A harmonia sexual (parte II)
Se você já leu “A Sexualidade e sua melodia” (parte I), chegou a horade dizer como conheci e quem é esse Professor… Muitos com certeza ainda não sabem, mas a pessoa que escreve este texto é: um homem, Pernambucano e jovem que aprendeu muitas coisas erradas em relação a sua sexualidade…
Poderia dizer com mínimos detalhes tudo que já fiz e aprendi, mas limito-me a dizer apenas “uma coisa”, suficiente para fazer entender todas as outras…
Tudo aconteceu aos doze (12) anos, em uma noite escura de agosto tive a minha primeira relação sexual, correu tudo bem, tudo muito bom, lembro que não me continha em mim mesmo, falei para várias pessoas inclusive algumas da família… Tinha aprendido que aquilo era ser homem de verdade, sentia-me orgulhoso!
Muitas outras coisas semelhantes a essa vivi até os dezessete (17) anos, mas com o passar do tempo comecei a perceber que aquilo que tinham dito que me faria feliz, na verdade não me realizava tanto assim, comecei a perceber que tinha acreditado em uma mentira…
Que os prazeres que o sexo me proporcionava eram tão passageiros quanto aos do uso de uma droga como o craque que em dez (10) segundos chega ao sistema nervoso central causando um enorme sensação de prazer, mas dura apenas alguns minutos…
Isso faz com que o sujeito deseje repetir aquela sensação várias e várias vezes, o vício se instala, e sair disso é muito difícil. Assim também o “sexo desafinado” torna-se viciante e tem poder pra desequilibrar toda vida. Quem não domina a droga, será dominado por ela, quem não domina sua sexualidade será destruído por ela.
Através do Grupo Jovem (Recado de Cristo), comecei a ouvir uma “música diferente”, depois participei de um Encontro sobre Namoro e Sexualidade, O Professor de Música ou melhor o “Regente” da harmonia da vida percebeu que as cordas do violão da minha sexualidade estavam desafinadas e começou a apertar…
“Ora, as obras da carne são estas: fornicação (sexo fora do casamento), impureza, libertinagem, idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos, invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus“! (Gl 5, 19-21)
Dizem que “a Verdade dói” e doeu mesmo, descobri que estava vivendo a sexualidade do jeito errado. Achava-me incapaz de viver a castidade (pra quem não conhece significa: harmonia na melodia da sexualidade humana, ou no meu caso, não ter relação sexual antes do casamento), pois já tinha tido essa experiência (cada um dá a desculpa que pode, a minha era essa, outros que nunca tiveram dizem que é difícil exatamente porque nunca tiveram, etc…).
Depois que o Professor me mostrou a “Clave de Sol” de I Pedro 4,2:“…no tempo que lhe resta para o corpo, já não viva segundo as paixões humanas, mas segundo a vontade de Deus…” Já não tinha mais desculpa, senti que a corda do violão era esticada um pouco mais.
Lembrei-me que Deus acredita mais em mim que eu mesmo, tinha até uma camiseta na Canção Nova que dizia: “Castidade Deus quer você consegue”.
E falei com Deus: Senhor, sei que não consigo, sou fraco, mas se você acredita em mim, eu também acredito, não sei como fazer para viver isso depois que sair dessa capela, mas hoje me decido quero viver a castidade”. Mas como?
Então alguém falou: “Tem um jovem sendo batizado no Espírito Santo agora”; eu sabia que era eu, comecei a chorar muito e um arrependimento profundo surgiu em meu coração. E depois daquele momento consegui entrar no “Tom” e nunca mais fui o mesmo.
Na época tinha namorada, e nos decidimos: “Vamos viver um namoro santo”! Depois de um tempo esse relacionamento também terminou e comecei um outro e também vivemos a castidade. Só depois de três anos entrei na Canção Nova para ser sacerdote e mesmo como seminarista vivi a harmonia sexual sem desafinar…
Como padre continuo com a graça do Regente (o Professor de Música) da sexualidade que se chama: Deus. Hoje tenho 30 anos e neste ano (2012) vou completar 13 anos vivendo a castidade, não pense que vivo essa harmonia na sexualidade só porque sou padre… não! Talvez na vida alguns não consigam cantar afinado, mas a melodia da sexualidade é uma música que todos que desejarem verdadeiramente poderão cantar.
O Professor e Regente da sexualidade não me deu aulas grátis, o pagamento seria transmitir aos outros o que aprendi, então agora vou te dizer quais são os quatro acordes desta melodia, seja você solteiro, casado ou celibatário:
- Sagrada Escritura (Ela nos leva ao conhecimento da Verdade que faz com que as máscaras das mentiras caiam em nossa vida sexual);
- Arrependimento (Se não existir pela força da Palavra de Deus um arrependimento verdadeiro, a melodia vai ficar descompassada);
- Graça (Sem ela tudo será só esforço humano, você não vai conseguir sozinho (a), mas com o Espírito Santo, os Sacramentos, e/ou a Oração, você vai conseguir afinação);
- Auto-domínio (Ás vezes precisamos de exercícios exteriores que fortaleçam o nosso interior, assim como acontece na academia que você precisar fazer abdominais para a barriga ficar durinha, existem exercícios para fortalecer sua vontade como: jejum, penitência, renúncias, etc. Sem Auto-domínio ou liberdade interior, sua vontade vai estar mais flácida que barriga de gordinho e ai já viu… se quiser violão afinado precisa apertar as cordas! Leia mais sobre Temperança no CIC 1809).
São esses os acorde S+A+G+A. Mais uma vez uso o violão como referência, quem toca violão sabe: “Violão afinado é violão apertado…rsrsrs”, sempre precisa de afinação não adianta afinar uma vez e pronto; por isso não entenda SAGA como algo que faça parte de um único momento da sua vida, torne o uso desses acordes um hábito, assim como uma música cantada ou tocada cifra ou partitura.
Boa sinfonia! O Regente terá um prazer enorme ao lhe ouvir tocar e cantar com afinação e harmonia a magnífica e fascinante melodia da sexualidade.
Pe. Sóstenes Vieira
Se você acha que vai precisar de “uma ajudinha” a mais pra viver bem a sexualidade então leia também “A equação das atitudes”
Parabéns pelo artigo padre! “As palavras convencem, mas os testemunhos arrastam”…não é este o ditado?
Obrigado pelas orientações sábias e repletas de experiência. Penso que hoje o maior desafio de nós jovens de fato é ordenarmos nossa vida sexual em meio a avalanche de porcarias que a mídia e a própria sociedade nos oferece. Se não for em Deus…em mais ninguém! A labuta para vencermos a nossa condição é enorme e cansativa, repleta de quedas e desejo de desistência, mas como eu disse: os testemunhos nos mostram que é possível e Deus não desiste nunca! Quero cantar afinadamente….despertou em mim esse desejo e eu vou conseguir! Vença em mim Jesus!
Amém…
é isso mesmo Bruno… você vai conseguir sim com certeza…
Deus abençoe
NOSSA!
A primeira parte me surpreendeu, mas a segunda… Não dá pra definir… Inacreditável.
Só posso agradecer por compartilhar detalhes tão íntimos conosco e… dizer tudo isso…
É como se confessar em público.
E o melhor de tudo: Arrepender-se dos pecados.
E ainda se tornar essa pessoa incrível.
Oh!
Inacreditável.
Obs: Eu já vivo a castidade desde sempre…mas…tem uns detalhes que pretendo afinar.
Muito obrigada.
E…continue com Deus.
paz…
ok
precisando de ajuda é só escrever no fale comigo que vou te orientando…
Deus abençoe
Paz e Bem!
Padre, fico feliz com sua partilha, o senhor me surprieende todas as vezes que olho o seu blog, e vejo o seu testemunho… Ainda bem que te conheço, se não, faria esta pergunta!. O senhor existe mesmo? … risos.
Essa é uma realidade que muitos vivem, que eu também já vivi … a 2 anos e 4 meses que aprendi com Mestre a afinar as cordas e cantar a melodia da castidade, quando tem um bom professor que chama “Jesus”é possivel afinar as cordas ñ só do corpo… Mas também dos pensamentos.
Aprendi padre com o senhor que … todo fato gera um pensamento, todo pensamento um sentimento … todo sentimento uma reação… resumindo se pensarmos que o nosso corpo é templo do Espirito Santo. vai dar uma bela canção!
paz…
rsrsrsrs
vai dar sim….
Deus abençoe
Graças a Deus vivo a castidade, pois se você quer, você consegue………
Com a graça de Deus..
Parabéns é isso mesmo
Deus abençoe.
Padre, lindoo post…
Realmente as suas explicações e testemunhos nos levam realmente a desejar o céu
e decidir cada vez mais por Cristo…o que encanta é a linguagem que o senhor usa,
fácil e direta, pois para alguns jovens a linguagem tem que ser essa ou não conseguimos
atingir o coração deles…verdades ditas com amor faz com que nos arrependemos do
que fazemos e desejemos cada vez mais a Deus…
Espero que mesmo em Jerusalem o senhor possa escrever mais post para nós jovens.
Não sei se o senhor lembra de mim, mas foi a meu aniversario com Emanuel numa pousada
perto da casa de Emaus em Cachoeira Paulista (de fusca…rsrs), me abençou tb…fiquei muito feliz naquele dia pela sua presença. Deus te abençoe muito e te faça fiel a cada dia…gosto muito do senhor.
paz
sim lembro sim…
infelizmente não tenho conseguido ser constante no blog, mas obrigado pelo incentivo para continuar a escrever e com essa “forma” que vc coloca no seu comentário…. muito obrigado…
se Deus quiser chegará uma hora de voltar e ser mais constante no blog, reze por mim e pela nossa Missão em Nazaré (israel) o retorno para o Blog tb esta em conexão com esta missão.
Deus abençoe
Li as duas partes, mas deixei para comentar agora, já sabendo de todo conteúdo que o texto propunha. Sou casada há 23 anos anos e gostei muito do texto que o senhor escreveu. Penso eu que no casamento tbm deve haver castidade p não ter traições. A separação de muitos casais se dá pq o homem ou a mulher não sabem viver a castidade e aí traem o outro. Acho que não devemos ser escravos do sexo, nós não somos objetos e sim seres humanos. Temos que ter respeito pela pessoa que escolhemos viver ao nosso lado a vida inteira.O AMOR está acimade tudo, o sexo é apenas um complemento.Sou católica e feliz com meu casamento pq eu e meu marido vivemos sempre em harmonia em tudo. Temos problemas, dificuldades, mas sempre superamos com a graça de termos DEUS em nossas vidas! E já que o senhor falou tbm em vícios, com muito AMOR, FÉ e ORAÇÃO um dia consegui tirar meu marido do vício do álcool e agradeço sempre a DEUS por isso. No mais, parabéns pela coragem de se expor ak e pelo seu bonito testemunho de vida sacerdotal !! Vamos sentir sua falta na TV CN. A sua benção!
rsrsrsr
Se Deus nos indica que temos que fazer alguma coisa, não podemos negar… estou indo sim e espero que possa viver com amor (o princípio da eficácia) esta nova missão, quanto a castidade conjugal ela realmente é importantíssima, esse texto não é só para os jovens, mas para todos, parabéns pelo testemunho…
Deus abençoe
Padre, o senhor é muito sábio, parabéns pelo texto. A castitade é muito importante na vida das pessoas, principlamente dos jovens.
Deus o abençoe!!
Amém…
louvado seja Deus…
Tudo de bom pra vc e sua família;
Deus abençoe
Lindoooooo.. Testemunho eu tbm vivo minha castidade e sou super feliz
Padre Sóstenes cada dia o senhor nos surpreende neim da para acreditar que não pude vê-lo pessoalmente e agora então meu Deus rsrs mais to mto feliz de ter o conhecido E se Deus manda tem que obedecer vai fazer muita falta aqui no Brasil feliz de quem teve e terá o prazer em conhece-lo o senhor concerteza é um presente de Deus em nossas vidas um grande e apertado abraço e espero que isto não seja um adeus e sim um até logo!!
Vai com Deus e reze por mim e por toda minha família!!
Sua filha em cristo nay lopes sua benção!!
rsrsrsrsrsr….
obrigado, sou só um espelho, devo mantê-lo desembaçado para que as pessoas vejam Aquele que está a minha frente… “O homem reproduz aquilo que contempla”…
estarei orando sim…
Deus abençoe
Muito bom!!
É triste vê os jovens achando que estão “abalando” ao dançarem
conforme o ritmo que “o mundo” toca… Se um jovem dizer que
vive a castidade, a quem não faz ideia de sua importância e beleza,
será tachado de careta! Graças a Deus que sou careta, ultrapassada…
Hoje eu louvo a Deus por ter pais caretas porque se eles fossem
“liberais” comigo e meus irmãos, talvez hoje eu não conseguisse
apreciar essa Obra Prima composta pelo senhor, pe. Sóstenes.
Obrigada por vir me dá a certeza de que aprendi a tocar no ritmo certo…
Patrícia Nascimento
parabéns… Patrícia ótimo comentário…
Jesus disse “bem-aventurados os pobres no espírito, porque deles é o Reino dos Céus”, pois eu parafraseando Jesus diria: Bem-aventurados os “caretas” porque deles é o Reino dos Céus….
vamos cantar juntos essa canção!!!
Deus abençoe
Amém!!
Obrigada por nos ajudar a escolher bem as composições
que nos direcionam ao céu!
Perfeito!!!
Deus abençoe e uma boa “apresentação” para o mundo e para o Senhor…