Continuando no nosso tema sobre radicalidade em Jesus, vamos agora tratar sobre a radicalidade nos olhares. Pois os olhos são a porta de entrada da luz ou das trevas na nossa vida.
Mas antes de entrarmos no assunto mais profundamente, vamos analisar a radicalidade segundo a Filosofia: segundo o dicionário de Filosofia, radicalidade vem “de raiz, radical que remonte aos princípios ou as primeiras origens”.
Partindo da passagem “A lâmpada do corpo é o olho. Portanto, se o olho estiver são, todo o teu corpo ficará iluminado; mas se o teu olho estiver doente, todo o teu corpo ficará escuro. Pois se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão as trevas” (Mt 6,22-23).
De fato, os nossos olhos são o que direciona todo nosso corpo e nossas ações. Pois um cego não pode guiar a si mesmo ou guiar outro cego. O mesmo acontece com os nossos olhos, se eles estão doentes não podemos andar normalmente ou ficar expostos à luz do dia.
O mesmo acontece com a vida espiritual em nossa vida. São pelos olhos que entram os pecados e a graça de Deus em nossa vida. Primeiramente, para algo atuar em nossa vida, precisa entrar pelos olhos, depois cai no coração e vai para todo o corpo. Pelos olhos que as fantasias vêm e depois se transformam em atos.
Precisamos analisar o que estamos vendo ou assistindo, pois a impureza entra pelos olhos e age inteiramente em nossa vida. A cobiça, os maus desejos, as impurezas entram pelos olhos, claro que não somente, mas olhos são uma porta escancarada para entrada do pecado em nossa vida.
Se deixarmos, o pecado entrar pelos nossos olhos, todo o nosso corpo ficará exposto à ação do demônio e a trevas vão dominar, como Jesus falou no Evangelho de Mateus, citado acima.
Não deixemos os nossos olhos ficarem doentes. Lutemos para termos olhares santos e puros. Não queira dar desculpas, dizendo que não consegue desviar os olhos na impureza.
Nós sabemos que as imagens estão em toda parte e que pecar pelos olhos é muito fácil, mas onde está a luta contra o pecado. O nosso olhar precisa estar submetido ao Senhor Jesus. Somente Ele pode purificar os nossos olhos. O demônio tem usado muito da TV, da sensualidade nas imagens, nas ruas, nos trajes que os jovens estão usando, nas revistas, filmes, etc; tudo isso para que os jovens pequem com os olhos. Na verdade, os nossos olhos param e olham onde o nosso corpo pede e deseja.
Por exemplo: um jovem quando olha para uma menina com uma saia curta, os olhos dele olham primeiro para a barriga e as pernas, pois seu corpo está desejando e cobiçando aquela moça. E não podendo tê-la para si, cria fantasias com ela e depois cai na masturbação. Um pecado puxa o outro.
Como você viu, o pecado entrou primeiro pelos olhos. Claro que todo olhar não é pecado, mas aqueles que se torna cobiça e cria fantasias. É obvio que se achar as coisas, as pessoas, não é pecado.
Os olhos, além de levar muitas vezes a pecar contra a castidade, também levam a pecar com cobiça das coisas alheias.
Aí entra a radicalidade nos olhares. Precisamos adestrar os nossos olhos e não deixar eles serem as trevas do nosso corpo. Não desprezo toda luta que, hoje, se tem para ter olhos puros, porém a radicalidade está em não aceitar as impurezas que querem entrar pelos nossos olhos.
Uma receita para ter olhos puros está em fazer constantemente Adoração ao Santíssimo Sacramento, para que a Luz, que é o próprio Deus, entre pelos seus olhos e seu corpo seja todo iluminado. A Luz de Deus precisa entrar todos os dias pelos nossos olhos.
Pois precisamos ser lâmpada para iluminar todos aqueles que vivem nas trevas deste mundo.
“Por isso, vê bem se a luz que há em ti não é trevas” (Lc 11, 35).

4 Comentários

  1. Olhe Pe.Reinaldo a sua orientação nos conduz à beleza que deixamos entrar pelos nossos olhos quando vemos o que é bonito,sem coisas pecaminosas;é tão claro como o sol que vemos todos os dias,sua explicação.Tenho experiência do olhar que nos leva ao pecado e a minha resposta é sair correndo,pois,o psiquísmo é traidor e ocasiona um sono mal dormido,cheio de leviandades e o sexo mascarado pelo ação do inimigo e o quê fazer?É seguir a luz para não ficar nas trevas da alma,com espirito cheio de fantasias que não nos levam a lugar algum e Deus se entristece e nos dá Misericórdia quantas vezes caímos e contritamente devemos nos levantar para a Glória de um Deus Maravilhoso e paciente com seus filhos pecadores.Obrigada por tanto bem que nos faz!

  2. Fabrício Neto

    Parabéns pelo artigo padre Reinaldo, que Deus abençoe seu ministério para que através dele possamos avançar para águas mais profundas.

  3. Mirella A. Silva

    Querido Pe Reinaldo,

    Sua benção…

    Só pra variar seu texto ficou maravilhoso!
    Desejo que de fato meus olhos sejam purificados…

  4. givanilda pontes sallum

    Parabens, Padre pelo lindo artigo. E isso mesmo atraves dos olhos e que pecamos. E e quando adoramos ao Santissimo Senhor Jesus no Santo Sacrario estamos colocando os nossos olhos a servico do Senhor e atraves desse encontro com Jesus Sacramentado pecamos menos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *