A tibieza está profundamente ligada aos pecados, principalmente os capitais. E entre eles destaca-se a preguiça. Em geral, a preguiça é a inclinação a procurar o repouso e o conforto do corpo. É a acomodação que a tibieza nos proporciona, para assim nos tirar de uma vida constante de oração.

Por isso, a tibieza tem uma grande intenção: além de nos tirar o fervor e uma vida de oração, nos leva a pecados que quebram o relacionamento com o Senhor.

A tibieza opõe-se à caridade e nos fecha em nós mesmos, sem dar-nos aos outros. Ela provoca a permanência no pecado, sem deixar-nos sair da situação e com isso recusamos os meios que Deus pôs a nosso dispor para alcançarmos a salvação.

A tibieza leva-nos a sérios pecados, entrando pela porta que é a preguiça e os outros capitais:

Desespero da salvação; pecados capitais (orgulho, avareza, inveja, ira, impureza, gula, preguiça); pusilanimidade (é a atitude medrosa, fraca, envergonhada diante das coisas de Deus e da Igreja, tanto no nosso coração quando nas manifestações exteriores da nossa fé); fraqueza no cumprimento dos mandamentos; rancor e raiva contra os que nos chamam a atenção para que voltemos a rezar; ódio das coisas espirituais que impedem a alma de se soltar no pecado; atenção voltada para as coisas ilícitas, interesse por elas, desejo de as praticar etc.

“A alma tíbia serve a Deus com negligência e desgosto; os exercícios de piedade aborrecem-na; a mortificação a cansa, não sente atração alguma por coisas espirituais; o cumprimento de seus deveres se torna penoso, a freqüência aos sacramentos não lhe causa a menor impressão, tudo faz por rotina; seu espírito se abre a toda e qualquer distração que se apresentar; seu coração á ávido das afeições sensíveis; tudo faz superficialmente; o menor pretexto a leva a deixar de fazer práticas de piedade que se impôs ou que a regra lhe prescreve; ela se deixa envolver, sem escrúpulos pela perda de tempo e pelas conversas inúteis; arrasta-se penosamente pelo caminho da virtude” (Pe. Júlio Chevolier, Meditações 1, pp. 354-356).

Não podemos deixar que esses pecados e outros entrem na nossa vida, principalmente pela preguiça. Nos entregarmos totalmente a Deus. O nosso corpo só quer moleza e a tendência na indisposição é procurar logo o conforto, deixando a oração de lado ou para depois. Mesmo sem vontade, precisamos nos dobrar diante do Senhor.

A preguiça juntamente com a tibieza nos leva a pecar contra a caridade e o amor de Deus. “Pode-se pecar de diversas maneiras contra o amor de Deus: a indiferença negligencia ou recusa a consideração da caridade; menospreza a delicadeza da caridade divina e nega a sua força. A ingratidão omite ou se recusa a reconhecer a caridade divina e a pagar amor com amor. A tibieza é uma hesitação ou uma negligencia em responder ao amor divino, podendo implicar a recusa de se entregar ao dinamismo da caridade. A acídia ou preguiça espiritual chega a recusar a alegria que vem de Deus e a Ter horror ao bem divino. O ódio a Deus vem do orgulho. Opõe-se ao amor de Deus, cuja bondade nega, e atreve-se a maldizê-lo como aquele que proíbe os pecados e inflige as penas” (CIC 2094).

Cada vício ou pecado capital, há pecados relacionados a eles:

1. Soberba: orgulho, vaidade vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor próprio, exibicionismo, egocentrismo, egolatria etc; combater com a virtude da humildade;

2. Avareza: ganância, apego, corrupção; combater com o desprendimento;

3. Luxúria : toda espécie de pecados relacionados com a impureza, nos sentidos, olhares, comportamentos, gestos, palavras, ações etc; combater com a castidade;

4. Gula; combater com a temperança;

5. Ira: violência, revanche, ódio etc; combater com o perdão;

6. Inveja: fofocas, maledicência, intrigas, brigas, rivalidades, calunias, ódios etc; combater com a benevolência;

7. Preguiça: negligência, imperícia, imprudência etc; combater com a diligência.

Precisamos fugir desses pecados para podermos ser totalmente do Senhor.

31 Comentários

  1. Padre Reinaldo obrigada por ter escrito estas palavras tão esclarecedoras.
    Deus o abençoe!!!!!
    Abraços Fraternais,

    Paz & Bem!!!
    Nélida

  2. PADRE A SUA BENÇÃO!
    REZE PARA MEU NAMORO COM O TONY.
    PARA QUE SOMENTE A SANTA VONTADE DE DEUS ACONTEÇA
    NAS NOSSAS VIDA E NA VIDA DE NOSSOS FAMILIARES E NA VIDA DE TODOS.
    AMÉM..
    DEUS TE ABENÇOE!!!
    DEUS LHE PAGUE!

  3. angela busatta

    JÁ FUI TENTADA COM A TIBIEZA, E HOJE ESTOU BUSCANDO NOVAMENTE A CRISTO PRA ME VER LIVRE DESSA SITUAÇÃO QUE A TIBIEZA, ACABA ENROLANDO A GENTE, QUE PARECE COMO QUE COM UM VÉU SEM PERIGO. NO ENTANTO AGORA ESTOU NO EMARANHADO, MAS BUSCANDO A CRISTO PARA TOTAL LIBERTAÇÃO E LUTA. SÓ NO SENHOR ESTAREI LIVRE.
    ANGELA

  4. Pe. Reinaldo!
    O senhor agora parece que tá falando comigo!
    Acho que preciso me confessar!!

    Bom, acho que o senhor me ajudou muito com suas palavras.

    Deus o abençoe
    Lavínia

  5. Maria de Fátima Borba Mello

    Pe. Reinaldo sua Bênção! É sempre bom ouvirmos a palavra de Deus. Seu escrito nos faz meditar em nossas fraquezas, precisamos está em comunhão o tempo todo pra não caírmos em tentação. Ore por mim, meu marido e filhos. Deus o abençõe!

  6. Boa Tarde Padre..
    Eu ja vivi muitos desertos(arides)..é espantoso ver q de um estado fervoroso passamos a um estado tão frio,desinteressado,ingrato para com Deus,Mas sempre sai melhor desses estados,na pratica das virtudes.

  7. CONCORDO PLENAMENTE…E Estou em batalha para vencer a preguiça… MAS TENHO CERTEZA QUE JÁ ESTOU VENCENDO COM JESUS TUDO É POSSÍVEL E IMPOSSÍVEL… E VOU VENCER… EM NOME DE JESUS COM AMOR A MARIA.

    PARABÉNS PELO TEXTO.

  8. Mirella A. Silva

    Querido Padre!
    Sua benção. Amei o texto, além de esclarecedor levou-me a uma reflexão maior acerca de minhas atitudes.

    Um forte abraço.

  9. Padre, A sua bênção!
    Este artigo está maravilhoso. Vou imprimi-lo. É sempre bom retomar este tema, afinal, precisamos nos fortalecer nas virtudes, né? Obrigada, Padre. E desde já, seja bem vindo a Campos / RJ. Aguardamos sua presneça com muita alegria para o Kairós no dia 19 de agosto.

  10. Angela Aderaldo

    Olá Pe Reinaldo!
    Sou a Angela de Palmas!Que alegria “revê-lo”!Como tá sua missão aí em Cachoeira?
    Gostei muito desse artigo,bem embasado!!!!
    Intercede por mim!!!
    Q o Senhor te deslanche a cada dia p/ o Seu amor!

  11. Padre, a sua benção!
    Eu e meu esposo somos coordenadores de uma capela, e foi muito importante este tema da tibieza para nós.
    O nosso grupo estava passando por isso e nós não sabíamos o que era e o que tanto atrapalhava o progresso espiritual de alguns. Levei este tema para uma de nossas reuniões com o objetivo de fazer com que “acordassem” e voltassemos ao fervor no Espírito Santo. Obrigada e que Deus o abençoe!!!

  12. Alexandra

    Padre, a sua benção!

    Suas palavras me fizeram refletir! Percebi que posso, e devo melhorar minha relação com Deus. Afinal, eu serei a maior beneficiada, pois não há melhor lugar do que está sempre na presença do Senhor. Deus lhe pague!!

  13. Maria José

    Olá padre, obrigada pela orientaçao sobre os 7 pecados capitais, muita coisa eu nao sabia.
    Estou vivendo muito a tibieza, principamente a preguiça. Sofro muito com isso, nao tenho forças para sair.
    Reze por mim padre.
    Um grande abraço

  14. Maria José

    Padre! obrigada por abordar esse tema, tenho certeza que vai ajudar muita gente.
    O Sr. está sendo instrumento de Deus, pois como eu, tem muita gente vivendo deste mal.
    Pois já ia procurar alguém para me orientar sobre isto, pois estou vivendo principamente a preguiça nas coisas de Deus, contra a minha vontade… pois tenho procurado viver o repouso e o conforto do corpo como o Sr abordou no início.Mas sinto que Deus já começou a trabalhar em mim, depois que li ontem sobre a insensibilidade do tíbio.E hoje ele vem complementar o que estava faltando através do Senhor.
    Obrigado Padre pelo seu sim e por se deixar ser conduzido pelo Espírito Santo.
    Um grande abraço

  15. parabens pela materia

  16. Paula - Uberaba

    A paz de Jesus Padre Reinaldo.Já tem algum tempo que procuro saber mais sobre o estado de “Tibieza”. Percebo que pouco se fala sobre esse tema,até mesmo em nossas igrejas. Na minha opinião nossos irmãos de comunidade cristã catôlica necessitam de muito mais esclarecimentos a respeito das almas tíbias;e confesso que tenho muito medo de estar sendo uma. Em minhas orações peço que meu pai celeste não deixe que eu e minha família nos tornemos almas tíbias, ou mesmo que ele nos mostre a verdade e nos liberte em nome de seu preciosíssimo filho jesus, pois o combate a tibieza é diário, já que vivemos em meio aos pecados, sejam os meus , sejam os seus, sejam os de outro, pois pecamos a cada minuto, segundo e décimos de segundos, em nossos pensamentos,atitudes, falhas,exageros…..Que Deus nos ajude nesta jornada: no esclarecimento, na compreenssão e em atitudes infalíveis para o bem comum.Eu quero estar no caminho certo,rumo à porta estreita,a cada dia mais perto do Pai. Jesus eu confio em vós.
    Que Deus abençõe nossas famílias e a comunidade Canção Nova, que tanto tem feito para o meu crescimento espiritual. Obrigado a todos, um grande abraço.

  17. A tibiesa tem trazida ao meu coração muito medo de ser uma pessoa tibia por não ter esclerecimento do que é realmente o que significa tibiesa pois se fala muito pouco sobre isso. Mas acredito que todos nós as vezes deixamos a tibiesa agir em nós atraves dos pecados que cometemos. Por isso agraceço ao padre por essa mensagem esclarecedora para nós, pois necssitamos estar vigiando ate mesmo os nossos pensamentos para não tornarmos tíbios diante as situações que a vida nos coloca.Gostaria que orassem por mim pois quero compreender o DEUS quer de mim, eu sei que é um compromisso com minha igreja, mas ainda não compreendi ainda de que maneira.

  18. PE. SUA BENÇÃO, AMEI AS EXPLICAÇÕES EU TE PEÇO REZE POR MIM, POIS O PECADO QUE MAIS SOFRO É O DA PREQUISA, O QUE FOÇA PARA COMBATER ESTE MAL. DEUS TE ABENÇÕE

  19. Washington

    Pe. Reinaldo, peço sua benção.
    Realmente sua matéria me faz refletir muito sobre como devemos proceder no nosso testemunho de Cristãos no nosso dia-dia no trabalho, no lar, com os amigos e com todos aqueles que cruzam nosso caminho pelo menos uma vez na vida, vou guardar suas palavras para meu treinamento diário.
    Que o Espírito Santo o ilumine sempre, reze sempre por nós.
    A Paz de JESUS e o Amor de MARIA para o senhor.

  20. Tania Cristina

    Nossa e muitas vezes a gente pensa que é santo. Hum… estamos bem longe disso.

  21. BOM DIA PADRE REINALDO !

    OBRIGADA POR SEU ESCLARECIMENTO,FAZ MUITOS DIAS QUE ESTOU COM ESSA PALAVRA ”TIBIEZA”EM MINHA CABEÇA NEM SEI DIREITO COMO ELA VEIO EM MINHA MENTE . . .MAS AGORA POSSO ENTENDER MELHOR . . .FOI DEUS QUE ME FEZ TER CURIOSIDADE DE SABER O SEU SIGNIFICADO . .E COLOCOU UM ABENÇOADO COMO O SENHOR PARA ME ESCLARECER COM TANTA SABEDORIA E RIQUEZA DE DETALHES. AGORA POSSO VER COMO TENHO SIDO TIBIA EM ALGUMAS COISAS NA MINHA VIDA . . .OBRIGADA DE TODO CORAÇÃO POR NOS TER ENSINADO O SIGNIFICADO DESSA PALAVRA,MAS MUITO OBRIGADO MESMO POR NOS TER ENSINADO COMO COMBATER ESSA SITUAÇÃO EM NOSSAS VIDAS.

    DEUS O ABENÇOE . . .

    A PAZ DE JESUS E O AMOR DE MARIA

    JOVINA

  22. Paulo Honorato

    Pe. Reinaldo,
    A sua benção. É um prazer conhecê-lo através de tão especial redação. Tenho tido momentos de tibieza em minha vida e graças a Deus, através desta leitura e de outra que já foi disponibilizada no site, tenho refletido sobre os meus atos e minha vida. Como o Sr. falou, a pior coisa que tem é viver os sacramentos como rotina. Isso tem me feito muito mal, já que tenho consciência da situação. Mas tenho lutado para evitar este mal e sei que somente com muita oração, adoração e com a graça de Deus conseguirei reverter isto. Por isso, agradeço pelo que escreveste e peço as suas orações.

    Paulo
    Petrópolis/RJ

  23. PADRE A SUA BENÇÃO

    OBRIGADA POR TER NOS ESCLARECIDO TANTAS COISAS SOBRE A TIBIEZA. EU DESCONHECIA. É BOM SABERMOS PARA EVITA-LA TAL MAL EM NOSSA VIDA.
    ABRAÇOS.

  24. ola padre reinaldo pois o senhor falou tudo aquilo que estou vivendo vou lutar para nao viver na tibieza que deus te abencoe abracos mauricio.

  25. Liderci B. Mendes

    Padre Reinaldo

    Quantos ensinamentos como estes devem ser sempre lembrados p/ que os coloquemos em pratica p/ o nosso bem e do nosso próximo.

  26. A verdade nos liberta, essas são palavras de libertação, que os nossos olhos possam ver o que o coração não mais esta sentindo …

  27. Pe. Reinaldo, a PAZ DO SENHOR E A BENÇÃO DELE SEJA CONTIGO!

    Olha estou convivendo com este tipo de problema, mas não vindo de mim, mas de uma pessoa muito próxima,e infelismente esta pessoa não está entendendo meu convivio com a minha igreja! O amor a nossa igreja Católica Apostólica Romana, e de tantos beneficios e bençãos que já recebi do meu SENHOR,que me desprendi de todo meu eu para trabalhar para os SENHOR.
    Participo a três anos do GRUPO DE ORAÇÃO JESUS VIVE, aqui da minha cidade de Nanuque, e desde então só benção em minha vida, então trabalho o dia inteiro e quase todos os dias saio pra igreja, nas missas, p/ o Grupo de Oração, para evangelização nas casas das famílias que nos pedem oração, nas pregações em que sou chamada a fazer, enfim em td tenho aceitado o chamado de meu PAI CELESTIAL, por isso gostaria de pedir oração por esta pessoa que está convivendo comigo, meu namorado, mas não quer seguir os rumos que eu, que DEUS o ilumine e me ilumine, se ele não quer ir pra caminhada que DEUS dê a ele, a luz que ele deve seguir, que nenhum de nós atrapaelhemos um aos outro.
    Bjs Pe. que DEUS O ABENÇÕE E MULTIPLIQUE CADA DIA SEUS DONS E SUA FORÇA PRA EVANGELIZAR!

  28. Querido Padre Reinaldo. o Sr tem futuro!!!!!!!!!!
    Louvado seja Deus pelos seus ensinamentos. Deus abençoe seu ministério.

  29. maria ines

    Padre Reinaldo, quero pedir sua oração,sou cordenadora de intercessão de um grupo novo de minha cidade,mas ñ sei quase nada me sinto despreparada ejustamente por causa da preguiça e a falta de intimidade com Deus peço q ore por mim e se for possivel me aconselhar eu agradeço.

    Um grande abraço.Inês

  30. Maria Lidevina Pontarolo

    AGRADEÇO A VCS POR ESSAS ORIENTAÇÕES TÃO ÚTEIS PARA MEU CRESCIMENTO PESSOAL.

  31. O amor, somente o amor, podera limpar por completo qualquer dos pacados que nos faz se afastar de Jesus, portanto, amemos com toda potencia da nossa alma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *