA POSSO PENSAR EM TI MEU DEUS,como permites que nos encontremos o tempo inteiro. Senhor,obrigada porque sou criatura à Tua Imagem e Semelhança,ajuda-me a não me perder na multidão das crises. Amém.

  7. Ando em um túnel muito escuro, onde vejo uma luz que é jesus no final deste mesmo túnel; sinto-me muitas vezes um grande pesar, de lutar, e nunca conseguir alcançar, o meu grande objetivo:
    SAIR DA MASTURBAÇÃO
    Estou na igreja faz 7 anos, e sempre lutando com garra e perseveraça. Uma cruz muito pesada e algumas vezes quase insuportável por tamanha dor que sinto em meu coração por traí-lo com meu pecado tão horroroso.Não quero desistir, não posso desistir, não vou desistir, pois sei em quem coloquei minha confiança.
    Quem me livrará deste peso que carrego?
    Só tu JESUS, homem Deus que morreu por mim na Cruz. cruz

  8. Que Deus lhe abençoe padre,e susite mais profetas para anunciar aquilo que vem de Deus e denunciar aquilo que vem do incardido! tuas palavras é como uma espada de dois gumes, separa o joi do trigo, o bem do mal, o certo do errado. É tambem como uma água cristalina, tão claro e nítido que não fica uma dúvida se quer em meu coração. Meu muito obrigado.

  9. Patricia de Oliveira

    Oi Padre Rinaldo,
    Mesmo de longe vc continua me ajudando!!!É muito bom lê os seus textos!!!Saudade viu?
    Tô te esperando pra fazer uma lasanha!rs!
    E obrigada por tudo!!
    Sua benção!!
    Patricia de Oliveira
    Palmas-TO

  10. maria bernadete

    Excelente artigo.

    Mas, e nós os familiares dos que troaram de sexo, dos que se drogam, dos que se alcolizam, dos que se tatuam, dos casais homossexuais, qual a nossa direção? Amá-los indistintamente, pois não nos escutam e nunca escutaram, odiá-los, evitar de vê-los e abraçá-los, acolhe-los, reconquistá-los com nosso amor? Deus vê tudo! Sabe de tudo! Com certeza o Espírito Santo nos ajudará a sabermos o que fazer, como nos comportarmos diante desta situação. Deus não vai querer que eu nutra ódio pelo meu irmão, mesmo que não apoie o que elefez ou faz, sempre será minha família , meu irmão.

  11. Só de sermos semelhança de Deus,é um previlegio para nos, é muito doidu para mim qnd caio neste mesmo pecado ,fui casada e depois teve outro relacionamento q durou 8 anos,ele saiu da minha casa e foi morar cm sua irmã,já ha 4 anos mas deste periodo já esteve com varias mulheres ,mas não me deixa vai as missas é grupos de orações comigo, o pior é q eu gosto dele estou em umaluta para fica com Jesus, confeso e logo depois caio novamente em adulterio cm ele,pois nos dois ja fomos casados no religioso com outras pessoas,estou sofrendo muito cm esta cituação pois qnd fico cm ele sinto uma dor muito forte em meu peito.Qnd não o vejo sinto saudades , qnd vejo sinto dor me ajude em Oração para q eu sai dessa é fiq com JESUS.Estes comentarios e testemunhos é q nos fortalece nesta dura caminhada, dura, pelas nossas fraqzas e pecados.
    Te amamos Pd Reinaldo, nos d suas benção.
    IDE/GO

  12. Para Moisés.

    Moisés vc está lutando contra o pecado, vc se sente culpado, conversa com Jesus em seu coração entrega a ele esta sua fraqueza e para de resistir, lutar contra pois volta mais forte contra vc. Vc já foi perdoado, mas vc está se culpando, vc esta sendo carrasco de vc mesmo. Dê um basta se ame mais, se compreenda mais, nesta luta vc vencerá com a graça de Deus no amor e não na culpa. Tenha paciência com vc, aceite sua fraqueza, não lute contra ela, vc vai ver que ficará mais fácil, lembre com Jesus tudo é mais leve, e tudo tem seu tempo. Vc já conseguiu irmão, és vitorioso em Cristo, nossa vida é feita de tentativas, se cair não se culpe, não se agrida, levante e começa de novo.

  13. Hoje eu posso dizer que tambem estou sendo escravo desse mundo…
    Quantas vezes eu sacrifico o meu corpo em nome do “corpo perfeito”, quantas vezes eu frequento muito mais a academia obstinadamente e me esqueço de ir á missa acolher Jesus, quantas vezes eu me preocupo com minha aparencia exterior e me esqueço de me ornamentar com as joias da santidade e da castidade, quantas vezes eu me entrego a homossexualidade e me esqueço da obediencia a Jesus..
    O mundo dita hoje as suas regras, as suas modas, e quem não seguir é excluido dessa sociedade “moderna”.
    Este é um mundo que glamoriza a sexualidade e rebaixa os valores morais….
    Este é um mundo totalmente maquiado e embelezado…mas por dentro não passa de oco e podre.

  14. Para Carlos:
    Caro irmão, lendo o seu depoimento, insito em dizer que nada é impossível qdo vc quer realmente mudar essa situação na sua vida! Primeiramente vc tem que querer reverter essa situação, sendo sincero consigo mesmo e preencha o seu coração buscando Jesus, busque igreja, oração! Lute com todas as suas forças para se libertar de tudo que não vem de Deus! Cabe a vc decidir, coragem irmão, não temas!!! Deus é maravilhoso e está dizendo a você, Vem, Pois eu sou o Senhor, teu Deus, o Santo de Israel, teu salvador. Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo, permuto reinos por por ti …

    Deus abençoe você!

  15. Elza CN- Vitoria da Conquista

    Oi Padre Sua benção …

    Que coisa mais linda de Artigo…que Deus dê a graça a cada dia de ser assim..Te admiro vc sabe és um grande homem de Deus …
    Sinto saudades .
    Abraços sua irmã Elza

  16. Meu querido rene(ainda posso chama assim porque mesmo antes de ser pe vc e meu amigo! vc nem imagina como fico feliz em ver este artigo,pois ja disse a vc q nao sou sua mae mas sinto vc como filho irmao e gde amigo,e q mtas vezes tive vontade de pegar vc no colo! eu tenho uma admiraçao mto grande por vc e ve-lo crescer assim so me traz alegrias) sento mta saudade de vc domingo a noite e q sinto mais saudade pois no caminho p a igreja e q agente partilhava as coisas vc nunca me poupou de nada sempre falou o q pensou ou q achava melhor isso foi mto bom p.mim fico feliz por vc estar feliz! estamos te esperando! abençao!!! e deus te abençoe mto beijos com saudades EDNA-PALMAS TO

  17. Quero aproveitar este espaço para convidar a cada irmao que acessar esta pagina, a conhecer o trabalho da CANÇAO NOVA e se possivel ficar socio contribuinte tambem que comunicar qualquer pessoa pode comprar os produtos através do tel. 12-3186.2600 ou com os vendedores porta a porta.
    Manoel – Brasilia DF

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *