Relatos de um sobrevivente…
O tema do aborto é um tema polêmico e largamente discutido, seja na imprensa, na arte ou na vida… os argumentos são fortes de ambos os lados, sejam dos “pro-aborto” ou dos “pro-vida”.
Porém, o que mais nos intriga é que mesmo com tantas discussões ainda não tenhamos chegado a uma conclusão: aborto é certo ou errado? Nosso tempo é marcado por várias catástrofes, naturais ou humanas: Queda das torres gêmeas no 11 de setembro, Titanic, terremotos com o do Haiti, enchentes e desabamentos como as do Rio de Janeiro, o holocausto dos judeus no nazismo e etc.. e não é só interessante, mas é sempre muito importante ouvir o relato dos sobreviventes de situações que causaram a morte de seres humanos; às vezes, esses relatos se tornarão os melhores meios para evitar que desastres como aqueles aconteçam novamente…
Porém, eu, não estava no World Trade Center (11.set), nem nas enchentes do Rio de Janeiro, muito menos no Holocausto Judeu, mas também sou um sobrevivente… sobrevivente de uma catástrofe (humana) chamada aborto e este é o meu relato.
Antes de qualquer coisa quero dizer que “amo e sempre amarei minha mãe e meu pai” independente do que tenha acontecido.
Meus pais eram muito jovens quando se conheceram e logo se apaixonaram, porém, meu pai era casado e tinha duas filhas; toda situação havia se tornado pública na nossa cidade minha mãe tentou sair do relacionamento indo morar em Recife – PE.
Cerca de três meses depois, minha mãe estava no centro do Recife esperando para atravessar uma rua e exatamente na hora em que o semáforo fechou para os carros o primeiro carro a parar ali junto a faixa de pedestres era o do meu pai, eles não tinham combinado nada, ele nem mesmo sabia onde ela estava morando… depois desse reencontro eles se encontraram por mais duas vezes (em um desses encontros fui gerado).
Quando minha mãe descobriu a gravidez, pensou nas consequências e recebeu através de uma amiga um chá abortivo… ela tentou tomar, mas não conseguia… depois foi a um enfermeiro (tive a oportunidade de conhecê-lo) que fazia abortos clandestinos, mas ele não conseguiu fazer o aborto… depois, quando estava com uns três (3) meses na barriga da minha mãe o meu pai foi assassinado.
Ao saber disso, tentou se suicidar tomando vários remédios de uma vez só, uma tia minha chega a tempo e a leva para o hospital, lá fizeram uma lavagem estomacal e minha mãe (e eu) saímos do risco de morte. Porém, minha mãe ainda pensava em tirar a sua vida, pois achava que não fazia mais sentido viver… foi quando de repente, ainda no hospital o médico lhe diz, do nada… ” mãe não desista da vida, ele se foi, mas uma parte dele está aí em você é seu filho” a partir daquele momento minha mãe desistiu de tirar a própria vida e no dia 25 de janeiro de 1982 eu nasci.
Uma pessoa um dia disse: “padre eu pequei porque estou grávida”. “Ora” eu lhe disse, “não é pecado ficar grávida, mas no seu caso (era uma jovem), o pecado foi o que você fez para ficar grávida”; ninguém deve querer concertar um erro com outro. Outro dia, uma pessoa falando sobre gravidez na adolescência me falava de uma jovem que nós conhecíamos dizendo isso também “que pena que ela engravidou” e tentou explicar dizendo que era a hora erada e eu disse: “pois é, se eu não tivesse nascido na hora errada não teria me tornado um padre na hora certa”.
Se conversássemos com um sobrevivente do desastre do 11 de Setembro, o que você acha que ele diria sobre o “fanatismo religioso”? Se conversássemos com um sobrevivente dos desabamentos e enchentes do Rio de Janeiro o que você acha que ele diria sobre as políticas públicas do seu estado e do Brasil?
Se você ouvisse o relato de um sobrevivente do holocausto o que ele diria sobre a utopia científica e nazista da época? Convenço-me que todo sobrevivente é e sempre será a melhor opção para se ouvir e saber: Como é passar por aquele sofrimento?
Então se quiserem realmente saber se aborto é certo ou errado, mas que olhar para leis que podem ser mudados pelos interesses pessoais de homens ou mulheres, mais que perguntar sobre o “direito da mulher”, porque as próprias mulheres (meninas no ventre) também são assassinadas, e mesmo que não fossem mulheres, como no meu caso, o direito que elas tem de matar é maior que o meu de viver?
Mais que o olhar para os políticos, corretos ou corruptos, mais que olhar de uma forma negativa ou positiva para os religiosos, que muitas vezes são caricaturados por alguns orgãos de imprensa como alienados e retrógados, mais que perguntar ao STF, mais que perguntar a ONU, mais que perguntar aos médicos por possíveis enfermidades que justificariam a morte no ventre, mais que perguntar as mulheres estupradas se desejam abortar ou não ou as grávidas adolescentes ou pobres (financeiramente), mais que fazer um plebiscito para saber se os que estão fora do ventre são a favor do “holocausto silencioso*” (mesmo em caso de suposta doença ou estupro).
Mais que perguntar para qualquer um desses se vocês quiserem realmente saber se abortar é certo ou errado, perguntem então para um sobrevivente! Porque ninguém melhor que eles poderão lhes dar a resposta correta! E se somos sobreviventes foi por pelo menos um propósito… dar as vossas consciências, que sem dúvida estão em busca da verdade, a real e precisa possibilidade que ressoa do plebiscito dos ventres, como um grande coro de uma multidão de condenados sem crime que bradam, que gritam e que choram: “Aborto? Não!” Desses somos seus porta-vozes. Nós somos os sobreviventes.
Pe. Sóstenes Vieira
Conheça mais alguns sobreviventes:
* Gianna Janssen
Chaves
“Grito silencioso” (Música para refletir)
Sem palavras…
“Que escutemos quem sabe o que é sobreviver a uma
ideologia barata que diz que uma mulher “pode” matar seu filho”
O senhor é admirável pe. Sótenes!
Que Jesus sempre o abençoe!
Isso mesmo!
Deus abençoe
Lindo demais Padre o senhor é a prova viva do amor de Deus desde o ventre de sua mãe to muito emocionada completamente sem palavras eu o admiro muiiiiiiiiiiiiito tu es um presente de Deus para nos e que muitas mães pensem que matar uma criança indefesa e inocente é o mesmo que faz com o próprio jesus pois ele disse “Tudo quanto fizestes a um destes pequeninos a mim fizestes” e que Jesus toque no coração de cada mãe que pretende fazer este ato como tocou em sua mãe através daquele médico e que assim muitas vidas sejam salvas para que um dia der Tanto orgulho assim como o senhor nos tem dado Te desejo tudo de bom e que muitas bençãos sejam derramadas em sua vida e que este maravilhoso texto ajude muitas pessoas necessitadas tu es um milagre divino Jesus te ama muito padre e eu como sua filha em cristo também E concerteza se o senhor não tivesse nascido na hora errada eu jamais teria o prazer de conhecer este maravilhoso padre na hora certa Obrigado Jesus pela vida de padre sostenes e por ter o colocado na minha vida..um mega abraço e fique com nosso paisinho eterno jesus e com nossa maezinha Maria e Aborto.. JAMAISSSSSSSSSSSSS…
Amem!
Obrigado pelo seu carinho e pelas palavras cheias do amor de Deus!
Deus abençoe
Que perfeito padre, se já o admirava, depois de ter lido a história do seu nascimento passo a admira-lo ainda mais, o senhor é um milagre de DEUS, é prova vida do grande amor que o senhor tem por cada um de nós. Digo se o senhor não tivesse nascido, não teria sido instrumento de DEUS na minha vida para ir participar de um acampamento de carnaval numa das casas de missão da canção nova, pois quando o senhor ainda era diaácono foi usado por DEUS na minha vida, num PHN que o senhor deu seu testemunho. ; .e foi lá onde tive meu grande encontro. Louvo e agradeço a DEUS por sua vida, por seu ministério, pelo seu siim. Obrigada padre. Espero um dia te encontrar para partilhar um pouco dessa história. DEUS TE ENCHA!
Nossa com certeza vai ser muito bom
Poder partilhar com vc um dia…
E fico muito feliz por Deus ter me feito instrumento dele em sua vida!
Deus abençoe
Pe. sua benção!!!
Maravilhoso o texto, seu testemunho, realmente o senhor tbm é um sobrevivente e eu louvo a Deus pelo dom da sua vida, por ter te t
Pe. sua benção!!!
Maravilhoso o texto, seu testemunho, realmente o senhor tbm é um sobrevivente e eu louvo a Deus pelo dom da sua vida, por ter se tornado pe. na hora certa!!! Obgada por que sua vocação já me ajudou mto a acreditar e experimentar o Amor de Deus, lhe amo!!!!!
amém
Cristiane…
é bom saber disso sim!!!
Deus abençoe
Paidre.
Realmente esse texto ficou ótimo,
Como vc bem sabe tbém fui Mãe na minha adolescência.
Mas hoje já crescida no Espirito Santo, percebo que minha filha, não estragou minha vida,
Pelo contrário foi ela quem me salvou…
Amamos vc…
Lindo isso mesmo…
Gostaria de ter achado um link para o Filme que vc cita a frase a cima “Os garotos da minha vida” mas não encontrei…
que bom que a mulher do filme e tb vc, claro com certeza muitas outras podem fazer essa experiência de ressureição e descobrir que todo filho… venha como vier é sempre uma bênção…
Deus abençoe
Padre, muita linda a sua história como também muitas que poucas são contadas.
A melhor resposta para : Aborto;certo ou errado? É a resposta de quem sobreviveu
a uma tentativa de ser abortado. Que Deus abençoe o sehor e todos os sobreviventes
de alguma catastrofe.
Meu carinho, meu abraço.
amém…
muito obrigado…
Deus abençoe!
Oi padre sua benção gostaria de saber se o senhor poderia postar o vídeo no qual o senhor relata o seu testemunho seria muito bom ver o senhor contando este lindo testemunho pelo vídeo já que muitos de nos não pudemos vê-lo pessoalmente se puder agradeço desde já um grande abraço e fike com deus :D
paz
ok… eu inclusive gostaria de ter colocado junto com o texto uma Palestra que dou esse testemunho, mas eu ainda não consegui…
assim que isso for possível estarei avisando pra vcs nas mídias sociais como tenho feito…
Deus abençoe e obrigado pela dica…
Lindo Padre, sua mãe deu o “sim” para á sua vida, para futuramente o srº dar o seu SIM para Deus…como sempre o srº sendo luz, e voz de Deus para nós, Deus seja louvado pela sua vida.
Fique com Deus!
Amém…
todos nós sempre deveremos dar e manter o sinal dado a Deus e não voltar atrás…
Deus abençoe
Sua benção Pe. como foi bom pra mim ler seu depoimento ,e saber que as vezes não lembramos do amor de DEUS em nossas vidas desce de o principio ,como é maravilhoso ver nessa historia o perdão acontecer também parabéns é uma historia de vida linda que eu não conhecia .abraços paula
Amem….
Sim uma história linda, porque Deus é o autor…
Deus abençoe e obrigado pelo carinho…
Pensei em varias maneiras para tentar confotá-lo, mas percebo que Deus já fez melhor.
Gostaria de dizer que te entendo… mas se dissesse isso eu estaria mentindo. Pois nunca vive algo parecido.
Direi então: sinto sua… não sei que palavra usar…sinto sua dor.
E pensar que você não é o único… me dá uma imensa tristeza e angústia que não dá pra explicar.
Só peço a Deus que o mundo deixe de ser tão humano e egoísta.
Quero o mundo mais Divino.
É ruim pensar assim?
Sim Deus cuidou muito bem de mim neste sentido…
sempre os amei muito…
e vejo que não existe história de ressurreição sem calvário e cruz…
Penso que não é errado pensar em mundo melhor não…
Deus abençoe