13. agosto 2007 · 44 comments · Categories: Jovem

 

A palavra do Senhor para nós sobre radicalidade, hoje, vem através desta ordem de Deus: “Pare de murmurar contra o Senhor, Sua vontade e Seus planos”! Pois, quem murmura contra Deus, de um certo modo, atrai maldição para a sua vida. A palavra “murmuração” significa, do latim, murmurare: dizer em voz baixa; falar contra alguém ou algo; dizer mal; maldizer; conceber mau juízo; conversar; difamando ou desacreditando; soltar queixume; lastimar-se em voz baixa; apontar faltas; censurar ou repreender disfarçadamente em voz baixa.

A Bíblia refere-se aos israelitas que tinham o mau hábito de murmurar sempre, especialmente na época do êxodo. A murmuração quase sempre descamba numa reclamação contra Deus. Revela o baixo nível da espiritualidade do murmurador, sua falta de gratidão, sua falta de respeito, sua falta de sabedoria, sua falta de fé.

A murmuração pode levar um grupo ou comunidade toda à destruição. O murmurador nunca está contente com as decisões, com o outro que está na frente, sempre quer provar que o outro está errado e ele está certo. Todo murmurador é invejoso, ciumento e não tem o louvor do Senhor na sua boca.

A sua vida inteira é levar o outro a ouvir o que ele não foi capaz de chegar para a pessoa certa e falar, tudo o que sente contra ela, não é capaz de ser transparente. Apenas procurar falar por trás, procurando se juntar com outros que são murmuradores para falar mal contra Deus ou alguém.

A intenção da murmuração é a perdição e ruína, sendo semente do próprio demônio que semeia no coração daqueles que não querem ser humilde e não se dobram ao louvor.

Lembre-se do povo de Deus no deserto que só murmuravam contra Deus e Moises; Deus teve que esperar toda a raça dos murmuradores morrerem, para entrar na terra prometida, por isso ficaram quarenta anos no deserto até o último murmurador morrer para a nova geração entrar na terra que Deus tinha prometido.

De fato, a murmuração tem um poder maligno de destruir e afastá-lo da vontade de Deus.

“Murmuraram contra Moisés e contra Aarão todos os filhos de Israel, dizendo consigo toda a assembléia: “Antes tivéssemos morrido na terra do Egito ou mesmo neste deserto… Mas, tanto como Eu sou vivo e a glória do Senhor enche a terra inteira, é certo que nenhum destes homens, que viram a minha glória e os sinais que Eu realizei no Egito e no deserto e me tentaram já dez vezes e não ouviram a minha voz, nenhum verá a terra que Eu prometi com juramento a seus pais; nenhum dos que me desprezaram a verá… (Num 14,2,21-23)””.

Troque a murmuração pelo louvor! Tome posse destas palavras que Deus, neste momento, deseja lhe falar no coração: “Não persistais em viver como os pagãos. Renunciai à vida passada, despojai-vos do homem velho, corrompido pelas concupiscências enganadoras (Ef 4,17.22). Renovai sem cessar o sentimento da vossa alma e revesti-vos do homem novo, criado à imagem de Deus, em verdadeira justiça e santidade (Ef 4,23-24)”.

Ser radical em Deus também é dizer “NÃO” à murmuração. Seja dócil ao Espírito Santo e faça da sua vida um ato de louvor. Mesmo que você veja os defeitos das pessoas, principalmente os que estão à frente das coisas, faça um ato de santidade, louve ao Senhor por tudo o que está acontecendo.

A murmuração é como a visão que Dom Bosco teve: ele, em sonho, viu uma plantação muito bonita e vistosa. Mas quando se aproximou das folhas e tocou nelas, percebeu que tinha algo como ferrugem ali. Deus falou para ele que isto era a murmuração.

Podemos ter aparência de santos, mas estar com o nosso coração cheio de maldade e malicia. E ficamos com hipocrisia diante de Deus, na oração, na comunidade ou Igreja, grupos e na frente dos outros. Não temos a coragem de ser transparentes com nossos irmãos, com Deus e com nós mesmos.

Precisamos reconhecer nossas fraquezas, voltar o nosso coração para Deus e deixá-lo ser o Senhor.

Pare de murmurar! Assuma o louvor na sua vida. Isto é buscar a radicalidade em Jesus.

44 Comentários

  1. É de uma unção a vossa palavra P.Reinaldo

    Já vivi esta experiência, e quase levou-me auto destruição, a murmuração atrai a maldição para a vida do murmurador.
    Vivo em uma comunidade onde as pessoas murmuram umas contra as outras o dia inteiro peço uma orientação o que fazer, para ajuda-as e ajudar a mim.?

  2. Lívia medeiros

    lindo linbdo lindo realmente estava precisando ler uma mensagem tão linda como está, um grande abraço para vc meu querido que jesus lhe abençõe nesta caminhada linda, estou realmente precisando entregar ainda mais a minha vida para jesus pois sem ele não somos nada . e precisamos viver estes mimentos que são concedidos por jesus com agradecimentos e muitos frutos do espirito santo. amovcs todos da canção nova e que jesus com a luz do espirito santo abençõe nossa caminhada.

  3. NOSSA PADRE, LINDAS PALAVRAS INSPIRADAS POR DEUS.
    ESTOU PASSANDO POR UM PERÍODO MUITO DIFÍCIL DA MINHA VIDA. TENHO UM PAI QUE FICA O TEMPO TODO MURMURANDO, FALANDO MAL DE MIM,É UMA PERSEGUISSÃO, FALA MAL NA MINHA FRENTE E NA FRENTE DOS OUTROS, FALA MAL EM TUDO O QUE ACONTECE, DA MINHA MÃE, DOS MEUS IRMÃOS, E O PIOR DE TUDO É QUE QUANDO ELE QUER FALAR,BEBE, NÃO TEM CORAGEM DE CHAMAR NOSSA ATENÇÃO SÓBRIO. ESTOU DESESPERADO, SEM SABER O QUE FAZER.O PROBLRMA MAIOR É A BEBIDA. COM ELE NÃO TEM DIÁLOGO. MINHA MÃE SOFRE MUITO POR TUDO ISSO. JÁ LEVEI ELE EM CURSOS E RETÍREOS DA IGREJAM, JÁ INSENTIVAMOS ELE A IR NO AA, MAS NADA RESOLVE, TEM UM ENORME COMPLEXO DE INFERIORIDADE, NINGUÉM AGUENTA MAIS ELE DENTRO DE CASA.

  4. PEÇO-TE SOCORO, PENSSO EM SAIR DE CASA, MAS ACHO QUE NÃO RESOLVERIA, ATÉ MESMO PELA MINHA MÃE, SOU O PONTO DE APOIO DELA, ME AJUDA, MANDE-ME UM IMAIL EM RESPOSTA

  5. Pe. é muito importante sabermos disso todos os dias pois eu sempre me pego murmurando,pois como somos humanos as vezes questionamos a vontade de Deus.E principalmente cobramos daquelas pessoas que estão na obra do Senhor.Que Deus abençõe o senhor….

  6. Irene Paula de Lima

    Padre o comentário que tenho a fazer, é baseado no mesmo comentário de Moisés.Minha família é constituida de quatro pessoas.Eu, meu marido e duas filhas.O pai delas vive tratando as meninas como se não fossem suas filhas legítimas.Coloca defeitos em tudo que elas fazem.Não dar nada pra elas, mais vive vendo apenas o mal nas meninas.Eu como mãe, já procurei amenizar várias situações, mas ainda não conseguí quebrar as pedras que existem no coração de meu marido.Muitas vezes já pensei em deixá-lo,e ficar somente com minhas filhas, pois amo-as demais, e só quero que elas saiam de casa, se for para a felicidade delas.Tenho 33 anos de casada com êle, mais depois de tudo o que já aconteceu em minha vida, cho melhor viver sem sua companhia.Ajude-me a pensar melhor nessa situação.

  7. Quando murmuramos tiramos o problema das mãos de Deus

  8. Obrigada, Pe REinaldo!
    Essa palavra veio de encontro a minha sede!
    Obrigada, por ser canal de Deus em nossas vidas!
    Com amor:
    Cinara.

  9. Rita de Cássia

    Pe. Boa noite!Sua benção. Obrigada por tão belas palavras. Elas veêm de encontro as minhas fraquezas. Nelas vejo revelado as tantas vezes que tenho murmurado em minha vida.Quero pedir ao Senhor que me conceda a graça de como disse sua palavra, “renovar meu espírito, e revestir-me da mulher nova em Cristo “.Deus é sem dúvida Santo, e nos quer santos.

  10. Maria Lidevina Pontarolo

    EU PRECISO IMEDIATAMENTE PARAR DE MURMURAR!!! PORQUE RECLAMO DAS COISAS E DEUS TEM SIDO TÃO MARAVILHOSO COMIGO!!! ME AJUDEM, OREM POR MIM, QUERO A SANTIDADE EM TODAS AS ÁREAS DA MINHA VIDA. PRECISO CRESCER EM GRAÇA E SANTIDADE. POR FAVOR OREM COMIGO POR MIM E PELAS PESSOAS QUE NECESSITAM DESTA GRAÇA QUE DEUS ESTÁ ME MOSTANDO PELO PODER DO ESPÍRITO SANTO.
    LIDEVINA

  11. A sua bençao Padre Reinaldo,

    Quero partilhar com o Senhor que me encontro assim murmurando contra tudo e contra todos tenho consciencia disso tudo e desejo muito parar, infelismente convivo com pessoas assim no meu trabalho tambem.
    quero pedir oraçao por min pois estou vivendo grandes conflitos talvez seja isso que acabo murmurando por nao saber esperar as promessas de Deus em minha vida,agradeço pelas sábias palavras e desde de hoje vou me abrir a graça de ser uma mulher nova. amém

  12. A sua benção Padre Reinaldo

    Como DEus é maravilhosos e misircordioso, padre. Suas palavras veio de encontro com uma situalçao que estou passando e murmuro muito e questiono a Deus diversas vezes. Peço a Deus que transforme a minha vida e meus pensamentos, todo o meu ser. Curar o meu coração de toda as mágoas e da falta de aceitação de situações da vida. Deus lhe abençoe padre hoje e sempre. Amém

  13. li este texto no momento exato, hoje e de uns tempos pra cá venho murmurando o tempo todo, descontente com meu dia a dia dentro de casa, não consigo me organizar com antes,então canso canso e não vejo resultado positivo e satisfatório em minhas ações, então ultimamente não me vejo fazendo outra coisa se não murmurar,murmurar e murmurar, nem eu me aguento mais, devo estar sendo uma ” mala ” ás pessoas que me rodeiam, percebo meu erro mudo e daqui a pouco já me pego murmurando, espero que depois dest ” puxão de orelha” eu tome juízo

  14. Amada de Deus

    Padre gostaria de lhe pedir q/ ore por mim pois me encontro assim. Meu marido saiu de casa p/ morar com outra mulher há dois anos e meus filhos sofrem muito com saudade do pai q/ os deixou de lado.Estou desempregada e passando momentos difícies, estes anos sem ele rezei dia e noite p/ q/ voltasse mas nada aconteceu e agora ando murmurando muito, e muito decepcionada com Deus. Parei de ir ao grupo de oração e nem rezar não estou conseguindo. Queria pedir a Deus q/ me ajudasse. Estou com maus pensamentos e sei q/ to errada mas não to conseguindo voltar a ter confiança na obra de Deus. Por favor me ajude, converse comigo preciso de uma palavra! Obrigada

  15. Obrigada por esta materia, me fez enxergar o quanto murmurei durante toda a minha vida. Que Deus me perdoe, pois assumo o compromisso de me modificar, e a cada dia mais louvar ao Senhor.

  16. Obrigada pelas palavras sabias, o Espírito Santo te iluminou nesta pregação; hoje vivi nesta murmuração e não quero mais, por isso eu digo PHN na murmuração e peço orações devido a situações que estou vivendo, espiritual, sentimental, financeira, familiar, amizade e pedindo a Jesus por minha conclusão na faculdade e pela monografia onde terei que apresentar junto a bancada e o meu tema é sobre musica na educação infantil, mais uma vez obrigada e aguardo sua resposta e a do meu SENHOR JESUS. Amém.

  17. É um dos maiores pecados que eu cometo diariamente por várias vezes ao dia, contra meu esposo que nos abandonou. Mas essa leitura reflexiva me leva ao arrependimento e realmente a partir de hoje irei me policiar até deixar de pecar ferindo Jesus Cristo. Na verdade as adversidades que enfrentamos cooperam para o nosso crescimento em Jesus Cristo. Amém!

  18. Hj estou vivendo um problema enorme em meu ambiemte de trabalho, por conta disso, Por mim e por outros pessoas estão se prejudicando.
    Essa mensagem veio pra mim, pra eu aprender e nunca mais falar nada nem de ninguem!

  19. Padre, gostei do seu artigo, pois foi curto e direto. Realmente faz muito sentido tudo o que o sr. disse. É uma das coisas que fazemos e muitas vezes nem nos damos contas de que estamos contruindo aos poucos uma muralha entre nós e Deus. Obrigado pelas palavras de santidade.

    fique com Deus

  20. MULHER/ESPOSA

    Pe.a sua benção.
    Louvado seja o nosso senhor Jesus pela CN e por todos os seus membros, não tenho palalavras para descrever o quando a CN tem me ajudado e com certezas milhares de pessoas.
    Ontem foi mais um dia em que murmurei sobre tudo o que estou vivendo em minha vida.Vivo uma situação como muitas mulheres .Meu marido saiu de casa por causa de uma outra mulher, deixou a mim e a sua filha.Mas ja algumas vezes fiz o contrario e hoje apos este tema resolvi colocar em pratica todos os dias em minha situação.Peço o Espirito Santo de Deus que me de o dom do louvor, pois posso também testemunhar que Deus aje no louvor.
    Pe.nas suas orações entregue sempre a nos todas mulheres que vivemos nesta situação (adultério) e ainda lutamos por nosso casamento pedindo a Deus a restauração do mesmo e de nossa familia.
    Deus seja louvado.

  21. Marcia Valeria

    Padre.Sua benção!Era tudo que eu estava precisando,neste dia.Pois,por varias vezes me pego murmurando,por coisas tão banais.Tenho mais e para agradecer.Suas palavras me serviram para repensar em tudo.Obrigado!Fique com DEUS.MARCIA VALERIA-SERRA.E.S

  22. Bom dia Padre,
    Sábias palavras que Deus o abençoe hoje e sempre! Na minha familia temos um dificil problema de inveja,rancor, mágoas, e todo e qualquer comentarios minha mãe acaba trazendo para mim, o que me deixa muito triste , pois eu tenho que ser forte para ouvir e não posso dar nenhum tipo conselho , pois parece que não sirvo para isso, acontece que acredito que i probelma é estes comentarios e que prejudica ainda mais toda situação. O que devo fazer, pois acabo levando tudo isso para dentro da minha casa e as vezes ate falando “mal” para meu marido, das pessoas e dos acontecidos. ore por mim.
    Obrigada, que Jesus te conduza .

  23. Palhaço Dudu di Deus

    Somos bombardeados pelos veículos de comunicação com notícias negativas e o resultado de tudo isso é a murmuração, temos que desabafar. Quando encontramos com a nossa própria realidade e com o amor de Deus, nosso ângulo aos poucos vai mudando e passamos a discernir e a trocar antigos hábitos pela oração, adoração e louvor. Eis aqui um dos maiores motivos para continuarmos a contribuir com uma Emissora que nos transmite alternativas para que sejamos soldados treinados para o Exército de Deus, trocando a murmuração pela gratidão ao Pai criador.

  24. Padre Reinaldo,

  25. MANUELA PALMA

    Padre, sua bencao.
    Era tudo que precisava ouvir…
    Amem.

  26. Juliano lopes de Almeida

    Padre esta palavra foi para mim . Percebi que estava arruinando minha vida , murmurando e não louvando!
    peço ao Espírito Santo que me ensine a ser um cristão que louva e não murmura.
    Paz e Bem!

  27. A SUA BENÇÃO PADRE,
    SEMPRE PROCURO ME POLICIAR PARA QUE EU E OS QUE ME RODEIAM NAO CAIAM NA MURMURAÇÃO, E A SUA MENSAGEM ´
    E EFICAZ, POIS VEM ME FORTALECER NESTA MINHA CAMINHADA! QUE O ESPIRITO SANTO DE DEUS CONTINUE NOS ABENÇOANDO ASSIM NOS TORNANDO MAIS SANTOS. A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA !!!!!!!!!!

  28. Pe peço sua benção e tambem suas orações;
    O que o Sr falou foi como um balde de agua fria, eu estou precisando muito ouvir isto, estou murmurando muito, tanto que meus filhos nem em aguentam.
    Vou no grupo de oração, nas missas, rezo o terço todos
    os dias, mas qdo chego em casa não sei me transformo, e só reclamo, mas prometo que vou mudar, peço
    que o ESPIRITO SANTO vem me iluminar e me dar dicernimento, porque amo meus filhos e eles são uma benção na minha vida, Rodrigo, Lucas e Ana Clara.
    Orem por mim!
    Murmurações nunca mais!

  29. NELSON GIRARDI

    “UM ABISMO CHAMA OUTRO ABISMO”
    Salmo 42,8
    DEPOIS QUE TROQUEI A MURMURAÇÃO,
    OS MAUS PENSAMENTOS
    PELA SANTIDADE,
    PALAVRA DE DEUS,
    TUDO, TUDO MUDOU.

  30. Padre quero pedir a sua benção!
    Esta palavra, veio confirmar tudo que neste final de semana vivenciamos num retiro de cura e libertação que tivemos em nossa cidade, foi maravilhoso!!! E a pregadora (Vera) disse exatamente isso. Entao, vamos parar de reclamar e dar Glória a Deus em tudo que acontecer!!!!!!!!!!!!!!!!
    Amém…………

    Cássia- Marechal C. Rondon – Pr.

  31. Celia Maria Santos de Oliveira

    Meu nome e Celia Maria e convivo com pessoas no meu trabalho que tem o abito de murmurar, com tudo e por tudo. E terrivel, pois mesmo nao querendo ficamos viciados a este tipo de mal, e terminamos caindo nesta tentaçao. Peço Padre que o senhor com a sua oraçao possa pedir a Deus por mim e pelos os do meu trabalho.
    Obs.: a maioria das pessoas aqui sao parentes e ha tambem muita inveja de mim. Peço principalmente a Deus, que pela a sua misericordia tenha compaiçao dos meus e de mim. Peço a sua Bençao sobre todos nos.
    Fica com Deus.

  32. vera lucia

    b.dia padre qeu o Senhor Deus esteja conosco,
    pe. o sr. esta dando uma liçao em todos nos que murmuramos com tudo. obrigado pelo ensinamento pois e pro nosso proprio crescimento espiritual.
    tudo que vivemos e fazemos hoje nos leva a murmurar, e palavra de sabedoria que veio atravez do sr. foi para nossa proprio mudança de vida principalmente em comunidade e com os irmaos.q Deus lhe abençoe

  33. Lindas palavras sim!!!
    Pe. estou passando por um estágio em minha vida do qual essas palavras não caem mais em meu coração e fazem o q faziam a 4 anos atraz qnd eu entrei p/ o grupo de oração e decidi seguir Jesus.
    Passei por umas coisas das quais não esperava q acontecesse em minha vida, mas axo q kda uma delas teve um pra que.
    Tenho me sentido seca, cansada, triste, vazia, axo q estou tíbia tb!!!
    Me ajude a ver a solução sei q a maior delas é Jesus e a Santíssima Eucarístia, mas nem isso tenho feito direito!!!!
    Obrigada desde já!!!!
    DEUS NOS ABENÇOE!!!

  34. maura negrisoli

    Padre Reinaldo peço a sua benção e que o Sr abençõe a minha familia que são:meus filhos Alvaro e Luciana minha neta Lívia e meu marido Felisbau,e abençõe também os nossos negocios que não estão nada bem,mas eu clamo todo dia a misericordia de Jesus sobre tudo na minha vida.Sobre o seu comentario sobre a murmuração foi uma benção para mim pois fiz um proposito na minha vida de ser um nova pessoa mas para isso eu preciso aprender todos os dias a ser um pessoa de Deus que procura as coisas do alto como o Sr esta nos falando é mais uma coisa que vou ter que mudar na minha vida,e já estou começando trocando a murmuração pelo louvor, que Deus o abençõe sempre para poder nos ensinar mais e mais coisas.

    Maura

  35. Alessandra

    Caiu como uma luva por mais que a familia do meu noivo ja tenha passado por varias religioes e esta em uma outra quase desconhecida eu nao tenho que ficar murmurando e sim louvar para permanecer na nossa igreja catolica co ele murmurar so vai me fazer sofrer

  36. pe sou animadora de comunidade e estas palavras foram respostas de deus p/mim

  37. OBRIGADA PADRE PELA SUAS SÁBIA PALAVRA ME VALEU BASTANTE

  38. Mirella A. Silva

    Padre Reinaldo
    Sua benção!!!

    Maravilhoso!! Cada dia que passa seus textos estão melhores… Este em particular está fantástico, realmente preciso vigiar para não cair na murmuração, como nosso pai mesmo diz, esta é a via pela qual nossa comunidade poderá vir a se acabar… Minha luta pessoal hoje é essa: Louvar em tudo ao Bom Deus. Muito obrigada por contribuir de forma tão eficaz com a minha formação neste tempo novo.
    Um forte abraço,
    Carinho… Mirella

  39. ROSANGELA ALMEIDA DA SILVA

    Eu não tinha ideia do significado murmuração na integra hoje descobrir que na verdade estava falado, aborecendo o proprio Deus. Obrigada. BJS.

  40. Eliana Mello Roque

    Padre Reinaldo,

    O Senhor Deus falou para mim através de suas sávias palavras, quero apartir de hoje para de murmurar contra mim mesma e contra as pessoas. Deus te abençõe e Glórias aso Senhor por sua imensa caridade comingo.

  41. lucia gibini

    murmurios só leva a destruição,palavra féia demais pra existir em nosso vocabulario,mas esquecemos disso ,vamos viverem paz pensando somente em coisas boas

  42. A sua benção Pe, me ajude ! Ore por mim junto a Jesus!Apesar de ter todas as bençãos que busco pelo nome de Deus , eu me sinto muito desanimada , me sinto sem forças para participar das missas, fazer minhas orações ..há um tempo atrás fazia parte do RCC da Paroquia Santa Luzia em Cravinhos-SP e agora nem consigo assistir uma missa ..Oh Pe preciso de oração,o meu Deus de misericórdia me atende em todas minhas tribulações, me da cada prova de amor e apesar de tudo eu me sinto desanimada ,me ajude em nome de Jesus.
    Carmen Lucia Gabeline de Oliveira

  43. Sandro Matias

    Sua benção Pe. penso que muitas vezes nós catolicos e não católicos ficamos so a reclamar o que acontece em nossas vidas porem esquecemos de fazer uma analise do que fizemos e poderemos fazer para mudar a nossa vida e de nossa comunidade pois so colocamos defeitos e erros nas atitudes do nosso proximo porem não colocamos a mão no peito e na conciência para reconhecermos os nossos erros.
    A todos PAZ E BEM!
    Sandro Matias (Comunidade Capela Cristo Redentor).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *