Deus nos quer profetizando
Que a paz de Deus que excede a todo entendimento esteja em teu coraçao!
Como disse na última oportunidade que tive de me comunicar com os internautas que acompanham o nosso portal e WebTvCN, estou num processo de recuperaçao de uma cirurgia que fiz no tornozelo, devido a um pequeno acidente que tive. Graças a Deus a recuperaçao tem sido muito boa.
Gostaria de partilhar com vocês um pouco do que essa semana o Senhor tem colocado no meu coraçao, a partir do texto da primeira leitura da Santa Missa do 26° Domingo do Tempo Comum.
O texto reflete sobre a intervençao de Deus diante da situaçao vivida por Moisés, que estava muito consado na conduçao do povo, pois eram rebeldes e sozinho nao estava mais dando conta, e o próprio estado de murmuraçao daquele povo o incomodava muito. Era um povo insatisfeito. Moisés chegou a pedir a morte, tamanho era o seu desespero, ou seja, estava sem esperança.
A soluçao que o Senhor encontrou diante daquela situaçao, foi pedir que Moisés escolhesse setenta homens dos anciaos de Israel e os levassem à “Tenda do Encontro”, onde deveriam esperar com ele, pois Deus tiraria um pouco da graça que estava em Moisés e daria a esses homens para que o ajudassem a carregar o peso daquele povo de cabeça dura.
O Senhor fez como prometeu, desceu à “Tenda do Encontro” numa nuvem de glória, falou a Moisés e derramou o espírito sobre aqueles homens e os mesmos começaram a profetizar, mas nao continuaram.
A palavra diz: “Dois homens, porém, tinham ficado no acampamento. Um chamava-se Eldad e o outro Medad. O espírito pousou igualmente sobre os dois, que estavam na lista mas nao tinham ido à Tenda, e eles se puseram a profetizar no acampamento”. (Cf.Nm 11, 25-26).
É interessante percebermos que Deus nao se limita a espaço para agir, para tocar, para reavivar, para cumprir os seus projetos, os seus planos. Eldad e Medad estavam na lista, mas nao estavam na Tenda, como os sessenta e oito escolhidos, mas receberam a mesma graça, receberam o dom de Deus para profetizar, como os outros. Porém, o grande grupo começou a profetizar e talvez por medo e por susto com o tamanho da graça de Deus, pararam e nao continuaram profetizando. Já Eldad e Medad continuaram profetizando, tomando posse do dom de Deus, da graça que haviam recebido.
A doutrina da Igreja diz que no Batismo nós recebemos a graça de sermos “Profetas, Reis e Sacerdotes”, isto está implícito em nós, nao temos como retirar, é graça, é dom gratuito de Deus, temos que colocar em prática, temos que nos conscientizar e realmente sermos aquilo que o Senhor quer que sejamos. Eu e você fomos chamados por Deus para fazermos a diferença na sociedade em que vivemos, no nosso trabalho, na nossa vida de Igreja, onde estivermos, temos que ser aquilo que somos. Somos profetas de Deus!
Eu sou Católico, sou sacerdote, e tenho que viver em qualquer situaçao essa condiçao. Exercendo o meu ministério, viajando de ônibus ou aviao, na Igreja, em casa, na rua, no consultório médico, no Hospital, com os amigos, de férias, na academia, onde eu estiver preciso ser quem realmente eu sou. Digo de mim, para que você diga de si. Nao temos como nos desvestirmos do que somos, a nossa condiçao nao é como uma roupa que eu uso de acordo com o ambiente. Precisamos ser aquilo que somos. O nosso comportamento, as nossas atitudes, as nossas escolhas falam de nós, do que somos. As pessoas esperam que sejamos o que realmente somos, nao precisamos nos mascarar, Deus nos fez profetas. Continuemos a profetizar, nao paremos, nao tenhamos medo, somos um povo de profetas.
Aquele famoso Pastor Americano, Martin Luther King dizia: “Nao tenho medo dos maus, tenho medo do silêncio dos bons”. Ser bom no mundo de hoje é uma grande profecia, viver o que é certo nos tempos atuais é uma poderosa açao profética, testemunhar o amor e a comunhao na conjuntura atual abala as estruturas, pois é profético. Precisamos nos comprometer com a profecia. Eu e você trazemos essa marca, num mundo que já está se acostumando com as más notícias, por sermos portatores de uma grandiosa boa notícia nao podemos nos calar, temos que profetizar, dar a boa noticia do amor, testemunhar Jesus Cristo.
Os jovens precisam dar a boa notícia da opçao pela castidade e por uma vida digna, longe das drogas e da violência, comprometidos com as coisas do alto, fazendo opçoes por realidades definitivas e nao transitórias; os casais dando a boa notícia de que o matrimônio é um desafio que vale a pena ser enfrentado, que nao é uma instituiçao falida, que é possível viver a fidelidade e o amor conjugal, que Deus habita nos lares; os sacerdotes darem a boa notícia de que a vocaçao sacerdotal é um dom extraordinário de Deus e da sua Igreja, o testemunho do “bom pastor” que cuida e vai atrás das ovelhas perdidas, o testemunho da santidade e da vivência autêntica do ministério, etc. Somos chamados a profetizar com a nossa vida.
“Um jovem foi correndo avisar a Moisés que Eldad e Medad estavam profetizando no acampamento. Josué, filho de Nun, ajudante de Moisés, desde a juventude, disse: ‘Moisés meu senhor, manda que eles se calem‘. Moisés respondeu: ‘Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito‘”. (Cf.Nm 11, 27-29).
O desejo de Moisés corresponde ao desejo de Deus para cada um de nós: “Quem dera que todo o povo do Senhor fosse profeta e que o Senhor lhe concedesse o seu espírito”. Vimos no início dessa reflexao, que Deus nao se limita ao espaço para agir, os que estavam fora da Tenda foram agraciados com o dom profético; o texto bíblico nos revela que os sessenta e oito pararam de profetizar e logo chegou a notícia de que Eldad e Medad profetizavam fora da Tenda, no acampamento, se eu e você nao assumirmos a nossa condiçao de profetas de Deus, Ele vai escolher outros para profetizarem. Estaremos enterrando o talento dado pelo Senhor, e com certeza no final seremos cobrados. Veremos pessoas fazendo aquilo que seria a nossa missao, que competiria a nós.
Esse é o grande chamado de Deus para mim e para você, que sejamos um povo de profetas, que têm a nobre coragem, a ousadia de contradizer as estruturas malignas que se levantam no nosso tempo, que têm a coragem de dizer nao a toda e qualquer estrutura pecaminosa e conspiratória, para ser a “boa notícia” de Deus, a profecia.
O Senhor abençoe você, profeta de Deus!
Estamos unidos na missao profética!
No amor de Cristo,
Pe.Roger Luis
Cançao Nova
Obs:. Me siga no Twitter: twitter.com/perogerluis, faça seu pedido de oraçao.
antonia isabel
Padre Roger Luis,que a linda SAnta das rosas Santa Terezinha de Jesus,lhe abençoe para que logo volte a orar conosco pela televisao,pois voce faz falta e e muito bom ouvir sua voz clamando por milagres,eles acontecem mesmo,e conforta os pensamentos muitas vezes de tristeza.Peço que quando voce orar coloque um pedido a Deus,a Virgem Maria,seu amado filho Jesus e hoje especialmente a Santa terezinha de jesus,que interceda por mim e minha familia, e a todas as pessoas que necessitam de consolo.Amem
out 01, 2009 @ 20:02
Lourdes Dias
Moramos em Lorena. E desde a primeira vez que nos vimos, aqui em casa foi falado assim: “Esse Padre não é fraco não, ainda vamos ouvir falar muito dele.” Que benção é você para todos e para cada um de nós. Não quería que você se ferisse, mas muitas vezes de um mal o Senhor tira um bem… é preciso parar às vezes, e se não paramos, alguém nos pára. É preciso parar para pensar e repensar em nós e nas coisas do alto. Penso que a doença é sempre boa nesse sentido: paramos. Que bom que você já está se restabelecendo. Abraço materno: Lourdes Dias e família.
out 01, 2009 @ 21:16
liliane
Nao tenho medo dos maus, tenho medo do silêncio dos bons”.isso me fez refletir muito…
Pe.que saudades…!!! estamos em oração pela sua recuperação qualquer dia vou ai te vizitar heim,fique com Deus,melhoras!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
out 01, 2009 @ 23:10
Maria José Guimarães
Sua bênção,padre;
Palavras que nos fazem refletir profundamente.Às vezes convivemos com inimigos silenciosos,que pensamos ser amigos.Vivi esse experiência e posso dizer que é muito triste,muito decepcionante.
E o senhor,como está sua recuperação? fique bom logo,está fazendo falta.
Um abraço e que Deus continue ao seu lado.Amo o senhor.
Zezé-Cachoeira Paulista.
out 03, 2009 @ 04:06
Luciana
Oi Pe. Quantas saudades, o senhor faz mta falta.Sua alegria e energia nos dão ânimo p/vencer as provações do dia a dia. Deus te abençoe e acelere sua recuperação. Peça ao Espírito Santo p/nos encorajar a profetizar como Deus quer.
Luciana-Itabira-MG
out 03, 2009 @ 15:29
maria aparecida
Olá padre Roger;que a paz esteja contigo,desejo que o senhor fique bom logo, pois já esta fazendo muita falta, gosto de ver rezando as missas do clube do ouvinte nas quartas-feiras,que Deus abençõe a pessoa maravilhosa que o senhor é.
dez 16, 2009 @ 18:52
vitoria
Pe Roger Deus o abençoe, é mto bom vê-lo novamente celebrando as missas de 4ª feiras.Pe., quero a gradecer a Deus todas as graças alcançadas neste ano, são muitas, todos os dias sou abençoada pelo dom da vida q Ele me da, não só a mim mas meus irmãos, sobrinhos e cunhadas,tb pela saude de minha mãe.Para o Ano Novo peço a Ele q continue agindo emmin ha vida e na de minha mãe e irmãos(sobrinhos e cunhadas)e suplico a Ele q transforme meu gde sonho em realidade.Amém.
dez 29, 2009 @ 00:59
fabiana ap ramos de lima
peço por favor para jesus tocarna minha saude pois estou precisando e na saude do neu marido e de minha familia fiz uma promessa para jesus e creio que ele vai me dar a vitoria por favor padre reze por minha saude ede meu marido eu confio em ti senhor jesus
obrigada
dez 30, 2009 @ 21:26
Mariana Carusi Mazzottini
Pare Roger, eu rezei muito pela sua recuperaçao, porque eu ja passei por algo semelhante, e vou colocar o q espero pra 2010; eu quero andar com equilibrio físico,namorar, casar, e ter muita corgem par testemunhar o q Deus fez por mim,e para o mundo ver q a fe é o combustível da alma, e da vida,tambem agradeço por eu ter um emprego, com salario e tudo mais, q eu nunca deixe de trabalhar o jeito q eu posso, sentada, pro Senhor, obrigada também por eu estar me superando na academia q faço.peço em primeiro lugar q Jesus se encontre com a minha família, e q eles vejam como Deus agiu na minha vida, e nós chegamos aos 102%, OBRIGADA JESUS e meu Deus retire essa angustia de dentro de mim
dez 31, 2009 @ 16:00
Oneide Teixeira Rodrigues
Sua bênção!!
Padre Roger, Feliz 2010 e que as bênçãos de Deus esteja sempre em todas as pessoas que são família Canção Nova!
Não sei se lembras de mim, sou Oneide frequente nas missas na casa de missão de Palmas-TO que inclusive já tive curas no Poder do Espírito Santo através de vc. Hoje senti uma grande presença das bênçãos de Deus pra minha vida, tenho grandes necessidades de quitar dívidas, peço muitas orações para que eu volte a pagar meu débito com Deus que nem isso estou conseguindo acertar meus boletos.
Que Deus te abençoe e proteja!! Um grande abraço e brevemente se Deus quizer irei até Cachoeira Paulista levar minha contribuição significativa, em nome de Jesus.
jan 02, 2010 @ 02:42
MARGARIDA
Padre Roger
conte com as minhas orações na causa “Vence Brasil, Vence Jesus na nação Brasileira”
parabéns pela sua iniciativa, pela sua coragem, pelo seu desassombro.
Deus te abençõe hoje e sempre!
abraços Margarida
mar 18, 2010 @ 13:38