23. agosto 2007 · 17 comments · Categories: Jovem

 Dentro de mim, a palavra radicalidade é bem clara! Como já disse no artigo passado, não sou um radical de partido político ou que mata em nome de Deus, mas que quer viver a santidade na sua plenitude.

Ser fiel ao Senhor na sua essência e no objetivo primeiro que Deus me criou: ser santo e para o Céu.

Posso dizer que, radicalidade se traduz na tenacidade aos santos, que lutaram para não pecar até à última conseqüência: a morte.

Eu, como jovem, sou consciente na realidade do mundo, dos seus pecados e maldade. Sou bem atualizado na realidade que me cerca. Fiz e faço a opção de ser radical, de viver a radicalidade para não permitir o pecado em minha vida.

Como um bom consagrado e cristão, sou aberto ao diálogo, busco ser misericordioso e amar acima de tudo. Não uso o meu parâmetro para qualificar as pessoas ou, obrigo que elas me sigam, pois isto não é ser radical, mas sim, sem misericórdia.

E quero levantar uma juventude no Brasil e no mundo, que queira viver a radicalidade em Jesus. Sei que os jovens estão cansados de viver mais ou menos o Evangelho, a santidade e a pureza.

Quero dar o pontapé inicial para convocar os jovens a viverem comigo, a radicalidade em Jesus. Que sejamos jovens vivendo no meio da grande massa e, sejamos fermentos, capazes que fermentar toda a massa com a santidade de Deus.

Porque somos portadores da santidade de Deus.

Precisamos, sem medo, entrar nos meandros da sociedade e modificar as estruturas, sem se deixar envolver pela grande massa, com seus pecados e impurezas. Ser radical é isto: viver o Evangelho na sua essência e plenitude.

Claro que não é ser melhor que os outros, pois somos fracos e pecadores, capazes de cometer os mesmos pecados da grande massa. Mas é sermos diferentes; sermos “pára-raios” para o mundo; ser aquele que os outros possam confiar e buscar ajuda; ser o rosto, mãos, pés, boca e olhos de Deus para os que vivem desacreditados e excluídos na sociedade.

Precisamos ser jovens-fermento, santidade a toda prova, pureza na sua plena dimensão.

Para vivermos a radicalidade não precisamos nos excluir no mundo, ou abandonar as coisas: trabalho, grupos de amigos, cinema, compras; mas é ser de Deus aonde quer estejamos.

Um bom exemplo do homem radical foi o próprio Jesus, pois Ele remou contra a maré da sociedade de sua época. Seu ensinamento foi completamente diferente das coisas que existiam ou as leis já aplicadas.

Ser radical é olhar para Jesus. Tentar ser como Ele!

Convoco os jovens a viverem a radicalidade em Jesus.

17 Comentários

  1. Angerlânia

    Muito boa sua visão de santidade! Mas quando sues amigos acham cafona essa maneira de ser. Não querem viver dessa maneira! Você não acha melhor se afastar deles. Até pensso na sua resposta. seria dizer: evangeliza-os. Não é fácil evangelizar quem não quer ser evangelisado. Até Jesus não obriga ninguém.

  2. Lívia medeiros

    que possamos ser esta semente de jesus a qui na terra. que com a luz do espirito santo iluminem e salve nossas vidas

  3. Tiago Silva

    Para mim ser radical, é acima de tudo seguir o evangelho do senhor, viver intrecicamente por ele e para Ele. viver na radicalidade do evangelho.
    Amem Tiago

  4. Que lindoooooooooo!!!!

    Paz & Bem a ti Padre Reinaldo Deus o abençoe!!
    Ore por mim pois quero fazer parte do “fermentos, capazes que fermentar toda a massa com a santidade de Deus”.
    Abraços fraternais,
    Nélida Durand

  5. VALDELICE C. SALES

    A sua benção padre, peço que ore para que o Espirito Santo me conduza a entrega verdadeiramente nos braços de Jesus e aceitar a vontade dele em minha vida

  6. adorei padre a sua explicação de ser fermento na radicalidade de viver o evangelho. reze pelos jovens da minha família que não entendem, não querem e se afastam cada vez mais de Deus.
    Que Deus o abençoe e lhe dê a força para vencer

  7. Oi Padre,sua benção,tenha certeza que tbm quero viver essa radicalidade,que é bem mais facíl quando temos pessoas do nosso lado que lutam por ela tbm.
    Juntos somos mais…

  8. de fato, o mundo precisa de fermentos, pessoas que sejam o sal da tera pessoas que qeuiram ser luz do mundo em meio a tantas trevas.
    vamos seguir a radicalidade
    ser radical com o senhor jesus
    amem

  9. É graças a Renovação Carismática Catolica hj sou uma católica radical ou somos de Deus ou ñ somos. Temos que assumir que nossa igreja ñ vale fazer tudo como diz os nossos irmãoszinhos separados, devemos ser radical assim como eles são, qdo decide a assumir Jesus em sua vida eles mudam completamente, deixa tudo pra seguir Jesus renuncia bebida vicios e etc, Muitos catolicos querem servir a Jesus mais ñ querem ser radicais com sim mesmo, querem ser catolicos mais quero bebe minha cervejinha final de semana e etc…
    Acho que cabe o Padre, bispos quem é autoridade na igreja monstrar que devemos ser tipo assim ou somos Santos ou somos de Jesus ou ñ somos, monstrar com toda clareza q se ñ renunciar as coisas carnais ñ herdarar o céu, pois só entra no santuario quem tem as mãos limpas e o coração puro.
    Entaão apartir de hj vamos pedir a graça ao Senhor de cada dia sermos SANTOS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Mirella A. Silva

    Querido Padre, sua bencao!

    Que lindo!!! O senhor nos convocou e eu me apresento, santidade a toda prova! Pureza em toda a sua dimensao! Conto com o senhor neste caminho rumo a santidade…

    Um forte abraco, mi

  11. Rita de Cássia

    BOa noite, Pe. Reinaldo, sua benção. Parabéns pela coragem. Me doí o coração, qdo vejo pessoas dizerem que, qdo eram católicas, bebiam, fumavam, gostavam de farra etc. hoje são protestantes, e se tornaram santas. Ser católico(A) e ser SANTO(a). Pois na igreja católica encontramos a verdadeira fonte da santidade a SANTÌSSIMA EUCARISTIA. O quê falta pro católico é conhecer melhor sua igreja, assumir em sua vida sua doutrina e ensinamentos. Apesar da igreja promover a seus fiéis a liberdade, isto não quer dizer que temos que nos conformar com este mundo, isto é tomar a forma do mundo. Mas termos a coragem de sermos diferentes, pois só que comunga o Corpo e o Sangue de Jesus, pode realmente ser diferente.Paulo disse: Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém. Não usemos a liberdade conquistada por Jesus como pretexto para não assumir nossa identidade de Católicos Apostólicos Romanos. Amemos nossa igreja, ninguém precisa sair dela para se encontrar com NS Jesus Cristo. Ninguém precisa deixar de ser católico para parar de beber, de fumar, de ter uma vida desregrada. Nossa igreja é mãe, tem em seus ensinamentos e ssacramentos verdadeiras fontes de SANTIDADE.

  12. Eu tenho medo, padre, muito medo. Sinto que Deus me chana para algo que eu não sei o que é.Gostaria tanto de ter alguém com quem dividir essa minha confusão.

  13. Robson Candido

    A bençao, padre Reinaldo.Parabens pela decisao, em verdade o unico caminho é Jesus.
    A misericordia = Alegria.

  14. diariodeumconsagrado
    Ademir Costa

    Parabéns é isto mesmo Padre, a juventude busca radicalidade para tantas aventuras loucas neste mundo onde não encontra a verdadeira alegria, só prazeres e vazio. A radicalidade de buscar a santidade nos dá a verdadeira felicidade que só se encontra em Cristo.

  15. Nós mães, dona de casa, chefe de família sozinha, peçamos a intercessão de Nosso Senhor Jesus Cristo a Deus Pai Todo Poderoso, para conduzir nosso rebanho nos caminhos de jesus. Tenho um péssimo costume de julgar as pessoas. Peço que o Divino Espírito Santo me liberte desse monstruoso pecado farisáico e eu creio que serei liberta. Ficarei atenta para não cair na tentação de novo. Amém!

  16. CÉLIDA AP. PIRES

    SUA BENÇÃO PADRE!!!!
    EU COMO NÃO SOU MÃE, MAIS ME PREOCUPO MUITO COM OS
    JOVENS , DEVEMOS ORAR MUITO POR ELES , POIS É O NOSSO
    FUTURO,QUERO COLOCAR MEU INTIADO MARCOS E TODOS OS MEUS
    SOBRINHOS JOVENS , HOMENS E MULHERES DE MINHA FAMILIA
    NA PROTEÇÃO DE DEUS , PARA QUE SE ABANDONEM NAS MÃOS DELE, E SIGAM O CAMINHO DE DEUS .
    ABRAÇOS

  17. OLa Padre Reinaldo a sua bençao,que palavras abençoadas nesse diasou uma jovem que tento viver essa radicalidade por DEus,as vezes é complicado pois ate mesmo dentro de casa com meus irmaos jovens tambem tem havido discusoes pois eles nao me aceitam como sou acho que seja pelo fato de eu nao aceitar a forma errada como eles estao vivendo aproveitando tudo que este mundo mundano esta oferecendo e as vezes a maioria nao consigo ficar calada vendo tudo sem falar nada.Peço oraçoes por todos os jovens que estao vivendo conforme o mundo com sua sexualidade,no mundo das drogas e tudo mais o que o mundo oferece.
    Tamu junto!Eu nao desisto de ser radical por DEUS,pelo seu evangelho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *