Quinta Semana da Campanha de Oração
Na quinta semana da Campanha de Oração “Clamando pela queda das muralhas”, a Santa Missa não pode ser transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação, por causa da transmissão da Missa de abertura do Congresso Nacional da RCC.
Deus nos direcionou pela Liturgia da Palavra, que na primeira leitura do Profeta Isaías no capítulo 10 e versiculos de 5-7 e 13-16, traz a utilização que Deus fez da Assíria para corrigir o seu povo que havia se afastado de Deus e do projeto do Senhor para eles. Esse intuito de Deus era terapêutico, de cura para aquele povo eleito e escolhido, ou seja, a Assíria se torna agente de Deus, é usada para que a vontade do Senhor se realizasse.
A Assiria não compreendeu seu lugar na ordem de todas as coisas. Perceba o que Deus fala: “Acaso o machado conta vantagens à custa do lenhador? Ou a serra se engrandece à custa do serrador? Como se pudesse a vara balança quem a levantou ou um pedaço de pau pudesse erguer Aquele que não é a lenha…”
A soberba entrou no coração do rei e do povo da Assiria, e eles pensaram que estavam acima de Deus, que o poder era deles e não do Senhor.
A soberba é destrutiva, pois nos afasta do propósito de Deus para a nossa vida. Foi isso que acabou destruindo a Assiria, os tirando do propósito do Senhor.
Os anjos maus se rebelaram contra Deus por causa da soberba, a desobediência mortal de Adão e Eva foi provocada pela soberba de seus corações por não aceitarem a condição criatural, querendo ser Deus.
A soberba consiste na tentação da pessoa sentir-se como se fosse a fonte dos seus próprios bens espirituais e materiais, sem reconhecer que é Deus quem faz todas as coisas, tudo provém dEle. A soberba possui alguns fihos: orgulho, vaidade, vanglória, arrogância, prepotência, presunção, auto-suficiência, amor-próprio, exibicionismo, egocentrismo, etc.
A glória deve ser dada a Deus e não a mim mesmo, não aos homens. Eu preciso reconher que Deus me deu o dom da pregação, que o Senhor tem me usado no dom da cura, do milagre, da libertação, no entanto, devo reconher com toda a sinceridade que tudo isso não veio de mim, mas do Senhor, é Ele que faz, que opera, que realiza a obra.
Temos que pedir a Deus a virtude da humildade. Jesus é o humilde por excelência, ao olharmos para a vida do Senhor percebemos isso. Enquanto a criatura (Adão e Eva) queriam ser Deus, o próprio Jesus quis ser criatura para salvar a humanidade, se rebaixando à nossa condição humama.
As vezes pensamos que somos melhores do que os outros, e isso é uma doce ilusão. Todos somos iguais, eu não sou melhor por ter um carro do ano, por ter uma roupo melhor, por ter feito faculdade, por ter mestrado ou doutorado, por ser de uma família abastada. O analfabato, o mais pobre deste mundo, vai para o mesmo lugar que o mais rico do mundo, vai para o mesmo lugar que o homem mais culto vai.“Lembra-te que do pó viestes e ao pó hás de voltar”. Somos pó, somos nada!
A humildade vem de “humus”, aquilo que se acha na terra, pó. O humilde é aquele que reconhece o seu “nada”, a sua contingência, embora seja a mais bela obra de Deus sobre a terra, a sua glória, como dizia Santo Irineu.
Se olharmos para São João Batista, vemos um grande exemplo de humildade: “Convém que Cristo cresça e que eu diminua”. (Jo 3, 30). Depois que João proclamou “Eis o Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo”, ele desapareceu, pois era Jesus quem tinha que aparecer, não se ouve mais falar de João no Evangelho, somente quando ele é martirizado. A Virgem Maria é marcada por essa virtude da humildade: “pois Ele viu a pequenez de Sua serva”. São José é marcado pelo dom da humildade.
A palavra é muito clara em três textos bíblicos: “Deus resiste aos soberbos mas dá a sua graça aos humildes”. (Pr 3, 34; Tg 4, 6; 1 Pd 5, 5).
Deus resiste aos soberbos, aos orgulhosos, aos vaidosos, aos arrogantes, aos prepotentes, aos auto-suficientes, aos exibicionistas. Esses não conquistam nada de Deus.
Santa Tereza D’Ávila vai dizer: “Pela humildade o Senhor se rende a tudo quanto Dele queremos”. A oração do Cristão deve ter sempre três marcas – ser fervorosa, humilde e perseverante. Creio que é a isso que o Senhor tem nos chamado neste tempo de Campanha de Oração. Ele quer levantar um povo orante, um povo marcado por essa graça da humildade, um povo submisso e entregue à Sua infinita vontade, um povo que o reconhece como Senhor de todas as coisas.
Ser humilde é nunca contar comigo mesmo, mas contar sempre com Deus. Jesus é muito claro: “Sem mim nada podeis fazer”. (Jo 15, 17). Santa Catarina de Sena afirma que “O diabo orgulhoso não tolera um espírito humilde”. O humilde não se desespera e nem desanima, pois essas são duas maneiras que o tentador emprega para perturbar a nossa alma. O humilde sempre espera e se anima em Deus. O soberbo confia nas suas próprias forças e por isso cai. O humilde não cai porque confia só em Deus. E, se cai, aceita a queda, e ajudado por Deus, logo levanta. Conquistar a santidade é conquistar a humildade.
Quero terminar essa partilha citanto o texto de São Paulo: “De fato irmãos, reparai em vós mesmos, os chamados: não há entre vós muitos sabios de sabedoria humana, nem muitos poderosos, nem muitos de família nobre. Mas o que para o mundo é loucura, Deus o escolheu para envergonhar os sábios, e o que para o mundo é fraqueza, Deus o escolheu para envergonhar o que é forte. Deus escolheu o que no mundo não tem nome nem prestígio, aquilo que é nada, para assim mostrar a nulidade dos que são alguma coisa. Assim, ninguém poderá gloriar-se diante de Deus. É graças a Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus, sabedoria, justiça, santificação e libertação, para que, como está escrito, quem se gloria, glorie-se no Senhor”. (1 Cor 1, 26-31).
Palavra da Semana: Fl 2, 1-11 e orar pedindo a virtude da humildade.
Débora Paz
RT @TopsyRT: Quinta Semana da Campanha de Oração http://bit.ly/cBur7P queda das muralhas…aleluia
jul 15, 2010 @ 19:32
Ivana Serrano
RT @TopsyRT: Quinta Semana da Campanha de Oração http://bit.ly/cBur7P
jul 15, 2010 @ 21:11
Lolifabi
RT @TopsyRT: Quinta Semana da Campanha de Oração http://bit.ly/cBur7P
jul 15, 2010 @ 22:42
Débora Paz
RT @TopsyRT: Quinta Semana da Campanha de Oração http://bit.ly/cBur7P
jul 16, 2010 @ 11:59
Elaine Cristina
RT @TopsyRT: Quinta Semana da Campanha de Oração http://bit.ly/cBur7P
jul 18, 2010 @ 22:47