Constantemente somos atacados , tanto na nossa vida espiritual como na vida física, psicológica e emocional. Precisamos viver em uma constante luta, vigilância e prudência pra não se deixar ser arrastado pelo mal. Mas quero te chamar a atenção para alguns perigos espirituais que aparentemente são bons.Vamos partir para a chamada gula espiritual manifesta assim: o gosto excessivo das consolações, a busca de austeridade e disciplina, a busca de alcançar uma devoção sensível, tudo com o intuído de viver só na consolação, tornando- se assim infrutíferos os esforços e desejos. Caindo assim, no desalento e ficando mais presos aos consolos espirituais que ao próprio Deus.Luxúria espiritual  busca de amizades sensíveis ou sensuais sob o pretexto de devoção, dizendo que essas amizades fazem alimentar a piedade e que estão levando para Deus, por fim,  ficam apegadas a essas pessoas, mesmo que sejam de Deus, mas tiram Deus no centro de suas vidas.Preguiça espiritual as pessoas ficam enfastiada dos exercícios espirituais, porque não encontra neles mais gosto, deixa-se ser levado pelo desânimo, pelo relaxamento e por fim abandona totalmente o Senhor.Avareza espiritual  pessoas que vivem uma certa compulsão na busca de conselhos, preceitos, devoções, mortificações, leitura, objetos e esquecem de colocar Deus como o principal de tudo isso. Deixam Deus para preferir estas coisas, dão preferência ao que é curioso e aparente.Entre os perigos espirituais a tibieza é considerada perigosíssima, uma doença espiritual. É uma espécie de relaxamento espiritual, que amortece as energias da vontade, inspirando horror ao esforço e conduz ao afrouxamento da vida cristã. Uma espécie de torpor, um enfraquecimento, um definhamento gradual das  forças espirituais e morais.Pode se destacar a causa principal: alimento espiritual defeituoso.Contudo podemos destacar dois tipos de  tibieza: a começada e a consumida. A  tibieza começada a pessoa tem horror ao pecado mortal, mas se deixa facilmente cair em pecado venial de propósito e deliberado. E  tibieza consumada a pessoa vai deixando de lado o horror ao pecado mortal e aumenta o amor ao prazer.Quem caiu na tibieza passa por serio perigo espiritual, entre eles são: enfraquecimento progressivo; cegueira da consciência; consciência relaxada; enfraquecimento progressivo da vontade.Mas precisamos buscar a libertação e a cura diante desses ataques espirituais, o caminho é: a busca de recuperar o fervor na vida espiritual, a pureza de consciência, a confissão sincera e ajuda de um sacerdote e sobre tudo a vida pessoal de oração e adoração.

40 Comentários

  1. Grandes esclarecimentos, e muito necessarios. Obrigado Padre Reinaldo, Deus te abençoe cada vez mais. Fica com Deus!

  2. denilson fereira de barcelos

    Bom dia! É preciso uma busca sem cesar da palavra de Deus, para que nos nao caiamos nas garras do inimigo, é preciso nos colocarmos no colo do Senhor dia-a-dia como num PHN, para nao vivermos no pecado. Humanamente falando e muito dificil mais precisamos mergulhar nos encinamentos, na confição e no nosso interior para estarmos e buscarmos o caminho da salvação.
    Fiquem na paz inquieta do Senhor.

  3. Gustavo Daré

    Paz e Bem,
    Olá Padre,
    Muito interessante o texto que vc postou, são “pecados espirituais”, que sem conhecimento acabamos caindo.
    Um grande abraço.Que o bom DEUS possa te abençoar mais e mais.

  4. DEISE CRISTINA

    OLA PADRE REINALDO!!!!
    COMO ACONTECESSE MUITO ISSO EM GRUPOS DE ORAÇOES.
    COM CERTEZA E MUITO BOM PARA SER MEDITADO DA GRANDE IMPORTANCIA DE NAO NOS ACOMODARMOS!
    QUE PAZ DE JESUS SEJA A PROTEÇAO!!!!!!

  5. Maria de Lourdes

    Gostei da colocação (formação). Auxilia-nos a fazer uma análise de como estamos na caminhada espiritual e ainda, nos aponta como corrigir.

  6. Cristiane Oliveira

    Padre Reinaldo, muito obrigada pela mensagem cheia do Espírito Santo de Deus! Esta reflexão nos leva a ter a certeza que todos nós somos filhos do Pai Eterno e não podemos viver como os pagãos que não conhecem a DEUS.
    Quando Deus nos resgata e Muda completamente a nossa vida, precisamos da vivência dos Sacramentos e de uma vida de oração, rogando todos os dias a Unção e a Fortaleza do Espírito Santo para sermos curados, salvos e libertos a cada dia, numa constante atitude de renovação, esperança, fé e alegria.
    Que DEUS Abençôe a todos os irmãos e irmãs da Comunidade Canção. Amém.

