“Deus, sendo amor do Pai e do Filho na unidade do seu Amor comum, o Espírito Santo, deseja desde todo sempre participar fora de si seu amor de benevolência e de amizade. É este amor de Deus que está na origem da Criação e da redenção dos homens, tornados capazes de retribuir o amor com que Deus os ama. Para fazer-nos compreender e provar seu amor, na revelação Deus se mostra sob as formas de amigo” (Lexicon- Dicionário –Teologico-Enciclopedio).         A partir daí posso entender o verdadeiro sentido da frase “quem encontra um amigo, encontra um tesouro”, porque sem o amor de Deus no coração do ser humano, não pode haver uma amizade sincera e pura.          A amizade implica liberdade. Quem ama deixa o outro livre. O amigo não pode ser dono do outro, nem ser posse exclusiva um do outro. Amizade requer abertura para os outros. Quanto mais existe amizade entre duas pessoas há profundidade na vida de oração, no relacionamento com Deus e com as outras pessoas.         A verdadeira amizade deve ter no centro Deus r não o eu, pois Deus é origem da amizade.         Só se pode ter um verdadeiro amigo quando o amor vem em primeiro lugar, o amor puro, genuíno e que leva a santidade.         Deus sempre providencia para cada um de nós um verdadeiro amigo, no qual é conseqüência de ter amada a Deus em primeiro lugar. O amigo tem função de levar o outro para Deus.         A amizade deve ser marcada por este amor de Deus que é tão grande que não podemos ficar sozinho, deve-se partilhar com o outro e ai surge o amigo.         O amigo deve ser sinal de Deus, cura, comunhão, alegria, crescimento, escuta, amor e pureza.          Nenhuma amizade deve ser vivida na realidade da possessão do outro. Isto escraviza, oprime.         Tenho a alegria de poder experimentar o amor de Deus através do amigo. Eu diante dele sou livre, ele me ajuda a crescer. Realmente nossa amizade está fundamentada
em Deus. Há uma verdadeira amizade espiritual,
em que Deus tudo faz em mim através dele e nele através de mim. Tenho aprendido muito com ele, com sua doçura, simplicidade, pureza e santidade.
         “A pessoa humana, criada e redimida como imagem e semelhança de Deus-amor, é chamada a ser amada e o amar com um amor de benevolência e de amizade, quer dizer, gratuitamente, para seu próprio bem” (Lexicon).Todos nós precisamos de amor puro, principalmente entre os amigos.         Dedico tudo isto ao meu amigo que tanto amo, sou capaz de dar á vida por ele e posso dizez que encontrei um tesouro.      

2 Comentários

  1. ei amigo,
    só passei pra registrar o qto fiquei feliz por ter tido a oportunidade de te ver, mesmo q sempre tão rápido!!! saudades….sempre!!!

    reze pela minha conversão!!

    abraço,
    Esther

  2. Tudo o que foi escrito ai é realmente verdade…
    Amizade é um dos maiores presentes que Deus nos deu…

    Agradeço a Ele todos os dias pelos amigos pela fé que ele me deu!

    Que Deus te abençoe sempre!!

    A paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *