Abaixo a toda indiferença!
Queridos irmaos e irmas do blog,
Graça e paz da parte de Deus nosso Pai!
Hoje estive pensando na linda vocaçao que Deus nos deu a partir do nosso Batismo. Vocaçao à santidade, vocaçao ao céu, e isso é um grande desafio, um chamado espetacular da parte do Senhor. Para muitos talvez isso soe como negativo, ou até mesmo essa questao de santidade tenha um sentido de puritanismo. Na verdade nao é isso.
Um dia perguntaram a D.Bosco o que era a santidade para ele, e a resposta foi: “A santidade é a arte de fazer bem todas as coisas”! É ser um bom marido e pai, é ser uma boa esposa e mae, é ser um bom filho e irmao, é ser um bom amigo e profissional, é ser correto, é viver o que se deve viver, da maneira certa. Um dos significados bíblicos para o pecado é: “errar o alvo”! Entao, podemos afirmar que, santidade é a luta contínua de acertar o alvo! Viver em Deus, por Deus, para Deus, com Deus…Outra coisa, a santidade é dom de Deus, quanto mais nos aproximamos dEle, mas nos contagiamos com a Sua santidade, pois Ele é o três vezes Santo:“Santo,Santo,Santo é o Senhor Deus dos exércitos”.
“Deus é amor”. (Cf. Jo 4, 8. 16). Todos nós somos chamados a amar. Um dia um “mestre da Lei” quis colocar Jesus à prova perguntando-lhe o que deveria fazer para receber em herança a vida eterna, e Jesus utilizou-se de uma tática dos próprios judeus, ao invés de respoder, fez uma outra pergunta: “‘Que está escrito na Lei? Como lês?‘ Ele respondeu: ‘Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coraçao e com toda a tua inteligência, e a teu próximo como a ti mesmo‘! Jesus lhe disse: ‘Tu respondeste corretamente. Faze isso e viverás‘. Ele, porém, querendo justificar-se, disse a Jesus: ‘E quem é o meu próximo?‘” (Cf. Lc 10, 26-29).
Quem é o nosso próximo? Você já se fez essa pergunta? Coloque-a na primeira pessoa: quem é o meu próximo?
O sentido que Jesus dá a esse próximo é muito lindo, vale a pena ler o resto do texto bíblico, que chamamos de “O bom Samaritano”. Jesus mostra àquele “mestre da Lei”, ou seja, conhecedor incontestável da Lei, que o próximo é todo homem e mulher, sao as pessoas que estao no nosso convívio, que já as amamos, mas também sao aqueles e aquelas que estao distantes de nós, mas que sao próximas por serem nossos irmaos e irmas. Muitas vezes somos indiferentes a elas.
Aqueles jovens que estao se acabando no craque, na violência, na prostituiçao, numa vida vazia e sem limites, eles sao nossos irmaos; aqueles homens e mulheres que estao jogados nos presídios, nas cadeias públicas, sao nossos irmaos; aqueles idosos que estao sozinhos nos asilos, abandonados, sao nossos irmaos e irmas; os que estao nos hospitais doentes, agonizantes, machucados, sao os nossos irmaos; os que estao nas ruas de nossas cidades sem comida, sem roupa, pedindo esmola e abrigo, sao nossos irmaos; aqueles que na nossa naçao, no nosso Estado, na nossa cidade, no nosso bairro, na nossa rua, estao em dificuldades, passando fome, sao nossos irmaos; os que morrem de fome pelo mundo, em especial na África sao nossos irmaos, etc. Esses sao todos os “próximos” que Jesus está falando ao mestre e a cada um de nós.
Até quando vamos ficar indiferentes, no nosso mundinho, na nossa vidinha, no nosso egoísmo? Até quando vamos ficar desperdiçando comida, enquanto os nossos irmaos, os nossos próximos, estao morrendo de fome? Até quando vamos dormir tranquilinhos, aquecidos por nossos edredons e cobertores, aquecedores, enquanto os nossos irmaos, os nossos próximos estao morrendo de frio? Até quando vamos dormir tranquilos tendo na nossa rua, no nosso bairro, na nossa cidade, no nosso estado, na nossa naçao, jovens se matando no uso das drogas, se matando na violência, na prostituiçao? Até quando vamos ficar no nosso indiferentismo enquanto tem homens e mulheres deixados covardemente em asilos, sozinhos, depois de terem gastado a vida pela família, e preferimos os nossos chats, msns e skypes, ao relacionamento pessoal, onde podemos amar e ser amados concretamente, fazendo alguém feliz, dando sentido a vida de tantas pessoas? Até quando vamos aceitar a pedofilia destruindo a vida das nossas crianças, até quando vamos aceitar e ficar omissos diante da prostituiçao infantil? Eles sao os nossos irmaos e irmas, os nossos próximos!
A santidade passa pela nossa decisao de amar, a nossa entrada na vida eterna, ou seja, no céu, depende das nossas atitudes diante dos nosso próximos, dos nossos irmaos. Lembro-me da caridade de Madre Tereza de Caucutá, quando um dia foi até a um empresário e estendeu-lhe a mao direita pedindo esmola, ajuda para os seus próximos, os seus irmaos. Esse empresário escarrou e cuspiu dentro da mao de Madre Tereza, ela pegou aquele cuspe, colocou no peito e disse a ele: “Esse é para mim. Estendendo-lhe a mao esquerda disse-lhe: agora dê-me a ajuda dos meus pobres, dos meus irmaos, dos meus próximos”. Aquele homem teve uma conversao imediata e ajudou Madre Tereza a cuidar dos seus próximos.
Precisamos fazer o mesmo, nao podemos ser indiferentes, precisamos amar sem medidas, temos que declarar agora: que venha abaixo toda indiferença! Santidade é amar, é doar-se, é perceber a necessidade do outro, do irmao, do próximo! Santo Agostinho dizia: “Ame e faze tudo o que quiseres”. Quem ama nao é capaz de fazer o mal, quem ama nao é capaz de descumprir com os mandamentos de Deus, quem ama se compadece e se coloca como instrumento de cura, de libertaçao, de vida para os irmaos, para os próximos!
Um dia o Senhor vai nos perguntar da mesma maeira que perguntou para Caim: “Onde está o teu irmao?” (Cf.Gn 4, 9). O que iremos responder?
Deus abençoe você!
Estamos juntos nesta grande aventura do amor!
Conte comigo!
Pe.Roger Luis
Cançao Nova
Obs:. me siga no twitter: twitter.com/padrerogerluis
Lourdes Dias
Quando tiver um tempinho, dê uma olhadinha em meu blog, e veja a urgência que é termos mais cuidado com nossos jovens. A coisa está muito séria mesmo. Abraço e reze por mim, que rezo sempre por vocês sacerdotes. Abraço materno. Lourdes Dias e até quinta se Deus quiser.
out 06, 2009 @ 01:42
ANA VILELA
BOA TARDE!!! Pe.!!! feliz aniversário!!!! este mês é um mes especial mesmo!!!! Qta gente abençoada aniversariando !!!O Sr. O NOSSO QUERIDO Pe.LÉO NO DIA 09 …E EU …KKK!!!NO DIA 19 !!!! VIU SÓ!!! REZE POR MIM !!! ESTOU REZANDO PELO Sr. E PELO Pe.LÉO !!! UM ABRAÇÃO !!!! ANA VILELA!!!
out 07, 2009 @ 19:50
antonia isabel
QueeDeus lhe abençoe neste dia muito especial de seu aniversaio e que a Virgem Maria lhe cubra com seu sagrado manto.Amem
out 07, 2009 @ 19:59
ana maria silva de almeida/Juiz de Fora/MG
PADRE ROGER LUIS, BOM DIA (COISA LINDA!!!) RSRSRS
ESTOU COM MUITA SAUDADE DO SENHOR. VOLTA LOGO – DÊ SEMPRE NOTÍCIAS DE COMO VAI O TORNOZELO TÁ BOM? ABRAÇOS, FIQUE COM DEUS. ANINHA/JUIZ DE FORA/MG
out 08, 2009 @ 18:06
Rosana
Os ensinamentos são preciosidades deixadas pelo nosso Senhor Deus. Neste instante é importante também saber se aqueles citados como nossos próximos, também assim reconhecem a nossa pessoa. Existem muitas histórias de abandono de filhos por parte de pais perversos e exploradores que um dia também vão envelhecer. Existem também muitas pessoas que apresentam uma situação precária como disfarce para extorquir dinheiro das outras pessoas através da credulidade. Eu geralmente adoto uma atitude solidária relacionada ao mais necessitado, mas, acredito que o melhor caminho é o trabalho voluntário daqueles que verdadeiramente demonstram interesse pelas misérias do mundo. As instituições filantrópicas fornecem meios técnicos-científicos mais adequados ao atendimento das demandas sociais. Servir a Deus é também servir ao próximo necessitado através do engajamento em entidades voltadas ao atendimento daquelas necessidades.
out 09, 2009 @ 18:04
ana maria
padre roger parabem por essa escrita nos presiçamos mesmo gue palvra do senhor seja nossas espada e seja para unir com nossos irmao…
out 10, 2009 @ 19:21
Luciana
Realmente o nosso próximo precisa mto de nós. Sou nutricionista no asilo da minha cidade e como aqueles idosos precisam do amor de Deus para superar o abandono, para perdoar quem os abandonou e perceber que mesmo no asilo a mão de Deus os ampara através dos nossos cuidados e dos corações generosos que os visitam, que celebram a Eucaristia e rezam o terço com eles. Me sinto abençoada por estar sendo capacitada a estar naquele ambiente de sofrimento,mas ao mesmo tempo da presença real de Jesus,em cada idoso e no Santíssimo que fica na capela do asilo nos protegendo e consolando 24h por dia.
Luciana Silveira/Itabira-MG
out 12, 2009 @ 17:32
Alexandre brum
Pe. sou alexandre tive um problema de tromboze venal profunda que gerol uma embolia pulmonar , fiquei internado , quase morri e pela graça e divina misericordia de deus estou aqui . Sou católico mais não era atuante , do tipo católico frocho que ia a missa de vez em nunca sempre deixando as outras coisas em primeiro plano . Quando fiquei enternado com medo , adivinha a quem fui recorrer . Deus a quem sempre deixei em segundo plano , foi ai que me minha vida mudou . Eu pessava 146 kilos fiz regime e hoje estou com 118 , comecei então a me aproximar de deus , ir as missas em aparecida toda semana e por causa da minha aproximação a deus resolvi ir até a canção nova . Me tornei socio do clube da evangelização e agradeço a deus por isso , vou as missas de quarta feira pois morro em pindamonhangaba e no dia 16 de dezembro ouvindo a sua pregação ai na canção nova o senhor disse que deus estava curando uma pessoa que estava com problemas na perna e com a aveia entupidas e disse que jesus estava desobistruindo a aveia e eu foi curado da minha tromboze , fiz o ultrasom e pela misericordia de deus não tenho mais nada sou grato a deus pela minha vida e por vc´s ai da canção nova . Pe que deus o abençoe e maria te proteja e continue espalhado sua misericordia e poderosa intercesão para que a sua vocação aumente cada dia mais e que te fortaleça no seu ministério .
jan 19, 2010 @ 03:17