  7. Padre o senhor me descreveu!
    muito vai nos ajudar essa formação…obrigado

  8. Beto-Maceió

    PADRE REINADO MUITO OBRIGADO PELA PALAVRA DE HOJE…ESTOU NUMA FASE MUITO DISPERSO DA ORAÇÃO, DO REPOUSO NO ESPIRITO, RECONHEÇO ISSO, MAS PRECISO URGENTEMENTE.MESMO REZANDO TODOS OS DIAS O TERÇO E TB O TERÇO DA LIBERTAÇÃO, SEI Q PRECISO FAZER MEU ENCONTRO COM O SENHOR, MESMO ESTANDO FIEL COM AS ORAÇÕES DO TERÇO.
    NAO POSSO ENFRAQUECER NA ORAÇÃO.PRECISO MUITO DE VCS DA CANÇÃO NOVA!!!
    OBRIGADO!
    HUMBERTO

  9. Marcos Amaral (gêmeos)

    Parabéns padre pelo texto!!

    direto e verdadeiro!!

    ta lembrado de mim?? rs.. sou gêmeo..rs..aqui de Vitória!!

    abraço
    sua benção

  10. Hola Padre!

    Interesante lectura, pero sinceramente no estoy tan de acuerdo con la “lujuria espiritual”…

    Hay personas que sí pueden llevar a Dios, si es que son muy devotas y hablan constantemente del Señor…no precisamente deben quitar del centro a Jesus. Es mi punto de vista.

    Lo demás, muy cierto.

    Bendiciones

  11. CRISTINA BUCK

    oi padre reinaldo
    como e bom a gente contar com pessoas cheia do Espirito Santo
    que Deus abençoe
    cristina buck de americana sp

  12. Neusa Feres

    Padre Reinaldo,

    Muito obrigada pela reflexao.

    Creio que a preguica espiritual e’ a mais frequente e como e’ dificil combate-la.

    Deus lhe abencoe e Nossa Senhora te proteja

  13. Ide A. Rosa

    Muito interresante esse texto.
    Depois de ler tudo isso, vejo que mesmo rezando todos os dias o santo Rosario,mais terço da miséricordia é a leitura do dia,isso nos dis que não assisto a missa me sinto tão longe de ser uma pessoa merecedora do amor de Deus,sinto muito fraca em minhas orações mas é muito bom poder conhecer algo novo,pois só assim despertamos do nosso comodismo.

    Fique com Deus Pd.

    Ide Anápolis -GO

  14. Juliana Galdino

    Boa tarde.

    Padre infezlimente acontece muito isso,e pior, ás vezes fazemos e mem percebemos,esse perigo realmente atrapalha nossa caminhada, pois através dele é que surgem:o desanimo,a ilusão,a discórdia e outras coisas mais,que não nos fazem bem.Por isso é bom nos prevenir,se não,ele vai acabar nos afundando e nos deixando ignorante nas coisas de Deus.
    Peço a intercessão de Maria e tua também para que possamos cada vez mais sermos fortes e não deixar que o perigo nos alcance.

    PAZ E BEM!!!!!!!!!!!!!

    Juliana/Guaratinguetá SP

  15. JOSÉ CARLOS BRASILEIRO DE CASTRO

    Padre Reinaldo, a sua Bênção!Parabéns por tão ungida reflexão.

    Este texto “Perigos Espirituais” é muito importante na
    vida de todos os que querem realmente seguir a JESUS CRISTO COMO SENDO: O CAMINHO, VERDADE E VIDA. E que querem trabalhar na messe do Senhor! E para que isso aconteça precisamos estar sempre ungidos pelo
    Espírito Santo, orar em todas as circunstâncias pelo Espírito, pedindo muito a proteção de Maria, dos Santos, dos Anjos e Arcanjos de Deus. E orar uns pelos
    outros com imposição de mãos porque a carne é fraca e o inimigo se apodera muito disso para nos derrubar.
    Sempre em Nome de Jesus, por amor a Igreja, aos Irmãos, com Maria, os Anjos e Santos, Paz e Bem!!!

  16. JOSÉ CARLOS BRASILEIRO DE CASTRO

    Comentário de JOSÉ CARLOS BRASILEIRO DE CASTRO

    23/05/2007 @ 19:46

    Padre Reinaldo, a sua Bênção!Parabéns por tão ungida reflexão.

    Este texto “Perigos Espirituais” é muito importante na
    vida de todos os que querem realmente seguir a JESUS CRISTO COMO SENDO: O CAMINHO, VERDADE E VIDA. E que querem trabalhar na messe do Senhor! E para que isso aconteça precisamos estar sempre ungidos pelo
    Espírito Santo, orar em todas as circunstâncias pelo Espírito, pedindo muito a proteção de Maria, dos Santos, dos Anjos e Arcanjos de Deus. E orar uns pelos
    outros com imposição de mãos porque a carne é fraca e o inimigo se apodera muito disso para nos derrubar.
    Sempre em Nome de Jesus, por amor a Igreja, aos Irmãos, com Maria, os Anjos e Santos, Paz e Bem!!!

    SÃO BENTO ABADE – MG

  17. Rafael Oliveira

    Valeu como direção espiritual!
    Obrigado Padre,
    Sua Benção!

  18. Fernando Brasília

    Sinceramente, não sei se buscar consolo em Deus seria uma gula espiritual? não vê-lo como nosso redentor seria talvez a maior auto-suficiência?
    Segundo, é claro que homens não substituem Deus, mas o revelam. A intervenção de Deus está muito ligada as nossas experiências humanas.
    Uma coisa é certa o cristão deve estar sempre se renovando no Espírito Santo para não cair nesses perigos!

    Um abraço, Paz e bem!

  19. valeu mesmo siceramente faz muito tempo que não ouço palavras tão fortes que nos levam a ter um minuto de reflexão .obrigado Pe Reinaldo …. Deus nos abençõe.
    amo vcs….

    A PAZ DE JESUS!!!

  20. Olá Pe. Reinaldo

    Assisti sua ordenação!E hoje leio este maravilhoso texto, exclarecedor acima de tudo, me sinto meio estranha diante de tudo que está escrito, pois por muitas vezes fazemos esse tipo de coisa, corremos esses perigos espirituais, mas é como o Sr. disse: vamos procurar um Pe. para se confessar e entrar em adoração e oração.
    Amém!

  21. Deus falou tudo que eu precisava ouvir neste texto!
    Deus o abençoe e o proteja muito!
    Obrigada Padre.

  22. Parabens Pe. Reinaldo pelo texto.
    Muito formativo.
    Tirei cópia e o enviei a vários amigos.
    Obrigado

  23. Tânia Grade

    Esta matéria tão cheia da graça de Deus, despensa os meus comentários: Gostaria apenas de recitar
    ” Ao mesmo tempo ele nos seja a fome e o Pão divino que a si mesmo dá; /Seja o pecado para nós fastio; só no bem possa o nosso gozo estar. /A unção viva do divino Espírito impregne a mente dos que cantam salmos; toda frieza do seu peito afaste; no coração ponha desejos calmos.”
    ( Hino – Ofício das Horas ).

    Deus continue lhe abençoando padre.
    Saudações Mariana.
    Tânia Grade – Brasília-DF

  24. Um artigo extremamente interessante e “assustador” ao mesmo tempo, qdo descobrimos ao ler que, podemos estar bem próximo desses perigos espirituais, ou até mesmo cometendo-os, mas a já adquirida cegueira espiritual não nos permite adimitir!!!!

  25. Francisco Márcio

    Olá.
    Esteja bem, Caro Pe. Reinaldo.

    De grande importância e profundidade deu artigo. Parabéns por ter se deixado influenciar pelo Espírito de Verdade e transcrever tais Verdades!!!

    Para efeito de ajuda didática, sugiro que haja uma revisão gramatical, para que tão precioso texto não fique apenas na linguagem coloquial.

    Deus o abençoe sempre e mais!!!

    Garanhuns-PE
    Belo Horizonte-MG

  26. SAULO MARQUES DE SOUZA

    Obrigado Padre Reinaldo pelos esclarecimentos, muitas vezes achamos que sabemos tudo na realidade temos que ser humildes em sempre aprender.
    A sua benção.

  27. Boa noite, Pe. Reinaldo!!!
    Agradeço pelo seu texto de meditação, reflexão e de cautela, nós aprendemos muito através dos seus ensinamentos e também com os demais membros da CN! Realmente, estar alerta contra os inimigos de Deus, pois os ataques vem de enganosos atrativos como: drogas, novelas, fantasia, preguiça, más pensamentos, etc.; a nossa luta contra o pecado e o livramento das armadilhas do encardido, a arma de defesa é sermos constantes em nossas súplicas com orações, pedir a proteção do Alto: intercessão de Todos os Santos dos céus, dos batalhões de Anjos, Arcanjos, dos Querubins, Serafins, e estarmos sempre revestidos com as armaduras de Deus!!!Jesus nos ensina, que a porta estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram (Mateus 7.13-14)
    SENHOR, NÓS CLAMAMOS O DERRAMAMENTO DO SEU ESPÍRITO SANTO, PARA O SEU POVO DO MUNDO INTEIRO, ENCHARCA-NOS COM A ÁGUA VIVA PURIFICADA, PARA FORTALECER-NOS NA BATALHA DIÁRIA CONTRA O INIMIGO, PEDIMOS SABEDORIA PARA DISCERNIR O QUE VEM DO MAL, E CREMOS NA SUA INFINITA MISERICÓRDIA, POIS TU ÉS O DEUS VIVO, O DEUS FORTE, O DEUS IMORTAL, O DEUS VITORIOSO, O ÚNICO SENHOR!!! NÃO HÁ OUTRO DEUS!!!

    Fiquem com as bençãos do Senhor!!!

  28. descordo Padre, acredito que o nossso esforço é limitado
    por issso acredito na entrega e abertura a um Deus que se faz história e que há sempre algo a discernir e realizar por Deus.Faço os exerciicos espirituais e percebo que tudo depende da iniciativa de Deus e não do
    meu esforço.Pois é Deus quem dá o crescimento.

    itapetinga-ba

  29. Marcia Regina Alves

    Bom Dia,

    Padre Reinaldo,

    Realmente DEUS, tem todas as respostas, hoje em minhas orações pedi a DEUS, que este calor que sinto, que ele não esfrie, que eu não seja fraca, e eis que vem explicações aos meus temores, minhas dúvidas.

    Um grande abraço e que DEUS seja presente todos os dias de sua vida

    obrigada

    Marcia Regina Alves-
    Campo Grande-MS 25/05/07

  30. Uauuuu!!!!!Amei esse texto, Padre, que DEUS continue fazendo-o um instrumento DELE, para nos auxiliar nessa jornada!

    Nunca tinha ouvido falar desse assunto,”males que parecem bons”, foi assim que entendi.DEUS É conosco, DEUS abençoe a Cançaõ Nova!!!!!!!

  31. ERIKA SILVA

    A sua bencao Padre!Ao ler sentir uma URGENCIA nas
    palavras,como se fosse um pedido de socorro um grito de Deus,atraves do Senhor.
    Para o mundo q vivemos hoje isto e URGENTE. E confesso q sem perceber me vejo numa dessas situacoes
    de pecado.Peco orientacoes e intercessao.Desde ja Deus
    lhe pague e Deus o abencoe por sua vocacao!

  32. Luxúria espiritual busca de amizades sensíveis ou sensuais sob o pretexto de devoção, dizendo que essas amizades fazem alimentar a piedade e que estão levando para Deus, por fim, ficam apegadas a essas pessoas, mesmo que sejam de Deus, mas tiram Deus no centro de suas vidas

  33. Por favor Pe. Reinaldo, fale um pouco mais sobre Luxuria espiritual. Obrigada!

  34. magnólia almeida

    Pe. Reinaldo achei fantástico a linha de sua reflexão, porém achei a linguagem elevada. Daria para trocar em miúdos, com exemplos. Paz e bem para o senhor.

  35. A sua bênçao Padre,

    Muito clara a sua orientação, infelizmente, muitas pessoas nao entenderam exatamente o que o se disse, rs…
    Gostei muito, pq aponta as ciladas que nos caimos com frequencia, pq acredito na misericordia de Deus,tendo em vista minhas limitaçoes, podendo com isso relaxar e qdo me der conta, estar numa ou em varias dessas situaçoes,
    Um abraço.
    Deus o ilumine sempre
    Sao Paulo

  36. É, estou passando por um momento d volta para Deus
    Mas graças a Ele, por mais longe q eu ande, não consigo abandoná-lo completamente.. =]
    Deus abençoe a todos ^^

  37. Thaís Paula

    Padre, este texto vêm de encontro com nossa necessidade de respostas.
    Nossa luta contra o inimigo não é facíl, pois não temos descanso, nossos pensamentos estão a todo vapor e até quando dormimos estamos na luta.
    A oração é meu refúgio, e assim espero fazer merecer de Deus uma vida mais santa nesta terra.Aguardo a vinda do Senhor na esperança que se cumpra todas suas promessas.Fique em paz e que o Senhor o proteja das ciladas do inimigo.

  38. Evaristo Evilazo

    Parabéns pelas revelações, são extremamente esclarecedoras. Deus multiplique vosso dom. Sua benção.

  39. Roseli F da silva

    Querido Padre Reinaldo,

    Hoje foi que vi seu texto cheio do Espirito Santo,
    deus lhe abençoe e que a Virgem maria te cubra com o seu manto.
    Obrigada por existir.
    roseli

  40. alessandro do carmo batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *